Buscar

ESTUDO DIRIGIDO - FOUCAULT

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO
Explicar segundo Foucault, a relação entre direito e poder.
O direito e o poder segundo Foucault estão intimamente relacionados. Pois para o poder ser exercido é necessário que haja uma lei e que essa lei seja baseada na verdade. Tendo assim uma soberania do poder exercida através do direito que leva em conta a verdade para a afirmação de tal poder
Comparar as análises de Durkheim e Foucault.sobre o direito.
 Segundo Durkheim o direito tem um papel primordial na sociedade. “O símbolo visível na sociedade social é o direito”. Acredita que as instituições são positivas em relação à população uma vez que a sociedade não funcionaria sem elas. O direito então seria símbolo da solidariedade. Já Foucault, acredita que o direito é permeado por relações de poder. As instituições seriam negativas aos indivíduos, pois provocam a “sujeição” do indivíduo, ou seja, dominação.
Como Foucault analisa a problemática da dominação, ou seja, como se dá o exercício de poder, além das regras do direito.
Para Foucault, a questão da dominação não se resume em soberania, mas amplia-se a todas as maneiras de sujeição exercidas na sociedade, sendo o direito apenas uma delas. Para ele somos aprisionados pelo poder, podemos sempre modificar sua dominação, mas em condições determinadas e segundo uma estratégia precisa. No sistema clássico o ex do poder era confuso, global e descontinuo. Era o poder dos soberanos sobre grupos constituídos por famílias, cidades, paróquias, isto é, por unidades globais, e não um poder continuo atuando sobre o individuo
Explicar qual é o objeto de estudo de Foucault pelo qual ele foi criticado por alguns de seus contemporâneos.
Foucault teve como objeto de estudo os “sujeitados”, ou seja, os loucos, detentos, os manicômios. Ele estudava objetos que eram considerados “não nobres” segundo os críticos á ele. O seu alvo de estudo portanto era incompatível com os outros objetos estudados por outros autores.
O que caracteriza, segundo Foucault, a passagem da punição á vigilância na história da repressão das sociedades passadas as de hoje.
Na sociedade Medieval a punição acontecia através da repressão mais direta, ou seja, era comum que as pessoas fossem punidas com esquartejamentos, enforcamentos, etc. Tais medidas eram vistas como espetáculos que eram assistidas pela população em praças públicas por exemplo. Já na Sociedade Moderna o que vigora é a normalização, a vigilância “o poder de exercício no corpo social e não sobre o corpo social.”
.
 Como Foucault vê a prisão
Foucault entende que a ideia inicial da prisão era um projeto de reinserção dos indivíduos na sociedade. O que não aconteceu, a reclusão dos contraventores serve apenas para produzir ou deteriorar ainda mais os detentos. Entretanto, esses delinquentes mostram-se úteis a sociedade. Pois são utilizados no meio econômico e político para o prazer sexual e missões de vigilância por exemplo.
Explicar a relação entre poder e saber: “O exercício do poder cria perpetuamente o saber, e inversamente, o saber acarreta efeitos de poder” (Foucault, 2012:142)
O saber é necessário para exercer o poder, pois não se pode obter o poder sem o entendimento de lago. Logo a medida que alguém tem uma poder ela tem mais acesso ao saber e com isso ela detêm mais poder. Portanto o saber leva ao poder e vice versa. O conhecimento é um mecanismo para a manutenção do poder.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes