Buscar

Aula 05

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Tópicos em Libras: surdez e inclusão
Fabiano Guimarães 
Aula 5
Conceito de sociolinguística;
Diferença entre língua e linguagem;
Sociolinguística e a LIBRAS;
Variabilidade linguística da LIBRAS.
*
Conceito de sociolinguística.
A sociolinguística é uma área que estuda as línguas em seu uso real, levando em consideração as relações entre as estruturas linguísticas e os aspectos sociais e culturais da produção linguística. 
(Vetro e Cezário, 2009, p. 141)
*
As relações entre língua, cultura e sociedade. 
O conceito de comunidade implica que sejam reunidas certas condições específicas de comunicação, preenchidas num dado momento por todos os membros de um grupo e exclusivamente por eles. Mas, o grupo pode ser de qualquer natureza: estável ou instável, permanente ou efêmero, de base geográfica ou social. Pode ser uma nação inteira ou simplesmente os membros de uma profissão que usam uma determinada gíria ou vocabulário especializado" (MONTEIRO, 2008, p. 41)
*
1 - As comunidades surdas protagonizam fatos que podemos classificar como sociolingüísticos por natureza.
2 - A língua serve como marca de identidade pessoal e de grupo, de relação entre os interlocutores e no entendimento do evento de fala (oral ou sinalizada). 	
Sociolinguística e a LIBRAS.
 
 
3 - Existe uma relação entre "língua" e "grupo". O fato de uma língua ser associada a um grupo humano é o fato que levou Saussure a concluir que língua é um fenômeno social.
Diferença entre língua e linguagem.
Para Saussure, linguagem é uma faculdade humana, uma capacidade que os homens têm para produzir, desenvolver, compreender a língua e outras manifestações simbólicas.
A língua é uma parte bem definida e essencial da faculdade da linguagem, um produto social e um conjunto de convenções necessárias estabelecidas e adotadas por um grupo. É um fato social. 
 
Variabilidade linguística da LIBRAS.
Variações lexicais e fonético-fonológicas;
Variações sintáticas; 	
Variações de gênero;
Variações entre faixa etária. 
Variantes: diatópicas, diastráticas, diafásicas;
Muitos são os fatores sociais que condicionam a variação para línguas faladas e sinalizadas, como região, idade, sexo, classe socioeconômica, etnia. (Lucas, 2001)
Mestrando em Educação pela Universidade Estácio, na linha de pesquisa Educação e TIC, Especialização em Linguística e Produção Textual pela Universidade Estácio (2008) e Graduação em Letras - Português/Espanhol (2006).Professor da Universidade Estácio desde 2009 e do Instituto Federal do Rio de Janeiro desde 2011. Palestrante e intérprete de Libras. 
http://lattes.cnpq.br/4967160789152155
Professor: Fabiano Guimarães da Rocha.
Obrigado!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais