Buscar

Av 1 Seminário III 8º Semestre Contabilidade UNOPAR

Prévia do material em texto

1)A observância dos Princípios Fundamentais de Contabilidade é obrigatória no exercício da profissão e constitui condição de legitimidade das Normas Brasileiras de Contabilidade - NBC. Sua aplicação a situações concretas, a essência das transações deve prevalecer sobre seus aspectos formais.
Assinale a alternativa que apresenta, segundo os autores Iudícibus, Marion, & Faria, 2009, os princípios da contabilidade.
Alternativas:
a) Os princípios da contabilidade caracterizam –se pela informação aos usuários sobre seus patrimônios. 
b) São os princípios da contabilidade as formas, o meio, o guia/direção e a estrutura de que se utiliza para chegar aos objetivos.
Alternativa assinalada
c) Os princípios da contabilidade devem ser pensados com o máximo de zelo e atenção, empreendedora.
d) Os princípios da contabilidade são definidos pela ética, direito e a boa administração.
e) São os princípios da contabilidade, a legalidade da segurança pública e jurídica dos cidadãos. 
2) Leia as asserções a seguir sobre entidade Contábil.
I- "A Contabilidade é sempre mantida para uma entidade, que exerce atividade econômica como meio ou fim. O Patrimônio desta entidade não se confunde com os patrimônios de seus proprietários. " (Marion, 2009) Porque
II- Para todos os efeitos, o patrimônio de uma entidade não se confunde com o de outra, os patrimônios dos sócios não se confundem com o da empresa.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a) As asserções I e II são falsas.
b) A asserção I é verdadeira e a II é falsa.
c) A asserção I é falsa e a II é verdadeira.
d) As asserções I e II são verdadeiras, mas não têm ligação entre si.
e) As asserções I e II são verdadeiras e a II justifica a I.
Alternativa assinalada
3) Leia com atenção a notícia do Jornal G1 em 12 maio de 2015, disponível em: http://g1.globo.com/pr/norte-noroeste/noticia/2015/05/conselho-pode-punir-contadores-acusados-em-fraude-na-receita-do-pr.html. Acesso em 02 março de 2017.
O Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRC-PR) pode punir os contadores acusados de participar de um esquema de corrupção na Receita Estadual de Londrina no norte do estado. O CRC solicitou ao Ministério Público do Paraná (MP-PR) cópia dos processos envolvendo os profissionais da área para saber qual foi a participação de cada um dos 11 contadores denunciados. "A punição vai desde uma notificação até a cassação do registro profissional, de acordo com a gravidade de cada caso", diz Marcos Rigoni de Mello, vice-presidente do CRC-PR.
Partindo do CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO CONTABILISTA CEPC, noArt. 3º - No desempenho de suas funções, é vedado ao contabilista:
Alternativas:
a) Manifestar, a qualquer tempo, a existência de impedimento para o exercício da profissão; e, ser solidário com movimentos de defesa da dignidade profissional.
b) Abster-se das responsabilidades e aceitação de encargo profissional em substituição a colega que dele tenha desistido para preservar a dignidade ou os interesses da profissão ou da classe.
c) Comunicar, ao cliente ou empregador, documentos que possam influir nas suas decisões. 
d) Concorrer para a realização de ato contrário à legislação ou destinado a fraudá-la ou praticar, no exercício da profissão, ato definido como crime ou contravenção; bem como, solicitar ou receber do cliente ou empregador qualquer vantagem que saiba para aplicação ilícita;
Alternativa assinalada
e) Guardar sigilo sobre o que souber em razão do exercício profissional lícito, inclusive no âmbito do serviço público.
4) Leia atentamente a citação sobre Confrontação de despesas.
"No reconhecimento das despesas é importante ressaltar que o mesmo não está relacionado ao montante de recursos efetivamente pago no período, mas ao consumo de ativos, à ocorrência de um fato gerador da despesa e a seu confronto com as receitas atribuídas ao período da forma vista no item anterior, ou ao período, quando não for possível o confronto direto com as receitas. " (IUDÍCIBUS, 2009, p. 95)
A partir do enunciado, assinale a alternativa correta
Alternativas:
a) A confrontação contábil se dá por meio das práticas científicas e acadêmicas realizadas no conselho profissional. 
b) Podemos afirmar que o reconhecimento das despesas e seus confrontos com as receitas é o momento da transação administrativa responsável.
c) Podemos afirmar que o reconhecimento das despesas e seus confrontos com as receitas, é o momento da transferência do bem ou serviço para o cliente.
Alternativa assinalada
d) O reconhecimento das despesas e seus confrontos com a receita evidencia-se através de notas explicativas, decorrentes do balanço primário.
e) O reconhecimento das despesas e seus confrontos partem do pressuposto de que a competência será restringida nas receitas e compromissos.
5) Muitas são as formas em que as empresas, seus sócios e administradores podem ser condenados por leis comerciais, civis e penais pelo fato de não manter em ordem sua contabilidade. Seja pelo motivo de não levar a sério a documentação relativa à transação operacional, fazer negócios fora do objeto social, misturar ou confundir bens particulares do sócio e da empresa, cometer desvios, ou até mesmo, efetuar contratação de um profissional despreparado.
Assim, a contabilidade é a alma da empresa e sabendo disso, coloque V (verdadeiro) F (falso) nas afirmações a seguir.
( ) As complexas relações empresariais do mundo moderno, cada vez mais exigem a presença de um profissional da área contábil que deem orientações das práticas contábeis e das legislações vigentes.
( ) As práticas contábeis e as legislações vigentes controladas pelos administradores em suas empresas, buscam maximizar os lucros sendo desnecessário a presença do contador como consultor ou trabalhador.
( ) As orientações contábeis servem para direcionar os empresários na busca da maximização dos lucros, sem deixas rastros ou brechas para possíveis problemas junto ao fisco, quanto a passivos fiscais.
( ) A profissão contábeis está em ascensão e permite ao profissional atuar em diferentes ramificações, apresentando em seu contexto o objetivo de fornecimento de informações aos usuários para a tomada de decisão.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta
Alternativas:
a) V;F;V;V.
Alternativa assinalada
b) F;F;V;V.
c) V;V;V;F.
d) F;F;F;V.
e) F;F;F;F

Continue navegando