Buscar

BNDES E SEBRAE.docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

O BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL (BNDES) É UMA EMPRESA PÚBLICA FEDERAL, COM SEDE NO RIO DE JANEIRO, E CUJO PRINCIPAL OBJETIVO É FINANCIAR DE LONGO PRAZO A REALIZAÇÃO DE INVESTIMENTOS EM TODOS OS SEGMENTOS DA ECONOMIA, DE ÂMBITO SOCIAL, REGIONAL E AMBIENTAL. É UMA ENTIDADE COMPONENTE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA INDIRETA E ATUALMENTE VINCULADA AO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO, TENDO COMO OBJETIVO APOIAR EMPREENDIMENTOS QUE CONTRIBUAM PARA O DESENVOLVIMENTO DO BRASIL. DESTA AÇÃO RESULTAM A MELHORIA DA COMPETITIVIDADE DA ECONOMIA BRASILEIRA E A ELEVAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DA SUA POPULAÇÃO.
DESDE A SUA FUNDAÇÃO, EM 1952, É UM ÓRGÃO DE FOMENTO NO CONTEXTO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO COMO ESBOÇADO NO PLANO SALTE. O BNDES VEM FINANCIANDO OS GRANDES EMPREENDIMENTOS INDUSTRIAIS E DE INFRAESTRUTURA TENDO MARCANTE POSIÇÃO NO APOIO AOS INVESTIMENTOS NA AGRICULTURA, NO COMÉRCIO E SERVIÇO, NAS MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS, E AOS INVESTIMENTOS SOCIAIS DIRECIONADOS PARA A EDUCAÇÃO E SAÚDE, AGRICULTURA FAMILIAR, SANEAMENTO BÁSICO E AMBIENTAL E TRANSPORTE COLETIVO DE MASSA.
SUAS LINHAS DE APOIO CONTEMPLAM FINANCIAMENTOS DE LONGO PRAZO E CUSTOS COMPETITIVOS, PARA O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE INVESTIMENTOS E PARA A COMERCIALIZAÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS NOVOS, FABRICADOS NO PAÍS, BEM COMO PARA O INCREMENTO DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS. CONTRIBUI, TAMBÉM, PARA O FORTALECIMENTO DA ESTRUTURA DE CAPITAL DAS EMPRESAS PRIVADAS E DESENVOLVIMENTO DO MERCADO DE CAPITAIS.
OS ESCRITÓRIOS CENTRAIS DO BNDES FICAM LOCALIZADOS NO RIO DE JANEIRO. TAMBÉM HÁ REPRESENTAÇÕES REGIONAIS EM SÃO PAULO (DEPARTAMENTO REGIONAL SUL), BRASÍLIA(DEPARTAMENTO DE RELAÇÕES COM O GOVERNO) E RECIFE (DEPARTAMENTO REGIONAL NORDESTE), ALÉM DE REPRESENTAÇÕES INTERNACIONAIS EM MONTEVIDÉU, NO URUGUAI (INAUGURADO EM27 DE AGOSTO DE 2009) E EM LONDRES, NA INGLATERRA (INAUGURADO EM 04 DE NOVEMBRO DE 2009).
O BNDES FOI CRIADO PELA LEI Nº 1.628, DE 20 DE JUNHO DE 1952, NO SEGUNDO GOVERNO VARGAS, COM O NOME DE BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (BNDE), COMO UMA AUTARQUIA FEDERAL, TENDO AUTONOMIA ADMINISTRATIVA E PERSONALIDADE JURÍDICA PRÓPRIA, SENDO DEPOIS REPASSADO AO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO GERAL, POR FORÇA DO DECRETO Nº 60.900, DE 26 DE JUNHO DE 1967. FOI MODIFICADO PELA LEI Nº 5.662, DE 21 DE JUNHO DE 1971, TRANSFORMANDO-O EM EMPRESA PÚBLICA, DE PERSONALIDADE JURÍDICA DE DIREITO PRIVADO, COM SEU PATRIMÔNIO PRÓPRIO (ART. 1º), PERMANECENDO VINCULADO AO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO GERAL.
COM O DECRETO-LEI Nº 1.940, DE 25 DE MAIO DE 1982, O BANCO PASSOU A TER A SUA ATUAL DENOMINAÇÃO, VINCULADO À SECRETARIA DE PLANEJAMENTO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA (ART. 5º, § 1º).
O SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), é um serviço social autônomo brasileiro, parte integrante do Sistema S que objetiva auxiliar o desenvolvimento de micro e pequenas empresas, estimulando o empreendedorismo no país.
O SEBRAE é uma entidade privada sem fins lucrativos criada em 1972 com a missão de promover a competitividade e o desenvolvimento das micro e pequenas empresas e fomentar o empreendedorismo. Atua também com foco no processo de formalização da economia por meio de parcerias com os setores público e privado, programas de capacitação, feiras e rodadas de negócios. Parte deste esforço ganhou visibilidade com a aprovação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, em dezembro de 2006. Um dos dispositivos da Lei Geral, o Simples Federal, já regulamentado, representou grande ganho para micro e pequenas empresas em termos de redução de burocracia, de carga tributária.
Além do trabalho de consultoria aos empresários no que tange a diversas questões como Abertura de Empresas, Formação de Preço de Venda, Administração Financeira, Recursos Humanos, entre outros, o Sebrae também possui diversos projetos especiais. Dentre eles o Projeto de Orientação para o Crédito onde, através de cursos realizados por instrutores que passam por rigorosa seleção, os empresários aprendem como utilizar da melhor maneira a obtenção de crédito ou microcrédito. O EMPRETEC, curso voltado para o desenvolvimento de princípios empreendedores nos empresários também possui bastante êxito.
Outros projetos especiais também fazem parte da estrutura educacional do Sebrae, ligados ao Associativismo e à auto-sustentabilidade. Os instrutores do Sebrae percorrem o país orientando empresários, artesãos ou classes de trabalhadores (costureiras, produtores de leite, entre outros) na criação de cooperativas e associações.
Fundado em 1972 com o nome de CEBRAE (Centro Brasileiro de Apoio à Pequena e Média Empresa), era uma entidade vinculada ao Governo Federal. Em outubro de 1990, se transformou em Sebrae (Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas), desvinculando-se da administração pública e tornando-se um serviço social autônomo, sem fins lucrativos.[1]
Um dos principais pontos do Sebrae está no empreendedorismo, de modo que a maioria de suas ações visa o estímulo à auto-sustentabilidade das pessoas e comunidades.
Para o Sebrae um importante passo dado e que viabiliza de forma expressiva sua atuação foi a aprovação e posterior adequação da Lei Geral - a lei das pequenas e micro empresas - que dentre várias questões instituiu o Imposto Simples Nacional, facilitando a vida tributária e financeira das MPE`s (abreviação geralmente utilizada para Micro e Pequenas Empresas).
A empresa possuía o slogan "Parceiro dos Brasileiros", mas em 2008 este slogan foi transformado em "Quem tem conhecimento vai pra frente"[2] em função do novo portal que abrange ainda mais informações e cursos virtuais. Com este slogan, o Sebrae se apresenta com a missão de qualificar e informar os empreendedores/empresários.

Outros materiais