Buscar

trabalho HIV alex (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FACULDADE ESTACIO FIB
AIDS - HIV
PARTICIPANTES:
IVONE CHAVES 
JÚLIA AQUINI 
JULIANA WANDERLEY
JULIANE DOS SANTOS
MARIANA SANTOS
NAILSON SILVA
SANDRA REIS
ORIENTADOR: ALEX TORRES
 INTRODUÇÃO
A síndrome de imunodeficiência adquirida (AIDS) é um problema de Saúde Pública que alcançou proporções pandêmicas. Nos últimos tempos, poucos agravos à saúde geraram tamanho grau de interesse dos profissionais de saúde, de atividade científica, de enigma e de preconceito como a aids. O número de pessoas infectadas pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), seu modo de transmissão e seu impacto na sociedade levou a aids a ser uma doença que tem uma grande dimensão social (Bennett, 1987; Velimrovic, 1987).
 OBJETIVOS
OBJETIVO PRINCIPAL:
 O objetivo principal do presente estudo é avaliar a percepção de risco face à transmissão do HIV, os aspectos causadores, seus mecanismos do desenvolvimento da doença, tratamentos e os avanços da medicina. 
 ASPECTOS CAUSADORES
HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da AIDS, ataca o SISTEMA IMUNOLÓGICO, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. E é alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.
MECANISMOS DESENVOLVIDOS DA DOENÇA
MECANISMOS DESENVOLVIDOS DA DOENÇA
O HIV pode ser transmitido pelo sangue, esperma e secreção vaginal, pelo leite materno, ou transfusão de sangue contaminado. O portador do HIV, mesmo sem apresentar os sintomas da Aids, pode transmitir o vírus, por isso, a importância do uso de preservativo em todas as relações sexuais.
 Transmissão
 EPIDEMIOLOGIA
A AIDS é considerada pela Organização Mundial de Saúde como uma pandemia mundial. Uma pandemia conceitua-se pela OMS como uma doença infecciosa que atinge proporções enormes, podendo se espalhar por um ou mais continentes ou por todo o mundo, causando inúmeras mortes. 
Os membros das populações-chave, incluindo profissionais do sexo, pessoas que injetam drogas, pessoas trans, pessoas privadas de liberdade e gays e outros homens que fazem sexo com homens, e seus parceiros sexuais representaram 45% de todas as novas infecções por HIV em 2015.
O relatório alerta que novas infecções por HIV continuam a aumentar entre as pessoas que usam drogas injetáveis (cerca de 36% de 2010 a 2015) e entre homens gays e outros homens que fazem sexo com homens (cerca de 12% de 2010 a 2015). Além disso, as novas infecções tampouco estão declinando entre profissionais do sexo ou pessoas trans. O tratamento antirretroviral a mortalidade caiu e a sobrevida aumentou. 
 EPIDEMIOLOGIA
O relatório publicado em dezembro de 2016 descreve a necessidade crítica de alcançar as populações-chave com programas de prevenção e tratamento do HIV que atendam suas necessidades específicas ao longo de suas vidas; no entanto, os níveis totais de financiamento estão muito abaixo do necessário para que os programas de HIV cheguem às essas populações, particularmente o financiamento vindo de fontes domésticas.
 TRATAMENTO
A Aids não tem cura, mas os portadores do HIV dispõem de tratamento oferecido gratuitamente pelo Governo.
 O paciente terá acesso ao tratamento anti-retroviral. Os objetivos do tratamento são prolongar a sobrevida e melhorar a qualidade de vida do paciente com Aids, pela redução da carga viral e reconstituição do sistema imunológico.
PRIMEIRO TESTE DE FARMÁCIA PARA DETECÇÃO DE HIV TEM REGISTRO APROVADO PELA ANVISA.
 
Obrigada!
 REFERÊNCIAS
http://jcrs.uol.com.br/_conteudo/2016/09/geral/523473-sus-vai-incorporar-novo-medicamento-contra-hiv.html
http://www.fisioterapiaparatodos.com/p/doencas-transmissao-sexual/aids-hiv/
http://www.aids.gov.br/pagina/boletim-epidemiologico
http://www.ibahia.com/detalhe/noticia/teste-para-descobrir-hiv-chega-em-
farmacias-brasileiras-em-breve/

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais