A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
16 pág.
EXERCICIO DE APRENIZAGEM DO TERCEIRO SETOR   RESPONDIDO

Pré-visualização | Página 1 de 7

FACULDADE MAURICIO DE NASSAU
DISCIPLINA CONTABILIDADE PARA ENTIDADE DE TERCEIRO SETOR
PROFESSORA BRASILIANA SULAMITA
 EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO
1. Uma entidade sem fins lucrativos, como, por exemplo, uma associação de catadores de resíduos sólidos recicláveis, NÃO é obrigada, pelas Normas do Conselho Federal de Contabilidade, a elaborar:
Parte superior do formulário
a) o Balanço Orçamentário. 
b) a Demonstração do Resultado do Período. 
c) a Demonstração dos Fluxos de Caixa. 
d) o Balanço Patrimonial. 
e) a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido. 
2. De acordo com os estudos sobre ENTIDADES DO TERCEIRO SETOR pode-se afirmar:
a) Denominação, os fins e a sede da associação; os requisitos exigidos para admissão, demissão e exclusão dos associados; os direitos e as obrigações dos membros componentes. São algumas das finalidades da associação.
b) Pode ter finalidade: altruística (associação beneficente, esportiva ou recreativa); egoística (associação literária, associação de colecionadores).
c) O direito de associação é um direito público subjetivo a permitir a união voluntária de algumas ou de várias pessoas, por tempo indetermin9.7090ado, com o fim de alcançar objetivos ilícitos e sociais.
d) O ato constitutivo da associação consiste em um conjunto de cláusulas contratuais vinculantes, ligando seus fundadores, e os associados que se seguirem devem s submeter aos seus comandos.
e) Associação, de acordo com a lição de doutrinadores, é a forma pela qual certo número de pessoas, ao se congregarem, coloca, em comum, serviços, atividades conhecimentos em prol do mesmo ideal, objetivando a consecução de determinado fim, com capital e sem intuitos lucrativos.
3.De acordo as entidades sem fins lucrativos, assinale a alternativa correta quanto as características do Terceiro Setor:
a) Este setor concebe o rol de organizações vinculadas ao patrimônio estatal e não possui autonomia para realizar a sua gestão sem a influência direta dos governantes;
b) É a organização de uma rede, que não busca finalidades econômicas e a sua lógica está voltada para um interesse público, embora seja encontrada dentro dos limites da esfera patrimonial privada;
c) É o rol de organizações que prestam serviços, independentemente da finalidade econômica ou não, absorvendo atualmente grande contingente de profissionais;
d) Se caracteriza por ser formado por organizações religiosas apenas, cuja finalidade apenas excepcionalmente pode voltar o seu eventual lucro para os associados e/ou proprietários;
e) É o conjunto de organizações que se dedica a realizar serviços sociais, independente de seus custos serem repassados a seu público, podendo retornar os eventuais lucros a seus proprietários.
4. Convênios são relevantes fontes de recursos de Entidade sem Finalidade de Lucros. Convênios normalmente são celebrados com entidades da administração pública.
a) A contrapartida é de natureza não financeira, porém, não precisa comprovar a aplicação dos recursos na forma que dispuser o plano de trabalho.
b) A contrapartida pode ser de natureza financeira e/ou não financeira. Quando a contrapartida for financeira, a Entidade sem Finalidade de Lucros não precisa aportar o respectivo depósito na conta bancária do projeto. Quando for não financeira, também, não deve comprovar a aplicação dos recursos na forma que dispuser o plano de trabalho.
c) Há situações em que a Entidade sem Finalidade de Lucros se compromete a aportar uma parte dos recursos, como contrapartida, para completar a totalidade dos recursos quantificada no plano de trabalho.
d) Quando os recursos forem repassados pela administração pública, a Entidade sem Finalidade de Lucros não precisa proceder como uma extensão do órgão convenente repassador dos recursos e nem seguir as modalidades de compra da administração pública, como dispensa de licitação, carta convite, tomada de preços e concorrência.
e) A contrapartida é de natureza financeira. Tendo em vista a Entidade sem Finalidade de Lucros deve aportar o respectivo depósito na conta bancária do projeto.
5. Assinale a alternativa que apresenta as formas de constituição de uma Fundação Privada (Lei 10.406/2002):
a) Ata e Estatuto.
b) Escritura pública ou Testamento.
c) Ata e Escritura pública.
d) Testamento ou Estatuto.
e) Escritura pública ou Estatuto.
6. Assinale a alternativa que apresenta as formas de constituição de uma Associação:
a) Ata e Estatuto.
b) Escritura pública ou Testamento.
c) Ata e Testamento.
d) Testamento ou Estatuto.
e) Escritura pública ou Estatuto.
7.Assinale a alternativa correta que contenha características de organizações do terceiro setor: 
Apesar de prestarem um grande rol de atividades de impacto na sociedade, não necessitam de desdobramentos organizacionais, visto que estão alocadas junto a sociedade civil;
Possuem caráter público para o desenvolvimento de trabalhos privados;
Possuem caráter privado para o desenvolvimento de trabalhos privados;
Apesar de estarem na instância privada, não são auto governadas em razão da submissão aos Conselhos de Políticas Públicas e de Direitos;
Possuem iniciativas voluntárias assim como devem congregar trabalhos voluntários e suas ações.
8.Trata-se de um agrupamento de pessoas com um interesse comum, que desejam realizar determinada ação, podendo se de finalidade pública ou humanitária. Pode ser constituída com a finalidade de atender a um público específico, é dotada de personalidade jurídica, sem finalidade lucrativa, atende aos requisitos legais e não há a necessidade de capitais para a sua instituição. 
Organização Social de Caráter Público;
Organização da Sociedade Civil de Interesse Público e Assistencial;
Organização Filantrópica Estatais;
Associação;
Instituto Privado de Saúde.
9. Com relação a presença das organizações da sociedade civil, podemos afirmar que: 
É recente e surge no Brasil somente após a Constituição Federal devido a abertura democrática;
É recente e foram criadas para dar vazão ao tipo de reforma do Estado operado na década de 1990;
Sua presença não é recente e no Brasil registra-se como uma das primeiras organizações da sociedade civil a presença das Santas Casas de Misericórdia;
Apesar de sua formulação no mundo se estruturar na década de 1970, temos que a presença destas organizações somente se identifica no Brasil após a década de 1980;
As alternativas (a) e (d) estão corretas.
10.Assinale a alternativa que identifica as contas do Patrimônio Social das Entidades Sociais:
a) Caixa, Bancos, Contas a pagar, Doações e Subvenções e Dividendos.
b) Fundo Patrimonial, Doações e Subvenções, Superávit ou Déficit acumulado.
c) Fundo Patrimonial, Doações e Subvenções, Receita e Despesas.
d) Fundo Patrimonial, Doações e Subvenções, Lucro ou Prejuízo acumulado.
e) Fundo Patrimonial, Bancos, Caixas e Doações.
11. Em relação a Conta Superávit ou Déficit acumulado do Patrimônio Social:
a) Este título deve corresponder à soma das receitas e despesas líquidas do período.
b) Devem ser agrupados o fundo patrimonial e demais recursos aportados para o financiamento próprio da entidade.
c) Devem ser agrupados os tributos incidentes sobre o superávit, devidos ou como se devidos fossem.
d) Devem ser agrupados todos os saldos de parcerias com entidades privadas no longo prazo, na modalidade de convênios, termos de parceria e outros, que requeiram prestação de contas.
e) O saldo mantido sob este título corresponde ao resultado do período ainda não incorporado ao patrimonial social.
12. Sobre a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido:
a) Demonstra o resultado econômico do período, resultado das atividades operacionais da entidade.
b) Essa demonstração contábil tem o propósito de apresentar as variações ocorridas no patrimônio líquido da Entidade sem Finalidade de Lucros, e a sua posição contábil-financeira ao final do período, tendo como base a movimentação ocorrida nas contas que fazem parte de sua composição.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.