Buscar

Reportagem (EaD)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

TECNOLOGIA; COMO INCLUIR ESSE RECURSO NO PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES
	Cada vez mais escolas têm computadores e lousas digitais à disposição.
Ana Claudia – RU: 731285
Samella Dagylla – RU: 1077346
Polo Redenção – PA 
O que é Tecnologia:
Tecnologia é um produto da ciência e da engenharia que envolve um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas que visam a resolução de problemas. É uma aplicação prática do conhecimento científico em diversas áreas de pesquisa.
A palavra tecnologia tem origem no grego "tekhne" que signfica "técnica, arte, ofício" juntamente com o sufixo "logia" que significa "estudo". 
Os avanços da tecnologia provocam grande impacto na sociedade. Pelo lado positivo, a tecnologia resulta em inovações que proporcionam melhor nível de vida ao Homem.
Houve uma época em que lápis e papel eram os utensílios disponíveis para escrever, tanto na escola como fora dela. Mas com o passar do tempo, surgiram as máquinas de datilografar, em seguida os computadores, foram invadindo os mais diversos ambientes, mas infelizmente não a sala de aula. Se equipamentos desse tipo fazem parte do dia a dia da maioria das pessoas, que os usam socialmente para redigir, não há porque ignorá-los em atividades de alfabetização. Felizmente, a tendência é que isso mude com a informatização das escolas. Há dez anos, 16% delas tinham computador para uso dos alunos e 12% contavam com acesso à internet - só na opção discada -, conforme dados do Ministério da Educação (MEC). Em 2012, eram 57% com micros para uso didático, 52% deles conectados à rede. 
Mediante a esse processo de introdução das tecnologias dentro do contexto escolar é preciso estar atento, a um ponto: a presença da tecnologia não é garantia de aprendizagem. Não bastam estar aptos a usarem as tecnologias que estão à disposição na sala, é preciso por exemplo, adapatar todo tipo de informatização ao contexto didático pois percebe-se que o mundo virtual é enorme e muito diversificado podendo desta maneira ocupar o tempo dos educandos com aplicativos “jogos”, que podem não influenciar positivamente para o desenvolvimento intelectual. Esses aplicativos certamente chamam a atenção da meninada, mas poucos proporcionam desafios e reflexões sobre a leitura e a escrita. Dai a necessidade de um monitoramento do uso das tecnologias disponíveis tanto em sala de aula ou espaço escolar, quanto no ambiente familiar. Mesmo quem não sabe ler e escrever, acredite, pode enfrentar o computador em atividades com foco na alfabetização. Afinal, muitas crianças aprendem as letras em um teclado e todas podem usá-lo para grafar palavras da maneira que sabem, mesmo que não seja convencionalmente.
Recursos tecnológicos não são a solução para o déficit em leitura e escrita, mas pode ser utilizado como uma ferramenta de grande valia que propicia uma alfabetização voltada para o meio em que estamos inseridos nos dias atuais.
No livro O Ingresso na Escrita e nas Culturas do Escrito (488 págs., Ed. Cortez, tel. 11/3611-9616, 65 reais), ela destaca algumas contribuições das tecnologias para o ensino: deixam mais acessível uma grande diversidade de textos (o que é essencial para alfabetizar), dão mais autonomia ao aluno.
As possibilidades de uso das tecnologias dentro do contexto escolar, e principalmente no âmbito de alfabetização são muitas as possibilidades que nos leva a inserir de maneira eficiente o que os avanços do século em que vivemos oferece em um todo a sociedade moderna. Através destes recursos é possível realizar diversos tipos de projetos didáticos e atividades fazendo uso de programas como jogos, o Word e o PowerPoint, e equipamentos como a lousa digital e o Datashow, além da internet. Para que haja sucesso no aprendizado o professor deve realizar um planejamento cuidadoso e intervenções adequadas a cada momento. 
Apresentemos abaixo um projeto executado na Escola de Ensino Fundamental Coelhinho Encantado em Redenção Pará com uma turma de 1º ano do ensino fundamental composta por 25 alunos através do PowerPoint como apoio para apresentação das silabas simples estudadas por eles no 1º trimestre do ano de 2017.
Os alunos escolheram fotos e ou desenhos que representassem cada família silábica e construindo uma tabela onde as palavras foram separadas pelas suas iniciais.
Após a confecção da tabela os alunos utilizaram a impressora para a impressão das tabelas criadas por eles para que a fixação visual do que eles se propuseram a fazer no computador ficasse materializada e de fácil acesso para aprendizagem posterior e assimilação dos valores sonoros de cada palavra através da escrita.
Concluída essa etapa do trabalho, os alunos puderam levar seus trabalhos para casa e compartilhar as informações com sua família. "Essa foi uma das primeiras atividades deles no uso do computador, foi um grande desafio para eles mas muito prazeroso pois ouve o despertamento de muitos para esse universo de infinitas possibilidades”, diz Ana Claudia.

Outros materiais