Buscar

Av2 Tecnologia Aplicadas ao meio ambiente

Prévia do material em texto

1)O tratamento biológico da água pode ser definido como o processo que utiliza microrganismos aeróbios ou anaeróbios para degradar poluentes. Esse tipo de tratamento pode ser dividido em diferentes tipos de processos biológicos. Desta forma, faça a associação dos termos presentes na Coluna A, que correspondem aos processos de tratamento biológico com sua respectiva descrição presentes na Coluna B.
	COLUNA A
	COLUNA B
	1. Lodo ativado.
	(    ) São tanques construídos de pedra ou elementos plásticos onde se desenvolve uma fina camada de microrganismos aeróbios.
	2. Lagoas de estabilização facultativas e anaeróbicas.
	(    ) São grandes tanques escavados no solo em que os efluentes são tratados por processos naturais controlados por vazão, pH e dosagem de nutrientes.
	3. Lagoas aeróbias.
	(    ) É quando se utiliza um sistema no qual uma massa biológica é colocada em contato com o efluente, em presença de oxigênio, em tanques de aeração.
	4. Filtros biológicos.
	(    ) São lagoas com introdução de oxigênio por meio de um dispositivo, necessário para locais onde algas não proliferam por causa da intensa agitação da massa líquida.
Agora, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, a sequência correta:
Alternativas:
a)1 – 2 – 3 – 4.
b)2 – 1 – 4 – 3.
c)2 – 4 – 1 – 3.
d)3 – 2 – 4 – 1.
e)4 – 2 – 1 – 3.
Altrnativa assinalada
2)Para adoção de uma nova tecnologia ambiental, é necessário determinar os custos relacionados a implantação e operação da mesma. Os custos de operação são medidos e classificados em função da hora/máquina, sendo este o objetivo de custeio, que por sua vez, são classificados como direito e indireto. Sobre as os custos diretos e indiretos, analise as afirmativas a seguir:
I- Mão de obra configura-se apenas como um custo indireto da tecnologia a ser adotada.
II- A depreciação da estrutura de campo é classificada como um custo indireto.
III- Depreciação da máquina, seguro, peças de reposição são classificados como custo direto.
IV- A utilização de combustíveis e lubrificantes é classificada como um custo operacional indireto.
V- O transporte de pessoal para o local de trabalho configura-se como um custo indireto.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
Alternativas:
a)Somente as afirmativas I e IV estão corretas.
b)Somente as afirmativas III e V estão corretas.
c)Somente as afirmativas II e III estão corretas.
d)Somente as afirmativas I, III e V estão corretas.
e)Somente as afirmativas II, III e V estão corretas.
3)A biodigestão anaeróbica é um processo biológico natural de transformação da matéria orgânica complexa na ausência de oxigênio em produtos mais simples, como o biogás e o biofertilizante. Sobre o processo de biodigestão anaeróbica, podemos dizer que ele apresenta as seguintes características:
I- Ele é utilizado para degradação de resíduos orgânicos, como lodo de tratamento de esgoto, dejetos de suínos e de outros animais.
II- O biogás formado por este processo apresenta uma composição formada por grande quantidade de GLP (gás liquefeito de petróleo) e umidade.
III- O biofertilizante produzido por este processo apresenta baixa quantidade de nutrientes podendo ser aplicado somente no preparo do solo.
IV- Este processo ocorre dentro de um biodigestor, que é um reator fechado, sem a presença de oxigênio, na qual a biomassa é degradada por microrganismos, ocorrendo a produção de biogás e biofertilizante.
Agora, assinale a alternativa que apresenta resposta correta:
Alternativas:
a)Somente as afirmativas I e II estão corretas.
b)Somente as afirmativas II e III estão corretas.
c)Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
d)Somente as afirmativas I e IV estão corretas.
Alternativa assinalada
e)Somente as afirmativas II e IV estão corretas.
4)Um determinado processo utilizado para degradação de resíduos sólidos orgânicos é baseado na digestão aeróbica e com a produção de adubo. Este processo apresenta como vantagem a redução de cerca de 50% do resíduo destinado a aterros assim como promove a reciclagem de nutrientes para o solo, entre outros. Sobre esta tecnologia, assinale a alternativa que apresenta corretamente seu nome:
Alternativas:
a)Landfarming.
b)Bioventilação.
c)Compostagem.alada
d) Coprocessamento.
e)Soil Wash.
5)O tratamento de água e efluentes tem a finalidade de remoção de substâncias ou compostos que possam causar contaminação ambiental assim como malefícios a saúde humana. As agências de controle sanitário, sejam Federais, Estaduais ou Municipais se esforçam para que o tratamento seja o mais eficiente possível, visando a qualidade final da água. O tratamento pode se processar por etapas físicas, químicas ou biológicas. Sobre o tratamento físico de água e efluentes, analise as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
(   ) O tratamento físico consiste em fenômenos físicos que ocorrem na remoção ou transformação de poluentes nas águas.
(   ) O tratamento físico pode envolver unidades de tratamento como caixas de areia simples ou aeradas, decantadores e etc.
(   ) O tratamento físico utiliza-se de microrganismos para remoção de matéria orgânica dissolvida assim como sólidos flutuantes.
(   ) O tratamento físico consiste na última etapa de tratamento, visando o polimento final da água ou efluente para consumo ou lançamento em corpo receptor, respectivamente.
(   ) O tratamento físico é utilizado para remoção de partículas sólidas em suspensão presentes na água ou em efluentes.
Agora, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, a sequência correta:
Alternativas:
a)V – V – F – F – V.Altrnativa assinalada
b)V – F – V – F – V.
c)F – V – V – V – F.
d)V – F - V – V – F.
e)F – V – F – V – V.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes