Buscar

tratamento dos transtornos aula 10

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Tratamento dos Transtornos Mentais
Prof (a): JUNIOR PEREIRA
Aula 10
Caruaru
2017
*
 INTRODUÇÃO
Existem tratamento adequados para cada tipo de transtorno, o que não é só feito através de medicamentos. A cada dia surgem novas abordagens terapêuticas ao lidar com cliente de saúde mental. 
*
 TERAPIAS PSICOSOCIAIS
 O tratamento psicoterápico é na maior parte das vezes realizado pelo psicólogo e/ou psiquiatra, seu objetivo é ajudar o indivíduo a retomar um estado de equilíbrio pessoal. Pode ser feito de forma:
Individual 
Em Grupo 
Em Família 
Conjugal
*
*
ABORDAGENS MAIS COMUNS DO PSICOTERAPEUTA:
Terapia cognitivo - comportamental - aborda os pensamentos e comportamentos atuais. O seu objetivo é ensinar o cliente a forma de dar respostas aceitáveis e válidas, baseando-se na reorganização cognitiva e na aprendizagem.
Psicanálise - aborda as razões inconscientes dos problemas atuais. A partir de associações livres, o cliente torna consciente, aspecto da sua vida, que até então ignorava, e que condicionava o seu comportamento. 
*
ABORDAGENS MAIS COMUNS DO PSICOTERAPEUTA:
Psicodrama - terapia de grupo ou individual na qual, e através da ação em cena (dramatização), em que se representa situações passadas, presentes e futuras, se detectam os conflitos das pessoas.
Terapias interpessoais (sistêmica) - abordam os relacionamento atuais (terapia familiar). 
*
TERAPIA PELA ATIVIDADE
 Sob esse título, agrupamos as atividades terapêuticas que usam a atividade do cliente como ponto principal. Podem ser classificadas como: ocupacionais e recreativas.
*
TERAPIA OCUPACIONAL
Caracterizada pelo tratamento através de atividades. Estas sendo aplicadas de maneira direta ou indireta, física ou mental, ativa ou passiva, preventiva, corretiva ou adaptativa; 
 As mesmas são relacionadas às necessidades terapêuticas, pessoais, sociais e culturais do cliente, refletindo os fatores ambientais que influenciam sua vida.
*
*
*
OUTROS TRATAMENTOS
TRATAMENTOS SOMÁTICOS - CONTENÇÃO FÍSICA E EXCLUSÃO OBS: A contenção sempre é uma intervenção de último recurso, pois a prevenção do comportamento que exige esta terapia, é a ação de enfermagem mais importante.
*
 
TERAPIA ELETROCONVULSIVA (TEC) 
Terapia que induz artificialmente uma convulsão de grande mal com a passagem de uma corrente elétrica através dos eletrodos aplicados em uma ou ambas as têmporas, produzindo alterações neuroquímicas e neuroendócrinas.
*
*
Indicações
 Transtornos afetivos graves (RISCO DE SUICÍDIO):
 • Catatonia • Impossibilidade de uso de medicamentos (Gestação e pacientes idosos) • Pós síndrome neuroléptica maligna • Risco de suicídio • Psicoses refratárias • Parkinson • Casos refratários em geral 
*
 
 Contra-indicações
Não há contra-indicações absolutas para a ECT, mas existem certas restrições, tais como a presença de tumores ou infartos cerebrais, histórico de infarto no miocárdio recente ou arritmias cardíacas, marcapasso cardíaco, aneurisma, deslocamento de retina e doenças pulmonares;
Essas condições clínicas estão entre as situações potencialmente perigosas, onde o uso da ECT pode ser considerado de alto risco, requerendo precauções adicionais (Stevens et al, 1996).
*
*
*
ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA TRANSCRANIANA
*
DEFINIÇÃO
Técnica ainda sob investigação, que tem sido estudado como um possível tratamento para transtornos psiquiátricos;
Parece mais uma nova opção no tratamento dos transtornos mentais do que uma substituição à ECT.
*
*
Conclusão
A EMT parece-se com a ECT no sentido do que ambas alteram a atividade neuronal e modificam o humor, contudo existem algumas diferenças .
A estimulação magnética apresenta visíveis vantagens sobre a estimulação direta do cérebro e sobre a eletroconvulsoterapia, especialmente no estudo da neurofisiologia.
A EMT não necessita de anestesia e não provoca confusão nem os efeitos cognitivos descritos especialmente para a ECT bilateral. Dores de cabeça são comuns em ambos os tratamentos, mas menos forte com a EMT. As náuseas são exclusivas da ECT.
*
A ECT é aplicada duas a três vezes por semana.
Ainda não se definiu qual seria o melhor esquema para a aplicação da EMT.
Existe uma certa fugacidade nos efeitos da ECT, sendo necessária uma combinação e manutenção do tratamento após melhora clínica. A duração dos benefícios da EMT não é conhecida, mas os dados existentes revelam um bom efeito. A informação que existe é muito limitada sobre a eficácia da EMT como tratamento de continuação ou manutenção ou sobre a possibilidade de medicações sustentarem os efeitos terapêuticos alcançados.
*
VANTAGENS SOBRE EMT
Ela pode ser realizada em regime ambulatorial e não requer indução anestésica; 
Destacam-se entre as possíveis vantagens a ausência de dor, principalmente muscular, o fato de não necessitar de anestesia nem da indução de crises convulsivas e o pequeno risco de efeitos cognitivos, além da ausência do estigma que a ECT carrega por parte dos leigos e médicos. 
*
TERAPIA MEDICAMENTOSA
 Os psicofármacos classificam-se em:
Sedantes psíquicos ou psicolépticos
Estimulantes psíquicos ou psiconaléticos
Antiparkinsonianos
Eutímicos ou normalizadores do humor 
*
SEDANTES PSÍQUICOS OU PSICOLÉPTICOS
 Atuam diminuindo a atividade psíquica normal ou alterada.
 Hipnóticos: São fármacos capazes de induzir o sono, atuam sobre o S.N.C. produzindo uma redução de sua atividade de forma que o indivíduo se desinteressa dos estímulos externos e se deixa vencer pelo sono.
 
*
SEDANTES PSÍQUICOS OU PSICOLÉPTICOS - HIPNÓTICOS
Barbitúricos - fenobarbital, pentobarbital, secobarbital os barbitúricos mais usados são: os antiepilépticos
Piperidindionas -glutetimida, metiprilon
Quinazolonas -metaqualona
Carbamatos -meprobamato
Álcoois e éteres cíclicos -hidrato de cloral, paraldeído
Antihistamínicos –difenidramina, prometazina
*
SEDANTES PSÍQUICOS OU PSICOLÉPTICOS - BENZODIAZEPNÍCOS
São os medicamentos mais amplamente prescritos no mundo, sendo que nos últimos 20 anos eles substituíram quase integralmente os barbitúricos no tratamento da ansiedade e nos distúrbios do sono. Os mais disponíveis no Brasil são: Flurazepan (Dalmadorm), Trazolan (Halcion), Flunitrazepan (Rohypnol) Midazolan (Dormonid) Clonazepan (Rivotril).
*
SEDANTES PSÍQUICOS OU PSICOLÉPTICOS - BENZODIAZEPNÍCOS
Na prática, distinguem-se as hipnóticas e as ansiolíticas/sedantes;
Esta distinção é artificial porque todas são ansiolíticas e todas podem modificar o sono desde que se atinjam doses eficazes;
O que as distingue é que todas as BZD hipnóticas são potentes e modificam o sono em doses relativamente baixas; as ansiolíticas são pouco potentes, permitindo uma “Janela terapêutica” que possibilita um efeito ansiolítico, sem modificação significativa do sono;
A maioria das BZD possuem ainda efeitos miorrelaxantes
*
Antipsicóticos
Reúnem um grupo de drogas que atuam na atividade delirante e nas agitações psicomotoras. São antialucinatórias. Os antipisicóticos são chamados de tranqüilizantes maiores e antigamente eram chamados de neurolépticos. Antipsicóticos “típicos” ou clássicos são aqueles que tendem a produzir sintomas extrapiramidais (EPS). 
*
Antipsicóticos
São os derivados de:
 1. Fenotiazinas: são as clorpromazinas, as triafluoperazinas, as thioridazinas, thioproprerazina que tomam os nomes comerciais de: amplicitil, neozine, stelazine, meleril, sinogan, sevinol, majeptil, flufenazina.
 2. Reserpinas: deriva-se do alcalóide rauwolfia serpentina; é comercialmente o serpasol, o serpaoctil. 
*
Antipsicóticos
3. Tiotixeno: dele se deriva o navane que é usado na reabilitação social do paciente, com eficaz resultado.
4. Butirofenonas: É um neuroléptico ativo; doses diminutas têm grande potencial na lise das agitações
e alucinações próprias dos estados psicóticos. Apresentam-se como haldol, haloperidol e triperidol.
*
EFEITOS COLATERAIS NO S.N
Efeitos Oculares 
Retinite Pigmentosa
Glaucoma
Fotofobia
Efeitos Hematológicos 
Agranulocitose (taxa de neutrófilos é menor que 500/mm3).
Efeitos Dermatológicos 
Hipersensibilidade (urticária, hiperemia, edema)
 
*
EFEITOS COLATERAIS NO S.N
Efeitos Gastrintestinais 
Xerostomia (secura da boca);
Disfagia 
Hipersalivação
Náuseas e vômitos
Esofagite de Refluxo
Constipação Intestinal
Icterícia
*
EFEITOS COLATERAIS NO S.N
Efeitos Genitourinários 
Retenção urinária
Incontinência urinária (raro)
Impotência ou alterações de ejaculação
Priaprismo
Efeitos Cardiovasculares 
Hipotensão Ortostática
Distúrbios de ritmo cardíaco
Efeitos Endócrinos 
amenorréia
Secreção inapropriada de hormônio antidiurético
Efeitos no Sistema Termoregulador 
Hipertermia
 
*
EFEITOS COLATERAIS NO S.N.C
Os Antipsicóticos típicos de modo geral apresentam fenômenos de impregnação que são sintomas extrapiramidais e perturbações neurológicas. Os que apresentam estas reações mais evidentes são os derivados das Butirofenonas.
*
EFEITOS COLATERAIS NO S.N.C
Crises Oculógiras 
Olhos com movimentos rápidos de rotação e com tendência a fixar o olhar, com pálpebras ligeiramente descidas. 
É o aspecto pseudomístico do cliente.
*
EFEITOS COLATERAIS NO S.N.C
Síndrome Parkinsoniana Medicamentosa ou Parkinsonismo - Consiste em rigidez muscular e tremor involuntário que se exagera ao querer estender a mão. A expressão facial diminui. A linguagem não acompanha a mímica correspondente, a marcha é de passos curtos.
risco máximo - 5 - 30 dias
incidência - 15 % dos pacientes
tratamento
ajuste da dose
fármacos anti-parinsonianos
*
EFEITOS COLATERAIS NO S.N.C
Hipercinésia - contraturas musculares, aumento do tônus muscular (sensação de roda dentada ao pesquisá-la no braço);
Discinesia ou Distonia Aguda – Ocorre em geral nas primeiras 72 horas do tratamento. Ocorrem movimentos normais exagerados, ou posturas anormais como movimentos espasmóticos e involuntários da musculatura do pescoço, boca e língua, opístotono e crises oculógiras. Risco máximo - 1 - 5 dias
*
EFEITOS COLATERAIS NO S.N.C
Acatisia – rigidez muscular ou contraturas musculares. Caracterizada por um estado de inquietação motora, sensação subjetiva de tensão e incapacidade de tolerar inatividade. risco máximo - 5 - 60 dias
Tratamento 
 redução da dose
anti-parkinsonianos, benzodiazepínicos e propranolol
*
EFEITOS COLATERAIS NO S.N.C
 Discinesia tardia- Síndrome crônica caracterizada por movimentos involuntários hipercinéticos. È associada ao uso prolongado de Antipsicóticos, raro antes de seis meses. 
prevalência - 15 - 35%
incidência anual - 3 - 5%
sintomas 
 movimentos coreifórmes rápidos, involuntários e repetitivos da face, olhos, boca, língua, tronco e extremidades
posturas distônicas sustentadas
Acinésia – debilidade muscular, fadiga. Os músculos não têm capacidade de atividade, tornam-se adinâmicos.
*
EFEITOS COLATERAIS NO S.N.C
Síndrome Neuroléptica Maligna – caracteriza-se por hipertermia. O nível de consciência se altera, variando de agitação e mutismo alerta para estupor e até coma. Ocorre hipertensão, taquicardia, taquipnéia, leucocitose e aumento nos níveis de creatinina no sangue. É responsável por uma taxa de 21% de mortalidade quando não tratada.
Tratamento
suspender o fármaco
tratamento de suporte
dantrolene e bromocriptina
*
Antipsicóticos Atípicos 
Este termo refere-se a um grupo heterogêneo de drogas antipsicóticas que produzem pouco ou nenhum sintoma extrapiramidal. Isto ocorre porque eles são mais seletivos- agem na parte do cérebro que causa os sintomas psicóticos e não na parte que controla os movimentos musculares normais. Como produzem menos efeitos colaterais, parecem que melhoram a adesão ao tratamento, com isto previnem recaídas, melhorando o prognóstico do transtorno. 
São: Clozapina, Risperidona, Olanzapina, Quetiapina e Ziprasidona 
*
Antipsicóticos Atípicos
Menor risco de efeitos neurológicos; 
Melhor eficácia em relação aos sintomas negativos; 
Eficaz em pacientes que não respondem aos típicos.
*
 Estimulantes do Humor
Estimulantes do Humor ou Anti Depressivos 
 Como Agem: Os antidepressivos influenciam a neurotransmissão, conexão entre as células nervosas. Elas atuam principalmente na liberação de três substâncias químicas cerebrais: a serotonina, a noradrenalina e a dopamina, que fazem a ligação entre neurônios. 
*
 Estimulantes do Humor
Estimulantes do Humor ou Anti Depressivos 
 A cada conexão, parte dos neurotransmissores é destruída por enzimas, outra é transmitida para a célula seguinte e o restante volta para o lugar de onde saiu num processo chamado recaptura. O papel dos antidepressivos é melhorar essa relação.
*
TIPOS DE ANTI DEPRESSIVOS
*Inibidores da monoaminoxidase (IMAO) – inibem a enzima mitocôndríaca.
A)Hidrazidas – Marsilid, Marplan, Nardi e Miamida. 
B) Não-hidrazidas – Parnate, Stelapan, Aurorix Os IMAO são criadores de dependência e têm ação antidepressiva, produzem insônia e em certas ocasiões, estados de excitação.
*
TIPOS DE ANTI DEPRESSIVOS
*Não Inibidores Enzimáticos (tricíclicos
 Estes antidepressivos são chamados comumente de psico-estimulantes. Eles aliviam as tensões da melancolia, elevam o estado de ânimo do cliente, estimulam a sua atividade e infundem novas esperanças. 
Ex: imipramina-tofranil, Amitriptilina – triptanol. 
 Efeitos Colaterais: secura da boca, sudorese, hipotensão arterial, estomatite, seborréia, prurido, eritemas cutâneas.
*
ANTIPARKINSONIANOS
 
Aplicados em caso das impregnações com fenômenos extrapiramidais. São usados:
Akineton;
Arlane;
Cinetol;
Biperideno;
*
Eutímicos ou Normalizadores do Humor
Carbonato de Lítio 	 
O lítio constitui um importante recurso terapêutico nas crises de mania, prevenindo principalmente a ciclocidade de humor. Portanto seu efeito psico-regulador torna-o eficaz na prevenção da fase maníaca e diminui acentuadamente as possibilidades de recorrência das fases deprimidas.
*
Eutímicos ou Normalizadores do Humor
Durante o tratamento é imprescindível que freqüentemente seja feita dosagem sanguínea dos níveis de lítio, para determinar a dose ideal da medicação.
 Efeitos colaterais: 
Tremores grosseiros nas extremidades;
Afasia;
Abalos musculares;
Polidipsia;
Poliúria;
Vômito e diarréia, etc.
*
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Ballone, G. j; Penha Chaves, P. H. de A., Sinopse de Psiquiatria – Dicionário e Tratamento. Editora Cultura Médica. Riio de Janeiro. RJ. 1992. 
DALGALARRONDO, Paulo. Psicopatologia e Semiologia dos transtornos mentais. Porto Alegre: Artmed, 2000.
HOLMES, S. D. Psicologia dos transtornos mentais. 2 ed. Porto Alegre: Artes Médicas 1997.
MARY C. TOWNSEND, RN, MN, CS, Enfermagem Psiquiátrica – Conceitos e Cuidados. 3 ed. Rio de Janeiro. 2002. Editora Guanabara Koogan S.A.
MIRANDA - SÁ JR., LUIZ SALVADOR DE Compêndio de Psicoterapia e Semiologia Psiquiátrica. Porto Alegre. ARTMED, 2001.
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais