Buscar

aula 1A O que consultoria organizacional

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O que é 
Consultoria Organizacional ?
É o processo interativo entre um agente de mudanças (externo e/ou interno) e seu cliente, o qual assume a 
responsabilidade de auxiliar os executivos e colaboradores 
do respectivo cliente nas tomadas de decisão, não tendo, entretanto, 
o controle direto da situação que deseja ser mudada pelo mesmo.
Quais são as vantagens do uso da Consultoria Organizacional em sua Organização ?
Nos dias de hoje a sobrecarga imposta pelas exigências do mercado aos empresários, cria um contexto onde a utilização de consultoria constitui um recurso ainda mais importante e atual, cujas principais vantagens são:
Visão externa: mais ampla, porque é baseada em atividades exercidas numa diversidade de clientes e serviços;
- Neutralidade: o consultor não faz parte da estrutura da empresa onde trabalha, do equilíbrio do poder e das cadeias de lealdade;
- Experiência: na solução de problemas semelhantes, facilita encontrar o “caminho das pedras”, sempre atuando junto com seu cliente;
- Atenção concentrada: o consultor, no cliente, não tem outras tarefas;
- Alavancagem para a ação: o consultor funciona como catalisador, dando um impulso extra para as mudanças acontecerem.
Como funciona a Consultoria Organizacional ?
Toda Consultoria Organizacional é um processo que tem início, meio e fim, a saber:
O início do processo geralmente engloba a seleção do consultor ou empresa de consultoria, os contatos iniciais, o pré-diagnóstico, a elaboração da proposta de trabalho e a contratação formal.
Como funciona a Consultoria Organizacional ?
O meio ou núcleo essencial do processo reside na realização do diagnóstico, no planejamento da mudança e na implementação das ações.
A finalização do processo culmina com o afastamento do consultor e deve ser preparada com a criação de instrumentos de acompanhamento sistemático dos resultados e de mecanismos de implementação da mudança.
Como contratar uma empresa de Consultoria Organizacional ?
Para que sua empresa tenha sucesso na contratação de uma Consultoria, leve em conta os seguintes itens:
- Verifique por quê sua empresa quer contratar uma Consultoria. Não as chame se você não souber exatamente o que quer.
- Analise se sua própria empresa não dispõe de pessoas capacitadas, tempo, informações e recursos para resolver um problema.
Como contratar uma empresa de Consultoria Organizacional ?
- Antes de formalizar um contrato com a empresa de Consultoria, discuta prazos de execução de projetos e preços e leve em conta a relação custo/benefício.
- Nunca desista do controle das decisões em sua empresa. Você e sua equipe são as pessoas que mais entendem dos seus negócios.
- Acompanhe de perto o andamento dos trabalhos e controle os resultados obtidos.
Como contratar uma empresa de Consultoria Organizacional ?
- Não esqueça que as informações, as idéias e a colaboração do pessoal de sua empresa são fundamentais para o sucesso do trabalho de uma Consultoria.
- Apenas contrate uma Consultoria se você estiver com um real desejo de mudança, por isso esteja disposto a ouvir o que ela tem a dizer.
Consultoria em Psicologia Organizacional
Dentre os vários fatores que influenciam na sustentabilidade das empresas, o ser humano é, reconhecidamente, um fator que merece atenção. Sabe-se que o êxito ou o fracasso de um produto ou projeto está intimamente ligado as pessoas nele envolvidas.
A Psicologia Organizacional, no que se refere à administração de pessoas, trabalha no sentido do pleno aproveitamento dos recursos humanos de uma organização, dispondo-os para que ofereçam um maior rendimento organizacional (eficiência e produtividade) com o melhor nível de realização individual (satisfação pessoal e geral).
Recrutamento de Pessoas: Conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e adequados para ocupar cargos dentro da organização.
Seleção de Pessoal: Processo de comparação entre duas variáveis: requisitos exigidos pelo cargo e características oferecidas pelos candidatos.
Desenho, Descrição e Análise de Cargos: Processo que consiste em enumerar as tarefas ou atribuições que compõem um cargo e que o tornam distinto de todos os outros cargos existentes na organização. São especificados os requisitos que o cargo impõe ao seu ocupante, seu conteúdo, os métodos de trabalho e as relações com os demais cargos.
Avaliação de Desempenho: É uma sistemática apreciação do desempenho das pessoas em função das atividades que elas desempenham, das metas e resultados a serem alcançados e do seu potencial de desenvolvimento.
Compensação (administração de salários): Visa estabelecer e/ou manter as estruturas salariais eqüitativas e justas capazes de equilibrar interna e externamente a organização.
Plano de Benefícios Sociais: Sistematizar e modernizar as vantagens integrantes da remuneração do pessoal, concedidas pela organização a título de pagamento adicional.
Higiene e Segurança do Trabalho: Ajustar as condições ambientais de trabalho para que assegurem a saúde física, mental e o bem-estar do trabalhador. Articular um conjunto de medidas técnicas e psicológicas utilizadas para prevenir acidentes instruindo e esclarecendo as pessoas sobre a implantação de práticas preventivas.
Qualidade de Vida no Trabalho: Políticas que visam o equilíbrio dinâmico entre a saúde e a satisfação do trabalhador e os interesses da produtividade e da qualidade das organizações.
Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal: É o processo educacional que desenvolve competências técnicas e pessoais buscando trabalhadores mais produtivos, criativos e inovadores.
Desenvolvimento Organizacional: Melhorar os processos de resolução de problemas e de renovação organizacional. É um conjunto de intervenções planejadas de mudança construído sobre valores humanísticos e democráticos que procuram incrementar a eficácia da organização.
Sensibilização para a Responsabilidade Social: Articular as políticas humanas, ambientais e mercadológicas da empresa para uma atuação cidadã. Sensibilizar o contingente humano da empresa para as questões sociais trabalhando no sentido do envolvimento de todos e da estimulação ao voluntariado. Criar e participar de programas de incentivo ou projetos culturais e sociais.
Relações com o Cliente: A qualidade do atendimento ao cliente está intimamente ligada às pessoas que o exercem e é a vitrine da organização. Da busca da excelência na satisfação do cliente depende o crescimento e o desenvolvimento empresarial.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais