Buscar

Exercícios_módulos 2, 3 e 4(REVISÃO)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EXERCÌCIOS
1) A pulga é considerada o melhor saltador, dentre todos os animais aéreos. Descreva sucintamente dois mecanismos de saltação, citando um exemplo para cada tipo. 
2) Os peixes ósseos que apresentam uma vida nectônica tenderiam a afundar devido à grande densidade de seus ossos e músculos, entretanto, eles conseguem se manter em suspensão na massa d’água devido a um órgão denominado bexiga natatória. Descreva como funciona a bexiga natatória de um peixe que passe de 10 metros de profundidade para 20 metros. 
3) Inúmeros animais, como alguns anelídeos e crustáceos, poucos moluscos e insetos e vertebrados, apresentam hemoglobina. Evolutivamente, como podemos explicar o surgimento deste pigmento respiratório nesses animais? 
4) Entre os diferentes tipos de estruturas fotorreceptoras encontrados nos animais estão os chamados olhos em câmara. Nesse tipo de olho, a formação de imagens só é possível se a distância do objeto para a abertura for a mesma que da abertura para o epitélio sensorial e o animal forma imagem apenas a curta distância. Como o problema de distância focal muito curta foi resolvido nos animais em que a distância focal é maior do que o comprimento do olho? 
5) As traquéias foram uma das grandes novidades evolutivas na conquista do ambiente aéreo. Elas são invaginações da parede do corpo que se ramificam em tubos cada vez menores, os quais se estendem até os tecidos. Explique por que os artrópodes traqueados possuem seu sistema circulatório proporcionalmente mais reduzido do que aqueles que possuem brânquias ou pulmões foliáceos? 
6) A locomoção muscular se baseia na deformação dos músculos, os quais podem agir sobre os esqueletos. Descreva sucintamente dois dos principais tipos de sustentação e locomoção com esqueletos moles, citando um exemplo para cada tipo. 
7) Diversas teorias acerca da origem do celoma e da metameria têm sido discutidas ao longo dos últimos 200 anos. Evidências favoráveis a uma e a outra surgem com o desenvolvimento de novas técnicas de análise, a descoberta de novos fósseis ou mesmo em virtude do enriquecimento teórico sobre o assunto. Descreva uma dessas teorias, citando uma evidência a seu favor e uma contra. 
 
8) Com o aumento do metabolismo animal, houve um aumento proporcional no fluxo de oxigênio para os tecidos. Ao longo da história evolutiva desses animais foram selecionados sistemas circulatórios mais eficientes. Descreva dois mecanismos que tenham tornado o sistema circulatório mais eficiente. 
9) Considere um peixe olho-de-cão de 20 cm de comprimento que nade a uma velocidade que nade a uma velocidade de 2 metros por segundo e um baiacu-de-espinho de 4 cm que nade 30 cm por segundo. Qual dos dois peixes precisa bater suas nadadeiras com mais freqüência? (O Número de Reynolds é expresso pela relação U x D / V. Viscosidade da água (V) = 0,000001m2/s) 
10) Qualquer animal é capaz de deslocar seu corpo por meio de uma rápida contração muscular, contudo, o movimento de salto é melhor realizado por animais com apêndices articulados. O salto de muitos animais é realizado por uma rápida contração muscular associada à estrutura mecânica do esqueleto das patas. Outros animais utilizam-se de outros mecanismos para a distensão de suas patas, e não da contração muscular. Descreva um desses mecanismos. 
11) A percepção do campo magnético da Terra permite que uma ave migratória volte ao local onde nasceu para procriar. Descreva esse mecanismo de orientação. 
12) A metameria, repetição seriada de partes do corpo, incluindo representantes dos órgãos e sistemas, é comum em diversos grupos de animais triploblásticos. Explique por que a metameria está intimamente relacionada com o surgimento do mesoderma. 
13) Os metanefrídios são estruturas tubulares, geralmente em forma de funil ciliado, que ligam o meio interno do corpo dos animais ao meio externo. O batimento dos cílios puxa os líquidos internos do corpo para o tubo nefridial e os elimina para fora do corpo. Porque os metanefrídios são encontrados apenas em animais celomados? 
14) A determinação do sexo nos animais nem sempre é genética. Quais as outras formas de determinação do sexo nos animais. Cite dois exemplos.
15) Explique por que os animais pastadores do meio aéreo geralmente são herbívoros?
Nome Crisane Batista Fonseca, Polo de Três Rios.
 Minha justificava de querer que minha ap2 seja revisada pois não entendi minha nota que foi 3,0, sendo que cada questão valia 2,0(pontos). Não me lembro a ordem das perguntas mas a que era pra descrever como funciona a bexiga natatória do peixe que aumenta a sua profundidade, coloquei tudo oq estava no material didático de acordo com a aula, e como entendi nas tutorias presenciais. Outra questão foi a do estatocisto minha resposta foi clara e objetiva falei que a função dele e de orientação,a primeira questão da prova, não me lembro a pergunta mas estava relacionada com o numero de Reynolds respondi baseada de que quando maior for o tamanho (densidade) a viscosidade(pressão) serar menor e desenvolvi meu raciocínio. Emfim estou fazendo esta disciplina pela terceira vez, a primeira vez realmente não tive como estudar pois trabalhava muito e não tive tempo, mas agora tenho tempo pra estudar, já li os quatros modulo varias vezes, e realmente eu não compreendo o critério de correção da disciplina. Espero que minha ap2 seja revisada, e que eu venha obter uma resposta antes da ap3, assim vou saber onde estar meu erro,pois quero muito passar em zoologia, já e a 3ª vez que estou fazendo esta disciplina.

Outros materiais