Buscar

questões de prova metodologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Cód.: 171482) Pontos: 0,5 / 1,5 
 O melhor momento do futebol para um tático é o momento de silêncio. É quando os times ficam perfilados, cada jogador com as mãos nas costas e mais ou menos no lugar que lhes foi designado no esquema__ e parados. Então o tático pode olhar o campo como se fosse um quadro-negro e pensar no futebol como alguma coisa lógica e diagramável. (Luís Fernando Veríssimo, in Estado de São Paulo, 23/8/93)
A partir da exposição do autor sobre o método utilizado pelo técnico, qual a concepção de metodologia aplicada aos estudos e pesquisas? 
Gabarito: Resposta (sugestão): A metodologia é perceber a ordem que se deve impor aos diferentes processos para se atingir um fim ou resultado. Ao olhar para o campo e os jogadores perfilados, o técnico poderá observar que instrumentos deverão ser usados por seus jogadores para ocupar o campo e vencer o jogo, objetivo final.
5a Questão (Cód.: 171507) Pontos: 0,0 / 1,5 
Se considerarmos o conhecimento e a verdade como algo dinâmico e histórico, encontraremos o ser humano como razão e fundamento desse saber. Com efeito, não precisaremos mais indagar: por que tenho que estudar? Porque a resposta está na célebre frase de Descartes, "penso, logo existo". Porque essa é a nossa essência. Ademais, no exercício profissional o erro ou acerto, enfim, o sucesso está intimamente relacionado à capacidade de planejar, de organizar o pensamento. Há muitas maneiras de estudar a realidade. No mundo acadêmico classificamos os modos de conhecer. Identifique três desses conhecimentos. 
Gabarito: Resposta: 1. Senso comum ou conhecimento empírico; 2. Conhecimento Científico; 3. Conhecimento Filosófico; 4. Discurso Religioso ou conhecimento teológico. 
1a Questão (Ref.: 201202278868) Pontos: 1,5 / 1,5 
 Projeto final, monografia, tese de doutorado são denominações de trabalhos de conclusão de curso. Não importa o formato nem as características próprias de cada um deles. Considerando os aspectos comuns a todos, defina Trabalho de Conclusão de Curso. 
Gabarito: TCC é todo aquele exigido ao final de uma graduação, especialização lato ou estrito senso. Consiste num estudo baseado em pesquisa rigorosa para atualizar o estado da arte de um assunto de interesse profissional.
2a Questão (Ref.: 201202278866) Pontos: 1,5 / 1,5 
O trabalho monográfico apresenta três partes básicas. Quais são essas partes e quais as características de cada uma? 
Gabarito: Parte pré-textual - elemento que antecede o texto e dá informações gerais sobre a pesquisa. Parte textual - parte do trabalho em que se desenvolve o conteúdo. Parte pós-textual - parte final do trabalho que se inicia com as referências e faz complementações.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes