Buscar

ad2 de zoologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

2a. Avaliação a Distância – 2012/2
Disciplina: Introdução à Zoologia
Nome: Crisane Batista Fonseca
Matricula: 11214020186
Polo: Três Rios
A metameria, repetição seriada de partes do corpo, incluindo representantes dos órgãos e sistemas, é comum em diversos grupos de animais triploblásticos. Explique por que a metameria está intimamente relacionada com o surgimento do mesoderma. (1,5 pontos)
Respostas: A metameria junto com o celoma teve um importante papel adaptativo na diversidade animal em vários planos corpóreos. A metameria é definida como uma repetição serial de partes do corpo. Esta repetição estar associada aos animais cujo corpo começa a se dividir no mesoderma, que da origem a boa parte dos órgãos. O surgimento do mesoderma estar associado a repetição seriada de partes do corpo, a metameria.
Os Protostomados que apresentam clivagem espiral representam o agrupamento mais diverso do reino Animalia. Neste agrupamento (clado), encontramos os Annelida, Arthropoda, Mollusca e Nematoda. Atualmente, as hipóteses de relacionamento entre esses filos mais aceitas são “Lofotrochozooa/Ecdisozoa” e “Articulata”. Discuta essa duas hipóteses. (1,5 pontos)
Respostas: Essas duas hipóteses em geral os morfologistas não concordam que os Annelida e os Arthopoda fiquem em linhas evolutivas opostas, pois apresentam um corpo segmentado que surge de forma independente. No entanto a sistemática molecular aceita os Lofotrochozosa como Protostômios sem ter relação com os Deuterostômios. A sinapormorfia clivagem espiral, junta os espiralios e os platelmintos anelídeos, moluscos artrópodes. Os anelídeos e artrópodes compartilham o corpo com divisão por diversos segmentos, a posição das linhas evolutivas mostra que a segmentação surgiu de forma independente, porem essa conclusão e rejeitada pela maioria dos morfologistas. A Sistemática molecular considera os lofoforados com os prostômios sem uma aliança (parceria) com os deuterostômios, ela também divide em dois táxons Ecdysozoa e lophotrochoza. O primeiro grupo mostra os indivíduos que apresentaram uma mudança no seu exoesqueleto. O outro grupo de táxon reúne os protômios, incluindo o lofoforado, esta união dos ecdysozoa neutraliza o monofiletismo dos panartropodes e cicloneuralios e separa os anelídeos unindo-os aos lophotrochosozoa.
Alguns animais aquáticos se utilizam da mobilidade do meio para se locomoverem passivamente. Como a maior parte de seus corpos é de proteínas e de carboidratos, eles tendem a afundar lentamente. Descreva três mecanismos que diminuam ou anulam o afundamento desses animais, permitindo que eles explorem continuamente a coluna d’água e dela se utilizem para a locomoção. (1,5 pontos)
Respostas: 
Armazenagem de óleos e gorduras: animais como o tubarão e os planctônicos, podem armazenar uma grande quantidade de óleos e gorduras, os tubarões armazenam no fígado. Estas gorduras e os óleos que ficam armazenados apresentam uma densidade menor em relação à agua reduzindo a taxa de afundamento desses animais.
Câmaras de ar: Funcionam como uma boia e permite que o animal flutue sobre a superfície da agua. Estas câmaras de ar e outros gases diminui a densidade especifica do animal. Um exemplo são os peixes ósseos natantes, que possuem um órgão especifico a bexiga natatória.
Redução do conteúdo de elementos pesados: animais como artrópodes e moluscos apresentam uma estrutura carapaças e conchas, que é composta de elementos pesados. Com a redução das conchas a taxa de afundamento diminui e permite a flutuação. A diluição do corpo de alguns animais como a medusa diminui a taxa de afundamento.
Os animais com apêndices articulados utilizam-se de forte e rápida contração muscular para saltar. Descreva outros mecanismos de salto, diferentes da contração muscular, encontrados em animais com patas articuladas. (1,5 pontos)
Respostas: a aranha utiliza outro tipo de mecanismo de salto, o oposto na aranha é que a ação dos músculos flexores das patas ocorre através da elevação da pressão sanguínea, pois a aranha não apresenta músculos extensores nas patas.
Animais como os barbeiros e sanguessugas apresentam habito alimentar hematófago. Sabendo que esses animais se originaram se ancestrais predadores, descreva duas modificações ocorridas em seu tubo digestivo, em relação aos seus ancestrais. (1,5 pontos)
Respostas: A digestão é extracelular , entre modificações que ocorreram , foi o aumento do papo deixando-o volumoso e ramificado, o que possibilitou a armazenagem de sangue. As ventosas ao redor da boca e do ânus, permitindo a fixação e sucção, passando a ficar grudado em seu hospedeiro, quando se alimenta, vai protrair a faringe e partir da boca, e fazendo força sobre o tecido do hospedeiro.
Por que os pastadores são geralmente herbívoros na ambiente aéreo? (1,0)
Respostas: Os pastadores no ambiente aéreo são conhecidos como herbívoros, pois se alimentam de plantas. São animais que se alimentam de organismos sesseis, ou seja, aqueles que não se movem.
Embora diversos crustáceos tenham conquistado o ambiente aéreo, eles mantiveram a respiração branquial e estão restritos a ambientes úmidos e próximos da água. No entanto, esses crustáceos apresentam deferentes modificações em seu sistema respiratório os habilitam a viver fora d’água. Explique uma dessas modificações. (1,5 pontos)
Respostas: A maioria dos crustáceos é aquática, no entanto algumas espécies vivem fora d água. Estes organismos também dependem das brânquias para realizar a respiração, eles ficam em praias, pois as brânquias devem estar sempre úmidas, para que aconteçam as trocas gasosas. As brânquias foram diminuídas e o local superior da câmara branquial e ativado através de troca de oxigênio. Exemplo de organismo que sofreram modificações, o tatuzinho de jardim (ou tatu-bola), os caranguejo.
BIBLIOGRAFIA:
Livro: Zoologia Dos Invertebrados, 7ª edição, Autor: Ruppert. Fox. Barnes, Pág.: 534-535 e 251-255.
Apostila: Introdução a Zoologia, Cecierj, Volume, 2,3 4,
Site: www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos3/bioartropodes3.php
www.infoescola.com › Biologia

Continue navegando