Buscar

Introdução à Zoologia 2_ período

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Introdução à Zoologia
Prof: Antônio Ricardo
O que é a Zoologia?
É uma unidade da biologia constituída de grupos de organismos (Seres Vivos desde os poríferos, cnidários, platelmintos, nematelmintos, moluscas, anelídeos, artrópodes, equinodermos até os cordados como peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos) que vivem na Natureza, estabelecendo relações nos ecossistemas e interagindo com os fatores ambientais que são indispensáveis à manutenção da vida, como luminosidade, umidade, temperatura, solos e água.
O que um zoólogo faz??
em geral, trabalha com pesquisa, quase sempre ligado a alguma universidade. Sua tarefa pode ser estudar a recuperação de espécies ameaçadas, nomear novas espécies e analisar os impactos ambientais sobre os bichos, entre muitas outras.
Campos da Zoologia.
Entomologia - Insetos
Etologia – Comportamento animal
Helmintologia - Vermes
Ictiologia - Peixes
Herpetologia – Répteis e anfíbios
Malacologia - Moluscos
Mastozoologia - Mamíferos
Ornintologia - Aves
Taxonomia - define os grupos de organismos biológicos
Zoogeografia -  distribuição geográfica das espécies animais
Parasitologia - Parasitas
Protozoologia - Protozoários
Espongologia - esponjas
Celenterologia - Cnidários
Anelidologia - Anelídeos
Carcinologia - Crustáceos
Aracnologia - Aracnídeos
Equinodermatologia – Equinodermos
Etc...
Por que estudar os animais?
O homem é um produto do processo evolutivo, deste modo a aquisição de conhecimentos sobre os animais é necessária como parte da incessante busca de compreensão da natureza e da posição que o próprio homem nela ocupa.
Para que estudar os animais?
Conhecer a estrutura e o funcionamento dos mesmos, buscando entender suas relações evolutivas . Grande parte do que hoje sabemos sobre os seres humanos conseguiu-se estudando outros animais.
• Compreender as relações entre animais, destes com as plantas e com o ambiente para possibilitar a detecção do equilíbrio e de perturbações naturais ou provocadas pela cegueira humana.
• Buscar soluções para problemas relacionados à saúde dos humanos e de outros animais pesquisando parasitos, vetores de doenças, inclusive as que causam destruição de frutos e cereais.
• Aplicar conhecimentos adquiridos na produção de alimentos, vestuário e medicamentos. As indústrias que lidam com animais domésticos, a pesca comercial, a apicultura e o comércio de peles criam um mercado de trabalho para inúmeras pessoas.
• Disponibilizar meios de contemplação aos homens em áreas de lazer, uma excelente forma de descarregar tensões da sociedade.
Mas, como estudar os animais?
•conhecimentos populares, baseados na observação
•conhecimentos técnico-científicos baseados em observações e experimentos controlados.
Diversidade animal
Aproximadamente 2.000.000 de espécies são conhecidas englobando os vários grupos de animais
Especialistas estimam que em certos grupos, conhece-se apenas uma pequena fração de espécies atuais existentes
Alguns cálculos indicam que a diversidade atual representa apenas cerca de 1% da diversidade produzida na história biológica, com milhões de espécies extintas ao longo de alguns bilhões de anos de evolução biológica.
Diversidade intraespecífica e diversidade interespecífica
Diversidade intraespecífica:
Dimorfismo sexual - as diferenças entre os genitores podem ser claras, como em certos besouros, certas aves e alguns peixes ou não tão claras, ao menos externamente nos quais é difícil distinguir o macho da fêmea, a exemplo do que ocorre nos ouriços do mar.
Diferenças no desenvolvimento - uma forma jovem pode ser completamente diferente da adulta, como por exemplo girino e sapo, lagarta e borboleta, estádios larvais de muitos animais marinhos adultos.
Diferenças individuais - devido ao patrimônio genético de cada indivíduo são encontradas diferenças em tamanho, cor, forma, comportamento, particularidades exploradas pelo homem no desenvolvimento de variedades de animais domesticados.
Diversidade interespecífica:
Tamanho - a ordem de grandeza é notável entre baleias e animais microscópicos que habitam os espaços entre grãos de areia.
Morfologia - diferenças na organização são encontradas não apenas na forma externa, mas
também na forma interna. Nos insetos, por exemplo, a maior parte do sistema nervoso é ventral em
relação ao tubo digestivo, enquanto que a relação é invertida nos vertebrados.
Fisiologia - as diferenças nas formas exigiram atividades diferentes, por exemplo, nos
modos de locomoção e ingestão de alimentos.
Simetria - é a divisão imaginária do corpo de um ser em metades opostas, que devem ser
simétricas entre si; basicamente os elementos de simetria são eixos e planos. Eixo é uma reta que
atravessa o centro do corpo, de tal modo que ao longo desta reta as partes do corpo se repetem.
Plano é a superfície que divide o corpo em partes de tal modo que uma é a imagem especular da
outra.
Hábitats
a diversidade animal também é expressa na variedade de hábitats que os animais ocupam; geralmente acredita-se que os animais tenham se originado nos oceanos arqueozoicos, bem antes do primeiro registro fóssil. Todo filo importante de animais tem pelo menos alguns representantes marinhos e do ambiente marinho ancestral grupos diferentes invadiram a água doce, enquanto outros moveram-se para a terra. Cada hábitat diferente - floresta, oceano, deserto, lago, contém sua diversidade animal característica.
Caracterização dos ambientes e distribuição ecológica dos animais.
 A maioria dos animais que vivem no oceano é esteno-hialina, isto é, não suportam variações bruscas de salinidade.
 As estratégias de sobrevivência são variadas e inúmeras as adaptações dos organismos marinhos, particularmente daqueles que vivem na fronteira entre terra e água e os animais das regiões batipelágicas, onde comanda a escuridão. Os animais que habitam permanentemente esta zona são carnívoros ou consumidores de detritos e os que vivem na zona do entre marés suportam longos períodos de exposição à dessecação.
Ambientes marinhos, estuários e manguezais:
Ambientes dulciaqüícolas ou límnicos:
Ao contrário da água salgada que se torna progressivamente mais densa em temperaturas reduzidas, a água doce alcança a sua maior densidade a 4º C. Ocorre pouca circulação entre os níveis superior e inferior, de forma que a zona do fundo não é somente escura, mas também é relativamente estagnada por falta de oxigênio, sustentando uma fauna limitada.
Os animais que habitam a água doce apresentam diversas adaptações, entre as quais destacamos a extinção do estádio larval, a qual é realizada de várias formas.
Ambientes terrestres:
Os ambientes terrestres são extremamente variados e suas condições físicas muito menos estáveis do que nos ambientes aquáticos. Cada um deles é caracterizado por um conjunto de fatores ecológicos, como solo, clima, geomorfologia e também bióticos, que permitiu a colonização por flora e fauna particulares. Os principais tipos de ecossistemas dependem principalmente de fatores climáticos, como temperatura, luz e precipitação, além dos fatores edáficos, textura do solo, teor de nutrientes e capacidade de armazenar água, permitindo que haja uma variação periódica regular, sazonal e diária. (Fonseca & Brazil, 1998).
Ambientes biológicos:
Os próprios seres vivos servem de meio para outros organismos, constituindo assim um tipo especial de ambiente, conhecido como meio biológico. Muitos organismos vivem no interior ou na superfície de outros em associações íntimas, conjuntamente chamadas de simbiose (sim=juntos; bio=vida). Para alguns simbiontes, a associação com o seu hospedeiro é imprescindível para sua sobrevivência (associação obrigatória), mas para outros a associação, apesar de melhorar a condição de vida, não é obrigatória (associação facultativa).
Animais Invertebrados
Os invertebrados  são responsáveis por mais de 99% dentre todas as espécies de animais e, ainda que menos de um milhão das espécies viventes tenha sido descrito até hoje, o número total
das espécies animais na Terra pode ultrapassar 30 milhões.
diversidade dos invertebrados
determina as relações evolutivas existentes entre os grupos dos animais, criando uma árvore evolutiva. E o primeiro passo é justamente reunir características exclusivas de um determinado grupo. A exemplo temos caranguejos, lagostas, camarões relacionados entre si, já que somente eles, dentre os crustáceos, apresentam um plano com cinco apêndices locomotores.
Onde vivem os invertebrados?
vivem em praticamente todos os tipos de ambiente
71% água salgada
Ambiente marinho: onde ocorreu a origem e evolução da vida e atualmente abriga a maior parte da diversidade existente
Alguns filos permanecem exclusivamente marinhos
De acordo com o local onde vivem:
Na terra: Formigas, caracóis, minhocas.
Invertebrados que voam: moscas, joaninhas, gafanhotos.
Na água: Camarão, siri, polvo e estrel do mar.
Invertebrados que vivem no corpo do homem: São os chamados parasitas – Pulga e piolho 
Características dos invertebrados
Pluricelulares - São organismos formados por conjunto de células semelhantes e interdependentes, que desempenham uma ou mais funções.
Eucariontes - possuí verdadeiro núcleo
Heterótrofo - seres vivos que para conseguir o seu alimento precisam consumir um outro ser vivo
São agrupados em diferentes filos: Porifera, Cnidaria, Platyhelminthes, Nematelminthes, Mollusca, Annelida, Arthropoda e Echinodermata.
TIPOS CORPORAIS 
DOS ANIMAIS TRIBLÁSTICOS
Exemplos de animais invertebrados
Porífero – Esponja-do-mar
Cnidários – Corais, águas-vivas
Platelmintos – Tênia e esquistossomose
Nematelmintos - Lombriga 
Anelídeos – Minhoca e Sanguessuga
Molusco – Polvos, lulas, lesmas, caramujos e ostras
Equinodermos – Estrela do mar, pepino do mar e ouriço-do-mar.
Artrópodes:
Insetos( Borboletas, besouros, abelhas, libélulas e etc 
Aracnídeos( aranhas, escorpiões, ácaros, carrapatos)
Miriápodes( Centopéias, lacraias)
Crustáceos(Caranguejos, lagosta, camarão, siri)
Curiosidades
OS animais invertebrados são considerados os mais antigos do reino animal, pois a partir deles é que evoluíram os vertebrados.
Os animais invertebrados somam 97% das espécies que existem em todo o mundo, ou seja, quase todos os animais que existem no planeta são invertebrados, num total de 1,5 milhão de espécies.
Os artrópodes, o grupo mais diverso e com mais representantes, dominam cerca de 99% do reino animália.
Os animais invertebrados vêm diretamente dos primeiros organismos vivos existentes, como organismos unicelulares e protozoários.
A minhoca, pertence ao filo dos anelídeos, é hermafrodita.
As Esponjas, do filo dos poríferos apresentam com principal características uma vida séssil, ou seja, elas se fixam num determinado local e lá vivem.
A toxina produzida pelas esponjas está sendo utilizada para a produção de um antiviral (AZT) usado no tratamento da AIDS.
Fim!!!!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes