Buscar

Teoria politica - Questionário 1 e 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Teoria politica
Questionario 1
1 - A democracia semidireta tem características semelhantes à democracia que vivemos no Brasil na atualidade. Nela, o povo se manifesta pelo voto direto para todos os cargos do Legislativo e do Executivo, e também por instrumentos criados pela lei para opinar em situações específicas. Um dos instrumentos criados pela lei é o referendum.
Das alternativas abaixo, qual corresponde ao outro relevante instrumento da democracia semidireta?
Resposta: A – Plebiscito
Comentário: outro relevante instrumento da democracia semidireta é o plebiscito. O plebiscito é um instituto que tem suas raízes na Roma Antiga e já tem sido bastante utilizado modernamente, às vezes para obter previamente a opinião do povo sobre uma futura iniciativa legislativa em cogitação. Outras vezes, o plebiscito tem sido utilizado para que se conheça a opinião do povo sobre algum ponto fundamental que se pretende alterar na política de governo.
2 - A separação dos Poderes proposta por Montesquieu é bastante conhecida de todos nós até porque, com algumas modificações determinadas pelo tempo, permanece semelhante até hoje em muitos países do mundo.
Quais são os poderes propostos por Montesquieu?
Resposta: A - Legislativo, Executivo e Judiciário.
Comentário: Montesquieu propõe que exista um Poder Legislativo para elaborar leis para toda a sociedade e para serem cumpridas em especial pelos governantes. Um Poder Executivo para representar o Estado e fazer cumprir as leis em benefício de todos, e, finalmente, o Poder Judiciário que dá ao governante o poder de punir os crimes ou julgar os conflitos de ordem civil.
3 - Como é denominada a forma de governo em que o indivíduo governa como chefe de Estado, geralmente de maneira vitalícia ou até a sua abdicação?
Resposta: B – Monarquia
Comentário: a monarquia é uma forma de governo em que o indivíduo governa como chefe de Estado, geralmente de maneira vitalícia ou até a sua abdicação. A pessoa que encabeça uma monarquia é chamada de monarca. Na monarquia, o governo é comandado por uma pessoa, que é colocada à parte de todos os outros membros do Estado. Existem monarquias em que o monarca detém poderes políticos ilimitados, porém existem outras que são constitucionais.
4 - Complete a lacuna com uma das alternativas abaixo:
A economia política é a ciência que trata do processo de produção, o qual forma a base material da sociedade, com o objetivo de analisar as condições nas quais é possível a geração de um excedente sobre o custo de produção. Nesse contexto, os ______________________________ são eminentemente problemas sociais, portanto, objeto da economia política.
Resposta: C - Problemas econômicos.
Comentário: economia política é a ciência que trata do processo de produção, o qual forma a base material da sociedade, com o objetivo de analisar as condições nas quais é possível a geração de um excedente sobre o custo de produção, o qual possibilita a construção de uma superestrutura institucional, composta por instituições políticas, legais e sociais. Nesse contexto, os problemas econômicos são eminentemente problemas sociais, portanto, objeto da economia política.
5 - Das alternativas abaixo, qual corresponde à palavra que denomina o estudo da política, dos sistemas políticos, das organizações e dos processos políticos?
Resposta: B – Ciências Políticas
Comentário: Ciência Política é o estudo da política, dos sistemas políticos, das organizações e dos processos políticos.  Envolve o estudo da estrutura (e das mudanças de estrutura) e dos processos de governo ou qualquer sistema equivalente de organização humana que tente assegurar segurança, justiça e direitos civis.
6 - Para Rousseau, o Estado é resultado de uma associação de membros que conservam sua participação ativa e que obedecem somente as leis que a própria sociedade criou. O governo é subordinado ao povo e o poder será exercido pelos membros da sociedade. A participação política do povo deve ser direta.
As ideias de Rousseau forma fundamentais para qual Revolução:
Resposta: C – Revolução Francesa
Comentário: as ideias de Rousseau foram fundamentais para a Revolução Francesa e continuam sendo utilizadas por adeptos da democracia participativa e do republicanismo comunitário. Durante a Revolução Francesa, em 1794, seu corpo foi levado para o Panteão de Paris onde foi enterrado ao lado de seu desafeto Voltaire.
7 - Qual foi a Revolução que permitiu a expansão dos negócios e passou a exigir um governo mais forte que apoiasse os mercadores, os banqueiros e os industriais em suas atividades?
Resposta: E – Revolução Comercial
Comentário: é possível afirmar que a Revolução Comercial permitiu a expansão dos negócios de uma forma tão expressiva, que em consequência, passou a exigir um governo forte que apoiasse os mercadores, os banqueiros e os industriais em suas atividades. Só um governo forte teria condições de garantir a segurança dos comerciantes contra ataques piratas e de bandidos, que se avolumaram com o aumento das riquezas em circulação.  Em outras palavras, um governo forte poderia tornar mais seguras as relações comerciais e, por isso, foi uma ideia apoiada pelo poder econômico da época.
8 - Qual foi o pensador político que teve como marco fundamental a separação entre a virtude política e a virtude moral?
Resposta: B – Maquiavel
Comentário: o pensamento político de Maquiavel teve como marco fundamental a separação entre a virtude política e a virtude moral. Ele é o principal responsável pela ruptura com as ideias da ação política orientada pelo sentido divino e, consequentemente, por trazer a política para o campo exclusivo da ação humana. Essa ruptura com o poder oriundo da igreja custou caro para Maquiavel, porque foi da Igreja o uso do termo maquiavélico associado a tudo que é ruim ou perverso.
9 - Qual pensador político classificou o exercício do poder conforme a quantidade de pessoas que o exercerão: se uma só pessoa, se alguns ou se a maioria?
Resposta: C – Aristóteles
Comentário:
Para Aristóteles:
•        Exercício do poder por uma só pessoa no interesse de todos = Monarquia.
•        Exercício do poder por alguns no interesse de todos = Aristocracia.
•        Exercício do poder pela maioria no interesse de todos = República.
•        Exercício do poder por uma só pessoa no interesse próprio = Tirania.
•        Exercício do poder por alguns no interesse próprio = Oligarquia.
•        Exercício do poder pela maioria no interesse próprio = Democracia.
10 - Qual é a forma de governo típica da coletividade, em que o poder e o exercício da soberania são atribuídos não mais a uma pessoa física, mas ao povo?
Resposta: D – republica
Comentário: a palavra república tem origem no latim e significa aquilo que pertence ao povo. Em sentido lato significa exatamente coisa (res) publica. O sentido mais completo, portanto, é tudo o que é próprio da sociedade, que interessa a ela, ou ainda, interesse público. A palavra está presente no nome do Brasil que se chama República Federativa do Brasil. Portanto, compreender o conceito e o sentido de República é fundamental.
Questionário 2
1 - Atualmente, as empresas transnacionais buscam países com menores direitos para os trabalhadores, de forma que o valor agregado ao custo da mão de obra seja menor e, consequentemente, os produtos possam chegar aos mercados com valores mais baixos.
Esse processo está relacionado com:
Resposta: A – economia global
Comentário: a globalização tem aspectos positivos e negativos. Entre os aspectos negativos inclui-se a economia global, que tende a favorecer os países e empresas mais ricos e, em contrapartida, a exigir grandes sacrifícios dos países e empresas menos desenvolvidos. Um exemplo clássico é a questão do valor da mão de obra. As empresas transnacionais buscam países com menores direitos para os trabalhadores, de forma que o valor agregado ao custo da mão de obra seja menor e, consequentemente, os produtos possam chegar aos mercados com valores mais baixos.2 - Das alternativas abaixo, qual corresponde à empresa em que grande parte de seu capital produtivo encontra-se disperso pelo planeta?
Resposta: B – empresa global
Comentário: as empresas globais caracterizam-se por dominarem os mercados onde atuam ou estão passando a atuar (anexando empresas já existentes). Sua posição é sempre de liderança e grande parte de seu capital produtivo encontra-se disperso pelo planeta. Dessa forma, essas empresas estabelecem intenso fluxo de tecnologias (intrafirmas), capitais, informações e módulos tecnológicos (peças e acessórios).
3 - Democracia representativa é aquela em que o povo é governado por representantes periodicamente eleitos por ele. Esses representantes tomam decisões em nome do povo e no atendimento a seu interesse, decisões políticas que afetam a vida de todos.
Nesse sentido, que tipo de democracia implica maior participação do povo em relação à administração pública e ao governo:
Resposta: C - Participativa
Comentário: a democracia participativa, que pode ocorrer junto com a representativa, implica maior participação do povo em relação à administração pública e ao governo. Nela o poder democrático não se restringe ao voto, embora ele exista e continue sendo essencial. Na democracia participativa, o poder de decidir do povo é exercido em diferentes momentos e por diferentes formas. Ocorre todas as vezes que a sociedade civil intervém durante o mandato dos governantes para opinar sobre práticas a serem adotadas.
4 - Em 1979 Margareth Thatcher assume como primeira-ministra da Inglaterra e inicia o desmonte do modelo de Estado existente sob alegação de que aquele não possuía mais recursos para garantir tantos direitos sociais para os cidadãos. Ela dá início a um movimento que se alastra por outros países e que, a bem da verdade, ainda não se encerrou totalmente.
Como se chamou esse movimento?
Resposta: E - Neoliberalismo
Comentário: o liberalismo econômico ganha nova vitalidade, ressurge como neoliberalismo e traz com ele um outro fenômeno ainda hoje muito estudado, a globalização. As ideias originalmente expostas por Friedrich Hayek logo após a Segunda Guerra Mundial ressurgiram na Universidade de Chicago, em torno de Milton Friedman, que para caracterizá-las cunhou a denominação neoliberalismo. A nova ideologia passou a contar, desde logo, com o apoio político dos Estados Unidos, sob a presidência de Ronald Reagan, e do Reino Unido, sob a responsabilidade da primeira-ministra Margaret Thatcher.
5 - Em relação às revoluções liberais ou revoluções burguesas, a primeira ocorreu na Inglaterra entre 1640 e 1688. A Revolução Inglesa marcou o momento em que o poder estatal passou para as mãos de uma nova classe social, que se enxergava como sujeito de sua própria história.
Qual foi a última dessas revoluções?
Resposta: B – Revolução Francesa
Comentário: a última grande revolução liberal foi a Revolução Francesa, em 1789. Com o domínio da monarquia na França, o absolutismo dos reis era verdadeiramente despótico, violento. Horrores eram praticados de forma irresponsável e os súditos eram submetidos a barbaridades. Não tardou para que os cidadãos franceses passassem a nutrir por seus reis e por todos os membros da corte o mais profundo ódio e desprezo.
6 - Karl Marx modificou o pensamento da sua época por ter ligado a política às condições materiais concretas, ao econômico, e por ter denunciado a exploração do capital pelo trabalho, que até então era considerada quase normal, ou ainda, necessária para garantir a produção.
Das alternativas abaixo, qual representa o nome dado por Marx para a diferença entre o excedente acumulado e aquilo que é pago ao trabalhador?
Resposta: D – Mais – valia
Comentário: Marx argumenta que o capitalista reúne em seu benefício vários saberes e com isso produz e acumula riquezas. Parte da riqueza produzida é paga para o trabalhador e outra parte é acumulada pelo capitalista. A diferença entre o excedente acumulado e aquilo que é pago ao trabalhador é a mais-valia. Os capitalistas compram a força de trabalho dos homens para tentar obter sempre a maior quantidade possível de excedente. Ele entende que a lógica do capital é a da exploração do trabalho assalariado que, ao mesmo tempo, permite a circulação de pessoas como mercadorias.
7 - Na atual conjuntura econômica, para que o curto ciclo de pesquisa, desenvolvimento, comercialização no mercado e obsolescência do produto se realize e permita ao fabricante ter lucro, é preciso expandir o mercado consumidor. 
Como é conhecido essa expansão do mercado consumidor?
Resposta : D – Globalização
Comentário: a globalização é um fenômeno que tem aspectos econômicos, sociais, culturais, tecnológicos e políticos, e pode ser representada nessa medida como um conjunto de transformações. A facilidade de acesso a matérias-primas e mão de obra com baixo custo são os componentes que sustentam a globalização, além da expansão territorial dos mercados. Quando há maior circulação de produtos e serviços e empresas transnacionais se instalam em diferentes partes do planeta, a cultura também circula e influencia outros lugares e outras pessoas.
8 - Nas disposições finais e transitórias, a Constituição Federal determina que o poder público desenvolva esforços, com a mobilização de todos os setores organizados da sociedade, para eliminar o analfabetismo e universalizar o ensino fundamental.
Esse dispositivo constitucional está relacionado com:
Resposta: A – participação popular
Comentário: o texto da Constituição Federal brasileira de 1988 consagrou a participação da sociedade como princípio de direito constitucional e de direito administrativo. Assim, contém um conjunto de normas que determinam a adoção de práticas de participação popular na vida política e administrativa do país.
9 - O crescimento das atividades informais, das atividades ilegais e dos fluxos migratórios internacionais são reflexos do:
Resposta: D – Desemprego Estrutural
Comentário: as principais causas do desemprego estrutural são:
baixa qualificação da mão de obra para as necessidades atuais do mercado de trabalho;
substituição dos postos de trabalho por tecnologias como a robótica e a informática;
a população excluída do processo de globalização está se submetendo a grandes jornadas de trabalho e ao subemprego;
 o crescimento vegetativo dessa população está aumentando, de acordo com a ampliação da natalidade e a redução da mortalidade;
crescimento das atividades informais, das  atividades ilegais e dos fluxos migratórios internacionais.
10 - Que tipo de Estado surge após a Segunda Guerra Mundial em contraponto à estratégia de liberdade total para os agentes econômicos e a partir das pressões as massas de trabalhadores?
Resposta: C - Estado do bem-estar social.
Comentário: a partir das pressões das massas de trabalhadores, da Igreja e da necessidade de manter o mercado econômico em equilíbrio, adota nova postura de tratamento das questões de cunho social. Assim, surge o Estado do bem-estar social, que a rigor é aquele que tem o papel de garantir o acesso da população a um mínimo de segurança social, o que significa renda, alimentação, saúde, habitação, assegurados ao cidadão não como uma forma de caridade, mas como direitos políticos, previstos na Constituição Federal, lei máxima do país.

Outros materiais