Buscar

Simulado Fisiopatologia da Nutrição e Dietoterapia I (3)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FISIOPATOLOGIA DA NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA I
	1a Questão (Ref.: 201502410042)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Para um paciente adulto hospitalizado com 49 anos (sexo masculino), com peso atual de 61 kg e estatura de 1,79 m e que esteja apresentando hipertermia (38 C), por mais de 24 horas, deve-se oferecer oferta calórica diária de aproximadamente:
		
	
	2412 kcal/ d
	
	2135 kcal/ d
	
	1843 kcal/ d
	 
	2068 kcal/ d
	
	1830 kcal/ d
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502558971)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Dentre as alterações funcionais que acompanham as morfológicas, há, na Kwashiorkor, atrofia das vilosidades intestinais, que leva à redução na produção de enzimas. A enzima mais comprometida é a:
		
	
	Maltase
	
	Sacarase
	
	Glicoamilase
	
	Isomaltase
	 
	lactase
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502416259)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Após 22 dias sob a terra, em média, cada mineiro chileno emagreceu 10 kg. Boa parte dessa perda se deveu à desidratação pelo calor e pela umidade das galerias e à diarreia, resultado da ingestão de água contaminada. Nos dois primeiros dias após reestabelecido contato com o mundo acima da mina, os mineiros receberam apenas uma solução de água com glicose. Na quarta-feira, uma barra de cereais de 250 calorias. Ontem, foram duas barras, totalizando 500 calorias. Hoje, deve ser 800. O objetivo é ir aos poucos ampliando a oferta de calorias, até 2000 calorias - normais para um adulto. 
CAPRIGLIONE, L. Mineiros recebem câmeras e nicotina. Folha de São Paulo. 27 ago. 2010 (adaptado).
O texto acima se refere ao acidente ocorrido com os mineiros chilenos, que ficaram confinados embaixo da terra sem acesso a alimentação. Considerando a conduta nutricional apropriada e as informações do texto, avalie as afirmações a seguir. 
I. O fornecimento de calorias fracionadas é recomendado, apesar das necessidades nutricionais vigentes, para que sejam evitados os efeitos indesejáveis da síndrome de realimentação.
II. A solução de água com glicose é indicada devido ao quadro severo de desidratação, pois a glicose retém os eletrólitos corporais, tais como sódio e potássio. 
III. A solução de água com glicose é indicada, pois a glicose é um monossacarídeo de rápida absorção e isso melhoraria o processo de reidratação, considerando o quadro de diarreia apresentado por esses indivíduos. 
IV. A utilização de leite ou bebidas lácteas também seria recomendada como fonte proteica de boa digestibilidade após um período prolongado de jejum. 
É correto apenas o que se afirma em
		
	 
	I, II e III.
	
	II e IV.
	
	I e II.
	
	II, III e IV.
	
	I e III.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502956442)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Qual a dose máxima de glicose recomendada para uso em infusão venosa?
		
	 
	7 mg/kg/h
	
	9 mg/kg/h
	
	2 mg/kg/h
	
	8 mg/kg/h
	
	1 g/kg/h
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201503324273)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Um homem com 45 anos de idade foi encaminhado para realizar cirurgia bariátrica devido ao quadro clínico de obesidade grau III e comorbidades, além de uma longa história de excesso de peso e várias tentativas frustradas de tratamento. Considerando essas informações e o paciente em estado pós-operatório, avalie as afirmações a seguir. I. O reganho de peso após o segundo ano de cirurgia é considerado esperado, e deve ser monitorado na avaliação nutricional do paciente. II. Após a ingestão de alimentos ricos em proteína, pode ocorrer a síndrome de Dumping, definida clinicamente pela combinação de sintomas gastrointestinais como cólicas abdominais, náuseas, vômitos, diarreia e sintomas como taquicardia, tontura, entre outros. III. No pós-operatório imediato, a dieta do paciente deve conter alimentos com mínimo estímulo, consistência líquida, de cores claras, em temperatura ambiente e sem adição de gordura e açúcar, além de ser ofertada em pequeno volume e frequentemente. IV. As necessidades nutricionais, no pósoperatório tardio, devem ser consideradas conforme a idade, o sexo e a situação fisiológica atual do paciente, no entanto, o principal cuidado é o de se evitar as deficiências de vitaminas e minerais. É correto apenas o que se afirma em
		
	 
	I, II e III.
	
	I e II.
	
	II e IV.
	 
	I, III e IV.
	
	III e IV.

Outros materiais