Buscar

Prova 03 2015 1 - Mecânica Básica II.docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM FÍSICA
	Disciplina: Mecânica Básica II
Carga Horária: 102 h – 6 Créditos
Período: 2015/1
Prof. Dr. Carlos JACINTO de Oliveira
	Prova 03 – 25/09/2015
A Figura mostra um desenho de dois blocos ( e ) e uma mola () que estão dispostos em uma superfície horizontal sem atrito. O coeficiente de atrito estático entre os dois blocos é . Que amplitude do movimento harmônico simples do sistema blocos-massa faz com que o bloco menor fique na iminência de deslizar sobre o bloco maior? (valor: 2,0 pontos)
Um bloco de massa , em repouso sobre uma mesa horizontal sem atrito, está ligado a um suporte rígido através de uma mola de constante elástica . Uma bala de massa e velocidade v de módulo atinge o bloco e fica alojada nele, conforme a Figura. Supondo que a compressão da mola seja desprezível até a bala se alojar no bloco, determine (a) velocidade do bloco imediatamente após a colisão e (b) a amplitude do movimento harmônico simples resultante. (valor: 2,0 pontos)
Se descreve uma onda que se propaga em uma corda, quanto tempo um ponto da corda leva para se mover entre os deslocamentos e ? (valor: 2,0 pontos)
Uma corda esticada tem uma massa específica linear de e está sujeita a uma tensão de N. Uma onda senoidal na corda tem uma amplitude de , uma frequência de e está se propagando no sentido negativo de um eixo x. Se a equação da onda é da forma , determine (a) , (b) , (c) e (d) o sinal que precede . (valor: 2,0 pontos)
Um guarda rodoviário persegue um carro que excedeu o limite de velocidade em um trecho reto de uma rodovia; os dois carros estão a . A sirene do carro de polícia produz um som com uma frequência de . Qual é o deslocamento Doppler da frequência ouvida pelo motorista infrator? (valor: 2,0 pontos)
Bom desempenho! 
Carlos JACINTO

Outros materiais