Buscar

AS III unidade III português

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AS_III Português
Tentativa I
Questão 1
A banana é uma coisa muito parecida com uma salsicha só que da salsicha se come a casca, mas a mamãe não deixa a gente fazer o mesmo com a
casca da banana. As salsichas a gente come elas deitadas, mas as bananas se come é em pé. As salsichas o professor diz que dependem do engenho humano e as bananas nascem nos cachos, mas ninguém conhece a máquina de colocar elas lá dentro das cascas. As bananas pertencem ao reino vegetal, agora,as salsichas nunca se sabe de onde é que vêm. Tem muita gente que não gosta de salsicha, mas não tem pessoa nenhuma que não aprecie banana, exceto a que escorrega na casca de uma. Texto de Millôr Fernandes, extraído de http://www2.uol.com.br/millor/conpozis/016.htm, em 15/07/2009. 
O texto acima parece não seguir os mecanismos de coesão. No entanto, foi escrito por Mîllor Fernandes, grande escritor brasileiro, conhecido por seus textos de humor e sátira. Nesse texto, ele recorre à estratégia de repetição de palavras porque:
a.quer criar um efeito de sentido, que é a reprodução do discurso infantil, geralmente caracterizado pelo escasso repertório lexical.
b.quer produzir um texto totalmente sem sentido.
c.quer que as pessoas gravem bem a diferença entre a banana e a salsicha.
d.quer convencer os leitores a comer bananas e salsichas.e.quer dificultar a leitura, usando essa estratégia, por ser o texto de conteúdo humorístico 
e dirigido às classes populares e às crianças.
Resposta:  Analizando 
a B errada: Mîllor Fernandes  jamais escreveria um texto com essa intenção.
a C- errada, ( sem sentido para o escritor)
a D, dificultar não seria o termo correto
a A , sim o escritor tem a intenção  de criar um efeito de sentido, utilizando e colocando no texto  essa  estratégia para aproximar   da fala  infantil.
 Resposta : letra A 
Questão 2
Leia o texto e escolha a alternativa correta.
“Os exercícios aeróbicos têm efeitos benéficos na redução de alguns sintomas da fibromialgia, segundo revisão de estudos realizada pela Universidade de Saskatchewan, no Canadá. A doença afeta cerca de 2% da população em geral e é marcada por dores crônicas nos músculos e ligamentos. O próximo passo da instituição será obrigar todos os habitantes do país a correrem duas vezes por dia durante pelo menos meia hora.” 
O texto viola a metarregra de: 
a. relação. 
b. não contradição. 
c. repetição. 
d. O texto não viola nenhuma metarregra. 
e. progressão. 
Respostas Repetição porque a erro de concordância 
Questão 3
Leia o trecho seguinte com atenção: No Brasil, o calor e a abundância de rios, cachoeiras e praias fazia com que os índios entrassem
na água mais de dez vezes por dia. Isso era tão atípico para os europeus que quando Pedro Alvarez Cabral chegou aqui, em 1500, escreveu a Portugal comentando o hábito estranhíssimo dos nativos. O pronome demonstrativo “isso”, em destaque, foi utilizado para retomar tudo o que foi expresso antes dele. Nesse caso, podemos dizer que se trata de:
a.coesão sequencial por reiteração
b.coesão sequencial de tempo
c.coesão referencial por reiteração
d.coesão referencial por substituição
e.coesão sequencial por conexão
Resposta d.coesão referencial por substituição
Questão 4
Assinale a alternativa em que a vírgula é usada para indicar a omissão (elipse) de um termo facilmente identificável e manter a coesão entre os elementos
da frase.
a. Os americanos preferem a United. Os franceses, a Air France. Os ingleses, a British. Os alemães, a Lufthansa. E você, brasileiro? 
b. De acordo com a nossa Constituição, são princípios fundamentais: a soberania; a cidadania; a dignidade humana; os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; o pluralismo político. 
c. Pela janelinha, fui olhando a paisagem.
 d. Considerando: a alta taxa de juros; a carência de mão-de-obra; o alto valor da matéria-prima; as dificuldades de se obter financiamento; resolvemos não aceitar a empreitada. 
e. Marco Túlio Cícero, tão famoso quanto Demóstenes, na área da retórica, sempre dizia: Prefiro a virtude do medíocre ao talento do velhaco.
Resposta a. Os americanos preferem a United. Os franceses, (preferem)  a Air France. Os ingleses, (preferem) a British. Os alemães, (preferem) a Lufthansa.
 O termo substituído pelas vírgulas é "preferem". Pois no 1º período da expressão nota-se a presença do termo preferem e no decorrer da expressão somente vírgula.

Outros materiais