Buscar

Avaliando Aprendizado 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	Simulado: CCJ0001_SM_201702026639 V.1 
	Aluno(a): PAULA MORAES DE SOUZA QUINTELA 
	Matrícula: 201702026639
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 27/03/2017 14:49:22 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201702202762)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As Ciências Sociais lidam não apenas com o que se chama de realidade, com fatos exteriores aos homens, mas igualmente com as interpretações que são feitas sobre a realidade. Nas Ciências Sociais temos a interação complexa entre o investigador e o investigado, que exige a elaboração de metodologias e técnicas de pesquisa específicas. Isso ocorre por que:
		
	
	As ciências sociais ainda são ciências jovens e não produziram métodos objetivos de análise da realidade.
	
	Nas ciências sociais o que conta é a opinião do pesquisador e não a realidade ou os fatos exteriores aos homens.
	 
	Nas ciências sociais tanto o sujeito quanto o objeto do conhecimento compartilham de um mesmo universo de experiências humanas.
	
	As ciências sociais carecem de recursos para criar laboratórios grandes o bastante para comportar uma sociedade e observá-la.
	
	Nas ciências sociais há uma distância irremediável entre o cientista e seu objeto de pesquisa.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201702612764)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As afirmações abaixo pretendem caracterizar os fenômenos sociais e humanos como dimensões da realidade sob a qual as ciências sociais se debruçam: I - São facilmente compreendidos pelo pesquisador, que, inclusive, pode abrir mão de instrumentos metodológicos mais rigorosos e das contribuições teóricas mais elaboradas: sua simplicidade torna desnecessária qualquer apelo à sofisticação; II - São facilmente reproduzidos em condições controladas; III - São históricos, influenciados pelo tempo e pelo espaço em que ocorrem; IV - São generalizáveis e de fácil observação, por isso, são considerados fenômenos simples. Identifique a única alternativa correta.
		
	
	Apenas as afirmações I e II estão corretas;
	
	Apenas as afirmações I e III estão corretas;
	 
	Apenas as afirmação III está correta.
	
	Apenas a afirmação II está correta;
	
	Apenas as afirmações III e IV estão corretas;
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201702204633)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Roberto da Matta, em seu livro Relativizando, discute as principais diferenças entre ciências naturais e ciências sociais (e humanas). A compreensão destas questões permite afirmar que:
		
	
	A principal característica das ciências sociais é o estabelecimento de uma distinção fortemente marcada entre a qualidade do sujeito e do objeto pesquisado.
	 
	Nas ciências sociais o conhecimento de outras realidades sociais permite, por contraste, o reconhecimento de elementos do próprio sistema social do pesquisado.
	
	Nas ciências sociais o investigador mantém sob controle o objeto de sua investigação, sem que este reaja a suas formulações.
	
	Enquanto os objetos das ciências naturais podem ser considerados complexos, os objetos das ciências sociais devem ser considerados simples.
	
	São considerados verdadeiros em ciências sociais apenas os conhecimentos que podem ser reproduzidos em condições controladas.
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201702680194)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Desde o nosso nascimento somos levados a adotar certos padrões de comportamento, normas, regras e valores sociais que são estabelecidos pela sociedade que estamos inseridos, ou seja, passamos por um processo de aprendizagem. Podemos denominar esse processo de:
		
	 
	Socialização
	
	Imaginação sociológica
	
	Habitus
	
	Culturalismo
	
	Endoculturação
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201702612778)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	1. Considere as afirmativas a seguir: I - A "matéria prima" da Ciência Natural não pode ser isolada em laboratório. II - O cientista social desenvolve hipóteses e as testa em laboratório. III - Nas ciências naturais, a prova ou teste de uma dada teoria pode ser feita por dois observadores situados em locais diversos que chegarão a resultados iguais. IV - As ciências sociais lidam com realidades e "verdades" dinâmicas em diferentes contextos temporais e regionais. São corretas as seguintes afirmativas:
		
	
	I, II e IV
	
	I e II
	
	I, III e IV
	 
	III e IV
	
	I e IV

Outros materiais