Buscar

A TECNOLOGIA NA MEDICINA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A TECNOLOGIA NA MEDICINA
	A Tecnologia Como Ferramenta Imprescindível na Evolução da Medicina
Cristiane Silva Cirqueira Rodrigues – RU:71205
Dianópolis - TO
A história da medicina é tão antiga na trajetória humana quanto a própria sensação de dor. Desde as civilizações mais primitivas, com maior ou menor fundamentação teórica, o homem busca maneiras de sanar seus problemas físicos e prolongar a longevidade de seu bem-estar. Por ser uma prática de raízes tão remotas e de diferentes perspectivas, a medicina vivenciou enorme evolução ao longo dos séculos, tanto em sua metodologia quanto acerca de seus valores. 
Com o tempo, também foram surgindo inúmeras especialidades médicas. Partindo das mais conhecidas e específicas, estão médicos como o Pediatra, Ginecologista, Ortopedista e o Geriatra, sendo seguidos de diversas outras especialidades, como a medicina preventiva e os médicos sanitaristas, que cuidam da saúde pública através de vacinas, soros, campanhas, condições sanitárias e outros problemas da população. Um dos segmentos mais abrangentes da medicina é a Medicina Diagnóstica, com os médicos que realizam exames laboratoriais e procedimentos diagnósticos.
O Biomédico, atuante em Análises Clínicas é o responsável pela parte técnica e execução de procedimentos e exames de análises clínico-laboratoriais, serviços complementares de diagnóstico laboratorial e pesquisas das doenças humanas e seus fatores ecoepidemiológicos.
O Radiologista, é um outro especialista, que por sua vez, estuda a visualização de ossos, órgãos e estruturas através de imagens geradas pelo uso de radiação. Este profissional utiliza equipamentos de imagem, como o aparelho de Raio-X, o Tomógrafo, Ressonância, Ultrassonografia e afins. A medicina diagnóstica é hoje uma área que abrange inúmeros outros tipos de profissionais e especialidades, um dos fatores que contribuem para o crescimento do setor diagnóstico é a evolução tecnológica dos métodos e instrumentos aceitos e validados pelos métodos científicos. Acompanhando esse crescimento, o setor de informática e software também representam grande margem na contribuição deste processo evolutivo do segmento. A tecnologia da informação mudou como a medicina é aplicada no dia de hoje. Na medicina diagnóstica não é diferente. A Tecnologia da Informação na Medicina Diagnóstica a Digitalmed, como uma das líderes no desenvolvimento de software e sistemas para a Medicina Diagnóstica, atua no mercado apoiando profissionais como o Biomédico e todo o segmento de Análises Clínicas, oferecendo soluções que proporcionem o máximo em produtividade nas atividades e gerenciamento das rotinas laboratoriais, através do sistema de gerenciamento Pleres, e outras soluções, como a Interface Communis, solução em automação laboratorial e interfaceamento. Já no segmento de Diagnóstico por Imagem, a Digitalmed também apoia os médicos como o Radiologista através de soluções como o Pleres e outras soluções de apoio a instituições que dispõe de recursos de diagnóstico por imagem. 
A evolução da medicina mudou também a característica das clínicas médicas. A estrutura das clínicas como conhecemos atualmente também surgiu com Hipócrates, que introduziu a anamnese como etapa inicial do exame médico dos pacientes. “É necessário começar pelas coisas mais importantes e aquelas mais facilmente reconhecíveis. É necessário estudar tudo aquilo que se pode ver, sentir e ouvir”, determinou o grego. O exame médico já incluía palpação, ausculta e inspeção do corpo nessa época. No entanto, a temperatura era medida com a colocação das mãos sobre o peito do paciente. Uma estrutura similar à das clínicas de Hipócrates só apareceu a partir do século XVII. A partir do século XVIII, o exame físico foi enriquecido pela introdução da percussão do tórax, descoberta pelo médico austríaco Leopold Auenbrugger. Ele desenvolveu suas observações com comprovações de necropsia e publicou um livro em seu país de origem. O texto despertou pouco interesse inicialmente, mas tornou-se popular depois de ser traduzido para o francês e foi incorporado ao exame clínico. 
O grande salto estrutural das clínicas médicas, contudo, aconteceu apenas no século XIX. Nesse período, com invenções como o estetoscópio e o bisturi, o trabalho dos médicos começou a ganhar contornos cada vez mais fundamentados teoricamente e a precisão dos diagnósticos teve grande evolução. O próprio estetoscópio representa a evolução da medicina ao longo dos anos, assumindo diversos modelos até o formato flexível e biauricular que é usado atualmente.
 Imagem Ilustrativa do Estetoscópio
Outras inovações incorporadas pelos médicos no século XIX foram o aparelho de medida de pressão arterial e o termômetro de mercúrio, que havia sido inventado no século anterior. A evolução técnica da medicina propiciou diagnósticos cada vez mais precisos a partir do século XX. Municiados por aparelhos mais eficazes, médicos conseguiram encontrar sintomas e padrões que não podiam ser vistos antes. Isso foi determinante para o próprio desenvolvimento da ciência. No século XX, a medicina incorporou inovações tecnológicas importantes, sobretudo acerca do diagnóstico. A precisão da análise dos pacientes possibilitou uma série de novas perspectivas aos profissionais da área, tornando o trabalho mais dinâmico e os resultados mais eficazes. O diagnóstico, aliás, deixou de ser apenas uma arma de identificar doenças. O avanço da medicina propiciou o estabelecimento da análise como uma forma de prevenção e antecipação para os médicos, que hoje em dia conseguem identificar desequilíbrios no corpo dos pacientes e fazer o tratamento antes mesmo da manifestação das doenças.
O rápido avanço tecnológico vivido nos dias de hoje tem gerado novas técnicas e novos produtos com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do ser humano. A área médica, por ser um dos fatores mais significativos desse aumento da qualidade de vida, beneficia-se consideravelmente desse processo evolutivo, elaborando meios cada vez menos invasivos e mais seguros na busca pela saúde humana. 
Sem dúvida, é nesta área que temos a junção do maior número de tecnologias (ótica, microeletrônica, robótica, informática, radiação, bioquímica, biofísica, etc.), assim como os centros de Tratamento Intensivo: ventiladores pulmonares, balão de contrapulsação aórtica, monitores multiparamétricos; Cirurgias cardíacas: aparelhos de anestesia, de circulação extra corpórea, focos prismáticos, bisturis de argônio; Diagnósticos por imagem: ultrassonografia, tomografia computadorizada, cintilografia, ressonância magnética nuclear; Exames laboratoriais: bioquímica, hematologia; Processo cirúrgico: videolaparoscopia, muito menos invasiva; Da Vinci(robô) que auxilia o cirurgião na sala de operações, onde por sua vez não treme, e tem uma precisão milimétrica, capaz de chegar, através de um pequeno orifício de meio centímetro, ao interior do corpo humano.
 Indiscutivelmente todos esses avanços demonstram uma grande evolução já alcançada e, sem dúvida, evoluirão mais e mais a cada dia, com o objetivo de suprir a vontade inata de viver mais, com o menor sofrimento e desfrutando da maior saúde possível. 
. 
Imagem Ilustrativa do Robô Da Vinci
Bibliografia
MARGOTTA, Roberto. História ilustrada da medicina. Editora Manole, 1998.
LIMA, Darcy. História da medicina. Editora Medsi, 2003.
TUBIANA, Maurice. História da medicina e do pensamento médico. Editora Teorema, 2000.
LOPES, Antonio Carlos. Clínica Médica. Editora Manole, 2007.
LOPEZ, Mario. Fundamentos da clínica médica. Editora Medsi, 1997.

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes