Buscar

AV Administração e Mercado de Trabalho 2013

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0583_AV_201308132531 » ADMINISTRAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: 201308132531 - IVO DE JESUS DA PAIXAO 
	Professor:
	CLOVIS DE OLIVEIRA PARADELA
	Turma: 9027/BE
	Nota da Prova: 5,6        Nota de Partic.: 1        Data: 12/11/2013 21:31:34 
	
	 1a Questão (Ref.: 201308159046)
	1a sem.: Unidade 1 - O Administrador e a Administração
	Pontos: 0,8  / 0,8 
	Qual habilidade abaixo o administrador não precisa ter?
		
	
	Habilidade em lidar com as pessoas.
	
	Competência para empreender e promover transformações.
	
	Capacidade de coerção.
	
	Capacidade para atuar em equipes multidisciplinares.
	
	Compreender o meio social, político e econômico em que está inserido.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308182719)
	3a sem.: Como se preparar para administrar
	Pontos: 0,8  / 0,8 
	Vários autores que escrevem sobre administração falam que a tarefa básica do administrador não é executar diretamente as atividades, e sim coordenar o trabalho de outros para que estas atividades sejam executadas corretamente. Por esta razão, o administrador tem de ter um conhecimento: I. Generalista, dominando um campo cada vez mais abrangente. II. Generalista, que sabe cada vez mais sobre cada vez menos, no limite, acaba sabendo tudo sobre nada. III. Especialista, que sabe cada vez mais sobre cada vez menos, no limite, acaba sabendo tudo sobre nada. IV. Generalista, que sabe cada vez menos sobre um campo cada vez mais abrangente, no limite, acaba sabendo nada sobre tudo, porém ele pode aprofundar seus conhecimento à medida que aumenta o campo. Sobre o conhecimento generalista dos administradores, pode-se dizer que: 
		
	
	Apenas os itens II e IV estão corretos.
	
	Apenas os itens I e IV estão corretos.
	
	Apenas os itens II e III estão corretos.
	
	Apenas os itens I e II estão corretos.
	
	Apenas os itens I e III estão corretos.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308198857)
	6a sem.: ADMINISTRAÇÃO
	Pontos: 0,8  / 0,8 
	Naisbitt preocupou-se em definir as megatências - as grandes transformações - pelas quais a sociedade moderna está atravessando. Como a globalização e competitividade, listadas nas megatências, estão impactando a mudança?
		
	
Resposta: Com a globalização, o mercardo está cada vez mais competitivo. Com a diminuição das fronteiras os países estão correndo para não ficar pra trás, isso gera grandes transformações, como no campo tecnológico por exemplo.
	
Gabarito: A globalização da economia veio para ficar. Ela está simplesmente derrubando frinteirs, queimando bandeiras, ultrapassando diferentes línguas e costumes e criando um mundo inteiramente novo e diferente.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308308879)
	7a sem.: OS AVANÇOS TECNOLÓGICOS E AS MUDANÇAS SOCIAIS
	Pontos: 0,0  / 0,8 
	Aprendemos nas aulas que o profissional hoje precisa manter as condições de empregabilidade, para permanecer no mercado. Apresente 2 fatores que diminuem a empregabilidade de um profissional. A seguir, escolha um destes fatores e comente. 
		
	
Resposta: Dificuldades para ensinar pessoas e falta de planejamento. Se você não tem condições de ensinar pessoas, será um fracasso como admnistrador, pois, como tal, é preciso ter habilidade em lidar com as pessoas e capacidade para atuar em equipes multidisciplinares.
	
Gabarito: Apresentar 2 fatores vale 1,0 ponto. O comentário sobre um dos fatores vale 0,5 ponto. Os fatores são: falta de projeto profissional; carreira gerenciada pela empresa; longa permanência em uma mesma profissão; conhecimento adquirido em função do cargo; rede de relações limitada e restrita; desinformação; individualismo; passividade.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308184397)
	4a sem.: As organizações e a administração
	Pontos: 0,8  / 0,8 
	Administração, por definição, é: 
		
	
	Uma entidade que possui um propósito, é composta de pessoas ou membros e tem uma estrutura organizacional. 
	
	São grupos de pessoas reunidas para a realização de uma atividade. 
	
	É a realização das atividades, minimizando a utilização dos seus recursos. 
	
	É um processo que consiste na coordenação do trabalho dos membros da organização e na alocação dos recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos de uma forma eficaz e eficiente. 
	
	São empresas que atuam com a lógica de mercado. 
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201308159607)
	1a sem.: Unidade 4 - O Administrador Profissional
	DESCARTADA 
	O Código de Ética Profissional do Administrador (aprovado pela Resolução Normativa CFA nº 253/2001) prevê penalidades que são aplicadas aos administradores infratores levando-se em consideração a gravidade da infração cometida. As penalidades previstas são:
		
	
	Advertência escrita e reservada; censura pública; suspensão do exercício profissional e cassação do registro profissional no CRA. 
	
	Censura pública; suspensão do exercício profissional e prisão em cela especial por até 90 dias. 
	
	Advertência escrita e reservada; censura pública; suspensão do exercício profissional e prisão em cela especial por até 90 dias, podendo ser prorrogada. 
	
	Censura reservada; suspensão do exercício profissional e cassação do registro profissional no CRA. 
	
	Advertência escrita em jornal de grande circulação; censura pública; suspensão do exercício profissional e cassação do registro profissional no CRA. 
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201308278402)
	6a sem.: GLOBALIZAÇÃO, DINAMICIDADE E COMPETITIVIDADE
	Pontos: 0,8  / 0,8 
	Podemos perceber no ambiente que nos cerca um profundo desenvolvimento tecnológico, além de uma crescente facilidade nos meios de transporte. Estes fenômenos tornaram a comunicação muito rápida e criaram o chamado mundo plano, um mundo sem fronteiras. Este quadro é uma característica da: 
		
	
	Globalização
	
	Liderança 
	
	Industrialização
	
	Qualidade 
	
	Produtividade
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201308165103)
	4a sem.: O estilo brasileiro de administrar
	Pontos: 0,0  / 0,8 
	A cultura brasileira apresenta alguns traços do estilo brasileiro de se administrar. Correlacione as colunas abaixo, identificando as características de alguns desses traços. 1. Concentração de poder, 2. Postura de espectador, 3. Aversão ao conflito, 4. Formalismo e 5. Lealdade às pessoas. ( ) Tendência para evitar situações de confrontos. ( ) Mecanismo de integração e coesão interna dos grupos sociais e de mediação da relação entre líder e liderados. ( ) As decisões são unilaterais, e os liderados devem cumpri-las sem questioná-las. ( ) Aceitação passiva da realidade, pouca iniciativa. ( ) Necessidade de construir e instituir práticas por meio de leis e regulamentos para prevenir desvios comportamentais. A sequência correta é:
		
	
	3, 5, 1, 2 e 4
	
	2, 1, 4, 5 e 3
	
	4, 3, 5, 2 e 1
	
	3, 1, 4, 5 e 2
	
	1, 2, 3, 4 e 5
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201308161303)
	5a sem.: A Administração no contexto contemporâneo
	Pontos: 0,8  / 0,8 
	A importância da administração como campo de conhecimento teórico está relacionada com a relevância das organizações para as sociedades contemporâneas. A partir da afirmativa, marque a alternativa INCORRETA.
		
	
	Na medida em que o sucesso das organizações está relacionado com a qualidade de sua administração, essa última tem assumido uma importância crescente como campo de estudo.
	
	Uma vez que quase todas as pessoas trabalham em organizações, em algum momento de sua vida elas serão administradas ou administrarão o trabalho dos outros. Por isso, precisam da administração enquanto conhecimento científico.
	
	Os custos de uma administração ruim se limitam a um desperdício de recursos financeiros e de materiais, não acarreta elevados custos para a sociedade.Para que as organizações atinjam seus propósitos é necessária uma administração correta de seus recursos.
	
	A administração é extremamente importante como campo de conhecimento, pois as organizações servem à sociedade, atendendo a estas dentro de seus objetivos e necessidades.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201308320642)
	4a sem.: O ESTILO BRASILEIRO DE ADMINISTRAR
	Pontos: 0,0  / 0,8 
	De acordo com os resultados da pesquisa de Betânia Barros e Marcos Aurélio Prates, sobre o perfil dos administradores brasileiros, podemos afirmar que o que os pesquisadores identificaram como paternalismo é: 
		
	
	O traço cultural que representa o lado pessoal da relação entre líder e liderado e reflete a tendência para cultivar a proximidade e o afeto nas relações interpessoais. 
	
	O traço cultural que permite a articulação entre a concentração de poder e o personalismo do líder perante os liderados, manifestando-se no patriarcalismo e no patrimonialismo. 
	
	Um reflexo do protecionismo e da dependência que caracterizam historicamente a sociedade brasileira. 
	
	Um traço cultural que resulta da intolerância à incerteza e é caracterizado pela necessidade de construir e instituir práticas por meio de leis e regulamentos que prevejam e impeçam desvios comportamentais. 
	
	O traço cultural que representa o lado institucional da relação líder-liderado e reflete a tendência das organizações brasileiras para centralizar o poder e a autoridade no líder.
	
	
	 11a Questão (Ref.: 201308278395)
	6a sem.: GLOBALIZAÇÃO, DINAMICIDADE E COMPETITIVIDADE
	Pontos: 0,8  / 0,8 
	Aprendemos que a globalização da economia veio para ficar e que está eliminando fronteiras, ultrapassando as diferenças de línguas e costumes e criando um admirável mundo novo. Assinale a afirmativa que melhor expressa a globalização dos mercados: 
		
	
	A produção de tênis Nike na Ásia. 
	
	A comercialização de produtos em feiras livres. 
	
	A venda de serviços telefônicos por assinatura. 
	
	A venda de sapatos em lojas de conveniências. 
	
	A plantação de soja no Brasil.

Outros materiais