Buscar

07 CARTA TESTEMUNHAVEL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PROCESSO PENAL III
CARTA TESTEMUNHÁVEL
CONCEITO
A Carta Testemunhável remonta ao tempo do Império e servia para evitar que os juízes se ocultassem para não receber os recursos ou determinassem ao escrivão que não lhes desse andamento.
Nestes casos, o recorrente compareceria ao cartório, acompanhado de duas testemunhas, e relatava o que estava sucedendo ao escrivão, manifestando sua intenção de recorrer.
Caso o escrivão admitisse a veracidade dos fatos, fornecendo atestado a respeito, o problema ficava solucionado. De outro turno, o recorrente comparecia ao Tribunal com as duas testemunhas.
Atualmente, possui pouca utilidade prática, vez que desconectado da realidade do processo penal e da administração da justiça, mas ainda está em vigor.
1
PROCESSO PENAL III
CARTA TESTEMUNHÁVEL
REQUISITOS OBJETIVOS E SUBJETIVOS
A Carta Testemunhável vem disciplinada nos artigos 639 a 646 do CPP
Art. 639.  Dar-se-á carta testemunhável:
I - da decisão que denegar o recurso;
II - da que, admitindo embora o recurso, obstar à sua expedição e seguimento para o juízo ad quem.
É aplicável apenas aos recursos RESE e AGRAVO EM EXECUÇÂO, por se tratar de um recurso subsidiário, uma vez que havendo recurso específico este deve ser utilizado. 
Por exemplo: da decisão que denegar o prosseguimento da apelação, o recurso cabível será o RESE (art. 581, inc. XV, CPP). A subida do recurso especial ou extraordinário é atacado pelo agravo de instrumento
2
PROCESSO PENAL III
CARTA TESTEMUNHÁVEL
INTERPOSIÇÃO
A interposição vem disciplinada nos artigos 640 do CPP
Art. 640.  A carta testemunhável será requerida ao escrivão, ou ao secretário do tribunal, conforme o caso, nas quarenta e oito horas seguintes ao despacho que denegar o recurso, indicando o requerente as peças do processo que deverão ser trasladadas.
Logo, a carta testemunhável será dirigida ao escrivão por escrito (e não ao juiz), no prazo de 2 dias (não se utiliza mais a contagem dos prazos em horas), contado da intimação.
NÃO HÀ PREPARO, pois caso hajam custas processuais, estas dizem respeito ao recurso originário cujo prosseguimento foi denegado.
Assim, indicadas as peças, deverá o escrivão, no prazo de 5 dias, entregar o instrumento ao recorrente.
3
PROCESSO PENAL III
CARTA TESTEMUNHÁVEL
ASPECTOS PROCEDIMENTAIS
O artigo 643, remete aos artigos 588 a 592 do CPP.
Assim, o procedimento a ser seguido será o mesmo do RESE, ou seja, o recorrente deve apresentar razões em 2 dias, após o recorrido, no mesmo prazo, apresenta contrarrazões, indo à conclusão para realização do juízo de retratação e, por fim, remessa ao tribunal ad quem.
Art. 644.  O tribunal, câmara ou turma a que competir o julgamento da carta, se desta tomar conhecimento, mandará processar o recurso, ou, se estiver suficientemente instruída, decidirá logo, de meritis
Com isso, o Tribunal poderá desde logo decidir o mérito do recurso que teve seu prosseguimento denegado.
4
PROCESSO PENAL III
CARTA TESTEMUNHÁVEL
EFEITOS DEVOLUTIVO E SUSPENSIVO
A carta testemunhável tem efeito devolutivo misto. Primeiro, porque devolve ao juiz a quo a possibilidade de exercer o juízo de retratação, e num segundo momento em que é remetido ao tribunal ad quem.
Por vedação expressa não possui efeito suspensivo.
Art. 646.  A carta testemunhável não terá efeito suspensivo.
5

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais