Buscar

Cabeamento estruturado e Fibras Ópticas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
*
Ocorre quando dois ou mais sinais distintos, em meios de transmissão próximos, começam a interferir entre si.
Isto pode ocorrer por:
Baixo isolamento;
Acoplamento dos circuitos;
Não linearidades dos meios;
Problemas no projeto de multiplexadores;
Diafonia (crosstalk)
*
*
Em cabeamento de rede a diafonia (Crosstalk), ocorre quando um par em transmissão irradia sinal para o ambiente e este interfere nos pares de condutores adjacentes
Diafonia (crosstalk)
A diafonia é medida em dB, e apresenta maior críticidade em frequências mais altas.
O efeito da diafonia (crosstalk) entre os pares do canal é um fator limitante do desempenho do sistema de comunicação, entretanto é relativamente previsível e evitável.
Uma consideração importante é a distância máxima que pode ser admitida entre dois repetidores regenerativos, pois estes equipamentos amplificam não somente o sinal , mas também os ruídos e interferências indesejadas que podem estar presentes deteriorando o sinal à medida em que a distância aumenta.
*
*
Diafonia (crosstalk)
A diafonia (crosstalk) pode ser minimizada por intermédio da linha de transmissão balanceada, na qual o sinal é transmitido e recebido como uma diferença de tensão entre os dois fios. 
A forma mais comum utilizada para se obter uma linha de transmissão balanceada é a utilização de transformadores de acoplamento nos circuitos elétricos do transmissor e receptor para cada par de fios. Este circuito também provê proteção adicional contra danos causados por potenciais estranhos, tais descargas atmosféricas nos equipamentos envolvidos, dentro de certos limites. 
*
*
Diafonia (crosstalk)
A diafonia (crosstalk) pode ser NEXT ou FEXT.
O NEXT (Near-End CrossTalk) ou paradiafonia diz respeito à interferência entre pares de fios na mesma extremidade de um mesmo cabo. E um sério problema por estar próxima ao emissor.
O FEXT (Far-End CrossTalk) ou telediafonia diz respeito à interferência entre pares de fios em extremidades opostas de um mesmo cabo. O FEXT não é um problema tão sério quanto o NEXT porque a diafonia que ocorre longe do emissor gera menos ruído. 
*
*
Com o surgimento das transmissões simultâneas e bidirecionais, foi acrescentada outra medida que engloba a somatória de interferências do sinal aplicado em três pares sobre o quarto par. Este é uma fator importante nas redes modernas que utilizam todos os quatro pares de fios. Na tecnologia Fast-Ethernet (100 Mbps) que utiliza apenas os pares 1,2 (TX) e 3,6 (RX), o teste de diafonia entre os pares verde e laranja é suficiente porque os demais pares são inutilizados e não geram interferência. 
Na tecnologia Gigabit-Ethernet (1 Gbps) que utiliza todos os quatro pares de fios na transmissão de dados, os tradicionais testes NEXT e FEXT têm que ser realizados entre todos os pares possíveis
Power Sum NEXT e FEXT (PS NEXT e PS FEXT) 
*
*
O AXT (Alien CrossTalk) diz respeito à incidência de interferência entre pares de fios em cabos distintos que passam pelo mesmo conduíte, dutos, eletrocalhas ou racks.
Por exemplo, quando submetidos à pressão excessiva.  
Nas transmissões de dados bi-direcional em 10Gbps onde todos os pares são energizados, este tipo de interferência tem maior incidência.
ALIEN CROSSTALK
*
*
Em um cabo com vários pares, onde ocorram transmissões e recepções simultâneas, haverá uma Por definição o ACR é dado pela fórmula: ACR = NEXT – Atenuação
Quando se subtrai a atenuação do valor de NEXT, obtém-se o valor correto do sinal que chega até a outra extremidade do canal;
O valor do NEXT é medido para um conjunto de freqüências e representa a relação entre o sinal transmitido e o ruído gerado.
Relação Atenuação-Diafonia (ACR) 
*
*
Consiste na variação instantânea da fase do sinal transmitido, que ocorre nos momentos onde este sinal passa pelo valor zero, sendo bastante crítica nos sistemas que operam com modulação em fase.
As principais são:
Phase Hit: São mudanças repentinas na fase de um sinal, normalmente causadas pelo mau alinhamento do canal multiplexado.
Gain Hit: São variações bruscas na amplitude do sinal.
Drop Out: Representa a perda por um curto intervalo de tempo da portadora de um sinal de dados. Normalmente é causada por:
Fading em link de microondas;
Comutação em um sistema de microondas;
Solda fria;
Conexões mal apertadas;
Condições atmosféricas adversas; 
Agitação de fase (phase jitter)
*
*
Um problema crucial no cabeamento metálico é a absorção de ondas eletromagnéticas que distorcem os sinais de informação. Podemos definir dois tipos: 
EMI (Eletromagnetic Interference) que é a interferência eletromagnética que gera sinais indesejados nos dispositivos, equipamentos ou sistemas.
EMC (Eletromagnetic Compatibility) que é a habilidade de um determinado equipamento ou sistema funcionar corretamente em um ambiente com ondas eletromagnéticas, sem apresentar falhas.
As fontes mais comuns de EMI são:
Transmissores de rádio e portáteis; 
Linhas de força;
Radares;
Telefones celulares;
Ignições de motores;
Raios;
Descargas eletrostáticas;
Motores elétricos.
Interferências eletromagnéticas
*
*
A potência do sinal que chega ao receptor deve ter um valor mínimo para garantir a correta detecção. 
Ao longo do canal, o ruído presente, será adicionado ao sinal, provocando uma variação na sua forma. 
A relação entre a intensidade do sinal, medida em um determinado ponto do sistema, e o ruído absorvido até esta posição, constitui um parâmetro de projeto chamado de relação sinal ruído (Signal Noise Rate - SNR)
É uma grandeza adimensional medida em dB determinada experimentalmente para cada tipo de aplicação. 
SNR – Relação Sinal Ruído
*
*
A qualidade de um circuito de comunicação digital é avaliada em função da quantidade de erros que ocorrem durante as transmissões;
A probabilidade de erro é medida em BER (Bit Error Rate) sobre os bits transmitidos:
Níveis de sinais bom e ruído baixo (SNR), possuem melhor qualidade de transmissão, portanto menor probabilidade de detecção de erros.
BER (Taxa de erro bit)
*
*
É a perda de potência de um sinal transmitido por um segmento de cabo, expressa em dB (decibel).
Em cabos metálicos é causada por:
Perdas resistivas dos condutores ao longo da linha;
Efeito da capacitância mútua entre os condutores em um par e pela capacitância entre condutores e o terra.
Atenuação
*
*
O atraso de propagação é o tempo gasto para um sinal transmitido em uma extremidade do cabo alcançar o receptor na outra. É medido em ns (nanos segundos) e seus limites são especificados em normas técnicas (TSB 67 e TSB 95). 
Atraso de propagação (Propagation Delay) 
Atraso de Propagação Relativo (Skew Delay)
O Skew Delay mede a relação entre os atrasos de propagação entre os pares do cabo UTP e seus valores limites que são especificados em normas técnicas (TSB 67 e TSB 95). 
*
*
São reflexões causadas por anomalias na impedância característica ao longo de um segmento de cabo. 
Podem estar relacionadas as conectorizações mal feitas nas extremidades (machos), podendo gerar o “jitter” ou atrasos não uniformes.
O teste de perda de retorno mede a diferença entre amplitude do sinal de teste e a amplitude das reflexões deste sinal pelo cabo.
PERDA DE RETORNO (RETURN LOSS) 
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais