Buscar

ATIVIDADE DE ADM ESTRATÉGICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DE ADM. ESTRATÉGICA AV1
A moderna gestão estratégica competitiva tem como pressuposto uma atuação ética e socialmente responsável PORQUE Cabe às organizações o desenvolvimento de programas que buscam reduzir carências que prejudicam o pleno desenvolvimento das comunidades do entorno. Analisando as duas afirmações, conclui-se que:
As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
Certo e Peter (2004) destacam que os gestores de corporações bem-sucedidas têm obrigações com muitos interessados diferentes. as obrigações com os acionistas implicam em:
Aumentar o valor da empresa
As empresas têm considerável poder de influenciar a sociedade. Dentre as quatro maiores influências que podem inibir o uso inadequado do poder das empresas, qual delas relaciona-se a autorregulamentação da conduta nos negócios?
Ética
Rafael é o gerente geral de uma indústria de produtos químicos. Ele foi informado da ocorrência de casos de contaminação de pessoas, cuja possível causa é um defeito no sistema de filtragem de ar da sua empresa. Diante desse fato, e dentro dos princípios de responsabilidade socioambiental, qual deve ser a atitude de Rafael?
Suspender a produção e investigar o ocorrido, para tomas as medidas corretivas, se for o caso.
São exemplos de sustentabilidade ao longo da cadeia de valor: I - nas atividades de infraestrutura externa, deve-se promover o desenvolvimento das competências socioambientais entre os empregados da empresa; II - na área de compras, deve-se estabelecer critérios socioambientais para seleção dos fornecedores; III - na área de serviços, deve-se promover o recolhimento dos produtos usados; IV - na área de operações, deve-se buscar reduzir a poluição, além da substituição de máquinas e equipamentos poluentes. Assinale a alternativa CORRETA:
Apenas os itens II, III e IV estão corretos.
Em relação a Responsabilidade Social nos Negócios, as empresas têm considerável poder e podem influenciar a sociedade. As quatro maiores forças que podem inibir o uso inadequado do poder das empresas são:
legal, política, concorrência e ética.
Certo e Peter (2004) destacam que os gestores de corporações bem-sucedidas têm obrigações com muitos interessados diferentes. as obrigações com a sociedade implicam em:
Evitar práticas que prejudiquem o ambiente
Considerando os dois pontos de vista existentes em relação ao envolvimento das empresas em ações de responsabilidade social, classifique as afirmativas abaixo como verdadeiras ou falsas e assinale a opção correta:
I - O ponto de vista contemporâneo considera as empresas entidades econômicas.
II - O ponto de vista clássico considera as empresas membros da sociedade.
III - No ponto de vista clássico, a responsabilidade social da empresa é dar tanto lucro quanto possível aos seus investidores.
IV - No ponto de vista contemporâneo as empresas são responsáveis por ajudar no bem estar da sociedade como um todo.
Somente as afirmativas III e IV estão corretas
Em resposta às exigências atuais de competitividade do setor, a empresa ABC Comércio LTDA. pretende adotar a gestão estratégica em suas unidades. Ela deve, portanto:
I - permitir ações que consolidem o controle e o aprendizado organizacional;
II - desdobrar os objetivos estratégicos em planos de ação;
III - formatar os indicadores de desempenho antes da definição das diretrizes estratégicas.
Está(ão) CORRETO(S):
apenas os itens I e II.
Dentre o conjunto de resultados em que o plano de negócios ajuda a organização podemos destacar, EXCETO:
Garantir o sucesso empresarial
Considerando os aspectos relacionado ao plano estratégico, classifique as afirmativas abaixo como verdadeiras ou falsas e assinale a opção correta: I - Define o caminho a ser evitado, forçando uma recuperação da organização ao longo do tempo. II - Pode-se caracterizá-lo como o conjunto de objetivos e ações necessários ao cumprimento da missão e ao alcance da visão de futuro de cada empresa. III - A escolha de opções equivocadas no presente exigirá tempo e altos investimentos no futuro para que a instituição se recupere e possa retomar o rumo adequado. IV - É concebido a partir de uma análise das competências de seus gestores.
Somente as afirmativas II e III estão corretas
Definir hoje os caminhos para alcançar o patamar de desempenho esperado pelos stakeholders. Na visão de futuro isso é função:
dos gestores no nível estratégico da organização
Na especificação da missão, é preciso que os administradores façam um exercício de autoanálise e procurem dar respostas a diversas perguntas, EXCETO:
Aonde estamos querendo chegar?
	O plano estratégico é um instrumento que aborda os seguintes itens, EXCETO:
Concorrência
A elaboração do plano estratégico depende de dois processos, a saber:
análise do ambiente interno e diagnóstico interno da organização.
1. O plano de marketing é o instrumento central para direcionar e coordenar o esforço de marketing. Ele funciona em dois níveis: o estratégico e o tático. O que é estabelecido em cada um deles? Considere as afirmativas a seguir: I. O plano estratégico é focado somente na questão financeira das ações estabelecidas no plano tático. II. O plano estratégico de marketing estabelece os mercados-alvo e a proposta de valor que será oferecida, com base em uma análise das melhores oportunidades de mercado. III. O plano tático prioriza o pensamento macro e busca estabelecer uma visão holística do mercado como um todo. IV. O plano tático especifica as ações de marketing, incluindo características do produto, promoção, comercialização, determinação do preço, canais de vendas e serviços.
As afirmativas II e IV estão corretas.

Outros materiais