Buscar

LEI MARIA DA PENHA E ESTATUTO DO IDOSO RESUMO

Prévia do material em texto

LEI MARIA DA PENHA (LEI Nº 11.340/2006):
É uma lei que tenta diminuir ou até mesmo erradicar a violência contra as MULHERES. Ou seja, não cabe proteção a favor do sexo masculino.
O contexto de violência contra mulher deve ser o de relações familiares ou dentro do contexto de proximidade, amizade, coabitação etc.
Busca também coibir a violência psicológica e patrimonial- Art. 5º e 7º da lei 11.340/2006.
Violência doméstica- Art. 129 e seus parágrafos 9º, 10º e 11º do Código Penal: Qualquer pessoa pode sofrer, homem ou mulher, independente do gênero ou posição na sociedade, qualquer indivíduo pode sofrer.
Então se a pergunta for: Um homem pode sofrer VIOLÊNCIA DOMÉSTICA? A resposta é sim, pode ser vítima do Crime do artigo 129 do Código Penal.
Mas se a pergunta for: Um homem pode invocar as medidas protetivas relativa à Lei Maria da Penha? Não, pois faz alusão à violência doméstica CONTRA A MULHER.
 Art 7º da lei 11. 340/2006 traz os tipos de violência que as mulheres podem sofrer: Violência física, violência psicológica, violência sexual, violência patrimonial e violência moral.
Portanto, o indivíduo que filma a mulher num momento íntimo e divulga, está sim praticando crime de Violência Moral contra a mulher e merece as reprimendas cabíveis pela Lei Maria da Penha. 
Com relação à Violência Sexual, a saber, o estupro, é no âmbito do ambiente doméstico, familiar, ou seja, no casamento por exemplo, é possível que o marido pratique o Crime de Estupro contra sua esposa e sua responsabilização se dará pela Lei Maria da Penha.
A Lei Maria da Penha não tipifica crimes, nela estão contidas formas de PROTEÇÃO à mulher, medidas protetivas, também quando ela for vítima do crime por uma questão de gênero com algum vínculo de afeto.
A LEI MARIA DA PENHA VEDA A APLICAÇÃO DO JUIZADO ESPECIAL CRIMINAL (Lei 9.099/95). ISSO ESTÁ DISPOSTO NO ART. 41 DA LEI 11.340/2006. Independentemente da pena aplicada, portanto não há crimes de menor potencial ofensivo.
Isso significa que: Não será possível a oferta de transação penal por parte do Ministério Público, também não será possível a Suspensão Condicional do Processo e nem a composição civil dos danos.
Art. 12 da lei 11.340/2006 – O Inquérito Polícial é imprescindível para a dilação probatória, ou seja, este não é dispensável.
Exemplo: A mulher vai à delegacia e requer medidas protetivas de urgência, o delegado não pode conceder, pois apenas o MAGISTRADO é que pode fazê-lo, o delegado deve enviar o pedido em até 48h para o Juiz apreciar. O delegado, portanto, só remete o pedido.
O TCO não é aplicado na Lei Maria da Penha.
Art. 12, VII da lei 11. 340/2006 – Demonstra mais uma vez a necessidade do Inquérito Policial.
Nos Crimes de Violência Doméstica Contra Mulher, a AÇÃO PENAL É PÚBLICA INCONDICIONADA, o Ministério Público deve agir independente de representação, DEVE AGIR DE OFÍCIO.
RITO PROCESSUAL: Não cabe o rito SUMARÍSSIMO por não abranger a lei 9.099/95, portanto, ou o RITO É SUMÁRIO OU ORDINÁRIO.
Esses processos irão tramitar perante OS JUIZADOS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER. Art. 14 da lei 11.340/2006. Órgãos que terão Competência Cível e Criminal.
Portanto, se o Crime for de Estupro cometido pelo marido contra a mulher, esse marido será processado e julgado no Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a mulher, se o crime for de ameaça praticado pelo ex-namorado contra a mulher, esse ex-namorado será julgado perante o Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher.
Podendo ensejar, DESLOCAMENTO DE COMPETÊNCIA.
Art. 313, III do CPP: Possibilita a Prisão Preventiva para que eventuais medidas protetivas sejam cumpridas. 
A Lei Maria da Penha não permite mais a substituição da pena por fornecimento de cestas básicas ou pena de caráter pecuniário. 
ESTATUTO DO IDOSO (LEI 10.741/2003):
Também se trata de uma lei de caráter protetivo, ela trabalha com crimes em espécie QUE ESTÃO ENTRE OS ARTIGOS 96 A 108 da lei 10.741/2003 e são específicos para quem se adequa às condições de idoso.
A vítima do crime é tão somente a pessoa idosa, ou seja, com 60 anos ou mais.
 Conforme o artigo 95 do Estatuto do Idoso, a AÇÃO PENAL É PÚBLICA INCONDICIONADA, independentemente do tempo de pena previsto para o crime.
No Estatuto do Idoso, não serão aplicadas as Excludentes Absolutórias dos artigos 181 e 182 do código penal.
Art. 94 do Estatuto do Idoso: Os crimes desta lei, cuja a pena privativa de liberdade não ultrapasse 4 anos, aplica-se a lei 9.099/95.
Comentários sobre o art. 94: Foi promovida uma ação direta de inconstitucionalidade 3096-5, sendo o art. 94 lido da seguinte forma: PENA MÁXIMA ATÉ 2 ANOS: APLICA A LEI 9.099/95 COM OS BENEFÍCIOS INSCRITOS NA LEI (transação pena, suspensão condicional do processo etc). PENA MAIOR DE 2 ANOS ATÉ 4 ANOS: APLICA A LEI 9.099/95 SEM BENEFÍCIOS. QUANDO A PENA FOR MAIS DE 4 ANOS: RITO ORDINÁRIO.

Outros materiais