Buscar

apol 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1-A Revolução Industrial do século 18 representou o momento de consolidação do capitalismo. Apesar de restrita a Inglaterra, ela foi responsável pela reordenação da economia mundial durante o século 19, pois representou a nova dinâmica capitalista, responsável por superar o mercantilismo.
O pioneirismo inglês pode ser explicado com base na existência de um estado liberal burguês, de capitais acumulados oriundos da exploração colonial e do domínio sobre as atividades mercantis, ate então de Mao de obra barata, e da disponibilidade de recursos naturais.
Analise as sentenças abaixo no que diz respeito a Revoluçao Industrial, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F paras as Falsas
( )Podemos definir a revolução industrial como um conjunto de transformações socioeconômicas e tecnológicas responsável por consolidar o sistema capitalista.
( )A revolução não deve ser entendida apenas como um conjunto de inovações técnicas, novas maquinas e novos procedimentos de produção. A revolução deve ser entendida a partir da alteração estrutural ( mudanças nos campos políticos, cientifico, de tecnologia etc) que determinou.
( )Ela foi responsável pela separação definitiva entre o capital e o trabalho, pela consolidação do trabalho assalariado, pelo controle da burguesia sobre a produção e pela formação de uma nova classe social, o proletariado.
( )O desenvolvimento desse processo ( a revolução industrial) determinou uma serie de transformações na vida cotidiana do homem as condições de vida e de trabalho eram caracterizadas pela miseria, o operário trabalhava cerca de 14 horas por dia em condições insalubres, não havia uma legislação trabalhista e a exploração era ainda maior em relação as mulheres e as crianças que viviam em locais semelhantes a cortiços.
( )Ela não foi caracterizada- a revolução industrial- pela substituição gradual do trabalho manual pelo trabalho da maquina e pela substituição de energia humana pela energia a vapor.
Agora marque a seqüência correta:
( )A-V,F,V,V,F
( )B-F,V,V,F,V
( )C-V,V,V,V,F
( )D-V,F,V,V,V
( )E-F,F,F,V,V
2-É interessante perceber como conceitos aparentemente ingênuos podem ter reflexos importantes sobre as novas vidas. Vimos que o conceito de sociedade, alem de não ser de simples formulação, já serviu de argumento para justificar posições ideológicas bastante diversas.Para os organicistas a sociedade é a “reunião de varias partes, que preenchem funções distintas e que, por sua ação combinada, concorrem para manter a vida toda”.GEROGIO DEL VECCHIODito isto, examine as opções abaixo e assinale a única opção verdadeira sobre a visao organicista de sociedade.
( )A-A visão organicista serve de justificativa para o fortalecimento da liberdade individual.
( )B-A visão organicista é a mais compatível com os países democráticos.
( )C-O organicismo privilegia aquelas pessoas que tentam viver apartadas da sociedade.
( )D-O organicismo coloca a sociedade acima do homem, como uma espécie de mãe protetora que tem o dever de guiar nossas vidas.
3-Tendemos refletir o que estudamos ate aqui com conhecimentos previamente assimilados ao longo da tua vida.
Desde os anos 1950 é fácil constatar a preocupação de diferentes governos brasileiros no sentido de tentar atrair para o nosso pais investimentos de empresas estrangeiras.Contudo, a competitividade brasileira neste aspecto costuma ser reduzida pela ineficiência relativa dos nossos portos, pelo estado precário do nosso sistema viário, dentre outros fatores.
I- A sociedade brasileira, por ser essencialmente feudal, não oferece liberdade suficiente aos investidores estrangeiros.
II- A existência de um Poder Juridico bem estruturado, onde os processos sejam rapidamente examinados por juízes que dominem o Direito Empresarial é um aspecto a ser perseguido pelo estado brasileiro.
III- A existência de um estado que cobre altos impostos de suas empresas é um fator atrativo para o capital estrangeiro, pois redunda em maiores investimentos governamentais em infraestrutura.
IV- A promulgação de leis que permitem ao investidor remeter seus lucros para o exterior é outro fator atrativo para os investimentos.
V- A constante mudança das leis tributarias é vista pelo investidor estrangeiro como um sinal positivo de criatividade e dinamismo dos legisladores brasileiros, criando um ambiente propicio ao investimento.
Estão corretas apenas as afirmativas
( )A- I eV
( )B-I,II e III
( )C-II e III
( )D-III, IV e V
( )E-II e IV
4-Leia o fragmento do texto a seguir
E os empreendedores possuem características em comum? Esse é um questionamento valido e oportuno. A resposta é: claro que sim, há uma linha de semelhança nas características e comportamento empreendedor. O Sebrae, maior instituição Brasileira que apóia pequenas e medias empresas possui um treinamento intensivo de uma semana, denominado, Empretec, que trabalha para que os participantes analisem se possuem e em que grau essas características.
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para falsas.
( )BUSCA DE OPORTUNIDADE: não se limita a sua realidade, mas age para encontrar situações que demandem novos negócios.
( )CORRE RISCOS CALCULADOS:a capacidade do empreendedor lançar a projetos arriscados, sem medir as conseqüências.
( )COMPROMETIMENTO: suas açoes denotam seu grau de integraçao com qualidade e eficiência.
( )ESTABELECE METAS:não se limita a sonhar, mas gasta tempo e energia para desenhar os caminhos que tem que seguir para alcançar o que pretende.
( )AUTOCONFIANÇA: acredita em seus projetos a partir do momento que estes apresentam resultados positivos, ate então fica sempre com um pé atrás.
Agora marque a seqüência correta:
( )A-V,V,V,V,V
( )B-V,V,V,V,F
( )C-F,V,V,F,F
( )D-V,F,V,V,F
( )E-F,F,V,V,F
5-O homem nasce livre, e por toda a parte encontra-se a ferros. O que se crê dos demais não deixa de ser mais escravo do que eles(...)A ordem social, é um direto sagrado que serve de base a todos os outros(...)Haverá sempre uma grande diferença entre subjugar uma multidão e reger uma sociedade.Sejam homens isolados, quantos possam ser submetidos sucessivamente a um só, e não verei nisso senão um senhor e escravos, de modo algum considerando-os um povo e seu chefe. Trata-se, caso se queria, de uma agregação, mas não de uma associação; nela não bem publico, nem corpo político”
No trecho apresentado o autor
( )A-argumenta que um corpo político existe quando os homens encontram-se associados em estado de igualdade política.
( )B-reconhece que a ordem social é o reflexo da vontade de um lider
( )C-defende a necessidade de os homens em agregações, em busca de seus direitos politicos
( )D-denuncia a pratica de escravidão nas Americas, que obrigava multidões de homens a se submeterem a um único senhor 
( )E-homens isolados dificilmente serao dominados por um tirano.

Outros materiais