Buscar

EXPERIMENTO Nº2 – ELEMENTOS QUE NÃO DESLOCAM HIDROGÊNIO DOS ÁCIDOS

Prévia do material em texto

EXPERIMENTO N0 2 – ELEMENTOS QUE NÃO DESLOCAM HIDROGÊNIO DOS ÁCIDOS
SUMÁRIO 
RESUMO...............................................................................................................3
INTRODUÇÃO.....................................................................................................3
DESENVOLVIMENTO TEORICO ....................................................................3
MATERIAIS E REAGENTES .............................................................................4
PROCEDIMENTOS .............................................................................................4
RESULTADOS E DISCUSSÕES ........................................................................9
CONCLUSÃO.....................................................................................................10
BIBLIOGRAFIA..................................................................................................10
RESUMO 
Este trabalho é um relatório da aula de laboratório da disciplina de Química Inorgânica
Experimental I, do dia 20/02/2017, onde foram realizados sete  experimentos.
INTRODUÇÃO 
O experimento tem como objetivo principal observar a ocorrência de reações de deslocamento de hidrogênio entre ácidos e substâncias metálicas, onde foi comparada a reatividade entre os metais e foram observadas as alterações nas características físicas entre os elementos antes e após o desenvolvimento do experimento.
DESENVOLVIMENTO TÉORICO 
A reatividade está diretamente relacionada com a capacidade de doar e perder elétrons, e a sua eletropositividade. Quanto mais eletropositivo o metal for mais reativo ele é. A série de relatividade também constitui os elementos com sua respectiva capacidade de se oxidar, quanto maior sua relatividade maior é sua capacidade de liberar gás, assim acabando por oxidar-se. 
 
Segue abaixo uma representação da reação química de oxidação dos metais:
 
 
Quanto mais à esquerda da fila de reatividade mais eles se tornam extremamente reativos, à direita, menos reativos e os do meio, mantém uma relatividade moderada. Assim os metais mais reativos são fortes agentes redutores e tem grande facilidade de oxidar, deslocando os metais menos nobres. O hidrogênio incluído na fila acima, mesmo não sendo um metal, ele separa os elementos que reagem com ácido e liberam hidrogênio e os que não reagem (direita e esquerda respectivamente). Os elementos a esquerda do H, com exceção do Au e Pt, reagem somente com ácidos oxidantes, que possuem ânions que são fortes agentes oxidantes. Metais à direita do magnésio são tão reativos que reagem diretamente com água fria formando hidróxidos desses metais, como é o caso do sódio, já os metais antes do magnésio até o ferro só reagem com água em ebulição o u vapor de água. E os metais a esquerda do ferro antes do hidrogênio não reagem com água, e sim com ácido liberando H2.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
 Utilizamos alguns materiais como alguns tubos de ensaio onde colocamos os ácidos, e uma estante para os tubos, além das amostras de metais e equipamentos necessários para usarmos os ácidos. Foram colocados os respectivos ácidos nos tubos de ensaio com os seus respectivos metais, conforme no descritivo da aula experimental, foram a guardados alguns instantes, observado as suas reações e anotados os resultados.
5- MATERIAS E REAGENTES NECESSÁRIOS 
MATERIAIS 
Tubo de ensaio
REAGENTES
Permanganato de potássio (KMnO4) 
Acido sulfúrico (H2SO4); 
Grânulos de zinco metálico (Zn); 
Gás hidrogênio (H2); 
Cloreto férrico (FeCl3); 
Estanho (Sn); 
Acido sulfúrico concentrado (H2SO4);
Cobre metálico (Cu); 
Acido nítrico concentrado (HNO3); 
Acido nítrico diluído (HNO3);
Brometo de potássio ( KBr).
 PROCEDIMENTO.
Em um tubo de ensaio colocar cerca de 5,0 mL de permanganato de potássio 0,01 mol/L e acidular com gotas de ácido sulfúrico e acrescentar 2-3 grânulos de zinco metálico. Agitar e observar.
Repetir, substituindo a solução de permanganato de potássio pela solução de cloreto férrico 0,1 mol/L. Agitar.
Em um tubo de ensaio colocar uma pequena quantidade de estanho metálico e acrescentar cerca de 2,0 mL de ácido sulfúrico concentrado. Agitar. Aquecer levemente. Observar.
Em dois tubos de ensaio colocar pequenas quantidades de estanho metálico No tubo 1 acrescentar 2,0 mL de ácido nítrico diluído e no tubo 2 acrescentar 2,0 mL ácido nítrico concentrado. Agitar e observar. Compare as reações.
Em dois tubos de ensaio colocar pequenas quantidades de cobre metálico. No tubo 1 acrescentar 2,0 mL de ácido sulfúrico concentrado e no tubo 2 acrescentar 2,0 mL ácido nítrico concentrado. Agitar e observar.Compare as reações.
Em um tubo de ensaio colocar uma pequena quantidade de zinco metálico e colocar 5,0 mL de ácido nítrico 1:1. Agitar. Desprendimento de calor e vapores. Observar.
Em um tubo de ensaio acrescente pequena quantidade de brometo de potássio e acrescente lentamente ácido sulfúrico concentrado. Agitar. Observe a formação de uma solução marrom avermelhada e em excesso de ácido o desprendimento de vapores.
7 RESULTADO
Permanganato de potássio + H2SO4 + Zn : Nesse experimento observamos que não houve mudança na cor, não liberação de calor, nem tampouco odor. Constatamos que não ocorreu reação química. Portanto, não houve deslocamento de hidrogênio.
Permanganato de potássio + FeCl3 + Zn : Nesse experimento usamos Zn em duas formas, em grânulos e em pó. Utilizando Zn em grânulos obervamos que a cor do experimento era amarela, inodora, e não houve mudanças térmicas. 
 
Já no experimento 2.1 com zinco em pó, a coloração de amarela se transformou na cor branca acinzentada, liberou um odor característico formando uma fumaça laranjada e esquentou levemente caracterizando um reação exotérmica
Estanho + H2SO4: O experimento apresentou mudança na coloração, no inicio apresentou solução incolor depois da mudança foi para a cor cinza, inodora, e ocorreu aquecimento reação exotérmica. Logo, o estanho reagiu com acido sulfúrico, como vemos na equação 
 Sn + 2 H2SO4 SnSO4 + 2 H2O + SO2 
Estanho + HNO3: Não houve reação, a solução não obteve mudanças continuou com a mesma coloração, não liberou nenhum odor, nem mesmo na temperatura. Já no experimento 4.1, foi usado acido nítrico concentrado, nesta etapa houve reação. Houve a formação de uma fumaça laranjada e a solução aquosa ficou cinza, liberou odor, e liberação de calor caracterizando reação exotérmica.
 
Sn + HNO3 = Sn(NO3)2 + NH4NO3 + H2O
Cobre + H2SO4 : Não houve reação, a solução não obteve mudanças continuou com a mesma coloração na cor goiaba, não liberou nenhum odor, nem mesmo na temperatura.
 Já no segundo tubo de ensaio 5.2 foi usado acido nítrico concentrado, nesta etapa houve reação. Houve a formação de uma fumaça laranjada e a solução aquosa ficou azul e depois verde escuro, liberou odor, e liberação de calor caracterizando reação exotérmica.
Zinco + HNO3: Esta reação nesta a solução aquosa ficou cinza, o acido nítrico diluiu o zinco metálico, e houve liberação de odor, e de calor caracterizando reação exotérmica.
Zn + HNO3 = Zn(NO3)2 + NO + H2O
. 
 Brometo de potássio + H2SO4:. Houve reação. Houve a formação de uma fumaça amarela, e a solução aquosa ficou castanho avermelhado, liberou odor, houve uma liberação de calor bem grande, caracterizando reação exotérmica.
KBr + H2SO4 = Br2 + SO2 + H2 + KSO4
RESULTADOS E DISCUSSÕES 
Por que o permanganato do experimento um descora após a reação?
RESPOSTA: O permanganato na primeira experiência não desbotou.
Na primeira reação descrever o que acontece e qualdas reações sofre desproporcionamento?
RESPOSTA:
Por que nem todas as reações não deslocam hidrogênio?
RESPOSTA: Os metais mais reativos são fortes agentes redutores e tem grande facilidade de oxidar, deslocando os metais menos nobres. O hidrogênio incluído na fila acima, mesmo não sendo um metal, ele separa os elementos que reagem com ácido e liberam hidrogênio e os que não reagem (direita e esquerda respectivamente). 
(+) Li > Cs > Rb > K > Ba > Sr > Ca > Na > Mg > Be > Al > Zn > Cr > Fe > Cd > Co > Ni > Pb > H > Sb > Bi > Cu> Hg > Ag > Pd > Pt > Au (-) 
Explicar a grande diferença de produtos obtidos, quando se muda apenas a concentração, exemplo diluído para concentrado?
RESPOSTA: A diferença é a seguinte, para conseguir diluir um composto precisasse de um valor x de concentração necessária, se você colocar uma concentração abaixo do valor necessário não vai conseguir diluir. 
Por que no item 7 inicialmente é formada uma solução marrom avermelhada e em seguida com excesso de ácido ocorre o desprendimento um gás da mesma cor?
 RESPOSTA : Porque houve desprendimento de Hidrogênio 
8. CONCLUSÃO
O gás hidrogênio pode ser obtido em laboratório de diversas formas tais como: em meio ácido na presença de um metal mais reativo que o hidrogênio . É possível produzir gás hidrogênio em meio básico, neste caso, para a preparação de hidrogênio a partir de bases, ou seja, soluções aquosas de bases fortes (bases de metais alcalinos), apenas os metais como zinco, alumínio e estanho reagem produzindo hidrogênio gasoso. Através do deslocamento de hidrogênio também é possível perceber a reatividade de diferentes metais em meio ácido. 
9 BIBLIOGRAFIA
http://www.enq.ufsc.br/labs/probio/disc_eng_bioq/trabalhos_grad/trabalhos_grad_20 08_2/hidrogenio/hidrogenio.pdf./Maria Amália Volpato Longo; Nayane Lazzarin; Tamara Agner Miguez
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA10kAF/relatorio-preparacao-hidro
https://sites.google.com/site/scientiaestpotentiaplus/acido-sulfurico/acido-sulfurico-propriedades-quimicas
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfvpcAC/relatorio-pratica-1-hidrogenio

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes