Buscar

Portfólio de inovações tecnológicas e transformações sociais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

INCLUSÃO DIGITAL
	O celular e, posteriormente, o smartphone como evolução tecnológica revolucionária da sociedade.
Jean Marcel Belizário – 1148799
Aquidauana - MS
Discutiremos nesse artigo sobre Inovações e Tecnologias e as Transformações sociais que podemos perceber nos últimos anos em nosso contexto social. Quando falamos de uma inovação em alguma área tecnológica, que mudou e continua influenciando na vida das pessoas, acredito que falo por boa parte da sociedade, quando digo que uma das primeiras imagens que vem em mente é o celular.
Google Imagens - Gráfico referente ao Brasil
Pensando dessa forma, surgem muitas vezes, vários questionamentos, porém, infelizmente esse artigo, com certeza, não irá conseguir esclarecer todos eles. Começando do princípio, respondamos a seguinte questão: “O que é um celular?” Da maneira mais sucinta possível de se dizer, é um aparelho tecnológico, que entre tantas funções, possibilitou a comunicação de pessoas muito distantes, substituindo em grande parte das vezes as cartas, que levavam muito tempo para chegar ao seu destinatário, e deu uma credibilidade maior à informação prestada, já que as pessoas apesar de estarem distantes, conversavam em “tempo real”.
Como todas as inovações tecnológicas que vemos atualmente no mundo, elas estão em um processo de evolução contínua e apesar do celular já ser considerado um avanço tecnológico muito considerável (na opinião do autor desse artigo), apenas pelo fato de ser um instrumento de comunicação, ele continuou seu processo evolutivo e hoje encontramos o que conhecemos como smartphones, que nada mais é do que um celular com muitos outros recursos que, em alguns casos, até se equiparam a tecnologias utilizadas em computadores de mesa e notebooks. Notamos até mesmo grandes empresas de produtos para computadores, investindo fortemente nessa promissora ferramenta proporcionada pelas Inovações tecnológicas. 
 Google Imagens - Evolução dos Celulares
Diante de toda essa evolução, é inevitável que em algum momento essa evolução tecnológica chegasse também aos ambientes de ensino. Com isso, a questão não é mais se a tecnologia deve ou não ser utilizada na educação, mas sim, de que maneira podemos utiliza-la na educação, nas mais diversas situações cotidianas que podemos encontrar. Assim percebemos que se faz necessário o incentivo da capacidade criativa de cada indivíduo, principalmente de crianças e jovens, pois são esses indivíduos que irão contribuir para a criação de um mundo cada vez mais tecnológico.
Google Imagens - Celular em Sala de Aula
A tecnologia está presente em nossas vidas inevitavelmente, independente do que as pessoas pensem sobre ela. O segredo está em descobrirmos como melhor utilizar os seus recursos, de maneira que essa ferramenta venha para contribuir e facilitar nossas vidas e não seja apenas mais uma maneira de desviar nossas atenções em coisas menos importantes. Em nenhum momento estou questionando, ou até mesmo impondo, que todas as pessoas devam aderir às novas tecnologias, só estou tentando mostrar as várias contribuições que elas podem nos oferecer.
Nos bancos escolares o professor consegue encontrar diversas maneira de se utilizar o smartphone em sala de aula, não o tornando inimigo do ensino. A calculadora, por exemplo, pode ser utilizada para verificar resultados e ratificar o cálculo realizado pelo professor de matemática, por exemplo; o cronômetro pode ser utilizado para marcar o tempo de realização de uma prova, visando à preparação para vestibulares ou concursos; e para os celulares que possuem planos de dados, ou que possuem conexão fornecida pela escola, de repente, podem encontrar via uma pesquisa rápida, outros exemplos para o conteúdo discutido em certos momentos na aula ministrada. Esses são alguns exemplos rápidos e objetivos entre tantos outros que poríamos citar e que deixaria esse artigo muito extenso, deixando para a criatividade de cada um descobrir as outras formas de aproveitar essa ferramenta, fazendo também que pessoas do mundo ao menos debatam sobre o assunto de inclusão de novas tecnologias em nosso cotidiano, de maneira que possamos melhor nos adequar a essa “era digital”, por assim dizer, em que estamos vivenciando.
Google imagens - Era digital
Continuando nesse contexto de inclusão de novas tecnologias, não saber usar adequadamente os recursos tecnológicos, pode ser considerado como um dos motivos do tema que ouvimos por algumas vezes como “exclusão digital”. Devemos buscar conhecimento e aperfeiçoamento para podermos transmitir as diversas maneiras de usar a tecnologia nos diferentes ambientes do nosso cotidiano, sejam eles no trabalho, em bancos escolares e até mesmo em nossas próprias residências, de maneira benéfica para a sociedade. Com isso acho que chegamos a um ponto crucial desse artigo, que muitos poderão até mesmo discordar, mas acredito que a maior ênfase sobre a maneira de como utilizar as inovações tecnológicas deve partir das nossas próprias residências. Devemos refletir sobre como estamos usando, principalmente os smartphones (que acredito ser a inovação tecnológica mais presente no dia-a-dia das pessoas atualmente) e como estamos ensinando nossos filhos a utilizarem esses recursos, para que eles possam passar esse conhecimento, através das gerações e círculos de amizades, sobre uma melhor maneira de utilizar as inovações em nosso favor e num futuro próximo, possamos dizer que a exclusão digital não é mais por as pessoas não saberem utilizar as ferramentas tecnológicas disponíveis, mas sim, por outros motivos, que ainda serão trabalhados para melhorar.
Piada.com - Exclusão Digital
Encerrando esse artigo sobre Inovações e Tecnologias e as Transformações Sociais, percebemos que não podemos considerar as novas tecnologias como algo maléfico para a sociedade. Devemos descobrir como transformá-la em uma ferramenta útil, pois afinal, se buscarmos um pouco de Biologia, o Homem como animal, é o ser com a maior capacidade de adaptação e transformação do ambiente a seu favor. O smartphone pode ser uma ferramenta de produtividade, se soubermos usá-la, e pode alcançar outros patamares, diferentes dos atuais, se tiver um apoio da sociedade. Espero ter feito com esse trabalho muitas pessoas refletirem sobre o tema tantas vezes citado durante o texto e busquem maneiras de ajudarmos pessoas a entrarem também nessa “era digital”.
“Insanidade é continuar sempre fazendo as mesmas coisas e esperar resultados diferentes.” Albert Einstein.

Outros materiais