Buscar

RESUMO AV1 - TEP II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO AV1 - TEP II
Fidedignidade (precisão): refere-se a consistência dos resultados. É a confiabilidade de um teste que diz respeito à característica de medir sem erros. A fidedignidade é fundamental para a validade: o teste pode ser fidedigno (confiável) e não ser validado (válido para a situação e população).
Validade: O instrumento deve realmente medir aquilo a que se propõe. O objetivo da validade é verificar o grau de correlação entre o teste e o seu critério. Questão: para quê e para quem é válido o teste? A validade do teste varia de acordo com o fim e com o grupo de aplicação.
Os testes Palográfico e HTP são ambos projetivos com movimentos expressivos (liberdade de instrução e do material, grafismo na folha em branco) e podem identificar traços psicopatológicos.
Características dos testes projetivos: São ambíguos, o avaliando não tem controle do ego, qualitativo, minimiza a chance de fraude e/ou simulação, aumenta o aparecimento de conteúdos primitivos. A semelhança dos testes projetivos é que eles revelam conteúdos do inconsciente, material dinâmico normal ou patológico, através da projeção. Os testes projetivos não revelam apenas a personalidade, mas também relações interpessoais e dinâmica familiar, por exemplo, e seu efeito é o avivamento de conflitos psicológicos, desencadeamento da angústia (conteúdo das respostas) e regressão. É importante lembrar que, mais do que projetar o que o sujeito é, o sujeito projeta o que recusa ser.
A projeção que se refere aos testes projetivos não é o mecanismo de defesa citado por Freud. Ela visa revelar conteúdos internos, expulsar da consciência os sentimentos repreensíveis. O latente se torna manifesto.
Fundamentos:
Projeção
Identificação
Introjeção 
Aproximações nomotéticas: Dados do grupo em seu contexto.
Aproximações idiográficas: Dados individuais, pesquisa clínica.
A escolha do instrumento a ser utilizado na avaliação psicológica tem que levar em conta:
Os objetivos da avaliação
A orientação teórica e a preparação do avaliador
As características peculiares do sujeito
Teorias da personalidade:
Psicodinâmica: Enfatiza os determinantes inconscientes do comportamento. Das abordagens, é a que dá mais ênfase ao papel dos processo abaixo da superfície da consciência como influências sobre a anormalidade. Leva em conta Id, ego e superego, mecanismos de defesa do Freud e desenvolvimento psicossexual.
Traço (Big Five): Propõe que a anormalidade ocorre quando o indivíduo tem traços de personalidades mal-adaptativos. Os traços são elementos mentais da personalidade. são tendências de reação relativamente permanentes, que são as unidades estruturais básicas da personalidade. O princípio básico dessa teoria é de que a personalidade é equivalente a um conjunto de atributos característicos estáveis. A teoria do traço predominante é a Modelo dos Cinco Grandes Fatores, também chamado de “Os Cinco Grandes” (Robert McCrae e Paul Costa). De acordo com ela, cada uma das cinco disposições básicas tem seis facetas, o que leva a um total de 30 componentes da personalidade. Inclui os traços: Neuroticismo, extroversão, abertura a experiência, socialização (amabilidade) e realização. 
A perspectiva cognitiva: A forma como os pensamentos influenciam as emoções. Supõe que a anormalidade seja causada por processos de pensamento mal-adaptativos que resultam em um comportamento disfuncional. Seu princípio fundamental é a maneira como os indivíduos percebem e processam a realidade influenciará a maneira como eles se sentem e se comportam.
Status científicos dos testes projetivos:
Apercepção: é a percepção subjetiva que um sujeito tem de um estímulo. É o processo pelo qual uma experiência é assimilada e transformada pelo resíduo da experiência passada, ou seja, é a interpretação subjetiva da percepção, que é apenas interpretação objetiva de um estímulo.

Outros materiais