Buscar

Questões Direito Civil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questões – Direito Civil I
1) O que vem a ser Diálogo das Fontes?
 A teoria do diálogo das fontes traz a ideia de que o ordenamento jurídico (como um todo) deve ser interpretado de forma unitária, sistemática e coordenada. Onde há aplicação de leis conjuntas para gerar uma melhor solução derivando de caso para caso.
2) Quando acontece homologação de sentença estrangeira?
 No Brasil, o STJ é quem homologa as sentenças estrangeiras, sendo que estas devem atender alguns requisitos para serem homologadas. Requisitos: haver sido proferida por juiz competente; terem sido as partes citadas ou haver-se legalmente verificada a revelia; ter transitada em julgado e estar revestida das formalidades necessárias para a execução no lugar em que foi proferida; estar traduzida por tradutor juramentado; ter sido homologada pelo Superior Tribunal de Justiça.
3) Qual a diferença entre ultratividade da norma e repristinação? 
 Repristinação: é o ato de restaurar uma lei que fora revogada no passado. É a criação de uma nova lei que restaura os efeitos da anterior, tornando a lei revogadora inativa. Porém, uma repristinação deve ser expressa na nova lei, caso contrário, a lei anteriormente revogada não voltará a ser ativa.
 Ultratividade: Mesmo que uma lei tenha sido revogada, ela é aplicada para casos que ocorreram antes que ela tivesse sido revogada. Ou seja, para esses casos, ela ainda tem validade.

Outros materiais