Buscar

Aula Bens parte 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Direito Civil- Parte Geral
Profª Manuela Gatto
BENS
	1. É o objeto das relações jurídicas.
	Conceito: “São as coisas materiais ou imateriais que têm valor econômico e que podem servir de objeto a uma relação jurídica” Agostinho Alvim.
	BENS= OBJETO DAS RELAÇÕES JURÍDICAS, que se formam entre sujeitos. Em sentido amplo: consiste em coisas (nas relações reais); em ações humanas (relações obrigacionais) e também em certos atributos da personalidade ( como o direito à imagem).
	Obs! Os bens são coisas, mas nem todas as coisas são bens. As coisas abrangem tudo quanto existe na natureza, exceto a pessoa, mas como “bens” só se consideram as coisas existentes que proporcionam ao homem uma utilidade, sendo suscetíveis de apropriação, constituindo, então, o seu patrimônio.
	Patrimônio = complexo de relações jurídicas (reais ou obrigacionais) de uma pessoa, apreciáveis economicamente.
2. Bens corpóreos e incorpóreos
Nossa legislação não faz distinção!
Conceito ultrapassado! Bens corpóreos são os que têm existência física, mateirla e podem ser tangidos pelo homem. Incorpóreos são os que têm existência abstrata ou ideal, mas valor econômico, como o direito autoral, etc.
3. Classificação dos bens:
a) Bens imóveis:
Os bens imóveis são “aqueles que não podem transportar, sem destruição, de um lugar para o outro”(Clóvis Bevilaqua), ou seja são aqueles que não podem ser removidos sem alteração de sua substância.
d)Bens Móveis:
São os que sem deterioração na substância ou na forma, podem ser transportados de um lugar para o outro, por força própria ou estanha.
Algumas observações:
1- Imóveis por sua natureza (art. 79, 1º parte) : Bens de raiz! Abrangendo o solo e tudo quanto se lhe incorporar naturalmente, compreendendo as árvores e frutos e pendentes, o espaço aéreo e o subsolo. Todavia, se as árvores forem destinadas ao corte e se os frutos forem colhidos, e as pedras e metais, separados do solo, passam a ser móveis por antecipação.
2- Imóveis por acessão física artificial (CC, art. 79, 2º parte): Inclui tudo aquilo que o homem incorporar artificial e permanentemente ao solo, como a semente lançada à terra, os edifícios e construções (pontes, viadutos, etc), de modo que se não possa retirar sem destruição, modificação fratura ou dano.
Acessão designa aumento, justaposição, acréscimo ou aderência de uma coisa a outra.
Obs! Art. 81CC/02: “Não perdem o caráter de imóveis:
I- as edificações que, separadas do solo, mas conservando a sua unidade, forem removidas para outro local;
II- Os materiais provisoriamente separados de um prédio, para nele se reempregarem” (FINALIDADE)
Art. 84, CC/02: “Os materiais destinados a alguma construção, enquanto não forem empregados, conservam sua qualidade de móveis; readquirem essa qualidade os provenientes da demolição de algum prédio”
4- Imóveis por determinação legal: art. 80 CC/02: I- os direitos reais sobre imóveis e as ações que os asseguram; II- O direito à sucessão aberta.
		Bens Móveis:
	 1- Móveis por natureza: Art. 82 CC (“Bens suscetíveis de movimento próprio, ou de remoção por força alheia, sem alteração da substância ou da destinação econômico social”)
 - Semoventes
	 2- Móveis por antecipação: A vontade humana mobiliza bens imóveis, em função da finalidade econômica. Ex: árvores, frutos, pedras e metais, aderentes ao solo, são imóveis; separados para fins humanos, tornam-se móveis.
	 3- Móveis por determinação da Lei. Ex: energia que tenha valor econômico; os direitos reais sobre objetos móveis e as ações correspondentes; os direitos pessoais de caráter patrimonial e respectivas ações. Ex: Direitos do autor; propriedade industrial, etc.
 
 e) Bens Fungíveis e infungíveis
 Art. 85 do CC: “São fungíveis os móveis que podem substituir-se por outros da mesma espécie, qualidade e quantidade”.
Obs! Vontade das partes
Obs! Direito das obrigações
		Infungíveis são os que, pela sua qualidade individual, têm um valor especial, não podendo por isso, ser substituídos sem que isso acarrete uma alteração de seu conteúdo, como um quadro de um pintor célebre.
	Obs! Há possibilidade dos contratantes tornarem bens fungíveis em infungíveis.
	Obs! A fungibilidade é também empregada em relação às obrigações de fazer, que consistem na prática de um fato ou de um serviço pelo devedor.
	f) Bens Consumíveis e Inconsumíveis
Art. 86 do CC: “São consumíveis os bens móveis cujo uso importa destruição imediata da própria substância, sendo também considerados tais os destinados à alienação”.
Consumíveis são os que terminam logo com o primeiro uso, havendo imediata destruição de sua substância (Ex: alimentos, dinheiro). Os inconsumíveis são os que podem ser usados continuadamente, possibilitando que se retirem todas as suas utilidades sem atingir sua integridade.
OBS!Consumíveis de fato (natural ou materialmente consumíveis);
 Consumíveis de direito (jurídicamente consumível);
OBS! Observa o destino dos bens e a vontade das partes!
OBS! Consumível é diferente de fungível.

Outros materiais