Buscar

contribuição da pesquisa qualitativa à pesquisa social

Prévia do material em texto

Ideia central da obra: 
	A análise dos dados nas pesquisas experimentais e nos levantamentos é essencialmente quantitativa. O mesmo não ocorre, no entanto, com as pesquisas definidas como estudos de campo, estudos de caso, pesquisa-ação ou pesquisa participante. Nestas, os procedimentos analíticos são principalmente de natureza qualitativa. E, ao contrário do que ocorre nas pesquisas experimentais e levantamentos em que os procedimentos analíticos podem ser definidos previamente, não há fórmulas ou receitas predefinidas para orientar os pesquisadores. Assim, a análise dos dados na pesquisa qualitativa passa a depender muito da capacidade e do estilo do pesquisador.
Informações sobre o autor: 
GROULX, L.H. contribuição da pesquisa qualitativa à pesquisa social. In: POUPART, J. et all. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópoles: Vozes, 2008. p. 95-124.
Objetivos:
	“[...] A pesquisa qualitativa remete aqui a um espaço de práticas relativamente delimitadas e múltiplas. No que diz respeito à pesquisa social, nos referimos a uma definição restrita, ou seja, as pesquisa voltadas para o estudo dos problemas sociais e das práticas profissionais e institucionais para resolver estes problemas.” 
	“[...] A pesquisa qualitativa reivindicou e conquistou “uma autoridade” na esfera da pesquisa fundamental, no trabalho de elaboração teórica ou conceitual, particularmente no âmbito da teorização enraizada, ou do interacionismo simbólico, de tal forma que essas opções teóricas estão, agora, completamente assimiladas à pesquisa qualitativa. [...] geralmente, sua contribuição à pesquisa social, na renovação do olhar lançado sobre os problemas sociais e sobre os mecanismos profissionais e institucionais de sua gestão. Ela se esforça por conferir novas funções à pesquisa social, no campo administrativo ou político, bem como produzir um novo discurso sobre o social, que esteja em consonância com a vida democrática. Essa perspectiva não foi unânime.” (p.95)
Palavras-chave: 
Pesquisa qualitativa; pesquisa social; estatística; socioculturais.
Síntese esquemática da obra:
Uma releitura dos problemas sociais
“A contribuição da pesquisa qualitativa à pesquisa social é geralmente definida por ruptura ou por oposição à pesquisa quantitativa ou estatística. A consideração, pela pesquisa qualitativa, da multiplicidade das perspectivas e dos agentes compondo cada uma das categorias, obriga a romper a unidade artificial da categorização estatística e a revelar uma diversidade de situações, uma pluralidade de atores que se adaptam de maneiras variadas a situações diferentes, mobilizando um repertório variado de recursos. [...]”
“[...] A utilização das estatísticas na pesquisa social é, assim, considerada como equivalente a uma leitura burocrática e institucional, que só retém dos fenômenos aquilo que pode ser classificado, operacionalizado e organizado.”
“A crítica é baseada no duplo plano da validade das medidas e da representatividade dos dados e das estatísticas construídas pela pesquisa social, que se associa a uma visão administrativa e tecnocrática. [...]  (p. 96/97).
Um exemplo: a pobreza
“[...] A análise quantitativa constrói categorias estatísticas, divide os indivíduos em classes, em função de critérios econômicos e de variações de renda. A pesquisa social tende a reificar essas categorias estatísticas e tratá-las como categorias sociais reais. (p.99)
“Essa exigência do “olhar qualitativo”, para o estudo da pobreza, foi imposta na França, com o objetivo de avaliar a eficácia do programa de renda mínima de inserção, na luta contra a pobreza. O procedimento qualitativo foi imposto para delimitar as dinâmicas sociais dentro do programa do RMI.” (p.100)
Os mecanismos institucionais e profissionais
“O procedimento qualitativo, tanto pela observação participante, ou pelas entrevistas em profundidade, revelou-se produtivo no estudo dos meios institucionais, tais como os estabelecimentos, ou unidades de serviço, hospitalares, escolares os de serviços sociais. [...]” (p.104)
“A abordagem qualitativa se esforça por dissociar o discurso administrativo do profissional, bem como por tornar complexas suas análises, superando a leitura muito frequentemente individualista dos problemas sociais, pelas administrações públicas. A abordagem qualitativa leva, geralmente, com pesquisador a considerar o descompasso entre as definições institucionais ou profissionais das situações e aquelas dos sujeitos que a vivem.”
Conclusão
A contribuição da pesquisa qualitativa no campo da pesquisa social pode ser interpretada como um processo de inovação intelectual, remetendo ao que Bem-Davi (1991) designa como uma “hibridação de papéis”
Nessa reflexão sobre a contribuição da pesquisa qualitativa à pesquisa social, encontramo-nos diante de duas teses que se opõe:
Positiva: a inserção da pesquisa qualitativa no campo da pesquisa social modifica esta última, faz romper ou recoloca em questão suas categorias espontâneas e administrativas de percepção e análise dos problemas sociais.
Negativa- a relação da pesquisa qualitativa com a pesquisa social produz um saber, cuja validade científica permanece frágil e incerta.
http://conhecer21.blogspot.com.br/2012/04/contribuicao-da-pesquisa-qualitativa.html

Outros materiais