Buscar

ATIVIDADE DE ADM ESTRATÉGICA...

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DE ADM. ESTRATÉGICA
Assinale a alternativa incorreta a respeito do planejamento.
Os planos definem somente os recursos necessários para alcançar os objetivos organizacionais.
O planejamento foi assumindo diferentes enfoques na medida que evoluía o pensamento estratégico, indo desde o simples planejamento financeiro até à implementação e controle da gestão estratégica. Qual a ênfase que dada ao planejamento na fase das Estratégicas de Crescimento?
No posicionamento futuro da organização
O uso comum da palavra estratégia está associada às grandes decisões tomadas em uma empresa. Uma maneira clássica de se conceber os níveis de decisão são:
Estratégico, tático, operacional.
Patrícia trabalha em uma empresa que realiza seu planejamento baseando-se na análise de barreiras à entrada de novos concorrentes, intensidade da rivalidade entre concorrente, papel desempenhado pelos produtos e serviços substitutos e, por último, poder de barganha de fornecedores e consumidores. Considerando a evolução da Administração Estratégica, em qual estágio está situada a empresa de Patrícia?
Estratégia competitiva
1. No histórico da evolução dos tipos de administração, a década de 90 foi pautada na Administração Estratégica Competitiva que tinha como uma de suas características:
compreender as mudanças como fator de oportunidade.
O planejamento foi assumindo diferentes enfoques na medida que evoluía o pensamento estratégico, indo desde o simples planejamento financeiro até à Administração Estratégica Competitiva. Qual a ênfase que dada ao planejamento na fase do Planejamento a Longo Prazo?
Na previsão do futuro
O planejamento foi assumindo diferentes enfoques na medida que evoluía o pensamento estratégico, indo desde o simples planejamento financeiro até à Administração Estratégica Competitiva. Qual a ênfase que dada ao planejamento na fase da Vantagem Competitiva?
No valor que se cria para o consumidor
Rafael trabalha em uma repartição pública que tem como instrumento de planejamento a elaboração de um orçamento anual. Considerando a evolução da Administração Estratégica, em qual estágio está situada a repartição de Rafael?
Planejamento financeiro
Kotler (1999) destaca que o ambiente externo é composto de cinco forças macro ambientais. Qual dessas forças considera o crescimento da população e o custo de energia?
Demográficas
Em relação ao Ambiente Organizacional podemos dizer que o macro ambiente externo é formado por:
Variáveis demográficas, econômicas, tecnológicas, político-legais e sócio-culturais.
Certo e Peter (2004) destacam que o ambiente interno é o nível de ambiente que está dentro da organização e normalmente tem implicação imediata e específica na sua administração. Esses autores destacam diversos aspectos importantes do ambiente interno de uma organização: Organizacionais, de marketing, de pessoal e de produção. Qual das características a seguir NÃO está relacionada aos aspectos de produção?
Estratégia de preço
Rafael está trabalhando na análise do ambiente interno da organização em que trabalha. Ele está analisando o sistema de avaliação e desempenho. Segundo Certo e Peter (2004) qual grupo de aspectos importantes do ambiente interno Rafael está analisando?
Pessoal
Certo e Peter (2004) destacam diversos aspectos importantes do ambiente interno de uma organização. São elementos dos aspectos organizacionais, EXCETO:
Estratégia de preço da organização
Considerando o planejamento estratégico e sua importância para a administração, pode-se afirmar que ele tem início com a elaboração dos objetivos organizacionais. Indique a alternativa que resume uma vantagem de se elaborar objetivos no planejamento.
Obriga os administradores a estabelecerem prioridades, metas e medidas de desempenho.
Considerando as diversas afirmações e pensamentos sobre análise ambiental, classifique as afirmativas abaixo como verdadeiras ou falsas e assinale a opção correta:
I - A análise dos fatores internos e externos é uma das práticas utilizadas para entender a situação global das organizações.
II - O processo de Administração Estratégica começa com a análise do ambiente.
III - O propósito da análise ambiental é avaliar o ambiente interno, de modo que se possa agir adequadamente.
IV - O ambiente empresarial é estático e nele atuam constantes quantidades de forças de diferentes dimensões e naturezas estáveis.
Somente as afirmativas I e II estão corretas
A instabilidade gerada pelo ambiente tem criado para as empresas um cenário de alta competitividade e incertezas. Esta nova ordem de coisas propõe a discussão sobre questões básicas alusivas aos objetivos de uma organização e quanto à sua sobrevivência. A questão primordial nesta competição pelo futuro é que ele só chegará para as organizações que conseguirem...
aceitar a inevitabilidade da mudança, adaptar-se às forças particulares de seu setor e prosperar.
Em seu site na internet, a Companhia de Petróleo Petrobrás afirma que ela atua "de forma segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental, nas atividades da indústria de óleo, gás e energia, nos mercados nacional e internacional, fornecendo produtos e serviços adequados às necessidades dos seus clientes e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e dos países onde atua" (Fonte: http://www.petrobras.com.br, fascículo "Introdução à administração"). É válido considerar que nesta afirmação a Petrobrás está divulgando:
a missão da empresa.
Ao entrar em uma determinada repartição pública, Gilmara viu a seguinte frase numa placa na parede: Em 2017, o Rio de Janeiro é um lugar único para se viver e investir: próspero, seguro, ambientalmente sustentável, onde educação e cultura são valores inquestionáveis e transformadores. Essa declaração corresponde ao conceito de:
Visão
Ao elaborar a visão de uma organização, alguns elementos devem ser observados, EXCETO:
Descrição sucinta dos propósitos da organização
A primeira e mais adequada pergunta a ser feita na definição de uma Missão Organizacional é:
Qual é a razão de ser desta organização?
Ao entrar em uma determinada repartição pública, Julia viu a seguinte frase numa placa na parede: Em 2020 seremos uma das cinco maiores empresas integradas de energia do mundo e a preferida pelos nossos públicos de interesse. Essa declaração corresponde ao conceito de:
Visão
No plano estratégico de uma empresa consta a seguinte frase: ¿Ser reconhecida como a melhor opção em Educação Superior para alunos, colaboradores e acionistas. A frase, referente a essa empresa, significa o(a) seu(sua)?
Visão
O que é visão?
Alguns autores distinguem visão como "aonde a organização quer chegar".
Classifique as afirmativas abaixo sobre missão e visão como verdadeiras ou falsas e assinale a opção correta:
I - A missão deve apresentar uma descrição sucinta dos propósitos da organização e do negócio onde está inserida.
II - A missão deve deixar claro o que os usuários dos bens e/ou serviços da organização devem esperar da sua atuação.
III - A Visão deve servir como uma forma de divulgação do que a empresa faz para os usuários dos seus bens e/ou serviços.
IV - A visão define de forma clara, objetiva e compreensível o porquê da existência da organização.
Somente as afirmativas I e II estão corretas
,
Rafael trabalha numa empresa que busca ser eficiente por excelência. Para tal adota os seguintes comportamentos: é centralizadora, é dotada de univocidade e é meritocrática. O tipo de liderança utilizada na empresa de Rafael é baseada em que teoria?
da burocracia
	Acerca da estratégia e do planejamento estratégico empresarial, assinale a opção correta:
A estratégia de desenvolvimento deve ser adotada quando as análises internas e externas indicam a predominância de pontos fortes e oportunidades na organização.
Frederico Cesar Mafra Pereira destaca que existem três tipos ou níveis de estratégias organizacionais que devem ser formuladas e implantadas de maneira inter-relacionada. A estratégia que refere-seao primeiro nível de definição estratégica e determina as áreas de negócio da empresa é a estratégia:
Corporativa
Quando a empresa vislumbra oportunidades de crescimento, ela avalia a melhor estratégia a ser seguida e que gere os melhores resultados possíveis. Assinale a opção abaixo que NÃO caracteriza uma estratégia de crescimento.
Estratégia de redução na produção - Acredita que reduzindo sua produção e seus custos poderá desenvolver seu mercado.
Supondo que uma empresa que atue em mais de um setor faça a opção pela manutenção do conjunto atual de empresas e supondo que uma empresa que atua em um único setor opte pela manutenção das mesmas operações sem busca de um crescimento significativo nas receitas ou no tamanho da empresa. Essas empresas estão optando por um tipo de estratégia de:
Estabilidade
Belmiro (2008) destaca que, nas estratégias organizacionais, é importante ressaltar o comportamento das empresas perante o meio ambiente. como é a postura em relação às mudanças de uma empresa de comportamento ativo?
Age tendo em vista oportunidades e ameaças
Belmiro (2008) destaca que, nas estratégias organizacionais, é importante ressaltar o comportamento das empresas perante o meio ambiente. como é a postura em relação às mudanças de uma empresa de comportamento reativo?
Considera como forma de ameaças sérias
Frederico César Mafra Pereira destaca que existem três tipos ou níveis de estratégias organizacionais que devem ser formuladas e implantadas de maneira interrelacionada: corporativa, competitiva e funcional. Qual das afirmações abaixo está relacionada a estratégia funcional?
Determina as atividades, projetos e planos de ação necessários para execução operacional das demais estratégias definidas
Segundo o modelo de estratégias genéricas de Porter, uma empresa que deseja competir com suas concorrentes vendendo um produto a um preço bem baixo precisaria implementar com êxito uma estratégia de ____________________.
liderança em custo
O comportamento organizacional contemporâneo, capaz de competir globalmente por meio da gestão estratégica, exige algumas mudanças na forma de se gerenciar uma organização, pois
o planejamento estratégico deve fomentar o aprendizado, garantindo a implementação de estratégias emergentes a partir da análise contínua dos cenários em que se atua.
José Carlos assumiu a gerência administrativa da JJC Indústria de Cosméticos, e contava em desenvolver fatores e recursos para alcançar vantagem competitiva. Seu objetivo era superar os concorrentes.
Adotar estratégia de custo baixo.
Observe as seguintes afirmativas sobre a formulação de estratégias de negócios de uma empresa:
I - A vantagem por liderança em custo baseia-se na posição da empresa enquanto produtora de mais baixo custo da indústria em mercados amplos.
II - Qualquer que seja a fonte, a vantagem por liderança em custo pode ser a base para se oferecer preço mais baixo aos consumidores nos estágios finais do ciclo de vida dos produtos.
III - Quando o produto da empresa é unico ou é visto como tal em um amplo mercado, diz-se que ela possui vantagem de diversificação do produto.
Assinale a alternativa correta:
Estão corretas as alternativas I e II.
Michael Porter, considerado um dos mais importantes gurus da administração e maior autoridade mundial em estratégia competitiva, definiu algumas estratégicas genéricas que aplicada pelas empresas proporcionariam vantagens competitivas. Marque a alternativa que corresponde a uma estratégia competitiva genérica definida por Porter?
Estratégia genérica de foco.
O professor Michael E. Porter, da Harvard University, é uma das principais autoridades em análise estrutural das indústrias. Na sua proposta, o argumento predominante é que o potencial de lucro de um setor depende de cinco forças competitivas básicas. Dentre os cinco itens apresentados a seguir, assinale aquele que não representa uma dessas cinco forças competitivas.
As variações existentes no produto.
Um aspecto importante a considerar no planejamento da estratégia é a forma de lidar com a concorrência. Um dos mais conhecidos autores que trataram desse assunto, Michael Porter, propõe três estratégias competitivas:
Foco, Diferenciação e Liderança do custo.
A empresa ABC Educação adota a estratégia de liderança em custo. Tal modelo prioriza:
foco em engenharia de processo e eficácia na realização das operações.
As estratégias funcionais para a área de marketing podem ser classificadas em cinco categorias: quanto à dominância de mercado, classificação genérica de Michael Porter, quanto à inovação, estratégia de crescimento e quanto à agressividade. Qual das afirmativas abaixo corresponde ao grupo de estratégias da categoria quanto à agressividade?
Construir, segurar, ceifar ou colher
Quais das estratégias de negócios a seguir são estratégias estabelecidas para as áreas da organização que irão contribuir para o alcance das estratégias estabelecidas para o negócio?
Funcionais
Entre os diversos tipos de Estratégia corporativa uma delas é a de CRESCIMENTO, que por sua vez, se divide em diversos tipos também. Supondo que a empresa tenha selecionado a estratégia de CRESCIMENTO e tenha decidido por uma aquisição de outra empresa de um setor externo a seu campo de atuação atual, mas relacionada a suas competências essenciais para aproveitar sinergias e criar valor. Qual estratégia de crescimento, a empresa teria escolhido:
Diversificação Horizontal Relacionada
A formulação de estratégias de nível funcional é feita pelos departamentos da empresa e constitui planos de ação que servem para sustentar a estratégia de nível de negócio.
PORQUE
As estratégias funcionais são mais detalhadas e abrangem horizontes temporais menores que as estratégias de negócios. 
Com relação a estas duas asserções, assinale a opção correta:
As duas asserções são verdadeiras, e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Quais das estratégias de negócios a seguir são estratégias estabelecidas para as áreas da organização que irão contribuir para o alcance das estratégias estabelecidas para o negócio?
Funcionais
	
No desenvolvimento de estratégias funcionais, as empresas devem considerar diversos fatores, EXCETO:
a crescente valorização dos ativos tangíveis como única fonte de vantagem competitiva à organização.
De uma forma geral, o diagnóstico do ambiente interno da organização (ou análise da organização) segue as seguintes etapas
identificação das competências da organização, análise da cadeia de valor, análise das estratégias genéricas, análise das áreas funcionais da empresa.
Carlos pretende formular a estratégia funcional de sua empresa e reconhece que precisa organizar esse processo em quatro estratégias. Asssinale a lista correta de estratégias a serem formuladas por Carlos.
Estratégias de operações, marketing, recursos humanos e financeiras
Diversos fatores devem ser observados na construção da matriz SWOT de uma organização. Quando se trata de avaliar corretamente as oportunidades, é CORRETO considerar na construção da matriz:
Surgimento de novos mercados.
Na construção da matriz SWOT da empresa Cenários LTDA., algumas características podem ser identificadas, como, por exemplo: I - as "competências dos empregados" devem ser diagnosticadas como forças; II - a "pouca capacitação no desenvolvimento de novos produtos" que a empresa possui caracteriza-se como fraqueza; III - os "processos eficientes, poupadores de energia e materiais" que a empresa possui deverão constar no quadro das oportunidades; IV - o "elevado custo fixo" da empresa deve ser alocado na lista das ameaças; V - a "crescente demanda por novos produtos" pode ser classificada como uma oportunidade. Assinale a alternativa CORRETA:
Os itens I, II e V estão corretos.
Avalie as afirmativas abaixo, que caracterizam as forças e as fraquezas que podem ser observadas, e assinale a alternativa correta:
I - São Fraquezas de uma organização: a idade dos seus empregados, os canais de distribuição,a aversão ao risco;
II - São Forças de uma organização: a capacidade de endividamento, o tamanho e a fidelidade de seus clientes e o grau de relacionamento com o sindicato;
III - As informações sobre forças e fraquezas podem ser obtidas nos relatórios internos das empresas, em pesquisas de clima organizacional;
IV - Idade dos empregados, os canais de distribuição, a aversão ao risco, capacidade de endividamento, o tamanho e a fidelidade de seus clientes e o grau de relacionamento com o sindicato podem ser identificados tanto como força, quanto fraqueza em uma organização.
Somente as alternativas III e IV estão corretas.
Rafael está realizando a classificação do produto de sua empresa considerando a comparação entre a sua taxa de crescimento e participação de mercado. Sabendo que ele poderá classificá-lo de quatro formas diferentes, qual matriz está sendo utilizada por Rafael nesse trabalho?
Matriz BCG
O mapeamento ambiental e a análise interna proporcionam os meios para a criação da matriz SWOT, que considera:
oportunidades, ameaças, pontos fortes e pontos fracos.
	Na aplicação da matriz SWOT devemos realizar o cruzamento dos:
pontos fortes e fracos com as oportunidades e ameaças
Os principais pontos convergentes obedecidos pela maior parte das empresas no processo de elaboração do planejamento estratégico são:
I - avaliação das principais variáveis ambientais internas em detrimento das variáveis externas;
II - delineamento dos objetivos gerais da organização, entre eles o planejamento operacional de vendas;
III - análise das principais forças e fraquezas da empresa e mapeamento das oportunidades e ameaças;
IV - determinação dos principais fatores críticos de sucesso;
V - determinação de um sistema de controle por meio de indicadores de desempenho.
Assinale a alternativa CORRETA:
Os itens III, IV e V estão corretos.
Três matrizes distintas, cada uma visando um propósito, podem ser explicadas em conjunto, facilitando o trabalho do estrategista, diminuindo sobremaneira suas restrições na formulação de estratégias. Qual dessas matrizes avalia o perfil de produtos ou de serviços comparando sua taxa de crescimento e participação de mercado?
Matriz de portfólio
Considerando os conflitos exitestes estre os diversos grupo interessados nas empresas, qual deles ocorre em função de uma divergência de interesses entre os funcionários e empresas coligadas?
Empresas x Parceiros
Pettigrew e Whipp (1991), citados por Fernandes e Berto (2005), destacam três aspectos que devem ser levados em conta com relação às pessoas, quando se fala em implementação de estratégias. Qual desses aspectos referem-se ao conhecimento e às ideias que vão surgindo durante o processo de implementação e que devem ser apreendidos e difundidos dentro da empresa?
Educacionais
Considerando os conflitos exitestes estre os diversos grupo interessados nas empresas, qual deles ocorre em função de uma negligência com o tratamento de resíduos pela organização?
Alta administração x Sociedade
Pettigrew e Whipp (1991), citados por Fernandes e Berto (2005), destacam três aspectos que devem ser levados em conta com relação às pessoas, quando se fala em implementação de estratégias. Qual desses aspectos referem-se as ações necessárias para inibir as forças de resistência às mudanças?
Políticos
No processo de implementação de estratégias, três aspectos que devem ser levados em conta com relação às pessoas são:
aspectos analíticos, aspectos políticos e aspectos educacionais.
Pettigrew e Whipp (1991), citados por Fernandes e Berto (2005), destacam três aspectos que devem ser levados em conta com relação às pessoas, quando se fala em implementação de estratégias. Qual desses aspectos referem-se às observações e estudos necessários à implementação?
Analíticos
Considerando os conflitos existentes entre a Alta Administração e os Acionistas, classifique as afirmativas abaixo como verdadeiras ou falsas e assinale a opção correta: I - Ao tentar atender a seus interesses pessoais, a Alta Administração pode maximizar o preço de ação, reinvestindo os lucros na expansão, aumentando o patrimônio líquido, e em contrapartida, reduzindo dividendos pagos aos acionistas. II - O gerente, funcionando como árbitro de decisões, gera informações orçamentárias que podem aumentar os conflitos. III - Como árbitro de decisões, a ação do gerente transcende o mero registro de dados e é focada no processo. IV - O papel do gerente, como árbitro de decisões, não deve ser feito pela alta administração.
Somente as afirmativas I e III estão corretas
Considerando os conflitos existentes entre a Alta Administração e os Acionistas, classifique as afirmativas abaixo como verdadeiras ou falsas e assinale a opção correta:
I - Ao tentar atender a seus interesses pessoais, a Alta Administração pode maximizar o preço de ação, reinvestindo os lucros na expansão, aumentando o patrimônio líquido, e em contrapartida, reduzindo dividendos pagos aos acionistas.
II - O gerente, funcionando como árbitro de decisões, gera informações orçamentárias para diminuir conflitos.
III - Como árbitro de decisões, a ação do gerente é focada no registro de dados.
IV - O papel do gerente, como árbitro de decisões, não deve ser feito pela alta administração.
Somente as afirmativas I e II estão corretas
A moderna gestão estratégica competitiva tem como pressuposto uma atuação ética e socialmente responsável PORQUE Cabe às organizações o desenvolvimento de programas que buscam reduzir carências que prejudicam o pleno desenvolvimento das comunidades do entorno. Analisando as duas afirmações, conclui-se que:
As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
Certo e Peter (2004) destacam que os gestores de corporações bem-sucedidas têm obrigações com muitos interessados diferentes. as obrigações com os acionistas implicam em:
Aumentar o valor da empresa
As empresas têm considerável poder de influenciar a sociedade. Dentre as quatro maiores influências que podem inibir o uso inadequado do poder das empresas, qual delas relaciona-se a autorregulamentação da conduta nos negócios?
Ética
Rafael é o gerente geral de uma indústria de produtos químicos. Ele foi informado da ocorrência de casos de contaminação de pessoas, cuja possível causa é um defeito no sistema de filtragem de ar da sua empresa. Diante desse fato, e dentro dos princípios de responsabilidade socioambiental, qual deve ser a atitude de Rafael?
Suspender a produção e investigar o ocorrido, para tomas as medidas corretivas, se for o caso.
São exemplos de sustentabilidade ao longo da cadeia de valor: I - nas atividades de infraestrutura externa, deve-se promover o desenvolvimento das competências socioambientais entre os empregados da empresa; II - na área de compras, deve-se estabelecer critérios socioambientais para seleção dos fornecedores; III - na área de serviços, deve-se promover o recolhimento dos produtos usados; IV - na área de operações, deve-se buscar reduzir a poluição, além da substituição de máquinas e equipamentos poluentes. Assinale a alternativa CORRETA:
Apenas os itens II, III e IV estão corretos.
Em relação a Responsabilidade Social nos Negócios, as empresas têm considerável poder e podem influenciar a sociedade. As quatro maiores forças que podem inibir o uso inadequado do poder das empresas são:
legal, política, concorrência e ética.
Certo e Peter (2004) destacam que os gestores de corporações bem-sucedidas têm obrigações com muitos interessados diferentes. as obrigações com a sociedade implicam em:
Evitar práticas que prejudiquem o ambiente
Considerando os dois pontos de vista existentes em relação ao envolvimento das empresas em ações de responsabilidade social, classifique as afirmativas abaixo como verdadeiras ou falsas e assinale a opção correta:
I - O ponto de vista contemporâneo considera as empresas entidades econômicas.
II - O ponto de vista clássico considera as empresas membros da sociedade.III - No ponto de vista clássico, a responsabilidade social da empresa é dar tanto lucro quanto possível aos seus investidores.
IV - No ponto de vista contemporâneo as empresas são responsáveis por ajudar no bem estar da sociedade como um todo.
Somente as afirmativas III e IV estão corretas
Em resposta às exigências atuais de competitividade do setor, a empresa ABC Comércio LTDA. pretende adotar a gestão estratégica em suas unidades. Ela deve, portanto:
I - permitir ações que consolidem o controle e o aprendizado organizacional;
II - desdobrar os objetivos estratégicos em planos de ação;
III - formatar os indicadores de desempenho antes da definição das diretrizes estratégicas.
Está(ão) CORRETO(S):
apenas os itens I e II.
Dentre o conjunto de resultados em que o plano de negócios ajuda a organização podemos destacar, EXCETO:
Garantir o sucesso empresarial
Considerando os aspectos relacionado ao plano estratégico, classifique as afirmativas abaixo como verdadeiras ou falsas e assinale a opção correta: I - Define o caminho a ser evitado, forçando uma recuperação da organização ao longo do tempo. II - Pode-se caracterizá-lo como o conjunto de objetivos e ações necessários ao cumprimento da missão e ao alcance da visão de futuro de cada empresa. III - A escolha de opções equivocadas no presente exigirá tempo e altos investimentos no futuro para que a instituição se recupere e possa retomar o rumo adequado. IV - É concebido a partir de uma análise das competências de seus gestores.
Somente as afirmativas II e III estão corretas
Definir hoje os caminhos para alcançar o patamar de desempenho esperado pelos stakeholders. Na visão de futuro isso é função:
dos gestores no nível estratégico da organização
Na especificação da missão, é preciso que os administradores façam um exercício de autoanálise e procurem dar respostas a diversas perguntas, EXCETO:
Aonde estamos querendo chegar?
	O plano estratégico é um instrumento que aborda os seguintes itens, EXCETO:
Concorrência
A elaboração do plano estratégico depende de dois processos, a saber:
análise do ambiente interno e diagnóstico interno da organização.
1. O plano de marketing é o instrumento central para direcionar e coordenar o esforço de marketing. Ele funciona em dois níveis: o estratégico e o tático. O que é estabelecido em cada um deles? Considere as afirmativas a seguir: I. O plano estratégico é focado somente na questão financeira das ações estabelecidas no plano tático. II. O plano estratégico de marketing estabelece os mercados-alvo e a proposta de valor que será oferecida, com base em uma análise das melhores oportunidades de mercado. III. O plano tático prioriza o pensamento macro e busca estabelecer uma visão holística do mercado como um todo. IV. O plano tático especifica as ações de marketing, incluindo características do produto, promoção, comercialização, determinação do preço, canais de vendas e serviços.
As afirmativas II e IV estão corretas.

Outros materiais

Perguntas Recentes