A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
145 pág.
AV1 AV2 AV3 Fisiopatologia da nutrição e dietoterapia

Pré-visualização | Página 2 de 23

estão corretas.
	 
	A proteólise é mais intensa na inanição crônica, do que na aguda.
	
	Na inanição aguda há exaustão do glicogênio muscular e hepático, mas por outro lado gliconeogênese e o paciente também pode cursar com hiperglicemia.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402629066)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A desnutrição protéico-calórica pode ocorrer em 19 a 80% dos pacientes hospitalizados por diversos estados mórbidos. É considerada uma consequência da desnutrição:
		
	 
	Infecção;
	
	Negligência.
	
	Perda de apetite;
	
	Investigação diagnóstica;
	
	Grande rotatividade dos profissionais de saúde;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402625854)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A Avaliação do Estado Nutricional (AEN) de indivíduos hospitalizados é fundamental para a definição dos compartimentos corporais e para a avaliação da ingestão alimentar, frente às necessidades nutricionais. Com relação a AEN, pode-se afirmar:
		
	
	A AEN deve ser realizada até o 15º dia de internação do paciente.
	
	O paciente R.P.T., sexo masculino, 32 anos, apresenta CB (circunferência do braço)=17 cm e PCT (prega cutânea tricipital)=8 mm, consequentemente a sua CMB (circunferência muscular do braço)= 13,8 cm.
	
	Todas as afirmativas anteriores estão corretas.
	 
	Um paciente com albumina sérica de 2,0 g/ dL apresenta depleção grave da reserva muscular.
	 
	Na semiologia nutricional, a bola de bichart representa a reserva de gordura.
		
	
	
	
	  FISIOPATOLOGIA DA NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA I
	
	Simulado: SDE0389_SM_V.1 
	
	
	Desempenho: 0,4 de 0,5
	Data: 27/11/2016 00:01:07 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201402774937)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	F.S, sexo masculino, 23 anos de idade foi encaminhado para internação no serviço de emergência de um hospital, com diagnóstico de crise aguda de doença inflamatória intestinal (DII). O paciente tem história recente de distensão e dores abdominais, fezes líquidas, receio de alimentar-se, em função do quadro álgico, e encontra-se visivelmente emagrecido. O nutricionista responsável prescreveu dieta por via oral, com característica constipante.
Com relação às características que a dieta mencionada no texto deve apresentar para se adequar ao estado do referido paciente, julgue os itens que se seguem:
I) Na ocorrência de esteatorreia, pode ser utilizado módulo industrializado de triglicerídeos de cadeia média (TCM), que têm absorção facilitada, mesmo na deficiência de lipase pancreática.
II) A dieta deve ser isenta de lactose, para prevenir quadro de diarreia propiciado pela situação de má absorção e pelo achatamento das vilosidades.
III) A suplementação de glutamina é indicada para esse paciente, por ser fonte energética preferencial dos enterócitos e imunomodulador, o que auxilia na recuperação da mucosa intestinal. 
Estão certos os itens:
		
	
	Somente II e III
	 
	I, II, III
	
	Somente I
	
	Somente I e II
	
	Somente I e III
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402739897)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A alfarroba é uma vagem utilizada na indústria de alimentos para produção de goma e espessantes. A farinha extraída da polpa dessa vagem, quando torrada e moída, permite a obtenção de um pó usado em substituição ao cacau na produção de várias preparações culinárias doces. Um bolo de alfarroba produzido segundo receita elaborada no laboratório de técnica dietética de uma universidade apresentou, para cada 100 g avaliadas, uma diferença de 410 kcal a menos quando comparado a um bolo de chocolate de massa pronta. Essa diferença é proveniente, principalmente, da diferença de composição do item gorduras totais.
Disponível em: . Acesso em: 8 ago. 2013 (adaptado).
 A análise calórica realizada das duas receitas e as informações nutricionais apresentadas nas tabelas avalizam que é possível recomendar o consumo do bolo de alfarroba para indivíduos com
		
	
	constipação intestinal, porque o pó de alfarroba, se comparado ao pó de chocolate, tem menor teor de gorduras totais e saturadas e maior teor de fibras alimentares.
	
	intolerância à lactose, porque o pó de alfarroba, se comparado ao pó de chocolate, tem menor teor de gorduras totais e saturadas, apresenta semelhante teor de fibras e, além disso, a massa de bolo preparada com alfarroba não tem lactose.
	 
	dislipidemias, porque o pó de alfarroba, se comparado ao pó de chocolate, tem menor teor de gorduras totais e saturadas, além de apresentar semelhante teor de fibras alimentares.
	
	doença celíaca, porque o pó de alfarroba, se comparado ao pó de chocolate, tem menor teor de gorduras totais e saturadas e maior teor de fibras alimentares, além disso, a massa preparada com pó de alfarroba não apresenta glúten.
	
	gastrite, porque o pó de alfarroba, se comparado ao pó de chocolate, tem menor teor de gorduras totais e saturadas, além disso, o bolo preparado com alfarroba é menos ácido que o preparado com pó de chocolate.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402627142)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A gastrite atrófica, que resulta na atrofia das células parietais do estomago, caracteriza-se por:
		
	
	Aumento da secreção de ácido clorídrico
	
	Deficiência de zinco
	
	Produção aumentada de fator intrínseco
	
	Aumento da motilidade gástrica
	 
	Má absorção de vitamina B12
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402629438)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A esteatorréia é tida como um sinal clínico característico de má absorção e pode estar presente em paciente portador de doença de Crohn. Para prevenir distúrbios nutricionais nesta doença, qual a recomendação lipídica adequada?
		
	
	Dieta hipolipídica, com atenção especial para triglicerídeos de cadeia longa, por facilitar o processo absortivo;
	 
	Dieta normolipídica, com uso exclusivo de triglicerídeos de cadeia média;
 
	
	Dieta hiperlipídica, com utilização de triglicerídeos de cadeia longa;
	 
	Dieta de hipo a normolipídica, com utilização de triglicerídeos de cadeia média e triglicerídeos de cadeia longa;
 
	
	Dieta hiperlipídica, com 1/3 da quantidade total de lipídios sob a forma de triglicerídeos de cadeia média;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402631342)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com relação aos métodos de diagnóstico da doença célica marque a opção que contém a sequência correta de V para verdadeira e F para falso correspende as seguintes frases:
I - No exame físico é realizada a investigação do uso de medicações e história alimentar detalhada.
II - O registro alimentar deve ser diário, por um período mínimo de uma semana em situações em que o alérgeno não foi identificado.
III - Nas dietas de eliminação são empregados alimentos de baixa alergenicidade por 2 a 3 semanas, no mínimo.
IV - Na história clínica é realizada a investigação dos sintomas: verificado o tempo de aparecimento dos sintomas após a ingestão do alimento e de sua respectiva quantidade.
		
	
	F,V,V,F.
	
	V,V,V,V.
	
	F,V,F,V.
	
	V,V,F,V.
	 
	F,V,V,V.
		
	
	 1a Questão (Ref.: 201303169184)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Um dos métodos para avaliação do percentual de gordura corporal é a avaliação das dobras cutânea, porém a precisão desse método:
		
	 
	Diminui com o aumento da obesidade;
	 
	É fidedigno nos casos de obesidade;
	
	Aumenta com o aumento da obesidade;
	
	Diminui com a diminuição da obesidade;
	
	Aumenta com a diminuição da obesidade;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201303170615)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Pacientes com febre tem um aumento das necessidades de nutrientes causado pelo estado hipermetabólico do paciente, principalmente necessidades calóricas. Com relação as recomendações energéticas na febre é correto afirmar:

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.