Buscar

PIM I - Green Life

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar I
Cursos Superiores de Tecnologia 
CONTRUTORA E INCORPORADORA GREEN LIFE
PROJETOS SUSTENTÁVEIS
Polo Gama
2017
UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar I
Cursos Superiores de Tecnologia 
CONTRUTORA E INCORPORADORA GREEN LIFE
PROJETOS SUSTENTÁVEIS
Aluno: Fábio da Silva Gonçalves
RA: 
Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Semestre: 4º Semestre
Polo Gama
2017
RESUMO
O setor da construção civil tem papel fundamental para a realização do desenvolvimento sustentável. A indústria da construção é o setor de atividades humanas que mais consome recursos naturais e utiliza energia de forma intensiva, gerando consideráveis impactos ambientais. Na busca de minimizar os impactos ambientais provocados pela construção, surge o paradigma da construção sustentável. A construção sustentável é definida como: "um processo holístico que aspira a restauração e manutenção da harmonia entre os ambientes natural e construído, e a criação de assentamentos que afirmem a dignidade humana e encorajem a equidade econômica".
A Green Life utiliza do desenvolvimento sustentável, como conceito transcende a sustentabilidade ambiental, para abraçar a sustentabilidade econômica e social, que enfatiza a adição de valor à qualidade de vida dos indivíduos e das comunidades. Os desafios para o setor da construção são diversos, porém, em síntese, consistem na redução e otimização do consumo de materiais e energia, na redução dos resíduos gerados, na preservação do ambiente natural e na melhoria da qualidade do ambiente construído.
Desenvolvi este trabalho aplicando os conteúdos das disciplinas de Fundamentos de Sistemas Operacionais, Lógica, Estatística e Desenvolvimento Sustentável. Onde destaco os aspectos do planejamento da construção de um conjunto de condomínios empresariais que valoriza questões relacionadas a sustentabilidade. Esses condomínios empresariais sustentáveis exigirão altos investimentos e serão construídos em dez grandes cidades do Brasil. 
Palavras-chave: Construção, Sustentável, Recursos, Paradigma, Qualidade de vida, Preservação e Otimização. 
ABSTRACT
The construction sector plays a fundamental role in achieving sustainable development. The construction industry is the human activities sector that consumes the most natural resources and uses energy intensively, generating considerable environmental impacts. In the quest to minimize the environmental impacts caused by construction, the paradigm of sustainable construction arises. Sustainable construction is defined as: "a holistic process that aspires to the restoration and maintenance of harmony between natural and built environments, and the creation of settlements that affirm human dignity and encourage economic equity."
Green Life uses sustainable development as a concept that transcends environmental sustainability to embrace economic and social sustainability, which emphasizes adding value to the quality of life of individuals and communities. The challenges for the construction sector are diverse, but in a nutshell, they consist in reducing and optimizing the consumption of materials and energy, reducing waste generated, preserving the natural environment and improving the quality of the built environment.
I developed this work by applying the contents of the Fundamentals of Operational Systems, Logic, Statistics and Sustainable Development. Where I highlight the aspects of planning the construction of a set of business condominiums that values issues related to sustainability. These sustainable business condominiums will require high investments and will be built in ten major cities in Brazil.
Key-words: Building, Sustainable, Resources, Paradigm, Quality of Life, Preservation and Optimization.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.............................................................................................................5
1. ESCOLHA DAS DEZ CIDADES..............................................................................6
1.1 IDH.........................................................................................................................7
1.2 CRITÉRIOS............................................................................................................7
1.3 ESCALA DE IDH....................................................................................................8
1.4 LISTA DOS DEZ MUNICÍPIOS COM MAIORES IDHM NO BRASIL.....................8
1.4.1 São Caetano do Sul.................................................................................8
1.4.2 Águas de São Pedro................................................................................9
1.4.3 Florianópolis............................................................................................9
1.4.4 Balneário Camboriú...............................................................................10
1.4.5 Vitória......................................................................................................11
1.4.6 Santos.....................................................................................................12
1.4.7 Niterói......................................................................................................13
1.4.8 Joaçaba...................................................................................................14
1.4.9 Brasília....................................................................................................14
1.4.10 Curitiba.................................................................................................16
2. RECURSOS SUSTENTÁVEIS..............................................................................17
3. ECONOMIA DE ENERGIA....................................................................................18
CONCLUSÃO..........................................................................…...............................19
REREFÊNCIAS..........................................................................................................20
INTRODUÇÃO
A Construtora e Incorporadora Green Life tem se destacado no Brasil por sua liderança em projetos ambientalmente sustentáveis. Em seu mais novo projeto, a Green Life planeja construir um conjunto de condomínios empresariais que valoriza questões relacionadas à sustentabilidade. Esses condomínios empresariais sustentáveis exigirão altos investimentos e serão construídos em dez grandes cidades do país. Para decidir em quais cidades os condomínios empresarias serão construídos, a Green Life efetuou uma pesquisa de campo e ao final da pesquisa, os técnicos da Green Life chegaram a uma relação contendo dez cidades que atendiam aos requisitos. Foi iniciado, então, o processo de construção dos condomínios com previsão de término de todos eles em dezembro de 2020.
1. DEFINIÇÃO DAS DEZ CIDADES
Em seu mais novo projeto, a Green Life planeja construir um conjunto de condomínios empresariais que valoriza questões relacionadas à sustentabilidade, tais como reciclagem, reúso de água, dentre outros.
Esses condomínios empresariais sustentáveis exigirão altos investimentos e serão construídos em dez grandes cidades do país. Para decidir em quais cidades os condomínios empresarias serão construídos, a Green Life efetuou uma pesquisa de campo, considerando os seguintes fatores:
	Índice de desenvolvimento humano do município
	Industrialização da cidade
	População da cidade
	Proximidade a aeroportos
	Renda per capita do município
	Mobilidade urbana
	Incentivos do poder público a construções ambientalmente sustentáveis
1.1 IDH
O IDH é uma medida comparativa usada para classificar os países pelo seu grau de
"desenvolvimento humano" e para separar os países desenvolvidos (elevado desenvolvimento humano), em desenvolvimento (desenvolvimento humano médio) e subdesenvolvidos (desenvolvimento humano baixo). 
A estatística é composta a partir de dados de expectativa de vida ao nascer, educação e PIB (PPC) per capita (como um indicador do padrão de vida) recolhidos a nível nacional. Todo ano, os países membros da ONU são classificados de acordo com essas medidas. O IDH também é usado por organizações locais ou empresas para medir o desenvolvimento de entidades subnacionais como estados, cidades, aldeias, etc.
Com base nas pesquisas feitas pelo Índice de desenvolvimento (IDH) realizado pela ONU mostraremos quais cidades foram escolhidas para o projeto da Green Life onde escolhemos as top dez cidades com os maires índices de IDH no Brasil. Por fim vamos informar os critérios avaliados.
1.2 CRITÉRIOS
A partir do relatório de 2010, o IDH combina três dimensões:
	Grau de escolaridade: média de anos de estudo da população adulta e expectativa de vida escolar, ou tempo que uma criança ficará matriculada;
	Renda: Renda Nacional Bruta (RNB) per capita, baseada na paridade de poder de compra dos habitantes. Esse item tinha por base o PIB (Produto Interno Bruto) per capita, no entanto, a partir de 2010, ele foi substituído pela Renda Nacional Bruta (RNB) per capita, que avalia praticamente os mesmos aspectos que o PIB, no entanto, a RNB também considera os recursos financeiros oriundos do exterior;
	Nível de saúde: baseia-se na expectativa de vida da população, reflete as condições de saúde e dos serviços de saneamento ambiental.
1.3 ESCALA DE IDH
1.4 LISTA DOS DEZ MUNICÍPIOS COM MAIORES IDHM NO BRASIL
 
1.4.1 São Caetano do Sul
É um município brasileiro do estado de São Paulo, na mesorregião Metropolitana de São Paulo e microrregião de São Paulo. Está localizado na Zona Sudeste da Grande São Paulo, em conformidade com a lei estadual nº 1.139, de 16 de junho de 2011 e, consequentemente, com o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de São Paulo (PDUI).
A população aferida no Censo de 2010 foi de 149.263 habitantes. A estimativa de população, calculada pelo IBGE com data de referência 1 de julho de 2016, foi de 158.825 habitantes. A área total da cidade é de 15,331 km², o que resulta numa densidade demográfica de 9.736,03 hab/km² (Censo de 2010). Situa-se a uma altitude de 760 metros. É a cidade com o melhor IDH do Brasil (PNUD/2010), e também com o 48º maior PIB brasileiro, à frente de capitais como Vitória, Teresina, Florianópolis, João Pessoa entre outras. É intensamente conurbada com São Paulo, Santo André e São Bernardo do Campo, fazendo com que se percam os limites físicos entre as cidades.
1.4.2 Águas de São Pedro
É um município brasileiro no interior do estado de São Paulo. Pertence à microrregião e Mesorregião de Piracicaba, localiza-se a noroeste da capital do estado, distando desta cerca de 187 km. Ocupa uma área de 3,61 km², sendo o menor município paulista e o segundo menor município brasileiro em extensão territorial, sendo maior apenas que Santa Cruz de Minas (MG). Em 2010, sua população foi contada pelo IBGE em 2707 habitantes, sendo então o 594º mais populoso de São Paulo e o último de sua microrregião.
A estimativa de população em 2013, calculada pelo IBGE foi de 3004 habitantes.
O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,854, sendo o segundo melhor de São Paulo, como também o segundo melhor do Brasil, sendo superado por São Caetano do Sul, no mesmo estado. Águas de São Pedro foi emancipado de São Pedro na década de 1940. Atualmente, é formado pelo município de Águas de São Pedro, sendo a sede seu único distrito, subdividida ainda em seus quatro bairros. Hoje é um dos onze municípios paulistas considerados como estâncias hidrominerais pelo governo do estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. A cidade é conhecida pelas suas águas hidrominerais de valor medicinal, tendo suas fontes naturais com alguns dos principais atrativos turísticos. 
1.4.3 Florianópolis
É a capital do estado brasileiro de Santa Catarina, na região Sul do país. O município é composto pela ilha principal, a ilha de Santa Catarina, a parte continental e algumas pequenas ilhas circundantes. A cidade tem uma população de 469690 habitantes, de acordo com estimativas para 2015 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É o segundo município mais populoso do estado (após Joinville) e o 7º do Brasil. A região metropolitana tem uma população estimada de 1096476 habitantes, a 21ª maior do país. A cidade é conhecida por ter uma elevada qualidade de vida, sendo a capital brasileira com maior pontuação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), calculado pelo PNUD, das Nações Unidas.
A economia de Florianópolis é fortemente baseada na tecnologia da informação, no turismo e nos serviços. A cidade tem 42 praias e é um centro de atividade de navegação. O jornal estadunidense The New York Times afirmou em 2009 que "Florianópolis era o destino do ano". A Newsweek considerou que o município é uma das "dez cidades mais dinâmicas do mundo" em 2006. A revista Veja classificou a cidade como "o melhor lugar para se viver no Brasil", enquanto que o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), elaborado pela filial brasileira da ONG norte-americana Endeavor, elegeu a cidade como o melhor ambiente para o empreendedorismo no país. Como resultado dessa exposição, Florianópolis está crescendo como uma segunda casa para muitos paulistas, argentinos, estadunidenses e europeus. 
A cidade também foi considerada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) uma das "cidades criativas" do Brasil em 2014, ao lado de Curitiba. A maioria da população vive no continente e em partes do centro e norte da ilha principal. A metade sul é menos habitada. Muitos pescadores comerciais pequenos povoam a ilha. Os barcos de pesca, as rendeiras, o folclore, a culinária e a arquitetura colonial contribuem para o crescimento do turismo e atraem recursos que compensam a falta de um grande parque industrial. Vilarejos imersos em tradição e história, como Santo Antônio de Lisboa e Ribeirão da Ilha, ainda resistem aos avanços da modernidade.
1.4.4 Balneário Camboriú
É um município da Região Metropolitana da Foz do Rio Itajaí, no litoral norte do estado de Santa Catarina, no Brasil. Possui, segundo o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística no ano de 2014, uma população de 124.557 habitantes, sendo o 11º município mais populoso do estado e o 2º menor em área total. Destaca-se como o município com maior densidade demográfica de Santa Catarina, com mais de 2.350 habitantes por quilômetro quadrado. Balneário Camboriú possui uma das maiores densidades de prédios do Brasil. Apesar de possuir pouco mais de 120.000 habitantes, sua estrutura de casas, edifícios e hotéis comporta aproximadamente 500.000 pessoas, marca ultrapassada nas noites de Réveillon. Balneário Camboriú é o segundo município em qualidade de vida de Santa Catarina e quarto no Brasil.
1.4.5 Vitória
É um município brasileiro, capital do estado do Espírito Santo, na Região Sudeste do país. É uma das três capitais do país cujo centro administrativo e a maior parte do município estão localizados em uma ilha, no caso, a Ilha de Vitória - as outras ilhas capitais são Florianópolis e São Luís. Situada a 20º19'09' de latitude sul e 40°20'50' de longitude oeste, Vitória limita-se ao norte com o município da Serra, ao sul com Vila Velha, a leste com o Oceano Atlântico e a oeste com Cariacica.
Com uma população de 358.875 habitantes, segundo estimativas de 2015 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade é a quarta mais populosa do estado (atrás dos municípios limítrofes de sua região metropolitana: Vila Velha, Serra e Cariacica) e integra uma área geográfica de grande nível
de urbanização denominada Região Metropolitana da Grande Vitória, compreendida pelos municípios de Vitória, Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana e Vila Velha.
Vitória é cercada pela Baía de Vitória. É uma ilha de tipo fluviomarinho. Além da ilha principal, fazem parte do município outras 34 ilhas e uma porção continental, perfazendo um total de 93,381 km². Originalmente eram 50 ilhas, muitas das quais foram agregadas por meio de aterro à ilha maior. Entre as capitais brasileiras, Vitória possui o 2° melhor índice de desenvolvimento humano (depois de Florianópolis) de acordo com as pesquisas da Fundação Getúlio Vargas, foi considerada a 4ª melhor cidade para se viver no Brasil pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2013 (atrás de São Caetano do Sul, Águas de São Pedro e Florianópolis) e o maior produto interno bruto per capita.
1.4.6 Santos
É um município portuário sede da Região Metropolitana da Baixada Santista, localizado no litoral do estado de São Paulo, no Brasil. Com a maior participação econômica da citada região, abriga o maior porto da América Latina, o principal responsável pela dinâmica econômica da cidade ao lado do turismo, da pesca e do comércio, ocupando a 5ª colocação entre as não capitais mais importantes para a economia brasileira e 10ª colocada segundo a qualidade de vida. A cidade é sede do poder executivo paulista todo dia 13 de junho (capital simbólica de São Paulo) e também é sede de diversas instituições de ensino superior.
Santos possui uma economia crescente. Em 2010, a cidade era a 17ª mais rica do país, com produto interno bruto de R$ 27.616.035.000. Durante um bom tempo, sua economia centrou-se na comercialização do café; em 1922 foi inaugurada a Bolsa Oficial do Café, onde eram negociadas riquezas do mercado cafeeiro para o país, e que resultou no atual Museu do Café abrigado no local atualmente conhecido como Centro Histórico, espaço que promove exposições sobre a trajetória do produto pelo Brasil e pela cidade e que é decorado com obras do artista Benedito Calixto.
Maior cidade do litoral paulista, o principal cartão-postal do município são os 7 km de praia. O Livro dos Recordes situa os jardins da orla de Santos como formadores do maior jardim frontal de praia em extensão do mundo. A preservação e o cuidado com a flora do ambiente praiano santista, permeado de palmeiras e amendoeiras, são resultados de um trabalho em conjunto dos departamentos de meio ambiente da região, muitas vezes ligados a universidade sou a instituições científicas. A estimativa de população para 1º de julho de 2015 era de 433.966 habitantes. A Baixada Santista, com 1,7 milhão de habitantes em 2008, é parte — junto com a Grande São Paulo e a Região Metropolitana de Campinas — do Complexo Metropolitano Expandido, uma megalópole que ultrapassava, já naquele ano, os 30 milhões de habitantes (cerca 75% da população paulista) e que é a primeira aglomeração urbana do tipo no hemisfério sul.
1.4.7 Niterói
É um município do estado do Rio de Janeiro, na Região Sudeste do Brasil. Foi a capital estadual, como indicado pela sua coroa mural dourada, exclusiva de capitais, entre 1834~1894 e novamente entre 1903~1975. Com população estimada em 497.893 habitantes segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de 2016, e uma área de 129,3 km², integra a Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ) e ostenta o mais elevado Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do Rio de Janeiro e o sétimo maior entre os municípios do Brasil em 2010. Individualmente, é o segundo município com maior média de renda domiciliar per capita mensal do Brasil e aparece na 13ª posição entre os municípios do país segundo os indicadores sociais referentes à educação. 
Os niteroienses pertencem linguística e culturalmente à família dos cariocas, grupo ao qual pertence mais de 70% da população do moderno Estado do Rio de Janeiro. Segundo dados do IBGE de 2010, o produto interno bruto nominal de Niterói foi de 11,2 bilhões de reais, figurando como o quinto município com maior produto interno bruto do estado, depois da capital (a cidade do Rio de Janeiro), de Duque de Caxias, Campos dos Goytacazes e Macaé, além de ser o 45º município mais rico do Brasil. Somente no setor de petróleo, a região responde por 70 por cento do parque instalado estadual do setor, concentrando desde empresas de offshore a estaleiros. A cidade é o segundo maior empregador formal do Estado do Rio de Janeiro, embora ocupe o 5º lugar quanto ao número de habitantes, que correspondem a 4,11 por cento do total da população da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
1.4.8 Joaçaba
É um município do estado de Santa Catarina, no Brasil. Localiza-se a uma latitude 27º10'41" sul e a uma longitude 51º30'17" oeste, estando a uma altitude de 522 metros. Sua população é de 28.705 habitantes segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2014. É a cidade-sede da Região Metropolitana do Contestado e o oitavo melhor município para se viver no Brasil segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.
1.4.9 Brasília
É a capital federal do Brasil e a sede do governo do Distrito Federal. A capital está localizada na região Centro-Oeste do país, ao longo da região geográfica conhecida como Planalto Central. Segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2016, sua população era de 2.977.216 habitantes (4.284.676 em sua área metropolitana), sendo, então, a terceira cidade mais populosa do país. Brasília é também a quinta concentração urbana mais populosa do Brasil. A capital brasileira é a maior cidade do mundo construída no século XX.
A cidade possui o maior produto interno bruto per capita em relação às capitais (69. 216,80 reais), o quarto maior entre as principais cidades da América Latina e cerca de três vezes maior que a renda média brasileira. Como capital nacional, Brasília abriga a sede dos três poderes da República (Executivo, Legislativo e Judiciário) e 127 embaixadas estrangeiras. A política de planejamento da cidade, como a localização de prédios residenciais em grandes áreas urbanas, a construção da cidade através de enormes avenidas e a sua divisão em setores, tem provocado debates sobre o estilo de vida nas grandes cidades no século XX. O projeto da cidade a divide em blocos numerados, além de setores para atividades pré-determinadas, como o Setor Hoteleiro, Bancário ou de Embaixadas.
O plano urbanístico da capital, conhecido como "Plano Piloto", foi elaborado pelo urbanista Lúcio Costa, que, aproveitando o relevo da região, adequou-o ao projeto do lago Paranoá, concebido em 1893 pela Missão Crus. A cidade começou a ser planejada e desenvolvida em 1956 por Lúcio Costa e pelo arquiteto Oscar Niemeyer, com cálculos estruturais do engenheiro Joaquim Cardoso. Inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek, Brasília tornou-se formalmente a terceira capital do Brasil, após Salvador e Rio de Janeiro. Vista de cima, a principal área da cidade se assemelha ao formato de um avião, porém foi projetada em formato de borboleta. A cidade, comumente referida como "Capital Federal" ou "BSB", é considerada um Patrimônio Mundial pela UNESCO, devido ao seu conjunto arquitetônico e urbanístico e possui a maior área tombada do mundo, com 112,5 quilômetros quadrados.
A cidade tem um estatuto único no Brasil, já que é uma divisão administrativa distinta de um município legal, como outras cidades brasileiras, semelhante ao que acontece com Washington, DC, nos Estados Unidos, e com Camberra, na Austrália. A palavra "Brasília" é usada como um sinônimo do Distrito Federal como um todo por meio de sinédoque; no entanto, o DF é composto de 31 regiões administrativas, das quais apenas uma é o centro da cidade: a Região Administrativa I, que é basicamente formada pelo Plano Piloto e pelo Parque Nacional de Brasília. Publicações demográficas geralmente não fazem esta distinção e listam a população brasiliense
como sinônimo da população do DF, considerando-se o conjunto como uma única cidade, como era antes da criação de regiões administrativas em 1964. O Distrito Federal, portanto, acumula características de município e estado, sendo que as suas outras regiões administrativas, também chamadas "cidades-satélites", não são tratadas como municípios.
1.4.10 Curitiba
É um município brasileiro, capital do estado do Paraná, localizado a 934 metros de altitude no primeiro planalto paranaense, a aproximadamente 110 quilômetros do Oceano Atlântico, distante 1.386 km a sul de Brasília, capital federal. Com 1.893.997 habitantes, é o município mais populoso do Paraná e da região Sul, além de ser o 8º mais populoso do país, segundo estimativa populacional calculada pelo IBGE para 1º de julho de 2016. Fundado em 1693, a partir de um pequeno povoado bandeirante, Curitiba tornou-se uma importante parada comercial com a abertura da estrada tropeira entre Sorocaba e Viamão, vindo, em 1853, a ser a capital da recém-emancipada Província do Paraná. Desde então, a cidade, conhecida pelas suas ruas largas, manteve um ritmo de crescimento urbano fortalecido pela chegada de uma grande quantidade de imigrantes europeus ao longo do século XIX, na maioria alemães, poloneses,ucranianos e italianos, que contribuíram para a diversidade cultural até hoje permanente.
Também conta com elevada posição nos indicadores de educação, o menor taxa de analfabetismo e a melhor qualidade na educação básica entre as capitais. O Índice Mastercard de Mercados Emergentes 2008, criado com a intenção de avaliar e comparar o desempenho das cidades em diferentes funções que interligam os mercados e o comércio no mundo inteiro, posicionou-a como a 49ª com maior influência global. Curitiba foi classificada pelo Índice Verde de Cidades de 2015, realizado pela Siemens com a Economist Intelligence Unit, como a mais ambientalmente sustentável da América Latina. Ademais, também foi considerada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) uma das "cidades criativas" do Brasil em 2014, ao lado de Florianópolis.
Em uma recente pesquisa publicada pela revista Forbes, Curitiba foi citada como a terceira cidade mais sagaz do mundo, que considera esperta a cidade que se preocupa, de forma conjunta, em ser ecologicamente sustentável, com qualidade de vida, boa infraestrutura e dinamismo econômico. 
2. RECURSOS SUSTENTÁVEIS
Os novos condomínios empresariais da Green Life preocupado com o meio ambiente pesquisou as tendências atuais em relação ao tema da construção sustentável e apostou em "empreendimentos verdes", com as certificações, tanto no âmbito da edificação quanto no âmbito do urbano. Para a implantação urbana, recomenda-se: adaptação à topografia local, com redução da movimentação de terra; preservação de espécies nativas; previsão de ruas e caminhos que privilegiem o pedestre e o ciclista e contemplem a acessibilidade universal; previsão de espaços de uso comum para integração da comunidade; e, preferencialmente, de usos do solo diversificados, minimizando os deslocamentos. No âmbito da edificação, entende-se como essenciais: adequação do projeto ao clima do local, minimizando o consumo de energia e otimizando as condições de ventilação, iluminação e aquecimento naturais; previsão de requisitos de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida ou, no mínimo, possibilidade de adaptação posterior; atenção para a orientação solar adequada, evitando-se a repetição do mesmo projeto em orientações diferentes; utilização de coberturas verdes; e a suspensão da construção do solo (a depender do clima).
Na escolha dos materiais de construção: a utilização de materiais disponíveis no local, pouco processados, não tóxicos, potencialmente recicláveis, culturalmente aceitos, propícios para a autoconstrução e para a construção em regime de mutirões, com conteúdo reciclado. Além disso, deve-se evitar sempre o uso de materiais químicos prejudiciais à saúde humana ou ao meio ambiente, como amianto, CFC, HCFC, formaldeído, policloreto de vinila (PVC), tratamento de madeira com CCA, entre outros. Quanto aos resíduos da construção civil, deve-se atentar para a sua redução e disposição adequada, promovendo-se a reciclagem e reuso dos materiais.
Sobre águas e esgoto, é interessante prever: a coleta e utilização de águas pluviais, utilização de dispositivos economizadores de água, reuso de águas, tratamento adequado de esgoto no local e, quando possível, o uso de banheiro seco. A respeito do tratamento das áreas externas, recomenda-se a valorização dos elementos naturais no tratamento paisagístico e o uso de espécies nativas, a destinação de espaços para produção de alimentos e compostagem de resíduos orgânicos, o uso de reciclados da construção na pavimentação e de pavimentação permeável, a previsão de passeios sombreados no verão e ensolarados no inverno.
3. ECONOMIA DE ENERGIA
A energia solar é abundante e pode ser utilizada de diversas maneiras. A forma mais simples de aproveitar essa energia é através de soluções de arquitetura que privilegiem a iluminação solar ou o controle natural da temperatura. Há também a possibilidade de se utilizar de sistemas de captação da energia solar para depois utilizá-la. Com relação à energia, recomenda-se o uso do coletor solar térmico para aquecimento de água, de energia eólica para bombeamento de água e de energia solar fotovoltaica, com possibilidade de se injetar o excedente na rede pública. 
A energia solar fotovoltaica é capaz de gerar energia elétrica através das chamadas células fotovoltaicas. As células fotovoltaicas são geralmente montadas em módulos ou painéis solares fotovoltaicos e são capazes de transformar a radiação solar diretamente em energia elétrica através do chamado “efeito fotovoltaico”, presente em alguns materiais, sendo o mais utilizado o silício. 
De forma a economizar energia na rede de computadores e servidores utilizados para automação residencial / predial do condomínio da construtora e incorporadora Green Life utilizaremos a capitação da energia fotovoltaica onde os no breaks serão recarregados utilizando esta forma de energia, assim economizaremos energia elétrica para mantermos em funcionamento os desktops e servidores na falta de fornecimento de energia. Os computadores do condomínio utilizam o sistema operacional Linux nos desktops e servidores devido sua eficiência no sistema de arquivos. O Linux utiliza o sistema de arquivos ext (extended file system) e com o passar do tempo houve melhorias neste sistema de arquivos hoje contamos com o ext4 (fourth extended file system) que é um sistema de arquivos que também mantém registros de ações (journaling) sendo sucessor do ext3. 
CONCLUSÃO
Através deste projeto verifiquei que a Construtora e Incorporadora Green Life tem se destacado no Brasil por sua liderança em projetos ambientalmente sustentáveis. Pois seu foco está em construir um conjunto de condomínios empresariais que valoriza questões relacionadas à sustentabilidade. As dez cidades do país foram escolhidas pelo seu índice de IDHM referente aos 10 maiores colocados do Brasil que foram São Caetano do Sul, Águas de São Pedro, Florianópolis, Balneário Camboriú, Vitória, Santos, Niterói, Joaçaba, Brasília e Curitiba. Foi iniciado, então, o processo de construção dos condomínios com previsão de término de todos eles em dezembro de 2020.
Na busca de minimizar os impactos ambientais provocados pela construção, surge o paradigma da construção sustentável e a Green Life utiliza do desenvolvimento sustentável, como conceito transcende a sustentabilidade ambiental, para abraçar a sustentabilidade econômica e social, que enfatiza a adição de valor à qualidade de vida dos indivíduos e das comunidades. Porém, em síntese, consistem na redução e otimização do consumo de materiais e energia, na redução dos resíduos gerados, na preservação do ambiente natural e na melhoria da qualidade do ambiente construído.
Em resumo, verifiquei
que a empresa Construtora e Incorporadora Green Life realmente se preocupa em contribuir para uma construção Sustentável preservando o meio ambiente e evitando os impactos ambientais.
REFERÊNCIAS
Fonte de pesquisa Disciplina de Desenvolvimento Sustentável. 
Fonte de pesquisa Disciplina de Estatística.
Fonte de pesquisa Disciplina de Fundamentos de Sistemas Operacionais.
Fonte de pesquisa Disciplina de Lógica.
Fonte de pesquisa no site do Ministério do Meio Ambiente.
www.mma.gov.br.
Fonte de pesquisa no site NeoSolar. 
www.neosolar.com.br
Fonte de pesquisa no site da Wikipedia. 
www.wikipedia.org

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais