Buscar

1º Trabalho Darcy - Ubiratan

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Produtividade, Crescimento, Biomassa e Densidade.
 A biomassa das R.Maritima é mais ou menos 25g.m2 chegando a 120g.m2 no verão. Há uma variação anual de 40% em seus bancos em estuários na lagoa dos patos.
 O crescimento de R. Maritima foi pesquisado por Colares e Seeliger em 2006. as respostas foram variação na irradiação durante experimentos, diferenciação nas estratégias de adaptação etc.
 Silva e Asmus (2001) utilizaram o modelo de simulação em dois ciclos de desenvolvimento da planta, utilizando biomassa coletada baías rasas do estuário, o modelo reproduziu processo de edificação e deterioração da planta.
 Os parâmetros analisados por creed (1999) foi: biomassa, densidade, e comprimento nas populações do Rio de Janeiro.
 Segundo Magalhães et al. (1997), no nordeste a espécie apresentou níveis de biomassa maiores .Tanto a variação morfológica e a biomassa foram influenciados pelas condições locais do ambiente. Também foi considerado o gradiente de exposição ao ar.
 A biomassa foi correlacionada positivamente a 3m e negativamente a 12m, este estudo foi na
 Haverá necessidade de realizar estudos sobre os fatores ambientais que limitam a existência da planta, sua produtividade e crescimento.
Habitats, Flora e Fauna Associadas.
 Os bancos ou pradarias de gramas marinhas, formam no ecossistema ricos habitats, possibilitando a formação de fauna e flora para espécies que habitam esses locais.
 Segundo descrição feita por Laborel-Deguen (1963), em Pernambuco as populações Halodule sp e H. Decipiens proporciona habitats menos poluídos. Verificou também a presença das espécies em substratos duros como calcário e outros. 
 As pradarias de H.Decipiens foram descritas em recife Pernambuco, eliminando Halodule ou qualquer espécie do local. 
 Logo após Kempf (1970) avaliou a região do Itamaraca, constatando fauna e flora abundantemente rica e habitada por diversas espécies.
 Observações feitas por Cafruni et al.(1978) comprovam que os picos de biomassa vegetativa e reprodutiva ocorre no fim da primavera aoinício do outono.
 Foram realizados estudos com microalgas epífitas sobre as folhas de R. Maritima por Ferreira e Seeliger (1985). A presença de epífitas podem influenciar no período de vida de toda população de grama. 
 Corbisier (1994) estuda macrofauna bentônica em áreas com a presença de H Wrightii e em áreas desprovidas de vegetação. A autora realizou analises sobre: composição, estrutura, dinâmica e associação da macrofauna, avaliando tipo sedimentar e vegetação presente.
 Junqueira et al. (1997) realizaram estudos sobre a população Hytechinus variegates Lamark, constatando uma mortalidade em massa na população de ouriços, sendo retomada sua população logo após 10 meses.
 Todo o estuário de R. Maritima, serve de habitat para diversas espécies e oferece formas de sobrevivência as mesmas . 
 Wandeness et al. (1998) estudaram sobre distribuição copépodas no meio bentônico. Os estudos foram feitos em três tipo de substratos diferentes, em dois existia presença de areia e matéria orgânica.
 A baixa densidade de poliquetas podem esta sendo afetadas pelos predadores, pelas fortes marés, e pelas baixas biomassas de gramas. 
 Ribeiro e Junqueira (1999) compararam diversas moléculas da região registrando 15 espécies gastrópodes e 10 bivalves. realizaram correlações entre espécies e alimentação existente no ambiente.
 Crred (2000) descreve a importância ecológica das conchas C. Atratum ao ecossistema. 
 Carvalho e Ventura (2002) estudaram o ciclo de reprodução e gametogênese de Arterina Stellifera Mobiu, os estudos duraram um ano.
 De Paula et al. (2003) descrevem associações existente entre H. Wrightii e macroalgas que se associam a grama. as macroalgas foram consideradas ricas e diversas.
 Casares e Creed (2004) descrevem o quanto as macrófitas são importantes para a ecologia da região. 
 Foram realizados estudos sobre divercidade de espécies, composição específica entre outros. Descreveram 69 espécie de poliquetas distribuídas em 47 familias.
 O estudo da arquitetura das plantas, demonstrou suas propriedades granulométricas, importante para estruturar as cmunidades.
 Apesar dos estudos realizados a cerca das fauna e flora nos ecossistemas de gramas marinhas, ainda se faz necessário, a realização de experimentos que determine maiores conhecimentos sobre as giminospermas.

Outros materiais