Buscar

QUEST CELIA.docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1.A - QUAL O SIGNIFICADO DA RESPONSABILIDADE DOS SÓCIOS NAS SOCIEDADES LIMITADAS, ILIMITADAS E SOLIDÁRIAS? NA SOCIEDADE LIMITADA, A RESPONSABILIDADE DE CADA SÓCIO É RESTRITA AO VALOR DE SUAS QUOTAS, MAS TODOS RESPONDEM SOLIDARIAMENTE PELA INTEGRALIZAÇÃO DO CAPITAL SOCIAL. PORTANTO, OS SÓCIOS RESPONDEM PELA INTEGRALIZAÇÃO DE SUAS QUOTAS DE CAPITAL E ESTANDO O CAPITAL SOCIAL TOTALMENTE INTEGRALIZADO, O PATRIMÔNIO PESSOAL DOS SÓCIOS NÃO RESPONDE POR DÍVIDAS DA SOCIEDADE. NA SOCIEDADE ILIMITADA, TODOS OS SÓCIOS SÃO RESPONSÁVEIS, SEM QUALQUER LIMITE, POR TODAS AS DÍVIDAS CONTRAÍDAS PELA SOCIEDADE, SENDO-LHES EXIGIDO O RESPETIVO PAGAMENTO NEM QUE PARA ISSO TENHAM DE VENDER O SEU PATRIMÓNIO PESSOAL. POR SOLIDÁRIA ENTENDE-SE A RESPONSABILIDADE IGUAL, EQUIVALENTE, DA MESMA NATUREZA, OBRIGANDO-SE, EM CONDIÇÕES DE IGUALDADE, AO DEVEDOR PRINCIPAL. SE HOUVER RESPONSABILIDADE SOLIDÁRIA, O CREDOR PODERÁ EXECUTAR TANTO A SOCIEDADE, QUANTO AOS SEUS SÓCIOS.
2.A - QUAIS OS ELEMENTOS ESSENCIAIS DE EMPREGADO? SABE-SE QUE A RELAÇÃO EMPREGATÍCIA É TOMADA POR ELEMENTOS FÁTICO-JURÍDICOS, SEM OS QUAIS NÃO SERIA POSSÍVEL A FORMAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DA RELAÇÃO DE EMPREGO. FORMAÇÃO ESSA QUE SE DA NA RELAÇÃO ENTRE EMPREGADO E EMPREGADOR. TAIS ELEMENTOS SÃO COMPOSTOS POR CINCO FATORES: A) TRABALHO POR PESSOA FÍSICA; B) PESSOALIDADE; C) NÃO-EVENTUALIDADE; D) ONEROSIDADE; E) SUBORDINAÇÃO.
3.A - O QUE É UMA SOCIEDADE CONTRATUAL? SÃO CONSTITUÍDAS POR UM CONTRATO ENTRE OS SÓCIOS. NELA, OS VÍNCULOS ESTABELECIDOS ENTRE OS MEMBROS DA PESSOA JURÍDICA TEM NATUREZA CONTRATUAL E NELES SE APLICAM OS PRINCÍPIOS DO DIREITO DOS CONTRATOS. O INSTRUMENTO DISCIPLINAR DAS RELAÇÕES SOCIAIS É O CONTRATO SOCIAL. O DIPLOMA JURÍDICO APLICÁVEL NA DISSOLUÇÃO É O CÓDIGO CIVIL. EXEMPLOS: SOCIEDADE EM NOME COLETIVO, EM COMANDITA SIMPLES E LIMITADA. SÃO AQUELAS EM QUE O ELO ENTRE OS SÓCIOS É PREDOMINANTEMENTE PESSOAL E CLASSIFICADAS, DE ACORDO COM A SUA NATUREZA, COMO SOCIEDADES DO TIPO (INTUITU PERSONAE).
4.A - QUAIS SÃO AS SOCIEDADES INSTITUCIONAIS? TAMBÉM SÃO CONSTITUÍDAS POR UM ATO DE MANIFESTAÇÃO DE VONTADE DOS SÓCIOS, MAS ESSE NÃO É REVESTIDO DE NATUREZA CONTRATUAL. O INSTRUMENTO DISCIPLINAR DAS RELAÇÕES SOCIAIS É O ESTATUTO. O DIPLOMA JURÍDICO APLICÁVEL NA DISSOLUÇÃO É A LEI DAS SOCIEDADES POR AÇÕES. EXEMPLOS: SOCIEDADES ANÔNIMAS E EM COMANDITA POR AÇÕES.
5.A - QUAIS AS MODALIDADES DAS RESPONSABILIDADES DOS SÓCIOS? MODALIDADE DE SOCIEDADE LIMITADA, ILIMITADA E SOCIETÁRIA.
6.A - O QUE REPRESENTA EMPREENDEDOR? QUAL O OBJETIVO, FINALIDADE NO MUNDO ECONÔMICO? É O PROCESSO DE INICIATIVA DE IMPLEMENTAR NOVOS NEGÓCIOS OU MUDANÇAS EM EMPRESAS JÁ EXISTENTES. É UM TERMO MUITO USADO NO ÂMBITO EMPRESARIAL E MUITAS VEZES ESTÁ RELACIONADO COM A CRIAÇÃO DE EMPRESAS OU PRODUTOS NOVOS, NORMALMENTE ENVOLVENDO INOVAÇÕES E RISCOS.
7.A. - DÊ O CONCEITO DE EMPRESÁRIO E EMPRESA? EMPRESÁRIO É O SUJEITO DE DIREITO QUE EXERCE A EMPRESA, OU SEJA, AQUELE QUE EXERCE PROFISSIONALMENTE (COM HABITUALIDADE) UMA ATIVIDADE ECONÔMICA (QUE BUSCA GERAR LUCRO) ORGANIZADA (QUE ARTICULA OS FATORES DE PRODUÇÃO) PARA A PRODUÇÃO OU A CIRCULAÇÃO DE BENS OU DE SERVIÇOS. ATIVIDADE EMPRESARIAL, OU EMPRESA, É UMA ATIVIDADE ECONÔMICA EXERCIDA PROFISSIONALMENTE PELO EMPRESÁRIO POR MEIO DA ARTICULAÇÃO DOS FATORES PRODUTIVOS PARA A PRODUÇÃO OU CIRCULAÇÃO DE BENS OU DE SERVIÇOS. O CONCEITO JURÍDICO DE EMPRESA NÃO PODE SER ENTENDIDO COMO UM SUJEITO DE DIREITO, UMA PESSOA JURÍDICA, TAMPOUCO O LOCAL ONDE SE DESENVOLVE A ATIVIDADE ECONÔMICA.
8.A. - QUAL O TRATAMENTO DOS ENTES FEDERATIVOS (UNIÃO, OS ESTADOS, O DISTRITO FEDERAL E OS MUNICÍPIOS) PARA AS MICROEMPRESAS E AS EMPRESAS DE PEQUENO PORTE? A UNIÃO, OS ESTADOS, O DISTRITO FEDERAL E OS MUNICÍPIOS DISPENSARÃO ÀS MICROEMPRESAS E ÀS EMPRESAS DE PEQUENO PORTE, ASSIM DEFINIDAS EM LEI, TRATAMENTO JURÍDICO DIFERENCIADO, VISANDO A INCENTIVÁ-LAS PELA SIMPLIFICAÇÃO DE SUAS OBRIGAÇÕES ADMINISTRATIVAS, TRIBUTÁRIAS, PREVIDENCIÁRIAS E CREDITÍCIAS, OU PELA ELIMINAÇÃO OU REDUÇÃO DESTAS POR MEIO DE LEI.
9.A.- QUEM SÃO OS MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL? QUAL A IMPORTÂNCIA DOS MICROEMPREENDEDORES INDIVIDUAIS NA ESFERA ECONÔMICA E TRIBUTÁRIA? TRABALHA POR CONTA PRÓPRIA E SE LEGALIZA COMO PEQUENO EMPRESÁRIO, DESDE QUE FATURE NO MÁXIMO 60 MIL REAIS POR ANO, NÃO TENHA PARTICIPAÇÃO EM OUTRA EMPRESA COMO SÓCIO OU TITULAR E TENHA NO MÁXIMO UM EMPREGADO CONTRATADO QUE RECEBA O SALÁRIO MÍNIMO OU O PISO DA CATEGORIA. // DIANTE DA GLOBALIZAÇÃO DE MERCADO, MUITOS INDIVÍDUOS TÊM DECIDIDO CRIAR SEUS PRÓPRIOS NEGÓCIOS, DANDO ORIGEM AO TERMO EMPREENDEDORISMO. FOMENTAR O EMPREENDEDORISMO SIGNIFICA FOMENTAR O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE UM PAÍS, NOS MAIS DIVERSOS SETORES DA SOCIEDADE (ECONÔMICOS, SOCIAIS, POLÍTICOS, ETC). // O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE UM PAÍS, QUE É PROPORCIONADO PELOS NOVOS EMPREENDIMENTOS (STARTUPS), É RESULTADO DE UM DESENVOLVIMENTO LOCAL, ISTO É, NOS DISTRITOS, BAIRROS, MUNICÍPIOS, ESTADOS, ETC. SENDO ASSIM, A IDEIA BÁSICA CONSISTE DE QUE, PARA QUE O DESENVOLVIMENTO GLOBAL SEJA ALCANÇADO, OS DESENVOLVIMENTOS LOCAIS TAMBÉM DEVEM SER ALCANÇADOS.
10.A. - QUAL O PRAZO LEGAL PARA OS ADMINISTRADORES E SÓCIOS REGISTRAR A '' BAIXA" OU ENCERRAMENTO DA MICROEMPRESA OU DA EMPRESA DE PEQUENO PORTE? AS MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE QUE SE ENCONTRAREM SEM MOVIMENTO HÁ MAIS DE 3 (TRÊS) ANOS, TERÃO SUAS SOLICITAÇÕES DE BAIXA ANALISADAS NO PRAZO DE 60 DIAS, A PARTIR DO RECEBIMENTO DOS DOCUMENTOS PELA RFB. ULTRAPASSADO ESTE PRAZO SEM MANIFESTAÇÃO DA RFB, EFETIVAR-SE-Á A BAIXA DOS REGISTROS DAS MICROEMPRESAS E DAS EMPRESAS DE PEQUENO PORTE. // ESSA BAIXA, NO ENTANTO, NÃO IMPEDE QUE, POSTERIORMENTE, SEJAM LANÇADOS OU COBRADOS IMPOSTOS, CONTRIBUIÇÕES E RESPECTIVAS PENALIDADES DECORRENTES DA SIMPLES FALTA DE RECOLHIMENTO OU DESCUMPRIMENTO DAS OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS.
11.A. – QUAL A OBRIGATORIEDADE NO REGIME JURÍDICO, PARA TER UMA SOCIEDADE EMPRESARIAL, MICROEMPRESA OU EMPRESA DE PEQUENO PORTE SER RECONHECIDA COM PERSONALIDADE JURÍDICA? É ATRAVÉS DA INSCRIÇÃO DO ATO CONSTITUTIVO EM REGISTRO COMPETENTE, QUE A SOCIEDADE ADQUIRE PERSONALIDADE JURÍDICA. PODEM TER TAL PERSONALIDADE QUALQUER TIPO SOCIETÁRIO PREVISTO NA LEGISLAÇÃO, EXCETO AS SOCIEDADES EM COMUM E AS SOCIEDADES EM CONTA DE PARTICIPAÇÃO. E O REGISTRO PODE SER FEITO NAS JUNTAS COMERCIAIS, PARA AS SOCIEDADES EMPRESÁRIAS, OU NO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS JURÍDICAS, PARA AS SOCIEDADES NÃO EMPRESARIAS. A SOCIEDADE ADQUIRE PERSONALIDADE JURÍDICA COM A INSCRIÇÃO, NO REGISTRO PRÓPRIO E NA FORMA DA LEI, DOS SEUS ATOS CONSTITUTIVOS (ARTIGOS 45 E 985).
12.A. – QUAL A IMPORTÂNCIA LEGAL PARA O EMPREENDEDOR DE UMA EMPRESA, SOCIEDADE EMPRESARIAL OU MICROEMPRESÁRIO TER SUA ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL RIGOROSAMENTE EM DIA? UMA EMPRESA QUE NÃO POSSUI ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL É UMA ORGANIZAÇÃO SEM MEMÓRIA, SEM IDENTIDADE E SEM AS MÍNIMAS CONDIÇÕES DE SOBREVIVER OU DE PLANEJAR SEU CRESCIMENTO. AS INFORMAÇÕES GERADAS PELA CONTABILIDADE SÃO ÚTEIS E DE INTERESSE DE UMA EXTENSA GAMA DE USUÁRIOS, QUE PODEM SER INTERNOS (ADMINISTRADORES EM TODOS OS NÍVEIS) OU EXTERNOS (INVESTIDORES, FISCO, INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS, ETC.). // A ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL COMPLETA É INCONTESTAVELMENTE NECESSÁRIA À EMPRESA DE QUALQUER PORTE, COMO PRINCIPAL INSTRUMENTO DE DEFESA, CONTROLE E GESTÃO DO SEU PATRIMÔNIO. EMPRESÁRIO, CONVERSE COM UM PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE E BUSQUE MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL.
13.A.- QUAL O SIGNIFICADO DA SIGLA ( DNRC) E SEU OBJETIVO? DNRC – DEPARTAMENTO  NACIONAL DE REGISTRO DO COMÉRCIO. // INICIALMENTE, O DNRC VISA A SUPERVISIONAR E COORDENAR, NO PLANO TÉCNICO, OS ÓRGÃOS INCUMBIDOS DA EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS DE REGISTRO PÚBLICO DE EMPRESAS MERCANTIS E ATIVIDADES AFINS.
14.A.- QUAIS OS RISCOS DO EMPREENDEDOR DE UMA MICROEMPRESA OU DE UMA SOCIEDADE LIMITADA, QUANTO DA ABERTURA E FECHAMENTO DA EMPRESA? ABERTURA: RISCO DIVERSIFICÁVEL: AQUELE RISCO QUE PODE (E DEVE) SER EVITADO, SEJA ATRAVÉS DE AÇÕES DIRECIONADAS, PLANOS DE AÇÃO OU ESTRATÉGIAS DIFERENCIADAS. É O RISCO INERENTE AO PRÓPRIONEGÓCIO. PROBLEMAS COM FORNECEDORES, QUESTÕES DE PRAZO DE PAGAMENTO QUE PODEM AFETAR O CAPITAL DE GIRO SÃO ALGUNS EXEMPLOS. RISCO NÃO DIVERSIFICÁVEL: RISCO QUE NÃO PODE SER EVITADO, MUITAS VEZES PORQUE NÃO PODE SEQUER SER IMAGINADO. COMO EXEMPLO, IMAGINE O EFEITO QUE UMA GUERRA PODE TRAZER AOS NEGÓCIOS DE UM PAÍS. TRATA-SE DE UM RISCO NÃO DIVERSIFICÁVEL. // FECHAMENTO: A BAIXA DAS ATIVIDADES DA EMPRESA NÃO ENSEJARÁ NO ARQUIVAMENTO OU NA DESCONSTITUIÇÃO DOS DÉBITOS DE TRIBUTOS, MULTAS E DEMAIS ACESSÓRIOS AO ERÁRIO. A BAIXA (EXTINÇÃO) DE SOCIEDADE EMPRESARIAL TEM UM RITO E FORMALIDADE PRÓPRIA PREVISTO NA LEI (ART. 1033 A 1.038 E ARTIGO 1.102 A 1.112, TODOS DO CÓDIGO CIVIL DE 2002), COM A LIQUIDAÇÃO DA SOCIEDADE E PAGAMENTO DOS CREDORES. SEM ESTA OBSERVÂNCIA, ENTENDE-SE INFRAÇÃO À LEI E, PORTANTO, RESPONSABILIDADE ESTENDIDA ÀS PESSOAS DOS SÓCIOS, TITULARES E ADMINISTRADORES.
15.A.- QUAIS OS DIREITOS E OBRIGAÇÕES DOS SÓCIOS DE UMA EMPRESA, MICROEMPRESA OU EMPRESA DE PEQUENO PORTE? MESMO QUE NÃO ESTEJAM PREVISTOS NO CONTRATO OU ESTATUTO, OS SÓCIOS TEM O DIREITO DE PARTICIPAÇÃO NOS RESULTADOS, VOTAR NAS DELIBERAÇÕES SOCIAIS, FISCALIZAR A ADMINISTRAÇÃO, ACERVO SOCIAL, PREFERÊNCIA, E RECESSO (RETIRADA) DA SOCIEDADE. // AS OBRIGAÇÕES DOS SÓCIOS TEM INÍCIO NO MOMENTO DA CONSTITUIÇÃO DA SOCIEDADE, SENDO SUA PRINCIPAL OBRIGAÇÃO, A INTEGRALIZAÇÃO DO CAPITAL SOCIAL, COMPROMETENDO-SE A CONTRIBUIR COM A FORMAÇÃO DO CAPITAL SOCIAL, EM DINHEIRO OU BENS (ARTIGO 1004). CASO NÃO CUMPRA TAL OBRIGAÇÃO DE FORMA E PRAZO AJUSTADO, O SÓCIO SERÁ CONSIDERADO REMISSO, PODENDO A SOCIEDADE DEMANDÁ-LO JUDICIALMENTE (ARTIGO 1058), OU EXCLUÍ-LO DA SOCIEDADE.
16.A.- QUAL O SIGNIFICADO NA ESFERA JURÍDICA A EXPRESSÃO ‘’ EMPREENDEDORISMO’’? EMPREENDEDORISMO É O PROCESSO DE INICIATIVA DE IMPLEMENTAR NOVOS NEGÓCIOS OU MUDANÇAS EM EMPRESAS JÁ EXISTENTES. É UM TERMO MUITO USADO NO ÂMBITO EMPRESARIAL E MUITAS VEZES ESTÁ RELACIONADO COM A CRIAÇÃO DE EMPRESAS OU PRODUTOS NOVOS, NORMALMENTE ENVOLVENDO INOVAÇÕES E RISCOS.
17.A.- QUAIS AS VANTAGENS DE DESVANTAGENS DE SER EMPREENDEDOR? VANTAGENS: MAIOR LIBERDADE E AUTONOMIA, HORÁRIOS FLEXÍVEIS, PAIXÃO PELO QUE FAZ, ESTABILIDADE, RENDIMENTOS/LUCROS... // DESVANTAGENS:  INVESTIMENTO INICIAL, RISCO, INSEGURANÇA FINANCEIRA, LIDAR COM TODAS AS TAREFAS E ÁREAS DO NEGÓCIO...
CONTINUAÇÃO QUESTÕES EXERCÍCIOS:
1 – QUAL A IMPORTÂNCIA DO CAPITAL DE GIRO ESTÁ DISPONÍVEL POR PARTE DOS EMPREENDEDORES? PARA QUE O NEGÓCIO POSSA SE ESTABELECER.
2 – QUAL A RAZÃO DA TAXA DE MORTALIDADE DAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS NO BRASIL SEJA UMA DAS MAIS ELEVADAS NO MUNDO? NEM TODAS AS PEQUENAS EMPRESAS CONSEGUEM ACESSAR LINHAS DE CRÉDITO. UMA IDEIA PRINCIPAL DE NEGÓCIO, MUITA VONTADE DE CRESCER POR PARTE DOS EMPREENDEDORES, MAS POUCO CONHECIMENTO TÉCNICO E GERENCIAL SOBRE O NEGÓCIO E POUCO CAPITAL DISPONÍVEL. // NÃO BASTA TER EXPERIÊNCIA NA ÁREA EM QUE SE PRETENDE ATUAR. É FUNDAMENTAL TER CONHECIMENTOS LEGAIS E GERENCIAIS, ALÉM DE RECURSOS HUMANOS E DE MATERIAIS PARA QUE UM NEGÓCIO POSSA SE DESENVOLVER, E O GERENCIAMENTO FINANCEIRO FAZ PARTE DESTES CONJUNTO DE CONHECIMENTOS.
3 – QUAL A ENTIDADE PRIVADA SEM FINS LUCRATIVOS QUE É CONSIDERADA NO BRASIL O PRINCIPAL ATOR NO CENÁRIO DOS INCENTIVOS ÀS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS: SEBRAE.
4 – QUAL A PRINCIPAL FUNÇÃO DO SEBRAE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS? AJUDA AS EMPRESAS EM SEUS PROCESSOS INTERNOS E, CONSEQUENTEMENTE, EVITA QUE SEJA NECESSÁRIA A CAPTAÇÃO DE INVESTIMENTOS E QUE OCORRA O ENDIVIDAMENTO.
5- QUAL A DISTINÇÃO ENTRE O CHILE (VIZINHO DA AMÉRICA DO SUL) E O BRASIL TRATA DA QUESTÃO DE APOIO AOS MICRO E PEQUENOS NEGÓCIOS NAS LINHAS DE CRÉDITOS TAMBÉM? SEMPRE ESTE LIGADO À PRODUÇÃO DE COMMODITIES, INICIANDO PELO SALITRE E CHEGANDO AO COBRE. TAMBÉM HÁ A PRODUÇÃO AGRÍCOLA FORTE DESDE O FINAL DO SÉCULO XX, CONSOLIDANDO-SE A PARTIR DO INÍCIO DO ATUAL SÉCULO. DESDE 1939, AS TENTATIVAS DE INDUSTRIALIZAÇÃO DO CHILE FORAM PATROCINADAS PELA CORPORAÇÃO DE FOMENTO À PRODUÇÃO, PROPORCIONANDO UMA POLÍTICA DE CRÉDITO VIÁVEL PARA AS EMPRESAS COM CONTRIBUIÇÃO DE CAPITAL E INTERVENÇÕES DIRETAS NA ECONOMIA CHILENA. ATÉ A DÉCADA DE 1970, COM A SITUAÇÃO POLÍTICA ALTERADA, O GOVERNO CHEGOU A CONTROLAR MAIS DE 500 UNIDADES PRODUTIVAS ATÉ 1973, QUANDO OS MILITARES TOMARAM O PODER E PASSARAM A APOSTAR NA PRIVATIZAÇÃO DA ECONOMIA. ATÉ OS DIAS ATUAIS, ESSA CORPORAÇÃO CONTINUA COM AS MESMAS BASES, TENDO ADICIONADO A CAPACITAÇÃO E O TREINAMENTO INDUSTRIAL COMO FATORES-CHAVE PARA O CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL DA INDUSTRIALIZAÇÃO NAQUELE PAÍS.
6 – MENCIONAR QUAL O FATO QUE MAIS IMPRESSIONA NO CHILE NO INCENTIVO PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS? É O FATO DE QUE A INICIATIVA PRIVADA É RESPONSÁVEL POR UMA SÉRIE DELAS, TERCEIRIZANDO SERVIÇOS DE REPARTIÇÕES PÚBLICAS OU OFERECENDO SERVIÇOS PRÓPRIOS, MESMO QUE DE FORMA ESTIMULADA PELOS ORGANISMOS GOVERNAMENTAIS.
7 – APRESENTE UM CONCEITO DE LINHAS DE CRÉDITOS PARA AS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS: ABRANGEM TANTO O ACESSO AO CAPITAL DE GIRO QUANTO O ACESSO A RECURSOS PARA SEREM UTILIZADOS EM INVESTIMENTOS DE CAPITAL, COMPONENTES DO CAPITAL FIXO, TAIS COMO MÁQUINAS, EQUIPAMENTOS, ETC.
8 – QUAL A ATUAÇÃO FUNCIONAL DO SEBRAE COM OS EMPREENDEDORES BRASILEIROS? AUXILIAR NOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS.
9 – QUAL O OBJETIVO DO PROGRAMA DE FINANCIAMENTO AS MICROEMPRESAS E DE PEQUENO PORTE E AO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL? LINHAS DE CRÉDITO O ACESSO DE MANEIRA CORRETA E SUFICIENTE AO CRÉDITO POR PARTE DAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS BRASILEIRAS VEM EVOLUINDO CONFORME OS ANOS VÃO PASSANDO, MUITO POR CAUSA DOS INCENTIVOS GOVERNAMENTAIS E DA NECESSIDADE CONSTANTE DE DESENVOLVIMENTO DA INFRAESTRUTURA NACIONAL.
10 – QUAL A LEI COMPLEMENTAR QUE CRIOU MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL (MEI)? A LEI COMPLEMENTAR 128 DE 2008, QUE CRIOU A FIGURA DO MEI.

Outros materiais