Buscar

DIPu Aula 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Aula 2 de DIPu
1. Conceito de Direito Internacional - DIPu
Direito Internacional Público é o ramo do Direito que visa a regular as relações internacionais e a tutelar temas de interesse internacional, norteando a convivência entre os membros da sociedade internacional, que passam assim, a ser também sujeitos de DIPu.
2. Sociedade Internacional
A sociedade internacional apóia-se na vontade objetiva dos Estados, nos costumes e nos princípios gerais de DIPu, que disciplinam os interesses políticos e econômicos dos sujeitos de DIPu. 
Sobre o fundamento da sociedade internacional, a doutrina jusnaturalista, hoje predominante, afirma que existe uma ordem jurídica internacional acima dos Estados e que o indivíduo só se realiza em sociedade, a sociedade internacional sendo a sua forma mais ampla.
A soberania do Estado não é absoluta, ela é compartilhada quando o Estado é criado e passa a fazer parte da Sociedade Internacional. 
2.1 Características da Sociedade Internacional 
 
2.1.1. Universalidade: porque abrange todos os entes do globo terrestre;
2.1.2. Igualdade: porque há uma igualdade jurídica entre os sujeitos de DIPu; 
2.1.3. Abertura: significa que qualquer ente, ao reunir determinados elementos poderá ingressar, sem que haja necessidade de aprovação dos membros já existentes. 
2.1.4. Descentralização: porque não possui poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Não há autoridade superior.
	Se a relação entre os Estados e seus nacionais é marcada pela subordinação dos últimos diante dos primeiros, na sociedade internacional é a coordenação que permite o convívio entre as diversas soberanias. 
	Ex.: Estado não são automaticamente jurisdicionáveis perante corte alguma. Eles devem aceitar a competência de uma corte para tornar-se parte de um processo.
3. Sujeitos de DIPu
 
A sociedade internacional é composta por entes que possuem direitos e deveres outorgados pela ordem jurídica internacional como, por exemplo, a capacidade de celebrar tratados e de ser parte em processos perante cortes internacionais. Existe uma graduação da personalidade que atribui a cada um destes sujeitos diferentes direitos e deveres.
Nessa linha, são sujeitos de DIPu com plena personalidade internacional: os Estados e as Organizações Internacionais.
Segundo a doutrina mais moderna, os indivíduos também têm personalidade internacional. 
E inegável que os indivíduos têm direitos e deveres internacionais individuais, podendo, inclusive, ser réus em processos perante o Tribunal Penal Internacional.
Coletividades Não Estatais (ONGs) ?

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais