Buscar

HISTORIA DA ARTE

Prévia do material em texto

1 - Neste século XXI pode ser constatado que, em nenhum período histórico anterior, o homem produziu tantas imagens como produz hoje. Vivemos na atualidade a denominada Civilização:
Da Imagem
2 - A Grécia é considerada o berço da reflexão filosófica, isto desde o século VI a.C. Assinalar abaixo a única opção correta:
Os sofistas introduziram no século V a.C. o ponto de vista reflexivo crítico, característico da filosofia.
3 - A partir do Renascimento, a Itália foi o marco de um novo conceito de beleza, desenvolvendo também novas tendências artísticas, literárias, científicas e principalmente estéticas. Assinalar a única opção correta:
O naturalismo renascentista se distingue do naturalismo grego porque não usou as conquistas da ciência para atingir um realismo cada vez maior;
A estética renascentista caracteriza-se pela não aceitação de regras e pela clareza;
A estética renascentista era regida pela ideia de que a beleza é propriedade objetiva das coisas, consistindo na ordem, na harmonia e na proporção;
A estética do renascimento se dá através do Teocentrismo ligado à época.
O Renascimento surgiu desvinculado da estética da cultura greco-romana, principalmente da busca da perfeição na elaboração de esculturas e pinturas;
4 - No Brasil, a arte rococó se manifestou também por um dos mais ilustres artistas, o Aleijadinho. Antônio Francisco Lisboa foi escultor, entalhador e arquiteto. Ele fez muitos trabalhos de escultura. Com relação ao Rococó, assinalar a única opção correta:
Rococó é um movimento artístico nascido na França, no início do século XVIII, cerca de 1715. O fenômeno é uma vertente oriunda do Barroco;
5 - Observando a produção artística de pintores impressionistas, notamos que muitos deles repetem os temas de uma pintura exaustivamente. Entre eles podemos citar o exemplo de Claude Monet, que pintou diferentes representações da Catedral de Rouen, cidade distante 116 quilômetros de Paris. Assinale a alternativa que apresenta o motivo dessa prática, coerente aos pressupostos impressionistas.
Na série de quadros que pintou sobre a Catedral de Rouen, Monet procurou representá-la em vários momentos do dia, registrando assim as diferentes impressões que as pedras, arcos e torres lhe causavam com a variação da luz solar.
6 - Com relação ao Expressionismo, assinalar a única opção incorreta:
Os artistas expressionistas não aceitavam a deformação das figuras para ressaltar o sentimento, os valores emocionais eram suplantados pelos intelectuais.
7 - A técnica denominada como visão simultânea é característica do movimento cubista. Através dela o artista faz a fusão de várias vistas de uma figura ou objeto numa única imagem. Era como se o artista tivesse andado 180 graus em redor do seu modelo e tivesse sintetizado suas sucessivas impressões em uma única imagem. Porque essa característica foi considerada inovadora?
Pois durante 500 anos desde o início do Renascença italiana, os artistas tinham sido guiados pelos princípios da perspectiva matemática e científica de acordo com os quais o artista via seu modelo ou objeto de um único ponto de vista estacionário.
8 - O futurismo foi um movimento artístico e literário, iniciado oficialmente em 1909 com a publicação do Manifesto Futurista do poeta italiano Filippo Marinetti. Assinalar abaixo a única opção incorreta:
Este movimento apoiou-se no moralismo e no passado. Defendeu a preservação de museus e cidades antigas. Foi um movimento agressivo e extravagante;
 
9 - Henri Matisse foi uma das maiores expressões do movimento artístico e procurou mostrar as formas das figuras, sem se preocupar com a realidade e as cores. Isto foi observado no: 
Fauvorismo
10 - Com relação ao Expressionismo, assinalar a única opção incorreta: 
Os artistas expressionistas não aceitavam a deformação das figuras para ressaltar o sentimento, os valores emocionais eram suplantados pelos intelectuais.
1 - Assinalar a única opção correta sobre a Estética na Antiguidade Clássica: 
 
Platão, baseado no pensamento metafísico de que o mundo se dividia em mundo das ideias (inteligível) e o mundo real (sensível), considerava a arte como mera imitação da verdade do mundo inteligível. 
 
2 - Que filósofo grego desenvolveu ideias relativas à origem da poesia e à conceituação dos gêneros poéticos, em obra que representou uma primeira teoria da arte? 
 
Aristóteles 
 
3 - O homem pré-histórico que produzia imagens no interior de cavernas, não com o intuito de decorá-las, mas como parte de rituais mágicos, cujo objetivo seria o sucesso nas caçadas ou, talvez, para que a caça surgisse novamente com o fim da Era Glacial, viveu na Idade da Pedra... 
 
Lascada, ou Período Paleolítico. 
 
 
4 - Na Idade Moderna, durante o século XVII, ocorreram mudanças radicais na estrutura do pensamento ocidental. Isto pode ser caracterizado a partir do início da chamada Revolução Científica, que teve como filósofo de grande influência o autor da frase:"-Penso, logo existo." Assinale a alternativa que apresenta o nome desse filósofo
René Descartes 
5 - "No Brasil, D. João VI criou no início do século XIX a Real Academia de Belas Artes, a partir de um grupo de artistas franceses. A Missão Francesa implementou no Brasil o estilo ______________, que se tornou oficial. Logo, foi criado o _______________, cujo primeiro prêmio era uma viagem à Europa. Assim se reproduziu aqui, ao longo do século XIX, o modelo acadêmico." Assinale a alternativa que apresenta os termos que melhor complementam as lacunas do enunciado da questão. 
 
Neoclássico; Salão Nacional 
 
6 - O Impressionismo surgiu em Paris na segunda metade do século XIX. Como grandes artistas impressionistas, destacaram-se: 
 
Manet, Renoir e Cézanne 
7 - Com relação ao Expressionismo e ao Impressionismo, assinalar a única opção correta: 
 
Embora sendo movimentos antiéticos, foram movimentos realistas que exigiram a dedicação total do artista à questão da realidade. 
 
 
8 - Assinale a alternativa que apresenta uma característica estética expressionista: 
 
Expressão de emoções intensas através de um dinamismo improvisado, abrupto, inesperado, com preferência pelo patético, grotesco, trágico, angustiado e sombrio. 
 
9 - Com a chegada da Corte Portuguesa no Brasil, início do século XIX, observou-se a importação do modelo de produção artística da Europa. Aqui chegaram grandes artistas, como Lebreton e Debret, participantes da: 
 
Missão Francesa de 1816. 
 
 
10 - Antes da semana de arte moderna de 1922, uma exposição apoiada por Di Cavalcanti, só não foi ignorada graças a um artigo de Monteiro Lobato. Ele chega a contar uma anedota, na qual a pintura produzida pela cauda de um burro chegou a ser confundida e admirada como uma novidade do Cubismo, na crítica para depreciar o Modernismo que se apresentava nos trabalhos dessa artista pioneira, reconhecendo-lhe, contudo, o talento. A artista criticada foi: 
 
Anita Malfatti 
 
1 - Com o surgimento da Pop Art., em Londres e Nova York, observa -se nos artistas a valorização da cultura popular. A Pop Art americana se manifestou com uma estética figurativa e mu itas obras tivera m um caráter perdurável. Elaborar um pequeno texto apresentando três características da Pop Art. 
 
 
Resposta: O Pop -art colocou coisas de nosso cotidiano como obras de arte. Marcas de massas de tomate, sopas, entre outras, foram colocadas como arte para a sociedade. Foi um tipo de cultura popular, por apresentar de forma mais simplificada e fácil, como a arte é representada para aqueles que não sabiam direito sobre arte. Questões do período pós -guerra foram colocados em questão nesse Movimento. Figuras não muito valorizadas passaram a apresentar uma nova visão para a sociedade, ganhando forma não apenas de um objeto, mas ganhando formato artístico. Não só a utilização de objetos, mas também a utilização de pessoas famosas, fazendo uma montagem com várias fotos, como quadrinhos e cada uma dela s decores diferentes. Sua popularização fez de lá uma arte de alta Cultura, pois ganhou grande repercussão logo que surgida. 
 
Gabarito: A temática central dessa nova corrente foi apoiada em uma nova iconografia (astros do rock, do cinema e da televisão), elementos de consumo diário e cartazes publicitários. 
2 - Sob muitos aspectos o futurismo foi único entre o s movimentos artísticos modernos. Era italiano, originou-se numa concepção de civilização e encontrou expressão primeiramente nas palavras em vez de resultar de algum descontentamento com idiomas de arte herdados. De certa forma foi o movimento mais radical rejeitando todas as tradições e os valores e as instituições consagradas pelo tempo. Quem foi o inventor do Futurismo como se deu o nascimento deste movimento e o que significa dizer que o Futurismo escolheu seu próprio nome? 
 
Resposta: Nascido no ano de 1909, com o Manifesto futurista, o futurismo tinha como características, uso de formas da guerra e violência, era contrário ao passado e adepto às transformações tecnológicas surgidas a partir do sec. XIX. Seu inventor foi Fillipe Monealtt O futurismo escolheu seu próprio nome pelo fato de ele não gostar de questões passadas e aderir às questões das tecnologias. Sua importância foi que ele surgiu a partir de outros movimentos e deu origem a novos movimentos modernistas e muitos artistas foram seguidores dele. 
 
Gabarito: O inventor do Futurismo foi o poeta Filippo Tommaso Marinetti (1876- 1944).No outono de 1908 ele escreveu um manifesto que apareceu primeiro como prefacio para u m volume de seus poemas editado em Milão e m 1909 .Mas foi sua versão francesa em 19 10 na primeira página do jornal Le fígaro em 20 de fevereiro que propiciou o impacto que estava buscando e esta é a data de nascimento do futurismo Falamos que o Futurismo escolheu seu próprio nome pois Marinetti hesitou entre es colher como nome para seu movimento os nomes dinamismo, eletricidade e futurismo, alternativas que sugerem onde estava seu interesse, consciente sobre o mundo do poder tecnológico crescente . Marinetti queria que as arte s demolisse m o passado e celebrassem as delicias da velocidade e da energia mecânica.

Continue navegando