Buscar

caso concreto 2 constitucional 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Caso Concreto: 2 
'NORDEXIT?' - COMO O BREXIT ANIMOU MOVIMENTOS SEPARATISTAS NO BRASIL 
(Disponível em : http://www.bbc.com/portuguese/brasil-36720198) 
Líderes de movimentos separatistas brasileiros veem no resultado do plebiscito no qual os britânicos votaram pela saída do Reino Unido da União Europeia um bom momento para conquistar novos adeptos. 
Eles não são necessariamente novos - a maioria surgiu nas décadas de 80 e 90, como "O Sul é meu País" e o Grupo de Estudos para o Nordeste Independente (Gesni), fundamentados em um histórico de 
revoluções como a Praieira (1850), e as guerras do Contestado (1912) e dos Farrapos (1845), entre outras. 
Há movimentos mais recentes, que afirmam ter "ares mais modernos", inspirados nas demandas da Catalunha e da Escócia - caso do Movimento São Paulo Livre, criado logo após as eleições presidenciais de 2014. Considerando os temas estudados na aula, analise criticamente estas iniciativas separatistas. 
RESPOSTA
O Estado brasileiro adotou como modelo a forma federativa. Os Estados federais não admitem a separação da sua unidade federativa os membros que que entegram a federação, nem mesmo de regiões que agregam em determinados entes na federação, em virtude do principio da indisolubidade. A demais a C.F colocou como clausula pretria explicita a forma federativa do Estado, o que impedi o uso de emendas constitucionais que tem por fim aboli a federação. A situação vivida pela União Europeia não guarda delação com o Brasil, haja vista que , a união Europeia é uma confederação de Estados independentes que se unirão para a proteção comercial economica, e da segurança da região neste caso os Estados são independentes e soberano admitindo a saida da união da Europeia.

Outros materiais