Buscar

Simulado de clinico V - cirurgia

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201703077188)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A enfermagem em centro cirúrgico compreende procedimentos técnico-científicos que englobam intervenções assistenciais e educativas, podendo ser realizadas pela equipe de enfermagem ou pelo próprio paciente. Cuidados estes que podem variar conforme o período perioperatório em que o paciente se encontrar. Sobre período pós-operatório mediato, assinale a alternativa correta:
	
	
	N.D.A.
	
	Compreende do início ao término do procedimento anestésico-cirúrgico, compreendido no período transoperatório;
	
	Compreende às 24 horas imediatamente anteriores à cirurgia;
	 
	Compreende o período após as 24 horas iniciais e é comumente descrito como 1ºPO, 2ºPO.
	
	Compreende as primeiras 24 horas após o procedimento anestésico-cirúrgico, incluindo o tempo de permanência na sala de recuperação pós-anestésica;
	
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 201702616411)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O bisturi elétrico é um parelho que produz no corpo humano os seguintes efeitos:
	
	 
	Eletrodissecção e eletrocoagulação
	
	Eletro-convulsão e Eletro-coagulação
	
	N.D.A.
	
	Congelação e oxidação
	
	Eletro-oxigenação e pasteurização
	
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201703123281)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A.M, portador de Diabetes Mellitus deu entrada em uma unidade da saúde, apresentando lesão em pé direito, caracterizada por edema, eritema, calor, necrose entre o 1º pododáctilo e o 3º pododáctilo e presença de secreção purulenta. Após atendimento pelo especialista e realização de exames necessários, ficou decidida a necessidade de encaminhamento para cirurgia e amputação do pé. Diante do quadro apresentado, o enfermeiro deve classificar a cirurgia quanto ao grau de contaminação como cirurgia:
	
	
	contaminada, por ser uma ferida traumática aberta recente.
	
	potencialmente contaminada, por ser cirurgia eletiva e com contaminação não usual.
	 
	infectada, pois estão presentes tecidos desvitalizados com secreção purulenta.
	
	infectada, pois apresenta ferida traumática recente e processo inflamatório.
	
	potencialmente contaminada, por apresentar ferida traumática, infectada.
	
	
	�
	 4a Questão (Ref.: 201702996331)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O centro cirúrgico, por ser um setor com maior risco de transmissão de infecções, é dividido em áreas específicas. Marque as áreas abaixo da seguinte forma (1) para área restrita, (2) para área semirrestrita e (3) para área irrestrita, e na sequência selecione a alternativa correta: ( ) Sala de recuperação anestésica; ( ) Lavabo; ( ) Pacientes podem circular com roupa comum; ( ) Sala de guarda de equipamentos; ( ) Copa;
	
	
	2, 1, 2, 3, 2
	
	3, 1, 2, 2, 2
	
	3, 2, 2, 2, 1
	 
	2, 1, 3, 2, 2
	
	
	�
	 5a Questão (Ref.: 201702938049)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Segundo o Ministério da Saúde a Sala de Recuperação Anestésica é um elemento onde se concentram os pacientes agressos da sala de operação, para receberem os cuidados pós-anestésicos e/ou pós-operatórios imediatos. A qual tem como objetivo concentrar recursos humanos e materiais para prevenir e detectar precocemente riscos e complicações em pacientes no período pós-operatório imediato, decorrentes do ato anestésico cirúrgico. Assim é INCORRETO afirmar que:
	
	 
	É procedimento da S.R.P.A. aferir sinais vitais a cada 3 minutos na primeira hora e a cada 3 horas, nas horas subseqüentes até o momento da alta anestésica. Manter observação constante do estado geral do ambiente. Zelar pela segurança e privacidade do ambiente. Conferir a documentação do paciente: prontuário, papeleta, raio x e outros, é responsabilidade do maqueiro.
	
	A S.R.P.A. tem por finalidade oferecer suporte ao paciente na fase da recuperação de anestesia, até que os reflexos protetores estejam presentes, os sinais vitais voltem a normalidade e seja recuperada a consciência;
	
	O tempo de permanência nesta sala, varia em média, de uma a seis horas, de acordo com o tipo de anestesia, de anestésico, de cirurgia e do quadro do paciente.
	
	Nos dias de hoje, está preconizado que a S.R.P.A. deve estar instalada dentro do centro cirúrgico
	
	A assistência de Enfermagem na S.R.P.A. está sob a responsabilidade das equipes de enfermagem e médica. Sendo que a equipe de enfermagem é composta por enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, e a equipe médica composta pelo anestesista.
	 1a Questão (Ref.: 201703264732)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com relação aos fios cirúrgicos, escolha a alternativa correta:
	
	
	São exemplos de fios absorvíveis poliéster e vycryl.
	
	Os fios cirúrgicos são classificados em não-absorvíveis e elásticos.
	
	As enzimas digestivas conseguem digerir os fios não-absorvíveis.
	 
	São exemplos de fios não-absorvíveis: algodão e prolene.
	
	Os fios cirúrgicos são classificados em absorvíveis e resistentes.
	
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 201703256076)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Para compreender os objetivos da limpeza/lavagem das mãos, é necessário o conhecimento da flora normal da pele e sua fisiologia. Assim sendo, considere as afirmativas a seguir. I. A pele humana normal, em especial a das mãos, é colonizada por bactérias que são dividas em duas categorias: transitórias e residentes. II. A flora transitória coloniza as camadas superficiais da pele, é mais susceptível à remoção pela lavagem rotineira das mãos. É aquela que contém os microrganismos mais freqüentes associados a infecções associadas à assistência à saúde. III. A flora residente é a que se liga às camadas mais profundas da pele, é mais resistente à remoção, está menos associada à infecção. IV. A função principal da pele é aumentar a perda de água, prover proteção contra a ação abrasiva e de microrganismos e agir como barreira de impermeabilidade para o ambiente. Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.
	
	
	II e III.
	 
	I, II e III.
	
	III e IV.
	
	I, II e IV.
	
	I e II.
	
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201702996297)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Quanto aos recursos humanos no centro cirúrgico, marque (V) quando a sentença for verdadeira e (F) quando falsa:
	
	 
	É atribuição do instrumentador cirúrgico conferir o material e o instrumental cirúrgico após o uso.
	 
	O dimensionamento de pessoal em CC pode ser fundamentado em diversas metodologias, todavia a mais utilizada é determinada com base no número de SO e de leitos de RPA.
	 
	Não é atribuição do auxiliar administrativo realizar agendamento de cirurgias.
	 
	É atribuição do técnico de enfermagem realizar limpeza concorrente da SO, ficando para o auxiliar de enfermagem a limpeza terminal.
	 
	Segundo a Resolução n.º 214/1998 do COFEN a instrumentação cirúrgica é um ato privativo da enfermagem.
	
	
	�
	 4a Questão (Ref.: 201703258880)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O posicionamento cirúrgico do paciente é procedimento importante na assistência de enfermagem no período perioperatório. O principal objetivo desse procedimento é promover a ótima exposição do sítio cirúrgico e, ao mesmo tempo, a prevenção de complicações, decorrentes do posicionamento cirúrgico.Na abordagem de posicionamento cirúrgico, todas as recomendações para posições cirúrgicas a seguir estão corretas, EXCETO
	
	 
	Supina - utilização de travesseiros ou apoios de cabeça e abaixo dos joelhos, os braços em ângulo máximo de 90º com o corpo, manter as pernas cruzadas, atenção para a extensão dos pés;
	
	Prona - proteger rosto, olhos e queixo, favorecer o acesso aos tubos e linhas de monitoramento, manter o alinhamento do pescoço, colocar coxins em formato de rolos da clavícula à crista ilíaca e sob as pernas e pés, deixar as genitálias livres, proteger os pés de hiperflexão;
	
	Litotomia - manter os braçosem braçadeiras num ângulo máximo de 90º, acolchoar quadril, nádegas e laterais do corpo, utilizar a menor elevação das pernas pelo menor tempo possível e minimizar o grau de abdução do quadril.
	
	Nenhumas anteriores
	
	Lateral - manter o alinhamento espinhal, observar orelhas, colocar um apoio sob a cabeça, região da axila e entre as pernas, manter a perna em contato com a mesa flexionada na região do quadril e a superior esticada;
	
	
	�
	 5a Questão (Ref.: 201703264169)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O procedimento cirúrgico eletivo ou de urgência é um evento complexo e estressante. O(A) enfermeiro(a) é membro integrante da equipe multiprofissional que assiste o cliente submetido ao procedimento cirúrgico e está presente em todas as etapas desse processo. Em relação às fases do procedimento cirúrgico eletivo ou de urgência, assinale a afirmativa INCORRETA:
	
	 
	Na primeira fase do processo cirúrgico, o(a) enfermeiro(a) deve realizar a consulta pré-operatória orientando o cliente sobre a técnica cirúrgica, os possíveis riscos pós-operatórios, os cuidados apropriados para as necessidades do paciente, além de envolver a família na entrevista.
	 
	Na fase intraoperatória, compete ao(à) enfermeiro(a) manter a segurança do cliente a partir de um ambiente asséptico e controlado, gerenciar os recursos humanos, equipamentos e suprimentos individualizados para o cliente, além de realizar o monitoramento fisiológico e de dar o apoio psicológico.
	
	Na fase pré-operatória, compete ao(à) enfermeiro(a) admitir o cliente na unidade, realizar avaliação do seu estado geral, verificar o sítio cirúrgico e os locais das marcas cirúrgicas de acordo com as políticas institucionais, estabelecer o acesso venoso e comunicar o estado emocional do cliente para a equipe.
	
	Nenhuma das alternativas estão corretas
	
	Na fase pós-operatória, compete ao(à) enfermeiro(a) a transferência e a monitorização do cliente na unidade pós-anestésica, para realizar a avaliação pós-operatória, observando a resposta e o estado fisiológico do cliente, promovendo continuidade da assistência na unidade de clínica cirúrgica, além da preparação do cliente para alta hospitalar.
	 1a Questão (Ref.: 201702502016)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O RECALL de produtos processados na CME para a área da saúde é utilizado como garantia de segurança para os clientes. Quando deve ser realizado:
	
	
	A leitura do indicador biológico apresentar-se negativa e os produtos não estiverem na CME.
	 
	Os produtos forem liberados antes do resultado do indicador biológico da carga e este indicar falha no processo de esterilização.
	
	Os produtos forem liberados e a revisão de dados mostrarem que parâmetros químicos foram atingidos.
	
	A leitura dos indicadores químicos internos de pacotes da carga atingirem pontos necessários.
	
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 201702501920)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Durante a avaliação de pacientes na sala de recuperação pós-anestésica, um sinal de complicação grave que podemos observar no pós operatório imediato é:
	
	
	Hematoma.
	
	Sialorréia.
	 
	Hipóxia.
	
	Vômito.
	
	Tosse.
	
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201702502026)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Ao acondicionar os materiais cirúrgicos em caixas metálicas, antes de iniciar o processo de esterilização, é necessário:
	
	
	b) organizar os instrumentais desmontados mantendo as cremalheiras das pinças fechadas para evitar danos de peças delicadas.
	 
	d) dispor os itens com concavidade de maneira que fiquem livres do acúmulo de água.
	
	c) utilizar tapete de silicone no interior da caixa metálica, a fim de evitar possíveis problemas com a secagem.
	
	e) utilizar tapetes absorventes para separar todas as caixas, independentemente do tamanho, para facilitar a secagem.
	
	a) dispor materiais ocupando 100% da capacidade da caixa para otimizar o ciclo.
	
	
	�
	 4a Questão (Ref.: 201703013578)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre os cuidados de enfermagem durante uma reação transfusional, descreva a alternativa incorreta:
	
	
	Encaminhar todas as amostras, bolsas e pedidos de exames solicitados pelo Médico.
	 
	Suspender a transfusão e prescrever corticosteróides IV (Hidrocortisona, 100 a 500 mgIV)
	
	Interromper a transfusão. Manter a extremidade do equipo protegida para não haver contaminação. Manter a veia permeável com a solução de hidratação da prescrição.
	
	Registrar a reação no mapa transfusional e no livro de ocorrências da enfermagem.
	
	Providenciar todos os medicamentos, materiais e equipamentos necessários para o atendimento emergencial, no caso de reação moderada ou grave.
	
	
	�
	 5a Questão (Ref.: 201703261409)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Escala de Aldrete-Kroulik é utilizada como um dos parâmetros para alta do paciente da Sala de Recuperação Pós-Anestésica (SRPA). Em relação aos aspectos avaliados por esta escala, assinale a alternativa correta.
	
	
	Abertura ocular; Resposta motora; Resposta verbal.
	
	Frequência cardíaca; Frequência respiratória; Pressão arterial; Temperatura corporal.
	 
	Atividade muscular; Respiração; Circulação; Consciência; Saturação de O2.
	
	Frequência cardíaca; Respiração; Tônus muscular; Irritabilidade reflexa; Cor.
	
	Nível de consciência; Reflexo pupilar; Frequência cardíaca; Frequência respiratória.
	
	
1a Questão (Ref.: 201703163363)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	De acordo com as Normas Técnicas Em Hemoterapia - Portaria nº 1.376 de 19 de novembro de 1993 do Ministério da Saúde sobre doação de sangue, considere as afirmativas a seguir. I. A idade para ser um doador está estabelecida entre 18 e 65 anos. Menores somente poderão doar com autorização do responsável legal. II. A freqüência anual é de 4 doações para homens e de 3 doações para mulheres. Doadores entre 60 e 65 anos, 2 doações anuais. O intervalo mínimo entre 2 doações para homens é de 2 meses e para mulheres de 3 meses. Doadores com idade entre 60 e 65 anos, o intervalo de doação é de 6 meses. III. O volume a ser coletado em mulheres é de 8ml/kg e para homens 9ml/Kg. Em nenhum dos casos deve-se ultrapassar a coleta total de 500ml, mas pode-se coletar mais 30ml, independente do peso para realizar exames laboratoriais. IV. O peso, tanto para homens como para mulheres doadores, pode ser inferior a 45 quilos, porém não menos que 35 quilos. Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.
	
	 
	I, II e III
	
	II, III e IV
	
	III e IV
	
	II e III
	
	I e II
	
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 201703235800)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A desinfecção consiste em processo de eliminação de microorganismos presentes nos produtos utilizados para assistência à saúde [...], pois não destrói todas as formas de vida microbiana, principalmente os esporos, portanto, existe a necessidade de se manter a integridade do desinfetante. São potenciais interferências e recomendações respectivamente, as alternativas:
	
	
	Presença de matéria orgânica no material e otimização dos recursos humanos
	
	Escolha inadequada de material para o processo e manter à disposição técnicas escritas e atualizadas, acessíveis à equipe
	
	Nenhuma das alternativas
	 
	Todas as alternativas estão corretas
	 
	Falta de habilidade dos recursos humanos e limpeza adequada do instrumental
	
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201702545069)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O controle da eficácia da esterilização pode ser realizado através do teste de Bowie-Dick. Este teste é útil para:
	
	 
	Observar a remoção do ar nas autoclaves a vácuo
	
	O controle do pacote
	
	Avaliar todos os parâmetros de esterilização
	
	O monitoramento biológico do processo de esterilização
	
	
	�4a Questão (Ref.: 201702544982)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Qual a principal complicação durante a inserção da agulha de Veress e do trocarte nas cirurgias abdominais por vídeo?
	
	
	Hipotermia
	 
	Perfuração das estruturas abdominais
	
	Hipotensão
	
	Hipertensão
	
	
	�
	 5a Questão (Ref.: 201702501962)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A enfermeira responsável pelos cuidados perioperatórios de um paciente portador de feocromocitoma tem como preocupação específica:
	
	
	A flutuação do nível de consciência
	
	Ao potencial para discrasia sanguínea
	
	Ao risco para desencadeamento de discenesias
	 
	A variações extremas da pressão arterial

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes