Buscar

Prova - Gestão da Qualidade e Segurança de Alimentos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

IFRJ- Campus Rio de Janeiro
Curso de Pós-Graduação em Gestão da Segurança de Alimentos e Qualidade Nutricional
Professora: Angélica Castanheira & Denise Perdomo Azeredo 
Avaliação: Normas de Gestão da Qualidade e Segurança de Alimentos
Aluno: Caroline Cabral
Nota: ____ Ass. do prof: ________________________
Questão 01:
O termo Norma possui a seguinte definição, de acordo com a ABNT: “Documento estabelecido por consenso e aprovado por um organismo reconhecido, que fornece regras, diretrizes ou características mínimas para atividades ou para seus resultados, visando à obtenção de um grau ótimo de ordenação”. Pede-se:
Qual é a importância da adesão a uma norma, por parte da organização, no contexto na gestão da segurança de alimentos?
A adesão a uma norma melhora a qualidade do produto final, além de garantir que a organização que a adotou está em conformidade com o que é preconizado pela norma. Sendo a norma estabelecida por um consenso e tendo a aprovação de um organismo devidamente reconhecido, isso é se torna importante para a gestão de segurança de alimentos, pois há uma padronização, homogeneidade e base técnica e científica dos processos, os quais foram aprovados e adequados para a garantia de segurança de alimentos. Como resultado da adesão a norma é possível reduzir os riscos relacionados à produção de alimentos e garantir um produto seguro ao consumidor. Quando a norma for internacional o produto fica bem visado no mercado e tem maiores chances de ser exportado.
Descreva as principais normas que norteiam o SGI (Sistema de Gestão Integrada) de uma indústria de alimentos?
Sendo o Sistema de Gestão Integrada um conjunto de processos, procedimentos e práticas que uma organização escolhe implementar, buscando o aumento da eficácia, através da melhoria da qualidade, redução dos riscos, protegendo a saúde e a segurança do trabalhador, redução dos perigos e riscos ao meio ambiente e melhoria na eficiência do uso dos recursos ambientais. Nesse contexto temos as seguintes normas:
ISO 9.000 – Gestão da Qualidade 
É composta pelas normas ISO 9000, 9001, 9004 e 19011, referem-se a qualidade dos processos da organização. Descreve regras relacionadas a implantação, desenvolvimento, avaliação e continuidade do Sistema de Gestão da Qualidade. 
ISO 14.00 – Gestão Ambiental
É constituída por normas que especificam diretrizes e requisitos relativos a um sistema de gestão ambiental para garantir que a empresa pratique a mesma.
ISSO 22.000 – Gestão da Segurança de Alimentos
É uma norma internacional a qual define os requisitos de um sistema de gestão de segurança de alimentos considerando todo o processo de produção e da cadeia alimentar, do campo a mesa. 
ISO 26.000 – Responsabilidade Social
É uma norma que possui como objetivo traçar diretrizes para auxiliar as empresas na implantação e desenvolvimento de políticas baseadas na sustentabilidade.
OHSAS 18.000 – Segurança e Saúde Ocupacional
É uma norma que possui como foco a saúde e segurança ocupacional. Permite que a empresa possa controlar e melhorar o nível do desempenho da Saúde e Segurança do Trabalho.
Questão 02: 
A afirmativa: “As normas, por terem caráter voluntário, não impedem que nenhum produto seja comercializado. Contudo, os produtos que não estão de acordo com as normas estipuladas têm maior dificuldade para a sua aceitação no mercado”, está correta? Justifique.
Sim, a adesão às normas é facultativa e não impede nenhum produto de ser comercializado, no entanto, esses produtos tendem a ter maiores problemas no controle de qualidade podendo causar uma rejeição no consumido e/ou não se adquirido quando comparado com outro produto que possui a adesão a norma. Isso também inclui a aceitação tanto pelo mercado nacional como internacional de comercialização do produto, o que pode esbarrar em barreiras comerciais pela não adesão a uma norma que a maioria das empresas estão inseridas. Já produtos comercializados por empresas que aderem as normas ganham uma maior credibilidade no mercado consumidor direto, nacional e internacional, sendo uma vantagem frente aos produtos produzidos por empresas que não seguem nenhuma norma. 
Questão 03:
As normas privadas podem ser produzidas por associações ou organizações para atenderem às suas necessidades internas na realização de algum produto ou serviço. 
De acordo com a definição apresentada, correlacione às normas privadas e os decorrentes selos de qualidade que podem ser observados nas embalagens de alguns alimentos.
É o Programa Permanente de Controle da Pureza do Café, certificação pioneira da ABIC, lançada em 1989 e que atesta a pureza do café torrado e moído. O objetivo é o monitoramento contínuo das marcas, a fim de inibir a ação de empresas que adulteram seus produtos. Isso proporciona ao consumidor e compradores maior credibilidade de adquirir um produto que se preocupa com a qualidade do produto e dos seus processos.
Atualmente com mais de 100 empresas congregadas, a ABICAB engloba toda a cadeia produtiva nacional, representando 100% do mercado de cacau, 92% do de chocolates, 80% do de amendoim e 70% do de balas e confeitos. Da mesma forma, surgiu a necessidade de se garantir que do processo de produção da matéria-prima até o produto final fosse seguro e adequado para o consumo. Diferenciando os produtores que possuíssem esse selo, pela garantia de se adquiri um produto final que se preocupa e zela pelo segurança do alimento.

Outros materiais