Buscar

RE Provas EAD de historia Anexos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1 - Historia de Educacao do Brasil Prova AV.docx
História de Educação do Brasil Prova AV
		1a Questão (Ref.: 201301029748)
		6a sem.: A educação no período regencial
		DESCARTADA 
		De acordo com o Ato Adicional de 1834, em relação à educação, cada província do Brasil se tornava autônoma para organizar, o ensino primário e secundário. O ensino superior, porém, ficaria sob a responsabilidade do governo central em todo território nacional. Somente no Município Neutro do Rio de Janeiro, o município onde se localizava a sede do Governo Imperial, o ensino primário e secundário também estaria sob a responsabilidade do governo central. São características no ensino no Brasil a partir da criação do Ato Adicional de 1834 exceto: 
				
		
		A existência de um sistema escolar primário e secundário organizado pelo governo central em cada província, independente do sistema organizado pela província.
		
		A criação de um sistema escolar primário e secundário próprio para cada província organizada pelo governo local, não necessariamente articulado com o ensino superior, este último organizado pelo governo central.
		
		Em relação ao ensino secundário no município do Rio de Janeiro, o governo regencial criou o Colégio Pedro II com um curso de sete anos de duração.
		
		A não obrigatoriedade de freqüentar sistema escolar primário e secundário para ser admitido às faculdades de ensino superior.
		
		A inexistência de uma rede de aulas avulsas com professores pagos pelo governo, funcionando independentemente da supervisão do governo central.
		
		
		 2a Questão (Ref.: 201301029608)
		15a sem.: As Perspectivas atuais da Educação
		Pontos: 0,0  / 0,8 
		(IPAD / PE / 2006 - adaptada) Foi no governo Fernando Henrique Cardoso que o ensino fundamental conseguiu absorver 97,4% dos alunos nesta faixa de idade escolar, praticamente resolvendo o problema, neste nível de ensino, da chamada quantidade. No entanto, luta-se agora pela questão da qualidade de ensino, entendida como: 
				
		
		a aquisição de competências técnicas e profissionais. 
		
		a exigência de qualificação do professor. 
		
		a reprodução do modelo da escola privada. 
		
		o domínio dos conteúdos elementares: ler, escrever e contar. 
		
		o apropriar-se de competências intelectuais, morais e profissionais. 
		
		
		 3a Questão (Ref.: 201301029738)
		5a sem.: A educação na época pombalina
		Pontos: 0,8  / 0,8 
		Os jesuítas foram expulsos das colônias portuguesas por Sebastião José de Carvalho e Melo, o Marquês de Pombal, primeiro-ministro de Portugal de 1750 a 1777. Pombal pensava em reerguer Portugal da decadência que se encontrava diante de outras potências européias da época. A educação jesuítica não convinha aos interesses comerciais emanados por Pombal que tinha como objetivo organizar educação para servir aos interesses do Estado. 
Marque, dentre as alternativas abaixo, aquela que NÂO se relaciona com as mudanças implantadas por Pombal em relação à educação: 
				
		
		Pombal introduziu importantes mudanças no sistema de ensino do reino e das colónias - que até essa época estava sob a responsabilidade da Igreja -, passando-o ao controle do Estado.
		
		A escalada de Pombal, marcada pelo anti-clericalismo teve como característica a expulsão dos jesuítas de Portugal e seus domínios. Para justificar seu ato, o ministro acusou a ordem de participar de uma tentativa de regicídio e de tentar fundar no Brasil um Império Teocrático. 
		
		Com a expulsão dos jesuítas da colônia, foram criadas as aulas régias do ensino que passaria do domínio dos jesuítas para o domínio dos franciscanos, o que levou à criação de mais um tributo, o subsídio literário.
		
		Com a expulsão dos jesuítas do império português, o Marquês determinou que a educação na colônia passasse a ser transmitida por leigos nas chamadas Aulas Régias. Até então, o ensino formal estivera a cargo da Igreja.
		
		O fim das escolas jesuíticas de Portugal e de todas as colônias, bem como a criação das aulas régias de Latim, Grego e Retórica.
		
		
		 4a Questão (Ref.: 201301029571)
		11a sem.: O grande debate na educação: o Manifesto dos Pioneiros
		Pontos: 0,0  / 0,8 
		(IPAD / PE / 2006 / adaptada) Em 1932, com o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, os signatários daquele documento chamavam a atenção da sociedade para a necessidade de articulação entre educação, desenvolvimento econômico e democracia. Assinale a resposta correta: 
				
		
		Cada uma destas instâncias (educação, democracia e desenvolvimento) exige uma política pública própria e independente umas das outras. 
		
		Esta relação não é comprovada, pois o Brasil é a 14° potência industrial e possui 15 milhões de adultos analfabetos. 
		
		O Manifesto mostrou, acertadamente, que esta relação é pertinente: embora a educação não crie a democracia, ela pode formar a sensibilidade democrática e preparar quadros para o arranque industrial. 
		
		O Manifesto não teve nenhuma repercussão, sobretudo porque vivíamos numa ditadura e seu conteúdo só foi conhecido após a queda de Vargas, em 1945. 
		
		A Alemanha, país mais ¿educado¿ e desenvolvido da Europa nos anos 30 se tornou um regime totalitário. Logo, não há relação entre educação e democracia, que pertencem a campos institucionais completamente diferentes. 
		
		
		 5a Questão (Ref.: 201301111127)
		10a sem.: Rivadávia Correa
		Pontos: 0,8  / 0,8 
		A Reforma Rivadávia Correa, de 1911, pretendeu que o curso secundário se tornasse formador do cidadão e não como simples promotor a um nível seguinte. Retomando a orientação positivista, prega a liberdade de ensino, entendendo-se como a possibilidade de oferta de ensino que não seja por escolas oficiais, e de freqüência. Além disso, prega ainda a abolição do diploma em troca de um certificado de assistência e aproveitamento e transfere os exames de admissão ao ensino superior para as faculdades. Discuta os efeitos da reforma de Rivadávia Correa na organização da educação no Brasil.
				
		
Resposta: Os efeitos foram tentar organizar o ensino para valorizar o ensino secundário para pregar a liberdade de escolha do estudante de se quer ingressar o ensino supeiror ou não.
		
Gabarito: Os resultados desta Reforma foram desastrosos para a educação brasileira. Destitui os avanços anteriores e enfraquece a organização das instituições de ensino.
		
		
		 6a Questão (Ref.: 201301111343)
		15a sem.: Atualidade Educacional
		Pontos: 0,8  / 0,8 
		Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que para quase metade (48,7%) dos brasileiros a educação no país melhorou. 
Entretanto, dos 2.773 entrevistados, 27,3% avaliam que não houve mudanças na qualidade do ensino e quase um quarto (24,2%) acredita que o sistema piorou. (Disponível no site do jornal correioregionalibaiti - blogspot.com)    
Os problemas na educação do Brasil não são novos. Alguns são heranças longínquas. 
Faça uma breve análise dos principais problemas existentes no sistema educacional do Brasil colônia.
				
		
Resposta: Os problemas educacionais do Brasil colônia são: o ensino de caráter elitista; não havia ensino superior e a estrutura das escolas eram precários.
		
Gabarito: Falta de estrutura, investimento, além de problemas na própria implantação do modelo pedagógico voltado praticamente, no caso dos índios, para a catequese. Pode-se citar ainda a exclusão de índios e mulheres do processo educacional.
7a Questão (Ref.: 201301029576)
		12a sem.: As Leis Orgânicas do Ensino
		Pontos: 0,8  / 0,8 
		(IPAD / PE / 2006 - adaptada) Nos anos de 1920 e 1930, vários Estados brasileiros promoveram reformas educacionais baseadas no ideário da Escola Nova. Nesse cenário destaca-se a figura do educador: 
				
		
		Moacir de Albuquerque. 
		
		Anísio Teixeira 
		
		Pinto Júnior. 
		
		Anita Paes Barreto. 
		
		João Barbalho. 
		
		
		 8a Questão (Ref.: 201301029583)
		14a sem.: A educação reprimida: o projeto de educação da ditadura militar
		Pontos: 0,8  / 0,8 
		(ENADE 2008 / adaptada) Do período de 1964 a 1984 o Brasil viveu sob o controle de uma Ditadura Militar e passou por profundas alterações no seu panorama educacional. Nesse cenário destaca-se a Reforma Universitária (Lei 5540), de 1968, que procurava:
 
I. Institucionalizar o vestibular, idêntico em seu conteúdo para todos os cursos e áreas de conhecimento e unificado em sua execução. 
II. Promover a liberdade de ensino com a concentração das decisões nas mãos dos reitores.
III. Assegurar o controle do ensino superior brasileiro pela política do regime. 
				
		
		Somente a opção I está correta.
		
		Somente as opções II e III estão corretas.
		
		Somente as opções I e III estão corretas. 
		
		Somente as opções I e II estão corretas. 
		
		Somente a opção III está correta. 
		
		
		 9a Questão (Ref.: 201301029589)
		12a sem.: Educação Brasileira
		Pontos: 0,8  / 0,8 
		Ainda no regime do Estado Novo, reformas educacionais foram implementadas e o Ministro Gustavo Capanema foi um dos mais importantes nesse período, criando as chamadas Leis Orgânicas do Ensino. Dentre estas estavam os decreto-lei 4.048, de 22 de janeiro, cria o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), e o Decreto-lei 4.073, de 30 de janeiro, regulamentando o ensino industrial. Sendo assim é possível inferir que o Estado Novo desejou:
				
		
		Descolar o ensino do mundo do trabalho.
		
		Manter a dicotomia entre trabalho intelectual e o trabalho manual.
		
		Acabar com a distinção de formação entre classes sociais.
		
		Proporcionar a unidade de teoria e prática no ensino.
		
		Elevação da educação baseada no trabalho manual.
		
		
		 10a Questão (Ref.: 201301111145)
		15a sem.: Atualidade
		Pontos: 0,0  / 0,8 
		No fim do Regime Militar a discussão sobre as questões educacionais já havia perdido o seu sentido pedagógico e assumido um caráter político. Para isso, contribuiu a participação mais ativa de pensadores de outras áreas do conhecimento que passaram a falar de educação num sentido mais amplo do que as questões pertinentes à escola, à sala de aula, à didática, à relação direta entre professor e estudante e à dinâmica escolar em si mesma. Impedidos de atuarem em suas funções, por questões políticas durante o Regime Militar, profissionais de outras áreas, distantes do conhecimento pedagógico, passaram a assumir postos na área da educação e a concretizar discursos em nome do saber pedagógico. No bojo da nova Constituição, um Projeto de Lei para uma nova LDB foi encaminhado à Câmara Federal, pelo Deputado Octávio Elísio, em 1988. No ano seguinte, o Deputado Jorge Hage enviou à Câmara um substitutivo ao Projeto e, em 1992, o Senador Darcy Ribeiro apresentou um novo Projeto que acabou por ser aprovado em dezembro de 1996, oito anos após o encaminhamento do Deputado Octávio Elísio. O projeto de lei criou
				
		
		o Fundeb - Fundo Nacional para a Educação Básica.
		
		os Planos Nacionais de Educação.
		
		o Plano de Diretrizes e Bases da Educação.
		
		a Confederação das Universidades Federais.
		
		os Currículos Unificados Nacionais.
		
		
		 11a Questão (Ref.: 201301111125)
		10a sem.: República
		Pontos: 0,0  / 0,8 
		República proclamada adotou o modelo político americano baseado no sistema presidencialista. Na organização escolar percebe-se influência da filosofia positivista. A Reforma de Benjamin Constant tinha como princípios orientadores a liberdade e laicidade do ensino, como também a gratuidade da escola primária. Estes princípios seguiam a orientação do que estava estipulado na Constituição brasileira. Uma das intenções desta Reforma era transformar o ensino em formador de alunos para os cursos superiores e não apenas preparador. Outra intenção era substituir a predominância literária pela científica. Esta Reforma foi bastante criticada: pelos positivistas, pois:
				
		
		respeitava os princípios pedagógicos de Comte; pelos que defendiam a predominância literária, já que o que ocorreu foi o acréscimo de matérias científicas às tradicionais, tornando o ensino enciclopédico. 
		
		não respeitava os princípios pedagógicos de Comte; pelos que defendiam a predominância literária, já que o que ocorreu foi o acréscimo de matérias científicas às tradicionais, tornando o ensino marxista. 
		
		não respeitava os princípios pedagógicos de Comte; pelos que defendiam a predominância literária, já que o que ocorreu foi o acréscimo de matérias literárias e artísticas às tradicionais, tornando o ensino enciclopédico. 
		
		não respeitava os princípios pedagógicos de Comte; pelos que defendiam a predominância literária, já que o que ocorreu foi o acréscimo de matérias científicas às tradicionais, tornando o ensino enciclopédico. 
		
		não respeitava os princípios pedagógicos de Hegel; pelos que defendiam a predominância literária, já que o que ocorreu foi o acréscimo de matérias científicas às tradicionais, tornando o ensino enciclopédico. 
2 - Prova de Analise Textual AV1.docx
Prova de Análise Textual AV1
		1a Questão (Cód.: 8634)
		Pontos: 0,5  / 0,5
		Diante de uma constatação com pessoas de uma mesma nacionalidade falarem a mesma língua e mesmo assim, às vezes, terem problemas de entendimento, podemos deduzir que:
				
		
		A língua não é um produto socializado.
		
		Os membros de uma mesma comunidade (nação) não falam a mesma língua.
		
		A língua é um produto que varia aleatoriamente.
		
		A língua é um produto uniforme e homogêneo.
		 
		A língua é um produto social que tem uma base comum para os membros de uma mesma comunidade e que varia de acordo com a região, a escolaridade, a situação e o estilo.
		
		
		 2a Questão (Cód.: 174744)
		Pontos: 0,0  / 0,5
		A ____________é responsável pelos conectivos que promovem o entendimento de um texto.
				
		
		( ) Variação
		 
		( ) coesão
		
		( ) Textualidade
		 
		( ) coerência
		
		
		 3a Questão (Cód.: 178700)
		Pontos: 0,5  / 0,5
		A alternativa que melhor completa o provérbio abaixo, sem torná-lo incoerente, é: ¿Quem pariu Mateus ........... embale.¿
				
		
		O
		
		SÓ
		
		NÃO
		 
		QUE O
		
		A ELE
		
		
		 4a Questão (Cód.: 174757)
		Pontos: 1,0  / 1,0
		Em relação ao conceito de texto, marque a única alternativa que NÃO é correta:
				
		
		( )Pode-se considerar como texto uma unidade de comunicação da língua portuguesa que possui coerência e coesão.
		
		( ) Texto é uma unidade de comunicação que transmite uma unidade completa.
		 
		( ) " Fogo!"- Não é um exemplo de texto,
uma vez que não traduz uma ideia completa.
		
		( ) Podemos observar textos que apresentam uma única palavra.
		
		Não podemos considerar um texto a seguinte sequência:  "Nós fogo todavia de igreja"
 
		
		
		 5a Questão (Cód.: 174868)
		Pontos: 1,0  / 1,0
		Marque a ÚNICA OPÇÃO em que a mensagem NÃO  pode ser compreendida/decodificada de forma a trazer uma comunicação eficiente:
				
		
		Vejam que maravilha de vídeo!
		
		Silêncio!
		
		Você estudou para a prova de AV1?
		 
		Prova nota não fez.
		
		Você tem 23 e-mails não lidos em sua caixa de entrada.
		
		
		 6a Questão (Cód.: 26012)
		Pontos: 0,0  / 1,0
		Identifique a modalidade da linguagem empregada no seguinte enunciado:
"Quando nós fala assim tem que ficá queto mesmo. Pode vir agora com os alemão que o bagulho vai ficar salgado pro lado deles, tá ligado".
				
		
		Registro formal, na modalidade oral.
		 
		Registro vulgar, na modalidade oral.
		
		Registro coloquial, na modalidade escrita.
		
		Norma culta, na modalidade escrita.
		 
		Registro regional, na modalidade oral.
		
		
		 7a Questão (Cód.: 174765)
		Pontos: 0,0  / 1,0
		No enunciado: "Se eu morrer antes de você, faça-me um favor. Chore o quanto quiser, mas não brigue com Deus por Ele haver me levado." (Vinícius de Moraes),Podemos estabelecer a relação de:
				
		
		não apresenta coesão
		
		( ) Coesão referencial gramatical por conjunção
		
		( ) Coesão sequencial por conexão
		 
		( ) Coesão referencial gramatical por pronome
		 
		( ) Coesão sequencial temporal
		
		
		 8a Questão (Cód.: 9087)
		Pontos: 0,5  / 0,5
		Sabemos que, em todas as línguas, há diferentes tipos de variação: por região, por escolaridade, por idade, por classe social.  Isso nos mostra o quanto as línguas são dinâmicas e nos aponta que essas variações independem de ser o sistema linguístico utilizado em um país do primeiro ou do terceiro mundo.
Quando analisamos a variação por idade, percebemos que os jovens costumam inserir estruturas novas em suas falas, enquanto pessoas de mais idade tendem a ser mais conservadoras. Isso não significa dizer que um grupo possui maneira de falar mais correta que o outro e sim que eles possuem diferentes formas para comunicar suas ideias. Por exemplo, enquanto muitos jovens dizem 'Geral foi lá', pessoas de mais idade diriam 'Todos foram lá'.  No entanto, apesar desse movimento de variação, para que uma estrutura seja inserida no sistema da língua, é preciso que seu uso se amplie e, por isso, muitas delas desaparecem sem ao menos terem sido dicionarizadas. 
A partir da leitura do parágrafo acima, qual das afirmativas a seguir está correta?
				
		
		Os idosos falam de maneira mais correta que os jovens e, por isso, comunicam melhor suas ideias.
		
		A variação linguística é um fenômeno que só ocorre nas línguas faladas em países de terceiro mundo.
		 
		A língua é um fenômeno dinâmico e, por isso, passa por transformações.
		
		Na língua, todas as inovações são aceitas pelos falantes.
		
		Os jovens utilizam as formas mais corretas porque frequentam a escola.
		
		
		 9a Questão (Cód.: 9075)
		Pontos: 1,0  / 1,0
		Leia o texto a seguir.
Linguagem: Até que ponto existimos a partir do momento em que falamos?
Luciana Arruda
Desde que nascemos, estamos mergulhados no mundo da linguagem. Da fala, da língua pertencente ao meio em que vivemos. Crescemos dentro da nossa família ouvindo - na maioria das vezes - nossos pais a falarem conosco, além de gestos e sinais, através da fala, das palavras. Nosso pensamento, a forma de entendermos as coisas, o mundo, começa, então, a ter por primordial as palavras, a linguagem, o nome das coisas existentes no mundo. Construímos na consciência uma espécie de "biblioteca" onde depositamos tudo o que é ouvido e entendido. Guardamos ideias, significados, palavras, e com essa "base de dados" nos expressamos verbalmente pela fala. É como se selecionássemos - pegando na prateleira da biblioteca - palavra por palavra, criando estruturas de entendimento para a comunicação. Quase parecido com uma receita de bolo: você + é + muito + simpática, resultando no queremos dizer pelo que estamos sentindo ou sobre algo ou alguém.
(Disponível em http://kplus.cosmo.com.br/materia.asp?co=199&rv=Literatura)
 
 
A partir da leitura do texto acima, é INCORRETO afirmar que:
				
		
		A linguagem é uma atividade essencialmente humana e, por isso, depende da existência de grupos sociais.
		
		A partir da língua das pessoas que nos cercam, armazenamos estruturas em nossos cérebros.
		
		Através da linguagem,  compreendemos o mundo que nos cerca.
		 
		Quando queremos dizer alguma coisa, partimos somente das palavras aprendidas na escola.
		
		A língua é um sistema construído pelos indivíduos a partir da fala das pessoas que os cercam.
		
		
		 10a Questão (Cód.: 174774)
		Pontos: 0,0  / 1,0
		Em relação aos enunciados do tipo: "Socorro!" e " Silêncio!" É correto afirmar que:
				
		
		( ) Não é possível haver comunicação com um única palavra.
		
		( ) Neste contexto não pode haver entendimento por falta de elementos linguísticos
		 
		( ) Através de uma única palavra foi comunicada uma ideia completa.  
		 
		( ) Não comunica uma ideia completa.
		
		Com uma única palavra não construímos sequência coerente.
3 - Prova de Analise Textual AV2.docx
Prova de Análise Textual AV2
		1a Questão (Cód.: 8386)
		Pontos: 0,0  / 0,5
		Observe a estrutura do parágrafo que se segue:
 
"Fotografar é colocar na mesma linha de mira a cabeça, o olho e o coração", bem definiu o francês Henri Cartier-Bresson (1908-2004), um dos profissionais dessa arte mais célebres do século XX. Porém, não era isso o que ocorria no pátio da EEEF Ismael Chaves Barcelos, em Caxias do Sul, município de Porto Alegre. Lá, embora os jovens costumassem clicar durante o intervalo das aulas para passar o tempo, não tinham um olhar apurado para reconhecer os elementos que compõem a linguagem fotográfica e são fundamentais para garantir boas imagens.
 
Assinale a alternativa que classifica adequadamente:
				
		
		Tópico Frasal por interrogação
		 
		   Tópico Frasal por definição
		 
		Tópico Frasal por alusão histórica/citação
		
		 Tópico Frasal por divisão
		
		  Tópico Frasal por  declaração inicial
		
		
		 2a Questão (Cód.: 179002)
		Pontos: 0,0  / 0,5
		Assinale a opção em que a preposição "por" exprime a mesma ideia que possui em:
"Falo por palavras tortas"
				
		 
		Reze por todos nós.
		
		Lutamos por um mesmo ideal.
		 
		Mandou notícias por telegrama.
		
		Um homem prevenido vale por dois.
		
		Todos o têm por sábio.
		
		
		 3a Questão (Cód.: 12302)
		Pontos: 0,5  / 0,5
		Diante de uma afirmação como: "Aceitamos como a melhor língua a que se encontra ligada aos melhores escritores e consideramos como melhores escritores os que melhor escrevem a língua. Assim não vamos longe." (Otto Jespersen, 1925. In: MATEUS, M. Helena e CARDEIRA, Esperança. Norma e Variação, Lisboa, editora Caminho, 2007). Percebe-se a discordância
da prática evidenciada pelo autor. Tal discordância deve-se ao fato de:
				
		
		Como a língua é um fenômeno variável, seria natural que se considerasse a língua dos melhores escritores como a melhor.
		
		A língua dos melhores escritores pode ser considerada a melhor porque comunica sem nenhum problema em relação a uso de vocabulário, concordâncias etc., de modo que todos entendem melhor também.
		 
		O fato de não se concordar que exista uma modalidade de língua melhor que a outra reside no fato de a língua se comportar diferentemente em cada situação e ser considerada correta se está devidamente adequada à situação em que está sendo usada.
		
		Considerar que a língua dos melhores escritores é a melhor resultaria numa posição elitista que é correta em relação aos estudos linguísticos.
		
		Como a língua é um fenômeno homogêneo, não se comporta da mesma maneira para toda a comunidade. Por isso termos de eleger a melhor forma de utilizá-la.
		
		
		 4a Questão (Cód.: 174832)
		Pontos: 0,0  / 1,0
		Nas frases abaixo temos o mesmo significado, porém em idiomas diferente, vejam:
Estudar a nossa lingual é gratificante! (Português)
To study our language and rewarding! (Inglês)
 Die Studie unsere Sprache und lohnende! (Alemão)
 Com base no estudado podemos dizer que estamos citando exemplos de:
				
		 
		Linguagem
		
		Cultura
		
		Tradução
		
		Fala
		 
		Língua
		
		
		 5a Questão (Cód.: 23576)
		Pontos: 0,0  / 0,5
		Leia o texto a seguir:
 Comunicar-se é muito difícil... Um jovem médico está agora trabalhando numa cidadezinha do sertão, dentro de um plano do governo para assistir as populações do interior. Seu divertimento é anotar as queixas mais estranhas que o povo lhe apresenta. Um homem quer remédio para dor nas cruzes (coluna). Um jovem diz que sofre de estalecida (sinusite). Um velho esclarece: Semana passada, doutor, me deu um andaço à noite toda. Outro reclama que, quando consegue dormir, o galo já está amiudando. Um moço vem e diz: meu intestino é ruim, doutor, porque troca o estômago. Um terceiro conta que sua mulher vertiginou. A comadre manda por escrito suas queixas: Sinto uma frieza no coração, sinto um cansaço, sinto um desânimo na vida. Sinto os nervos agitados e um modo do entalo que danou-se. O jovem médico diz que, apesar da dificuldade de comunicação, ele sempre acaba entendendo as queixas dos pacientes. Mas um dia perdeu-se completamente. O matuto chegou e lhe disse muito firme: - Doutor, quero que o senhor bote minha mulher no ginásio. Uma ajudante, moça da terra, veio em seu socorro: - É parto, doutor. A maternidade funciona no prédio do ginásio.
De acordo com o texto, o médico tinha dificuldade para entender as queixas de seus pacientes, pois:
				
		 
		ele dominava um vocabulário muito mais rebuscado que o das pessoas do sertão.
		
		seus pacientes usavam a língua de forma inadequada e incorreta.
		 
		ele não domina o repertório linguístico usado pelas pessoas do interior.
		
		ele aparentava não fazer muito esforço para compreender o que as pessoas diziam.
		
		ele não havia estudado o suficiente para compreender o que as pessoas diziam.
		
		
		 6a Questão (Cód.: 178701)
		Pontos: 0,0  / 0,5
		A alternativa que melhor completa o provérbio a seguir, sem torná-lo incoerente, é: ........... meu filho beija, minha boca adoça.
				
		
		O
		
		DO
		
		A QUEM
		 
		SE
		 
		QUEM
		
		
		 7a Questão (Cód.: 8914)
		Pontos: 0,5  / 0,5
		Leia o trecho abaixo extraído de Koch e Travaglia (2001):
“A coerência está diretamente ligada à possibilidade de se estabelecer um sentido para o texto, ou seja, ela é o que faz com que o texto faça sentido para os usuários, devendo,portanto, ser entendida como um princípio de interpretabilidade, ligada à inteligibilidade do texto numa situação de comunicação e á capacidade que o receptor tem para calcular o sentido deste texto.” (p. 21)
 
Agora, leia a piada a seguir.
 
Eu costumava odiar ir a casamentos porque havia sempre aquele momento no final da cerimônia, em que todas as avós e tias vinham a mim e davam-me uma cotoveladinha e diziam com um ar melado:
"O próximo é você!"
Mas pararam de fazer isso quando eu passei a fazer-lhes a mesma coisa nos funerais!
 
Com base nas  leituras efetuadas acima, analise as afirmações abaixo.
 
I-                               Apesar de termos os mesmos elementos organizados da mesma maneira, a sequência “O próximo é você!” apresenta interpretações diferentes em função da situação comunicativa em que foi utilizada.
II-                             As avós e tias, descritas na piada, pararam de dizer ao narrador “O próximo é você!” porque não entenderam o que essa sequência significa em funerais.
III-                          A sequência “O próximo é você!”, nos contextos apresentados na piada, pode ser interpretada como “O próximo a casar é você” e “O próximo a morrer é você”.
 
Esta(ão) CORRETA(S) as afirmações:
				
		
		I, apenas.
		 
		I e III, apenas.
		
		I e II, apenas.
		
		II e III, apenas.
		
		I, II e III.
		
		
		 8a Questão (Cód.: 23993)
		Pontos: 1,0  / 1,0
		Leia o texto:
Saudados por ecologistas como arcas de Noé para o futuro, por serem repositórios de espécies animais e vegetais em extinção acelerada noutras áreas do país, alguns dos 25 parques nacionais do Brasil tiveram, na semama passada, a sua paisagem mutilada pelo fogo. A rigorosa estiagem que acompanha o inverno no Centro-Sul ressecou a vegetação e abriu caminho para que as chamas tragassem 6 dos 33 quilômetros quadrados do parque Nacional da Tijuca, próximo à cidade do Rio de Janeiro, e convertessem em carvão 10% dos 300 quilômetros quadrados do Parque Nacional de Itatiaia, na divisa de Minas Gerais com o Estado do Rio. Contido pelos bombeiros já no fim de semana, na Tijuca, e abafado por uma providencial chuva no Itatiaia, na quarta-feira, o fogo pipocou em outro extremo do país. Naquele dia, o incêndio começou no Parque da Serra da Capivara, no sertão do Piauí, calcinado há seis anos pela seca, e avançou pela caatinga, que esconde as pinturas rupestres inscritas na rocha, há pelo menos 31.500 anos, pelo homem brasileiro pré-histórico. (ISTO É, 22/08/1984)
O autor justifica o fato de os ecologistas referirem-se aos parques nacionais como "Arcas de Noé" para o futuro da seguinte maneira:
				
		
		porque são áreas preservadas da caça e pesca indiscriminadas
		
		porque há agentes florestais incumbidos de zelar pelos animais e vegetais dos parques.
		
		porque nesses parques colecionam-se casais de espécies animais e vegetais em extinção noutras áreas
		 
		porque espécies animais e vegetais que estão se extinguindo em outras regiões têm preservadas sua sobrevivência nesses parques
		
		porque ocupam espaços administrativamente delimitados pelo governo
		
		
		 9a Questão (Cód.: 42396)
		Pontos: 1,5  / 1,5
		A - Observe as oracões destacadas abaixo e, em seguida, reúna-as em um único periodo, estabelecendo entre os dois fatos uma relação coesa.
O desequilíbrio ecológico instalou-se. Os petroleiros lavaram seus tanques.
B -  Explique a relação que você estabeleceu entre os dois fatos. Indique outros dois articuladores (elos coesivos) que tenham o mesmo sentido.
				
		
Resposta: Se instalou o desequilíbrio
ecológico quando petroleiros lavaram os tanques. Para reunir em um único período utilizei o conectivo quando para deixar a frase mais coerente. Articuladores: Que; Onde
		
Gabarito: A - Sugestão - O desequilibrio ecologico instalou-se desde que/ depois que os petroleiros lavaram seus tanques. B - Pode-se estabelecer relação de causa, consequência, tempo, explicação.
		
		
		 10a Questão (Cód.: 171091)
		Pontos: 1,5  / 1,5
		Sabe-se que o processo de coesão envolve mecanismos de relação entre os elementos que constituem a superfície textual: a coesão revela-se através de marcas linguísticas, organizando a sequência do texto. A partir dessa afirmativa, analise o uso do conectivo PORQUE no período a seguir. Qual é o tipo de coesão que temos? Qual o significado trazido pelo conectivo PORQUE ao período?
A colheita foi muito boa porque o clima esteve bastante adequado este ano.
				
		
Resposta: Tipo de coesão é explicativa no período. O significado expresso no conectivo porque está explicando a razão de que a colheita foi boa.
		
Gabarito:
Temos coesão sequencial, ou seja, um tipo de coesão que permite a progressão da informação pela ordenação linear dos elementos, pela utilização de partículas temporais e pela correlação dos tempos verbais. O conectivo PORQUE promove a articulação sintática entre a oração 'A colheita foi muito boa' e a oração 'o clima esteve bastante adequado este ano' e traz o sentido de explicação.
4 - Prova de Aspectos Antropologicos AV1.docx
Prova de ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO AV1
		1a Questão (Cód.: 86175)
		Pontos: 0,5  / 0,5
		Em "Cultura e Razão Prática", Marshall Sahlins constrói uma crítica antropológica que consiste em desmistificar a noção segundo a qual as culturas humanas seriam, antes de mais nada, constituídas por motivos utilitários e racionalidades práticas. Assinale, dentre as alternativas abaixo, aquela na qual encontramos uma importante corrente de pensamento muito em voga no Século XX e com a qual o autor vai dialogar no referido livro. 
				
		
		Positivismo.
		
		Neoliberalismo.
		 
		Marxismo.
		 
		Pós-modernismo.
		
		Interpretativismo.
		
		
		 2a Questão (Cód.: 86188)
		Pontos: 0,5  / 0,5
		No capitalismo, o direito da propriedade das fábricas e demais meios de produção pertence a uma minoria, sendo os trabalhadores obrigados a vender o único bem que possuem, que é a sua força de trabalho. Diferente da escravidão, onde os próprios trabalhadores pertencem aos seus senhores, no modo de produção capitalista predomina o trabalho assalariado. Neste sentido, para Karl Marx, as classes sociais predominantes no modo de produção capitalista seriam:
				
		
		os senhores e os servos.
		
		os capitalistas e os escravos.
		 
		a burguesia e o proletariado.
		
		os empresários e os plebeus.
		
		os ricos e os pobres.
		
		
		 3a Questão (Cód.: 51368)
		Pontos: 0,0  / 0,5
		Levando em conta os "Antecedentes históricos do conceito de cultura" de Roque de Barros Laraia, marque a alternativa ERRADA na questão abaixo:
				
		 
		A preocupação de Tylor era a diversidade cultural e o desenvolvimento desse conceito de cultura como um fenômeno natural, continua sendo seguido pelos antropólogos na contemporaneidade.
		
		Edward Tylor, definiu cultura como um todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade.
		
		Segundo Tylor, todas as culturas deveriam passar pelas mesmas etapas de evolução, o que tornava possível situar cada sociedade humana dentro de uma escala que ia da menos a mais desenvolvida.
		 
		O conceito de cultura foi definido pela primeira vez por Edward Tylor, Antropólogo inglês, nascido em 1832 e falecido em 1917.
		
		O homem então passa a ser diferenciado dos demais animais por ter a seu dispor duas notáveis propriedades: a possibilidade de de comunicação oral e a capacidade de fabricação de instrumentos, capazes de tornar mais eficientes o seu aparato biológico.
		
		
		 4a Questão (Cód.: 15806)
		Pontos: 0,5  / 0,5
		Sobre o conceito de cultura, é legítimo afirmar que:
				
		
		Opõe-se a contextos sem escolarização formal
		
		Integra-se somente a uma visão de mundo refinada, excludente e oriunda da educação superior
		 
		Pode ser concebido como todo processo de transformação da natureza pelo homem
		
		Encontra-se arraigada a uma visão de mundo teocêntrica, em nosos dias
		
		Exig um conhecimento prévio de um repertório especializado, além de uma educação formal
		
		
		 5a Questão (Cód.: 53717)
		Pontos: 0,0  / 1,0
		Observando Ferreira (1995): "Nas primeiras fases da Revolução Industrial, ainda predominavam, entre as classes dominantes, a ideia de que seria perigoso instruir as camadas pobres". "Outra hipótese para explicar a pressão pela educação das camadas operárias (...). Acreditavam que apenas a escola poderia incutir nas crianças, os futuros trabalhadores, valores e normas como pontualidade, assiduidade, confiabilidade e submissão à autoridade. Esses são os mesmos valores que os empregadores exigiam de seus empregados". Com base nessas afirmativas, coloque V para verdadeiro e F para falso e escolha a alternativa com a sequência correta:
I) O modernismo era tomado pos imagens de máquinas, enquanto o pós-modernismo é usualmente tomado pos máquinas de imagens. ( )
II) A visão moderna deu ênfase ao individualismo, o homem passou a ser o centro da criação, dotado de capacidade de moldar o mundo. ( )
III) A revolução industrial manteve o foco da educação, no sentido liberal, ela garantiu a vitória dos ideais democráticos. ( )
IV) A pós-modernidade, no contexto escolar, busca constantemente a beleza, a limpeza, a ordem. (...) a educação pública não atende as demandas da sociedade. ( )
				
		
		F V V F
		 
		V V F V
		
		V F V F
		
		V V V V
		 
		F F F V
		
		
		 6a Questão (Cód.: 20209)
		Pontos: 0,0  / 1,0
		Tylor propôs um conceito de cultura. Faz parte de sua visão ou concepção:
1. Uma abordagem unilinear, considerando que cada sociedade seguiria o seu curso histórico através de três estágios.
2. A reconstrução da história de povos ou regiões particulares.
3. O relativismo cultural
4. A cultura é um fenômeno natural, que possui causas e regularidades, permitindo um estudo objetivo.
5. A diversidade é explicada como o resultado da desigualdade de estágios existentes no processo de evolução.
Estão corretas as alternativas:
				
		
		1 – 4
		
		1 - 2 – 5
		 
		2 - 3 – 4
		
		2 - 3 – 5
		 
		1 - 4 – 5
		
		
		 7a Questão (Cód.: 24933)
		Pontos: 0,0  / 1,0
		Analise as afirmações abaixo sobre cultura:
I - O homem é o resultado do meio cultural em que vive.
II - O homem é um herdeiro de um longo processo acumulativo, que reflete o conhecimento e a experiência adquiridos pelas gerações anteriores.
III - A manipulação adequada e criativa do patrimônio cultural permite as inovações e as invenções.
Está(ão) correta (s) a (s) afirmativa(s) acima:
				
		 
		Somente a II.
		
		Somente a I e a II.
		 
		Todas estão corretas.
		
		Somente a
I.
		
		Somente a II e a III.
		
		
		 8a Questão (Cód.: 12801)
		Pontos: 1,0  / 1,0
		A racionalização e a burocratização alteraram radicalmente os modos de educar.Por isso, a educação para Weber, na medida em que a sociedade se racionaliza, torna-se fator de estratificação social por meio de distinção, honras, dinheiro, méritos.Weber distingue três tipos de educação.
Marque a alternativa que NÃO corresponde aos tipos de educação construídos por Weber:
				
		
		educação para uma conduta de vida
		
		educação para o conhecimento
		 
		educação para emancipar
		
		educação para despertar o carisma
		
		educação para moldar
		
		
		 9a Questão (Cód.: 12817)
		Pontos: 1,0  / 1,0
		Relacionando o trecho da música a seguir a teoria de Karl Marx.
"Um homem se humilha se castram seus sonhos / Seu sonho é sua vida/ e a vida trabalho/ E sem o seu trabalho/ O homem não tem honra/ e sem a sua honra/ se morre, se mata/ Não dá prá ser feliz". (Menino Guerreiro - Gonzaguinha)
Somente uma das ideias abaixo NÃO está de acordo, assinale essa opção:
 
				
		
		Trabalho
		
		Dialética
		
		classes sociais
		
		Alienação
		 
		solidariedade mecânica e orgânica
		
		
		 10a Questão (Cód.: 27654)
		Pontos: 1,0  / 1,0
		Consideramos que é progressista, sã e legitima a tendência da indústria moderna de incorporar as crianças e os jovens para que cooperem no grande trabalho da produção social, embora sob o regime capitalista ela tenha sido deformada até chegar a uma abominação. Em todo regime social razoável, qualquer criança de 9 anos de idade deve ser um trabalhador produtivo, do mesmo modo que todo adulto apto para o trabalho deve obedecer à lei geral da natureza, a saber: trabalhar para poder comer, e trabalhar não só com a cabeça, mas com as mãos (MARX, Karl apud RODRIGUES, Alberto Tosi. Sociologia da educação. 6. ed. Rio de Janeiro: 2007, p.44). De acordo com o pensamento de Karl Marx, qual relação é possível estabelecer entre o trabalho produtivo e o ensino nas escolas?
				
		
		A decisão de combinar da forma mais conveniente o trabalho produtivo e o ensino escolar é uma decisão familiar, não cabendo ao Estado qualquer tipo de ingerência.
		
		A entrada das crianças e dos jovens no mundo do trabalho deveria ser proibida por lei, pois o trabalho é uma atividade abominável e deformadora do ser humano.
		 
		A formação integral do indivíduo decorreria de uma combinação entre o trabalho produtivo e o ensino escolar, respeitando-se a faixa etária das crianças.
		
		As fábricas deveriam assumir o papel de educar as crianças e os jovens, reservando o ensino escolar somente para quem não tivesse a necessidade de trabalhar.
		
		Caberia às escolas fornecer a formação intelectual e física das crianças e jovens, pois a formação para o trabalho seria uma responsabilidade das fábricas.
5 - Prova de ASPECTOS ANTROPOLOGICOS E SOCIOLOGICOS DA EDUCACAO AV2.docx
Prova de ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO AV2
		1a Questão (Cód.: 15828)
		Pontos: 0,0  / 0,5
		"...é uma ilusão pensar que educamos nossos filhos como queremos. Somos forçados a seguir regras estabelecidas no meio social em que vivemos." (Durkheim. Educação e Sociologia, p.47). O segmento acima trata principalmente do seguinte aspecto da sociologia de Durkheim:
				
		
		das representações coletivas
		 
		da externalidade dos fatos sociais
		
		dos tipos de solidariedade
		 
		da dualidade dos fatos sociais
		
		da coesão social
		
		
		 2a Questão (Cód.: 31194)
		Pontos: 0,5  / 0,5
		A _________ pode ser definida como uma coleção de comportamentos (valores, normas, língua, modo de produção etc) transmitida e difundida pelas gerações, através da comunicação. Marque a opção correta:
				
		
		linguagem
		
		civilização
		 
		cultura
		
		sociedade
		
		modernidade
		
		
		 3a Questão (Cód.: 15802)
		Pontos: 0,5  / 0,5
		"Não é a consciência dos homens que determina o seu ser; é o seu ser social que, inversamente, determina a sua consciência" (MARX. Contribuição à crítica da economia política. São Paulo : Martins Fontes, 1977, p.23.)
 Com relação ao trecho acima, assinale a única alternativa correta:
				
		
		Trata-se do princípio da dialética que é fundamental para a perspectiva da história na teoria de Marx
		
		A infra-estrutura ou base material é determinada pelas ideologias
		
		Na produção social de sua existência, a consciência dos homens não se altera ao longo do processo histórico, apenas as relações de produção
		
		A transformação da base econômica não altera a esfera da superestrutura
		 
		O modo de produção da vida material condiciona o desenvolvimento da vida social, política e intelectual em geral.
		
		
		 4a Questão (Cód.: 86104)
		Pontos: 0,0  / 0,5
		As populações tradicionais estudadas pelos Antropólogos detêm um tipo de relação diferenciada com a natureza. Assinale, entre as alternativas abaixo, aquela que melhor exprime aquilo que poderia distinguir as populações tradicionais estudadas pelos Antropólogos.
				
		
		Fazem uso ilimitado dos recursos naturais.
		 
		Sua reprodução social está ligada à natureza local.
		
		Concebem a natureza como algo a ser domesticado.
		
		São sociedades primitivas que não progridem economicamente.
		 
		Lançam mão de saberes naturalísticos para o uso dos recursos naturais.
		
		
		 5a Questão (Cód.: 27650)
		Pontos: 0,0  / 0,5
		Em Atenas procurava-se formar espíritos delicados, prudentes e sutis, embebidos da graça e harmonia, capazes de gozar o belo e os prazeres da pura especulação; em Roma, desejava-se especialmente que as crianças se tornassem homens de ação, apaixonados pela glória militar, indiferentes no que tocasse às letras e às artes. Na Idade Média, a educação era cristã, antes de tudo; na Renascença, toma o caráter mais leigo, mais literário; nos dias de hoje, a ciência tende a ocupar o lugar que a arte outrora preenchia (DURKHEIM, Émile apud PILETTI, Nelson. Sociologia da Educação. 18. ed. São Paulo: Ática, 1999, p.112). A citação acima expressa:
				
		 
		O caráter social da educação e da prática educativa.
		
		O caráter autoritário da educação e da prática educativa.
		
		O caráter imaginário da educação e da prática educativa.
		 
		O caráter idealista da educação e da prática educativa.
		
		O caráter individual da educação e da prática educativa.
		
		
		 6a Questão (Cód.: 61665)
		Pontos: 0,0  / 1,5
		No capítulo VIII de sua obra mais conhecida, O Capital, Marx faz referências ao sentido duvidoso da educação recebida pelos filhos de operários, na cidade de Londres no século XIX. Segundo o autor as práticas de educação eram tão precárias, que só poderiam servir para perpetuar as relações de opressão e exploração às quais as famílias operárias eram submetidas. Para Marx qual seria o tipo de educação adequada, para o conjunto da sociedade de sua época?
				
		
Resposta: O tipo de educação, segundo Marx, diminuição da carga horária dos filhos dos operários para que podessem estudar. A estrutura das escolas melhorassem
para que as crianças estudassem melhor.
		
Gabarito: Karl Marx acreditava que a educação teria o sentido de emancipar o indivíduo das condição de alienação e exploração. Para isto ele defendia a princípio, a educação de caráter integral, que permitiria ao indivíduo acesso ao conhecimento acadêmico tradicional e também ao ensino técnico relacionado à produção.
		
		
		 7a Questão (Cód.: 20215)
		Pontos: 0,5  / 0,5
		Conforme a teoria multilinear de cultura, é correto afirmar que:
1. A cultura é um processo acumulativo, resultante de toda a experiência histórica das gerações anteriores.
2. A herança genética, mais do que a cultura determina o comportamento do homem.
3. A cultura é o meio de adaptação aos diferentes ambientes ecológicos. Em vez de modificar para isso o seu aparato biológico, o homem modifica o seu equipamento superorgânico.
4. A escala hierárquica de culturas é um fenômeno próprio dessa visão, a qual é etnocêntrica e eurocêntrica.
5. Adquirindo cultura, o homem passou a depender muito mais do aprendizado do que a agir através de atitudes geneticamente determinadas.
Estão corretas as alternativas:
				
		
		2 - 3 – 4
		 
		1 - 3 – 5
		
		1 - 2 – 4
		
		1 - 2 – 3
		
		2 - 4 – 5
		
		
		 8a Questão (Cód.: 86090)
		Pontos: 0,0  / 1,0
		Franz Boas, um dos fundadores da moderna antropologia, afirmou que o meio ambiente exerce um efeito limitado sobre a cultura humana e que não via evidências que pudessem sustentar a visão de que ele é o modelador primário da cultura. Nesse contexto, o autor faz uma crítica explícita a pressupostos contidos na corrente de pensamento que ficou conhecida como:
				
		
		Determinismo Econômico.
		
		Escola sociológica Francesa.
		 
		Determinismo Geográfico.
		
		Difusionismo.
		 
		Evolucionismo.
		
		
		 9a Questão (Cód.: 58782)
		Pontos: 1,0  / 1,0
		A educação assistemática é a educação realizada sem qualquer plano, sem sistema, sem local ou hora determinada. É uma forma de educação que surge espontaneamente da própria necessidade da vida social. Não é só na escola que o indivíduo aprende. Com base nos dizeres acima, assinale a alternativa que NÃO pode ser considerada assistemática.
				
		
		Numa festa, um menino aprende a jogar dominó com amigos.
		
		O pai ensina o filho a trocar uma lâmpada.
		 
		O professor de matemática ensina seus alunos a resolver contas com fração.
		
		As mulheres ensinam as meninas a escolher frutas e verduras na feira.
		
		Meninos observam homens cortando a grama no quintal.
		
		
		 10a Questão (Cód.: 54756)
		Pontos: 0,0  / 1,5
				A sociedade não poderia existir sem que houvesse em seus membros certa homogeneidade: a educação perpetua e reforça essa homogeneidade fixando de antemão na alma da criança certas similitudes essenciais, reclamadas pela vida coletiva. Por outro lado, sem uma tal ou qual diversificação, toda cooperação seria impossível: a educação assegura a persistência desta diversidade necessária, diversificando-se ela mesma e permitindo as especializações. Diante desta afirmativa, qual o papel da educação?
				
		
Resposta: O papel da educação é de especializar o indivíduo para ele se inserir no mercado de trabalho.
		
Gabarito: Propiciar o desenvolvimento social em que as antigas divisões, em castas e em classes, não possam mais se manter, pois ela precisa a uma educação mais igualitária, como básica.
6 - Prova Filosofia da Educacao AV1.docx
Prova Filosofia da Educação AV1
		1a Questão (Cód.: 11773)
		Pontos: 1,0  / 1,0
		 Um dos textos mais conhecidos de Platão é o que versa sobre o mito da caverna. No texto é descrita uma caverna, na qual a luz somente pode penetrar através da entrada estreita, que permite uma iluminação muito precária. Dentro dela, geração após geração de prisioneiros está condenada a não enxergar a realidade lá fora como ela realmente é. Tudo que os prisioneiros conseguem visualizar fora da caverna são imagens destorcidas das coisas. Contudo, como jamais viram outra coisa, os prisioneiros acreditam que o que veem são as coisas mesmas. Eles também não sabem que a luz que veem é do sol, pensam que se trata de uma fogueira muito alta. Não sabem igualmente que há seres humanos reais fora da caverna. Platão indaga acerca do que faria um prisioneiro, caso fosse libertado. A conclusão é que certamente ele teria dificuldades de compreender a realidade lá fora, mas, após estar convencido do que vira, voltaria para falar com os companheiros e tentar libertá-los. Ao contar a verdade sobre as coisas, certamente não seria levado a sério, talvez fosse tratado como um louco, entretanto, quem sabe, ao menos alguns não poderiam dar-lhe crédito e também sairiam da caverna?
Transportando a alegoria da caverna para a realidade atual, pode-se dizer que:
				
		
		por ser imaginária, a caverna só poderá desaparecer com o desaparecimento da opressão do homem.
		 
		a caverna representa o processo de incompreensão da realidade que mantém a maioria das mulheres e dos homens alienados e oprimidos em toda a historia até aqui.
		
		o homem do século XXI continua aprisionado, mas a caverna é diferente, porque seus contornos e definições físicas são imaginárias.
		
		por ter caráter alegórico, as ideias sobre a caverna permanecem atuais, apesar de terem se passado tantos séculos.
		
		a caverna da atualidade não é tão opressora quanto aquela da alegoria, pois a ignorância se reduziu com o passar do tempo.
		
		
		 2a Questão (Cód.: 177174)
		Pontos: 0,0  / 1,0
		O filósofo grego Aristóteles é considerado um dos mais fecundos pensadores de todos os tempos. Sobre a metafísica Aristotélica podemos afirmar que:
I. É a ciência que estuda o ser enquanto ser, ou os princípios e as causas do ser e de seus atributos essenciais.
II. Estrutura-se em torno de quatro questões gerais: potência e ato; matéria e forma; particular e universal; e movido e motor.
III. É uma metáfora da condição humana perante o mundo, no que diz respeito à importância do conhecimento filosófico e à educação como forma de superação da ignorância.
Assinale a alternativa correta:
				
		
		Apenas o enunciado I está correto
		 
		 Apenas os enunciados I e II estão corretos
		 
		Apenas os enunciados II e III estão corretos
		
		Apenas o enunciado II está correto
		
		Apenas o enunciado III está correto
		
		
		 3a Questão (Cód.: 177163)
		Pontos: 0,5  / 0,5
		Filosofia (do grego philos - que ama + sophia - sabedoria, que ama a sabedoria) é a investigação crítica e racional dos princípios fundamentais relacionados ao mundo e ao homem. Segundo Marilena Chauí, Filosofia é a Fundamentação Teórica e Crítica dos Conhecimentos e das Práticas. Partindo desta definição, podemos compreender que:
I.  Do ponto de vista do conhecimento é a base ou o princípio racional que sustenta uma demonstração verdadeira.
II.  Como fundamentação teórica é determinar pelo pensamento, de maneira, lógica, metódica, organizada e sistemática o conjunto de princípios, causas e condições de alguma coisa.
III.  Como fundamentação crítica é ¿examinar, avaliar e julgar racionalmente os princípios, as causas e as condições de alguma coisa (de sua existência, de seu comportamento, de seu sentido e de suas mudanças)¿.
IV. Tem por finalidade demonstrar pela experiência sensível os resultados
de sua investigação.
Assinale a alternativa correta:
				
		
		Somente os enunciados II e IV estão corretos.
		 
		Somente os enunciados I e  II  estão corretos.
		
		Somente os enunciados I e II estão corretos.
		 
		Somente os enunciados I, II e III estão corretos.
		
		Somente os enunciados III e IV estão corretos.
		
		
		 4a Questão (Cód.: 8856)
		Pontos: 0,0  / 1,0
		A religião cristã, originária do judaísmo, surge e se desenvolve no contexto do helenismo. É precisamente da síntese entre o judaísmo, o cristianismo e a cultura grega que se origina a tradição cultural ocidental de que somos herdeiros até hoje.
Assinale a única alternativa FALSA.
				
		 
		O cristianismo difundiu-se progressivamente ao longo do século I através de núcleos de fiéis que surgiram nos principais centros urbanos como fruto de vários pregadores.
		 
		De acordo com a tradição cristã, os filósofos gregos são vistos, em grande parte, principalmente Sócrates, Platão e alguns estoicos, como graves entraves ao desenvolvimento da filosofia cristã.
		
		Santo Agostinho, de tradição platônica, foi o grande formulador da conciliação entre teologia cristã e filosofia grega, entre fé e razão.
		
		A ação eficaz dos chamados ¿Santos Padres¿ fez com que o cristianismo fosse apresentando como ¿verdadeira filosofia¿, num esforço de cristianização da filosofia considerada pagã.
		
		Na formação da ortodoxia cristã, há um recurso frequente a elementos da filosofia grega em defesa dos pontos doutrinários, na fixação dos dogmas e na condenação das heresias.
		
		
		 5a Questão (Cód.: 11715)
		Pontos: 0,0  / 0,5
		A filosofia, desde sua origem, traz contribuições importantes para a humanidade. Do ponto de vista da ciência nascente, caracteriza um legado da filosofia grega para o Ocidente europeu a ideia de que:
				
		
		a vontade livre dos homens pode levar a um pensamento anarquista e irracional.
		
		os princípios da democracia devem ser aplicados a governos populares.
		 
		a ciência é um discurso metodologicamente fundamentado.
		
		os governos devem ser fundamentados em políticas totalitárias.
		 
		os princípios sobre os quais a natureza opera são necessários e universais.
		
		
		 6a Questão (Cód.: 10913)
		Pontos: 1,0  / 1,0
		Sobre o Mito ou Alegoria da Caverna de Platão é correto afirmar que:
I. A caverna é o mundo das aparências em que vivemos.
II. Que as sombras projetadas no fundo da caverna são as coisas que percebemos.
III. Que os grilhões e as correntes que aprisionam os seres humanos no interior da caverna são os nossos preconceitos e opiniões, nossa crença de que o que estamos percebendo é a realidade.
IV. Que o prisioneiro que se liberta do interior da caverna é o guerreiro belo e bom.
Assinale a alternativa correta:
				
		
		Somente os enunciados II, III e IV estão corretos
		
		Somente os enunciados I e III estão corretos
		 
		Somente os enunciados I, II e III estão corretos
		
		Somente os enunciados I, II e IV estão corretos
		
		somente os enunciados II e III estão corretos
		
		
		 7a Questão (Cód.: 11729)
		Pontos: 0,5  / 0,5
		Aristóteles, ao criar sua escola, teve como uma de suas preocupações a classificação da filosofia ou do conhecimento. São campos do conhecimento, segundo a classificação de Aristóteles:
				
		
		ciências cósmicas; ciências biológicas; ciências humanas
		
		ciências naturais; ciências mecânicas; ciências teóricas
		
		ciências físicas; ciencias naturais; ciências humanas
		 
		ciências produtivas; ciências práticas; ciências teóricas
		
		ciências físicas; ciências químicas; ciências sociais
		
		
		 8a Questão (Cód.: 8385)
		Pontos: 1,0  / 1,0
		O retirante explica ao leitor quem é e a que vai - O meu nome é Severino, não tenho outro de pia. Como há muitos Severinos, que é santo de romaria, deram então de chamar Severino de Maria; como há muitos Severinos com mães chamadas Maria, fiquei sendo o da Maria do finado Zacarias. Mas isso ainda diz pouco: há muitos na freguesia, por causa de um coronel que se chamou Zacarias e que foi o mais antigo senhor desta sesmaria. Como então dizer quem fala ora a Vossas Senhorias? Vejamos: é Severino da Maria do Zacarias, lá da serra da Costela, limites da Paraíba. Mas isso ainda é pouco: se ao menos mais cinco havia com nome de Severino filhos de tantas Marias mulheres de outros tantos, já finados Zacarias, vivendo na mesma serra magra e ossuda em que eu vivia. Somos muitos Severinos iguais em tudo na vida: na mesma cabeça grande que a custo é que se equilibra, no mesmo ventre crescido sobre as mesmas pernas finas, e iguais também porque o sangue que usamos tem pouca tinta. E se somos Severinos iguais em tudo na vida, morremos de morte igual, mesma morte Severina: que é a morte de que se morre de velhice antes dos trinta, de emboscada antes dos vinte, de fome um pouco por dia (de fraqueza e de doença é que a morte Severina ataca em qualquer idade, e até gente não crescida). Somos muitos Severinos iguais em tudo e na sina: a de abrandar estas pedras suando-se muito em cima, a de tentar despertar terra sempre extinta, a de querer arrancar algum roçado da cinza. Mas, para que me conheçam melhor Vossas Senhorias e melhor possam seguir a história de minha vida, passo a ser o Severino que em vossa presença emigra. (MELO NETO, João Cabral de. Morte e vida Severina e outros poemas em voz alta. 3. ed. RJ: Sabiá , 1967. p. 73-75)
No texto "O retirante explica ao leitor quem é e a que vai" seu personagem central, Severino, conta-nos sua história. Ao fazer seu relato podemos dizer que Severino está filosofando, ou seja, está fazendo uma _________________________________. Assinale a alternativa abaixo que completa corretamente a afirmação acima:
				
		
		mediação sobre sua realidade.
		
		especulação sobre sua realidade.
		
		interpretação sobre sua realidade.
		
		meditação sobre sua realidade.
		 
		reflexão sobre sua realidade.
		
		
		 9a Questão (Cód.: 8436)
		Pontos: 0,0  / 0,5
		Nos primeiros tempos, a filosofia pode ser classificada por períodos. De acordo com esta classificação, os períodos da filosofia, quando de seu nascimento, se dividem em:
				
		
		platônico; socrático; místico; aristotélico e clássico
		 
		cosmológico; antropológico; sistemático e helenístico ou greco-romano
		
		pre-socrático, platônico, aristotélico; helenístico e cristão
		
		antigo; clássico; medieval; moderno e contemporâneo
		
		paganismo; ateísmo; deismo; epicurismo e cristianismo
		
		
		 10a Questão (Cód.: 39041)
		Pontos: 1,0  / 1,0
		Por que os seres nascem e morrem? Por que os semelhantes dão origem aos semelhantes? Por que tudo muda? Mas, também, por que tudo parece repetir-se? De onde vem os seres? Para onde vão? Segundo Chauí (2003, p. 31), todas essas perguntas eram feitas pelos primeiros filósofos e, para ela, eles buscaram respostas na religião, nas tradições e nos mitos. Mas chega um momento em que suas explicações já não satisfaziam àqueles que desejavam conhecer a verdade sobre o mundo. Surge, então, a Filosofia para garantir novas respostas. Ao nascer, ela possui um tipo específico de conteúdo, entendido como conhecimento racional da ordem do mundo ou da natureza, conhecido como:
SOCIOLOGIA
		
		ANTROPOLOGIA
		
		PSICOLOGIA
		
		PEDAGOGIA
		 
		COSMOLOGIA
7 - Prova de Filosofia da Educacao Av2.docx
Prova de Filosofia da Educação Av2
		1a Questão (Cód.: 179919)
		Pontos: 1,0  / 1,5
		Para Rousseau "É papel da educação a formação da vontade geral, transformando assim, o indivíduo em cidadão e em membro de uma comunidade". Ele também chamou a atenção para as necessidades da criança e as condições de seu desenvolvimento. 
Como consequência, a criança não podia ser mais entendida como um adulto em miniatura. E se a criança era um ser com características próprias, não só as suas idéias e seus interesses tinham de ser diferentes dos adultos; também o relacionamento rígido mantido pelos adultos em relação a elas precisava ser modificado[...] 
A) Analise a afirmativa, caracterizando o processo educativo idealizado deste pensador. 
B) De que modo o professor pode contribuir para a formação da cidadania do aluno, segundo Rousseau. 
				
		
Resposta: A) Rousseau caracteriza que o papel da educação da criança seje gradualmente ensinadas para o seu desenvolvimento intelectual, ou seja, que elas não sejam educadas como um adulto comum. B) O papel do professor, segundo Rousseau, era de orientar o indivíduo a se transformar em um cidadão de bem na sociedade em que vivia.
		
Gabarito:
Segundo Rousseau o processo educativo pressupõe o conhecimento profundo e dá a devida importância às leis psicológicas do desenvolvimento do educando. Para que o processo educativo não degenere num exercício estéril e até nocivo, é indispensável partir da estrutura específica do educando. Não se deve ver na criança um adulto em miniatura, como era costume na época, uma etapa passageira, provisória, da existência humana, pois a criança tem uma existência própria e acarreta direitos específicos.
B.  Depende da resposta do aluno
 
		
		
		 2a Questão (Cód.: 179470)
		Pontos: 0,0  / 0,5
		A natureza é um livro escrito em linguagem geométrica; para compreendê-la é necessário apenas aprender esta linguagem. Este é um dos pensamentos que marcam o nascimento da Ciência Moderna e foi defendido por?
				
		 
		1. Nicolau Copérnico
		 
		3. Galileu Galilei
		
		5. Francis Bacon
		
		4. René Descartes
		
		2. Isaac Newton
		
		
		 3a Questão (Cód.: 39070)
		Pontos: 0,5  / 1,5
		Marcondes (2008, p. 60) mostra que Platão concebe a realidade em uma perspectiva dualista, que inclui o mundo das ideias e o mundo concreto. Em seu texto O Mito da Caverna, que aparece no livro A República, é apresentado tal dualismo. Depois de refletir sobre o mito em questão, explique o dualismo platônico apresentado no mito (MARCONDES, Iniciação à História da Filosofia. 12. ed. SP: Jorge Zahar editora, 2008).
				
		
Resposta: Platão queria apresentar que o mundo tem vários tipo de pensamentos que fazem a sociedade evoluir através de ideias.
		
Gabarito: Dualismo platônico: teoria dos dois mundos - das ideias ou formas e o mundo da realidade concreta é sensível. Esclarecer.
		
		
		 4a Questão (Cód.: 42658)
		Pontos: 0,0  / 0,5
		Qual a contribuição da disciplina Filosofia da Educação para a formação do educador? (MEC ¿ ENADE 2008).
				
		 
		Ajudar o professor a identificar e interrogar os valores que estão subjacentes à ação e às concepções do humano.
		
		Dominar o conhecimento historicamente produzido pela humanidade visando a uma cultura erudita.
		
		Contribuir para as soluções práticas exigidas pelo cotidiano, auxiliando na elaboração do planejamento escolar.
		 
		Atender à necessidade de organização do pensamento com vistas a um melhor desempenho didático-pedagógico.
		
		Reunir informações sobre a existência humana para orientar a forma de organizar sua vida privada.
		
		
		 5a Questão (Cód.: 8403)
		Pontos: 0,0  / 0,5
		Assinale qual das afirmações abaixo descreve a definição de lógica elaborada por Aristóteles.
				
		
		Lógica é a arte que nos faz proceder, com ordem, facilmente e sem erro, no ato próprio da razão.
		
		Lógica é a ciência da consequência e da verdade da argumentação.
		 
		Lógica é a ciência das leis ideais do pensamento.
		 
		Lógica é a ciência da demonstração.
		
		Lógica é a ciência das formas do pensamento.
		
		
		 6a Questão (Cód.: 42605)
		Pontos: 0,0  / 1,0
		A chamada filosofia escolástica apareceria com o intuito de promover a harmonização entre os campos da fé e da razão. Entre seus principais representantes estava São Tomás de Aquino, que, durante o século XIII, lecionou na universidade de Paris e publicou "Suma Teológica", obra onde dialoga com diversos pontos do pensamento aristotélico. São Tomás, talvez influenciado pelos rigores que organizavam a Igreja, preocupou-se em criar formas de conhecimento mais otimista em relação à figura do homem. Isso porque acreditava que:
I - nem todas as coisas a serem desvendadas no mundo dependiam única e exclusivamente da ação divina.
O que explicaria que:
II - o homem teria papel ativo na produção de conhecimento.
Considerando a sentença I como a justificativa e a sentença II como a consequência do pensamento de São Tomás, assinale a relação correta:
				
		 
		A justificativa e a consequência são verdadeiras.
		 
		A justificativa é verdadeira, mas a consequência é falsa.
		
		Não há relação entre a justificativa e a consequência.
		
		A justificativa e a consequência são falsas.
		
		A justificativa é falsa, mas a consequência é verdadeira.
		
		
		 7a Questão (Cód.: 42617)
		Pontos: 0,0  / 0,5
		Segundo Marcondes (2008, p.107), a religião cristã, embora originária do judaísmo, surge e se desenvolve no contexto do helenismo. A tradição cultural ocidental, de que somos herdeiros até hoje, tem sua origem na síntese entre
				
		 
		judaísmo, cristianismo e cultura grega.
		 
		judaísmo, cristianismo e filosofia egípcia.
		
		judaísmo, hinduísmo e filosofia egípcia.
		
		hinduísmo, xintoísmo e filosofia egípcia.
		
		cristianismo, hinduísmo e filosofia grega.
		
		
		 8a Questão (Cód.: 86943)
		Pontos: 0,0  / 1,0
		Leia atentamente os versos da música Epitáfio, do Titãs:
Devia ter amado mais
Ter chorado mais
Ter visto o sol nascer
Devia ter arriscado mais
 E até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer...
A canção nos parece uma tomada de consciência do tempo vivido sem ideais sem meta ou método. Esta reflexão e passagem do senso comum, da fantasia à busca consciente, podemos chamar de:
				
		
		Senso Comum
		
		Conhecimento Científico
		 
		Conhecimento Filosófico
		 
		Conhecimento Artístico
		
		Conhecimento Empírico
		
		
		 9a Questão (Cód.: 39041)
		Pontos: 0,5  / 0,5
		Por que os seres nascem e morrem? Por que os semelhantes dão origem aos semelhantes? Por que tudo muda? Mas, também, por que tudo parece repetir-se? De onde vem os seres? Para onde vão? Segundo Chauí (2003, p. 31), todas essas perguntas eram feitas pelos primeiros filósofos e, para ela, eles buscaram respostas na religião, nas tradições e nos mitos. Mas chega um momento em que suas explicações já não satisfaziam àqueles que desejavam conhecer a verdade
sobre o mundo. Surge, então, a Filosofia para garantir novas respostas. Ao nascer, ela possui um tipo específico de conteúdo, entendido como conhecimento racional da ordem do mundo ou da natureza, conhecido como:
				
		
		PEDAGOGIA
		
		ANTROPOLOGIA
		 
		COSMOLOGIA
		
		SOCIOLOGIA
		
		PSICOLOGIA
		
		
		 10a Questão (Cód.: 10627)
		Pontos: 0,0  / 0,5
		Para Descartes a racionalidade é natural ao homem, sendo compartilhada por todos. No entanto, também constata que o ser humano racional nem sempre consegue evitar o erro, o engano e a falsidade. O erro resultaria no mau uso da razão, de sua aplicação incorreta em nosso conhecimento do mundo. Motivo pelo qual defende a necessidade do método de modo a garantir que a razão humana seja conduzida ao bom caminho, visando a garantir o sucesso na tentativa de conhecimento, da elaboração de uma teoria científica. Assinale a alternativa abaixo que é coerente com este pensamento de Descartes:
				
		 
		O ponto de partida de Descartes é a constatação do avanço das pesquisas científicas e das teorias filosóficas modernas motivado pelo uso de métodos mais adequados.
		
		O conhecimento científico terá maior garantia de sucesso, caso venha se apoiar no acúmulo da tradição filosófica e científica, a qual se deve reconhecer legítima autoridade.
		
		A ciência é um conhecimento certo, desde que leve em conta os dados da experiência sensível, único guia que conduz à verdade.
		 
		O método recomenda que se deva partir de uma evidência, dividindo cada dificuldade encontrada em tantas partes quantas possíveis, conduzindo o pensamento do complexo ao simples.
		
		O método é uma tentativa mais segura para que o homem evite partir da dúvida, pois a ciência só deve se pautar pelas certezas e teorias que estejam consagradas na história do pensamento.
8 - Prova de Fundamentos das Ciencias Sociais Av1.docx
Prova de Fundamentos das Ciências Sociais Av1
				1a Questão (Cód.: 75028)
		Pontos: 1,0  / 1,0
		Leia o texto a seguir:
"Desde o início a criança desenvolve uma interação não apenas com o próprio corpo e o ambiente físico, mas também com outros seres humanos. A biografia do indivíduo, desde o nascimento, é a história de suas relações com outras pessoas. Além disso, os componentes não sociais das experiências da criança estão entremeados e são modificados por outros componentes, ou seja, pela experiência social." (BERGER, Peter L. e BERGER, Brigitte. "Socialização: como ser um membro da sociedade". In FORACCHI, Marialice M. e MARTINS, José de Souza. Sociologia e Sociedade. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1977, p. 200). Podemos concluir do texto que:
				
		
		crianças de sociedades diferentes são tratadas de forma diferente e jamais poderão se sentir confortáveis em outros grupos sociais que não o seu de origem
		 
		o texto acima refere-se ao processo de socialização que implica num contínuo de absorção das regras sociais pelo individuo ao longo do seu processo de convivência com a sociedade
		
		as sensações individuais ligadas às pulsões biológicas como fome e frio são frutos das interações sociais
		
		os indivíduos sofrem influências das interações sociais desde o seu nascimento mas ao chegar à idade adulta adquirem livre arbítrio livrando-se das pressões sociais e ganhando autonomia para tomada de decisões auto-referenciadas
		
		a forma como os indivíduos se relacionam com seus aspectos corporais e comportamentais deveriam ser preocupação de estudo somente da sociologia e não das ciências biológicas
		
		
		 2a Questão (Cód.: 75038)
		Pontos: 0,0  / 0,5
		O processo de socialização pode ser definido como:
				
		
		Um conjunto de laços afetivos construídos a partir da solidariedade orgânica
		 
		Um conjunto de interações humanas através do qual indivíduo adquire aptidões que lhe permitem ser um membro da sociedade.
		 
		Um conjunto de relações de trabalho que definem o formato da divisão da riqueza social produzido pelos homens.
		
		Um conjunto de transformações que permitem aos homens sair do estado de selvageria para o estado de anomia.
		
		Um conjunto de ações que dão identidade aos grupos sociais no interior da sociedade capitalista
		
		
		 3a Questão (Cód.: 18526)
		Pontos: 0,0  / 1,0
		
 O quadro pretende mostrar os habitantes do continente americano e seus costumes, contudo os ameríndios aparecem com feições apolíneas e cabelos anelados. Nesta representação, como em muitas outras, os personagens mais se assemelham aos europeus do que propriamente aos povos da América. O quadro, assim, acaba nos dizendo mais sobre o olhar do próprio europeu do que sobre aqueles que procurava retratar. A identidade dos grupos humanos é uma característica fundamental para a criação de um "nós coletivo" que, ao mesmo tempo, identifica e diferencia os grupos entre si. Sobre a identidade, considere as afirmativas a seguir.
I. A identidade possui natureza estática, daí perpassar as gerações e os subgrupos que se originam a partir de um tronco comum.
II. Como em um jogo de espelhos, a identidade é construída a partir das representações que os grupos fazem dos outros, o que permite que enxerguem a si mesmos.
III. A herança genética dos diferentes grupos humanos impede transformações de identidade, posto que delimita a abrangência das respectivas culturas.
IV. A identidade supõe um processo de resignificação das diferenças entre os grupos sociais em função de um determinado contexto.
Estão corretas apenas as afirmativas:
				
		 
		II e IV
		 
		 
II, III e IV
		
		 
I e II
		
		 
I, III e IV
		
		 
I e III
		
		
		 4a Questão (Cód.: 8935)
		Pontos: 0,0  / 1,0
		Na questão abaixo, aparecem duas afirmativas ligadas pela expressão UMA VEZ QUE.
O Positivismo de Augusto Comte, compreende não só uma corrente de pensamento, mas também, e simultaneamente, uma determinada concepção da história da humanidade e uma proposta de reforma da sociedade através do lema ordem e progresso
UMA VEZ QUE
pela lei dos três estados, o autor imaginava ser possível uma classificação das sociedades a partir de sua diversidade cultural e especificidade histórica.
Marque:
				
		
		Se as duas afirmativas forem falsas e não se explicarem.
		
		Se as duas afirmativas forem verdadeiras e a segunda explicar a primeira.
		 
		Se a primeira afirmativa for verdadeira e a segunda for falsa.
		 
		Se a primeira alternativa for falsa e a segunda verdadeira.
		
		Se as duas afirmativas forem verdadeiras e a segunda não explicar a primeira.
		
		
		 5a Questão (Cód.: 71178)
		Pontos: 1,0  / 1,0
		O lema da bandeira do Brasil, "Ordem e Progresso", indica a influência do positivismo no século XIX sobre as nações em formação no mundo americano. Assinale a alternativa que apresenta idéias contidas nesse lema:
				
		
		Denúncia dos laços de funcionalidade que unem as instituições sociais e garantem os privilégios da classe dominante.
		
		Negação do Estado como entidade organizadora e responsável pela harmonia coletiva baseada na hierarquia social.
		 
		Crença na resolução dos conflitos sociais e harmonia por meio do estímulo à coesão social e ao progresso natural da nação.
		
		Concepção que idealiza a superação da sociedade burguesa através da revolução das classes populares.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais