Buscar

Introdução 01

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201701954736)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O senso comum é considerado um avesso a ciência, o contrário da mesma.
		
	
	Pois senso comum e ciência se entrelaçam e tem fundamentação científica
	
	Pois senso comum é conhecimento da população e tem fundamentação científica
	
	Pois a ciência é um conhecimento da população e pode ser provado pela mesma
	 
	Pois senso comum é repassada de uma população para a outra sem fundamentação científica
	
	Pois senso comum é científica pois a voz da população respalda um conhecimento secular
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201701951053)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	EXISTEM VÁRIOS TIPOS DE TEORIAS DA APRENDIZAGEM. QUAL TEORIA DA APRENDIZAGEM FOI DESENVOLVIDA POR SKINNER?
		
	
	CONDICIONAMENTO CLÁSSICO/SIMPLES
	 
	CONDICIONAMENTO OPERANTE
	
	IMITAÇÃO
	
	INSIGTH
	
	ENSAIO E ERRO
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201701883908)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A proposta de J. B. Watson para a Psicologia ao lançar o Manifesto Behaviorista em 1913 consistia em:
		
	
	Adotar métodos introspectivos na Psicologia
	
	Substituir a consciência pelo inconsciente como o objeto de estudo da Psicologia
	
	Substituir o método introspectivo pelo método da associação livre
	
	Tornar a Psicologia uma ciência humana
	 
	Tornar a Psicologia parte das ciências naturais e substituir o objeto desta ciência, propondo que o mesmo fosse o comportamento observável e o método a observação e experimentação
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201701874238)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Na ciência, a teoria está ligada à observação. Uma teoria científica explica por meio de um conjunto de princípios integrados. PORQUE Estes princípios organizam e estabelecem predições sobre os comportamentos e eventos. Analisando as afirmações acima, conclui-se que:
		
	
	C) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	 
	D) a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira
	
	A) as duas afirmações são falsas.
	
	E) as duas afirmações são verdadeiras
	 
	B) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201701535438)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A partir do que existe na literatura sobre Introdução a Psicologia, analise as seguintes afirmações e indique quais seriam as afirmações falsas e quais as corretas:
		
	
	É possível afirmar que, levando-se em consideração a população total do globo terrestre, a maioria dos seres humanos não costuma utilizar-se da psicologia exatamente como uma ciência para orientarem seus comportamentos no cotidiano. Neste sentido esta grande maioria de seres humanos em sociedade não possuem o salutar hábito de absorver a todo instante os enunciados científicos existentes na sociedade para guiarem-se e assim separarem o que é passível de ser um fato (ou fenômeno) de cunho científico do que pode ser apenas uma proposição empírica (senso comum).
	
	Pode-se declarar que a psicologia é considerada uma ciência, entre outros critérios, porque tenta entender as razões do comportamento humano analisando todo o contexto e as inúmeras variáveis que o influenciam. Neste sentido, este questionamento sobre os "porquês" torna-se uma das principais ferramentas para a absorção de conhecimento científico em psicologia.
	 
	É apropriado asseverar que, no caso da psicologia, o senso comum e a ciência confundem-se em seus conceitos, não havendo absolutamente nenhuma diferenciação entre eles. Ambas estas formas de apreensão de conhecimentos são capazes de auxiliar os seres humanos a adquirirem informações verídicas e dignas de crédito. Sendo assim, o senso comum pode ser considerado um jeito "particular" de cada um dos seres humanos de "fazerem" sua própria ciência.
	
	É adequado afirmar que a psicologia pode ter uma função enorme na vida dos seres humanos mesmo que eles não a percebam como tal, visto que esta ciência estuda o comportamento humano e fenômenos psicológicos adjacentes. Tal compreensão pode lhes fornecer elementos vitais para uma evolução tanto nas esferas pessoal como profissional. Contudo, muitas pessoas confundem as proposições advindas da ciência psicologia com conjeturas que dificilmente poderiam obter comprovação.
	
	No processo de apreender informações sobre o comportamento (através da ciência psicologia), convém afastar-se dos valores que comumente norteiam a realidade cotidiana de uma sociedade para refletir e conhecer além de seus aspectos visíveis a todos numa tentativa de aspirar à objetividade. Isto significa não deixar que as normas e os princípios individuais (principalmente formados a partir do senso comum) julguem o que é verdade ou não.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes