Buscar

avaliando aprendizagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201608357135)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	(OAB-RJ 18°) É considerado crime preterdoloso:
		
	 
	A lesão corporal qualificada pelo aborto (art. 129, §2º, inciso V, CP);
	 
	O roubo agravado pelo emprego de arma de fogo (art. 157, § 2º, inciso I, CP);
	
	A extorsão indireta (art. 160, CP).
	
	O induzimento, a instigação ou auxílio ao suicídio (art. 122, CP);
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201608448026)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Na data de 21 de julho de 2008, o ex-presidente Lula decretou o cumprimento, em território nacional, do Tratado de Extradição firmado entre o Brasil e a Romênia, celebrado em Brasília, em 12 de agosto de 2003. Consta do art. 4º do Tratado que, em caso de recusa de extradição de nacional, o Estado requerido (aquele ao qual será solicitada a extradição do seu nacional) tem a obrigação de submeter a causa, a pedido do Estado Contratante requerente (aquele que solicitará a extradição), ¿às suas autoridades judiciárias competentes para o exercício da persecução penal e o julgamento, se for o caso.¿ O princípio de direito penal internacional que embasa esta obrigação é:
		
	
	princípio da Personalidade Ativa, que impõe aos Estados que o adotam que processem e julguem estrangeiros que residam em seu território, caso as condições legais estejam presentes.
	
	princípio da Territorialidade, adotado como regra pela maior parte dos Estados, observadas as condições legais.
	
	princípio da Justiça Universal, que impõe a todos os Estados que processem e julguem seus nacionais a requerimento de nações soberanas.
	
	princípio da Justiça Cosmopolita, que impõe aos Estados que abram mão de parte da sua soberania em nome da punição por delitos transnacionais.
	 
	princípio na Nacionalidade, que impõe aos Estados que o adotam o dever de não deixar impunes seus nacionais que eventualmente tenham cometido crimes fora do seu território, caso as condições legais estejam presentes.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201608908309)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um Italiano que mata um francês a bordo de um navio de guerra brasileiro que se encontra ancorado num porto Português responderá, via de regra e pelo princípio da ubiqüidade, pela lei de que país?
		
	
	nenhuma das alternativas.
	 
	Brasil
	
	Itália
	
	Portugal
	
	França
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201608346912)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Ana e Bruna desentenderam-se em uma festividade na cidade onde moram e Ana, sem intenção de matar, mas apenas de lesionar, atingiu levemente, com uma faca, o braço esquerdo de Bruna, a qual, ao ser conduzida ao hospital para tratar o ferimento, foi vítima de acidente de automóvel, vindo a falecer exclusivamente em razão de traumatismo craniano. Acerca dessa situação hipotética, é correto afirmar, à luz do CP, que Ana: (38 º Exame OAB/CESPE - UNB 2009.1)
		
	
	deve responder pelo delito de homicídio consumado
	 
	deve responder apenas pelo delito de lesão corporal.
	
	não deve responder por delito algum, uma vez que não deu causa à morte de Bruna
	
	deve responder pelo delito de homicídio na modalidade tentada
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201608346935)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Acerca dos institutos da desistência voluntária, do arrependimento eficaz e do arrependimento posterior, assinale a opção correta. : (38 º Exame OAB/CESPE-UNB 2009.1)
		
	
	Crimes de mera conduta e formais comportam arrependimento eficaz, uma vez que, encerrada a execução, o resultado naturalístico pode ser evitado
	
	O agente que, voluntariamente, desiste de prosseguir na execução ou impede que o resultado se produza responderá pelo crime consumado com causa de redução de pena de um a dois terços.
	 
	A desistência voluntária e o arrependimento eficaz, espécies de tentativa abandonada ou qualificada, passam por três fases: o início da execução, a não consumação e a interferência da vontade do próprio agente.
	
	A natureza jurídica do arrependimento posterior é a de causa geradora de atipicidade absoluta da conduta, que provoca a adequação típica indireta, de forma que o autor não responde pela tentativa, mas pelos atos até então praticados

Outros materiais