Buscar

Aula12 - Mercado Acionario

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Economia e Finanças 
Aula 12 
Mercado Acionário 
Dra. Estela Lutero
estelalutero@hotmail.com
Módulos
13
30/10
Mercadoacionário e Palestra com Fabiano Calil
14
06/11
Revisãopara a Prova ( lista de exercícios)
15
13/11
Avaliação NP02 e Entrega do relatório final dotrabalho
16
11/12
EXAME
Aula 12 - Mercado Acionário 
Introdução ao Mercado Acionário
Analise Fundamentalista
Analise Gráfica
Investimento
Investidor: O investidor compra porque deseja ser sócio, participar nos lucros e no crescimento. O Objetivo é maximizar valor para os acionistas. Não obrigatoriamente o lucro, mas sim a riqueza dos investidores. O valor é focalizado com as decisões de investimento, quais projetos como são financiados e como é a política de dividendos.
4
Especulação
Especulador: Não quer o ativo. Não esta preocupado com valor. O especulador acredita que os preços serão corrigidos (para cima ou para baixo), e quer obter vantagem dessa correção de preços. A partir de sua certeza (ou esperança) investe tomando então a ponta de compra ou de venda.
5
Manipulação
Manipulador: Atividade criminosa onde o manipular, distorce, manipula e interfere nas informações, de forma a enganar compradores e vendedores sobre a real situação de determinado bem. Visa obter lucro as custas de subsidiar decisões enganosas aos outros.
6
Mercado de Renda Fixa versus Renda Variável
Repasse dos recursos de poupadores & investidores às empresas pode ser feito de duas formas:
 
Dívida
Ações
Mercado de Renda Fixa versus Renda Variável
Dívida: Os investidores compram títulos emitidos pelas empresas que precisam de dinheiro. Esses títulos dão aos investidores o direito de receber a quantia emprestada, mais juros previamente determinados. Os títulos são chamados de títulos de dívidas e esse mercado é conhecido como o mercado de renda fixa.
 
Mercado de Renda Variável
O que são Ações?
	Ações são as menores parcelas do capital de uma empresa. As ações são títulos que não garantem remuneração predeterminada aos investidores. Como parte do capital de uma empresa, tem sua remuneração determinada pela capacidade da empresa gerar lucro.
Mercado de Ações
O preço de negociação de uma ação no pregão de uma bolsa de valores é fruto das condições do mercado, oferta e demanda. Estas condições de mercado refletem a economia, o setor onde opera a empresa e principalmente a própria empresa. 
Normalmente o preço das ações traduz a expectativa dos agentes econômicos em relação as perspectivas do pais, da economia, do setor e da empresa.
 
10
Tipos de Ação
	Ordinárias (ON) – Conferem a seu detentor, chamado de acionista, o direito de voto nas assembléias de acionistas da empresa. 
 	Preferenciais (PN) – O acionista não participa as decisões estratégicas da empresa, mas por outro lado tem prioridade no recebimento de dividendos.
Bolsa de Valores
A bolsa de valores é um local, físico ou eletrônico, onde são negociados títulos e valores mobiliários emitidos por empresas. 
As ações são os títulos mais comprados e vendidos em bolsas.
Bovespa
A Bovespa é a bolsa de valores de São Paulo, fundada em agosto de 1890. Sua sede administrativa fica na Rua XV de Novembro, 275, no centro da cidade de São Paulo.
Atualmente, a Bovespa é a instituição com maior destaque no mercado acionário brasileiro por abrigar o maior centro de negociação dentre as nove bolsas de valores do País.
CVM – Comissão de Valores Mobiliários
A Comissão de Valores Mobiliários ( CVM) é responsável pela regulamentação e fiscalização do mercado de capitais no Brasil. 
A principal função da CVM é garantir aos investidores do mercado de capitais segurança em suas operações.
Índices da Bolsa
O objetivo de um índice de preços de um ativo qualquer, é de um modo geral, nos indicar o histórico de comportamento dos preços deste ativo. Exemplo de elaboração da construção de um índice simples para medir desempenho médio de um grupo de ações.
O Índice Ibovespa 
O índice BOVESPA é o mais importante indicador do desempenho médios das cotações do mercado de ações brasileiro.
O Índice Ibovespa 
O Índice do Ibovespa é formado a partir de uma carteira hipotética composta pelo conjunto das ações que movimentaram 80% do volume transacionado na bolsa, no ultimo ano.
Aproximadamente 60 empresas têm suas ações fazendo parte do Ibovespa, estas ações representam mais de 80% do volume de negócios. 
O número de ações que forma o índice varia ao longo do tempo. Ele é reavaliado de quatro em quatro meses.
Mercado Primário X Mercado Secundário
A colocação lança títulos no mercado é chamada de lançamento no mercado primário. 
Quando uma empresa faz essa colocação é feita pela primeira vez, no caso de ações, por exemplo, diz-se que a empresa está sendo listada em bolsa (em inglês IPO- Initial Public Offering)
Quando um investidor vende ações para outro investidor o faz no mercado secundário 
Abrindo o Capital
A condução das vendas no Mercado Primário podem ser feitas fundamentalmente de 3 formas. Estas ações seriam lançadas no Mercado Primário nas formas de: 
Abrindo o Capital
Garantia Firme (Straight Underwriting)
Melhores esforços (Best Efforts)
Residual (Stand by Underwriting)
Abrindo o Capital
Garantia Firme (Straight Underwriting): Nesta modalidade o Banco contratado, responsável pelo underwriting, subscreve integralmente a emissão para revendê-la posteriormente ao público. Com esta alternativa, a empresa garante a entrada de recursos e o risco de colocação é do intermediário financeiro.
Abrindo o Capital
Melhores esforços (Best Efforts): Neste caso, o Banco contratado se compromete a realizar os “melhores esforços” para a colocação dos títulos no mercado. Não há, por parte do intermediário financeiro, nenhuma garantia de colocação da totalidade das ações do IPO. O risco de não conseguir colocar todos as ações fica com a empresa e, se isto ocorrer, não vai conseguir aumentar o seu capital no montante pretendido.
Abrindo o Capital
Residual (Stand by Underwriting): É determinado um prazo para colocação (período de subscrição). Ao final deste prazo, caso ainda hajam sobras, o Banco contratado se compromete ficar com o total das ações não colocadas. Decorrido o prazo, o risco de mercado é do intermediário financeiro.
Mercado Secundário
Concluída a emissão primária, caso ainda haja interessados em adquirir estas ações, eles não poderão mais recorrer à empresa diretamente, mas ainda têm chances de comprá-las no mercado secundário, via Bolsas de Valores (caso as ações sejam registradas em Bolsa) ou no mercado de balcão. 
Na verdade, o mercado secundário inclui todas as operações de compra e venda de ações realizadas fora da empresa.
Mercado de Ações
O Pregão
É o recinto onde se reuniam (antigamente) os operadores da bolsa de valores para executar fisicamente as ordens de compra e venda dadas pelos investidores a suas respectivas corretoras.  
A tecnologia da informática permite hoje que sejam realizados pregões totalmente automatizados, sem interferência de operadores. Agora é o pregão eletrônico, MEGABOLSA, na BOVESPA. Esta tecnologia permitiu em 1999 ser criado o Home Broker, negociação via internet.
25
Mercado de Ações
Home Broker
Os clientes operam eletronicamente, via Internet, através dos sites das corretoras de valores. 
 
After Market
Estende-se o horário do pregão eletrônico, que passa a funcionar após as 18 horas ate as 22 horas, para atender o Home Broker.
26
Mercado de Ações
Principais tipos de ORDEM de Compra e Venda
Ordem a Mercado
Ordem Administrada
Ordem Limitada
Ordem Casada
Ordem de Financiamento
27
Mercado de Ações
Ordem a Mercado
Quando o investidor especifica a corretora a quantidade de ações de uma empresa que deseja vender, SEM FIXAR o preço. A sua execução deve ser imediata na cotação que o mercado estiver praticando na hora para aquele papel.
 
Ordem Administrada
Quando o investidor especifica a corretora a quantidade de ações de uma empresa
que deseja vender, SEM FIXAR o preço e deixa a critério da corretora aguardar o melhor momento para realizar a operação.
28
Mercado de Ações
Ordem Limitada
Quando o investidor especifica a corretora a quantidade de ações de uma empresa que deseja vender, FIXANDO o preço. A operação somente vai ocorrer se o preço atingir o valor fixado pelo investidor, ou preço melhor.
 
Ordem Casada
Quando o investidor quer mudar de posição vendendo ações de uma empresa e comprando ações de outras empresa. A ordem somente será executada se ambas puderem ser executadas simultaneamente.
29
Mercado de Ações
Ordem de Financiamento
Quando o investidor especifica a corretora uma ordem de comprar de um titulo em uma data e a venda de outro titulo de mesmo tipo em outra data.
30
Mercado de Ações
DIREITOS E PROVENTOS DE UMA AÇÃO
Dividendos
Juros sobre capital próprio
Subscrição
Bonificação
Desdobramento ou SPLIT
Agrupamento ou INPLIT
31
Mercado de Ações
Dividendos
É a distribuição dos lucros ou parte dos lucros de uma empresa. Por lei no mínimo 25% dos lucros devem ser distribuídos.
 
Juros sobre capital próprio
A empresa esta autorizada a remunerar o capital do acionista ate o valor da TJLP. O valor pago como juros pode ser descontado do IR da empresa. 
32
Mercado de Ações
Subscrição
Direitos aos acionistas de adquirir novas ações por aumento de capital, com preço e prazos determinados.
 
Bonificação
Distribuição gratuita de novas ações aos acionistas como aumento de capital por incorporação de reservas.
33
Mercado de Ações
Desdobramento ou SPLIT
Distribuição gratuita de novas ações aos acionistas, pela diluição do capital com o objetivo de dar maior liquidez aos títulos no mercado.
 
Agrupamento ou INPLIT
Concentração do capital em um numero menor de ações com conseqüente aumento do valor das ações no mercado. Serve para valorizar a sua imagem no mercado.
34
Identificando o Comportamento dos Investidores
Com um Risco “X” os Investidores exigem um Retorno x
Taxa de Retorno
Risco
Beta x
x
Premio pelo Tempo
Premio pelo Risco
35
Mercado de Ações
As tendências dos preços das ações são estudadas por duas escolas
Escola Gráfica (ou escola Técnica)
Escola Fundamentalista
36
ITENS
FUNDAMENTALISTA
TECNICA/GRAFICA
Idade
Origem
Usuário
Analises
Hipóteses
Objetivos
30 Anos
100 Anos
Acadêmica 
Administradores de Fundos e investidores a longo prazo
Existe um valor real ou intrínseco relacionado diretamente ao desempenho da empresa
Econômico - Financeira
É determinar o real valor de uma ação. 
Profissional 
Especulador
Gráfica
Os preços da ações se movimentam em tendência e existe dependência entre as oscilações dos preços 
È determinar a tendência de evolução das cotações no curto prazo.
COMPARATIVO ENTRE AS ANÁLISES
As informações da escola fundamentalista oferecem 
ao usuário elementos para decidir o que comprar 
A escola fundamentalista recomenda atenção dos 
analistas a todas as informações internas, 
micro e macro econômicas que envolvem cada empresa 
“Análise Fundamentalista é a arte de analisar e projetar 
resultados de uma empresa". 
Análise Fundamentalista
Análise Fundamentalista
 O PRIMEIRO PASSO é observar o Balanço Geral
publicado e divulgado no Mercado de Capitais ou na CVM (Comissão de Valores Mobiliários) da Bolsas de Valores. 
Essa é uma visão microeconômica, ou seja, observa a quantidade física de venda de produtos, preços, custos.
 O SEGUNDO PASSO é observar o cenário macroeconômico, ou seja, indicadores de conjuntura, tais como: Inflação, Câmbio, Taxa de Juros, Outras Moedas, entre outros.
Baseando-se em informações fornecidas por:
 Balanço Patrimonial; 
Demonstrações de Resultados; 
Demonstrações de Resultados Acumulados; 
Fluxo de Caixa; 
Fluxo de Caixa Acumulado; 
Premissas Assumidas, etc...
Análise Fundamentalista
 O investidor tem que se utilizar dos índices:
 de Liquidez
 de Rentabilidade
 de Endividamento
 de Lucratividade
 O mais importante é centrar-se nas seguintes questões fundamentais:
equilíbrio financeiro; 
rentabilidade dos capitais; 
crescimento; 
 Risco. 
Análise Fundamentalista
O que tem relevância são os fatores de oferta e procura internos ao mercado acionário 
Análise técnica é o estudo de como os preços se movimentam.
A análise técnica parte de três princípios:
A ação do mercado reflete todos os fatores envolvidos neste;
Os preços se movimentam em tendências;
O futuro reflete o passado.
Análise Gráfica
Análise Gráfica
Foi introduzida no país a partir dos anos 70 e suas teorias foram baseadas no modelo norte americano que tem o objetivo de identificação de tendências e ponto de reversão por meio da analise de informações anteriores 
Dentre os gráficos utilizados pela analise gráfica nas previsões futuras dos preços das ações os mais utilizados são: 
Análise Gráfica
Gráfico de linha ou simples: pode ser construído com base em distintas formas de cotações abertura,fechamento,máxima mínima e média.. 
Análise Gráfica
Gráfico de volume: representa as seguintes unidades volume negociado,quantidade de lotes negociados e numero de negócios 
Gráfico candlesticks: gráficos japoneses surgiu no século XVII proporcionam um a compreensão da piscologia do mercado especialmente do curto prazo esses gráficos mostram a interação entre vendedores e compradores as negociações com contratos futuros de arroz , cada período é representado por uma vela formada pelos preços de abertura e fechamento. Sendo final do pregão o preço de fechamento termina acima do preço de abertura o corpo da vela será transparente se estiver abaixo do preço de abertura ocorpo da vela será escuro.
Análise Gráfica
Análise Gráfica
Gráfico candlesticks
Gráfico de vela (Candle Stick)
Azul: fechou em alta
Vermelho: fechou em baixa
Vela mais alta:
maior amplitude da 
variação do preço no dia
Principio das Tendências na Análise Grafica
A tendência representa a direção para qual o mercado se movimenta. Nesse sentido, ela pode ser de alta, de baixa ou lateral. A explicação para existência dessas tendências é o desequilíbrio entre oferta e demanda.
Principio das Tendências na Análise Grafica
Para estudo de tendências na analise gráfica utilizamos o traçado de linhas como ferramentas de apoio. O traçado de linhas possibilita o acompanhamento dos movimentos de alta e baixa das cotações, possibilitando com isso, a identificação dos sinais de modificação na direção.
Principio das Tendências na Análise Grafica
Para avaliação da importância de uma linha de tendências devemos considerar 5 fatores:
1° - SUA PERIODICIDADE: quanto mais longa a periodicidade mais importante será a linha de tendência. 
2° - SEU COMPRIMENTO : quanto mais duradoura for mais valida será a linha de tendência.
Principio das Tendências na Análise Grafica
3° - O NUMERO DE VEZES QUE A LINHA DE TENDENCIA FOI TOCADA PELAS COTAÇÕES: quanto maior o numero de contatos das cotações com a linha de tendências, mais valida ela será.
4° - SUA INCLINAÇÃO: O ângulo de inclinação reflete a intensidade a intensidade emocional do grupo dominante.
5° - SEU VOLUME: Se o volume aumenta quando os preços se movimentam na direção da linha de tendências , eles confirmam essa tendência. 
Identificação de Tendências
Tempo
Cotação da ação
Linha inicial de tendência de alta
Nova linha de tendência de alta
Tempo
Tendência de baixa
Tendência de alta
Zigue Zague e Tendências
t. baixa
t. indefinida
t. alta
Assinale as tendências
t. baixa
t. indefinida
t. alta
Principio das Tendências na Análise Grafica
As principais linhas de tendências são a retas de suporte e resistência. Elas representam os níveis de cotações em que as compras e as vendas não são fortes o suficiente para seguir o movimento e portanto , revertem as tendências em queda ou alta.
Principais figuras de reversão de tendência 
Formação ombro, cabeça, ombro:
Formação do gráfico ombro-cabeça-ombro
Primeira
fase:
O preço aumenta sempre acompanhado de um volume crescente.
Segunda fase:
O preço volta a subir até um nível superior a primeira fase
Terceira fase:
Produz-se o terceiro aumento dos preços e o volume começa menor aumentando até o nível as primeira figura
Indicadores de tendência
Médias moveis: As médias móveis são indicadores que possibilitam a analise dos movimentos dos preços de uma ação.
É simples de construir e ao mesmo tempo objetivo.
Para a construção da média móvel, é escolhido determinado período de tempo e calcula-se a média dos preços dos dias para preços de fechamento.
É chamada móvel porque será sempre a média do ultimo período acompanhado.
Sinal de compra: a linha de preço cruza a linha de média de baixo para cima;
Sinal de venda: a linha de preço cruza a linha de média de cima para baixo.
Teoria de Charles Dow
Objetivo de identificar as tendência de mercado
A mais antiga explicação teórica sobre a existência de grandes tendências no mercado de capitais.
É necessária a construção de uma média da evolução dos preços.
Dow e Jones
Charles Dow e Edward Jones
Co-fundadores da Dow Jones & Co.
Primeiros a utilizarem um índice médio de cotação como instrumento de avaliação dos preços.
Criaram três índices utilizados até hoje:
Dow Jones Industrial;
Dow Jones Transportes;
Dow Jones Serviços.
A Teoria Dow
Baseada em dois pressupostos:
As alterações diárias que ocorrem nos índices consideram o julgamento de todos os investidores
O mercado apresenta movimentos oscilatórios de três amplitudes distintas.
Análise de Tendências 
Segundo a Teoria Dow
Tendência Primária: 
Tendência principal e mais importante.
Tendência Secundária: 
Reação que ocorre dentro da tendência primária.
Tendência Terciária:
Dura curto espaço de tempo.
Características da tendência de alta
Três fases distintas:
Fase de acumulação
Alta sensível
Euforia
Características da tendência de baixa
Três fases distintas:
 Distribuição
 Pânico
 Baixa Lenta

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais