Buscar

Informação e Comunicação

Prévia do material em texto

Propósitos da Comunicação
Profª Letícia Braga da Rosa
Os 3 I's
Múltiplos propósitos e finalidades da comunicação 
1- Informação - Receber mensagens: Acesso.
2- Influência - Enviar mensagens: Participação. 
3- Interação - Enviar e receber mensagens: Diálogo. 
Para compreender os múltiplos propósitos da comunicação é preciso considerar que esses propósitos não são estanques ou isolados. A comunicação humana não é como a linguagem das máquinas. Não se resume a um processo mecânico de codificação, transmissão e decodificação, não segue em linha reta, com sentido único. Há diversas formas de receber e interpretar uma mensagem. Assim, além do acesso à informação e dos efeitos da mensagem sobre o receptor, há de se considerar também as diversas formas de construir e enviar mensagens.
Enviar mensagens pressupõe participação, pois além de receber/interpretar informações a pessoa passa, também, a emitir/elaborar sua própria mensagem. Entre os diversos caminhos e significados possíveis, cabe ao emissor escolher/construir a mensagem que fortalece sua influência sobre o receptor, visto que no processo de comunicação cada um busca fazer valer o seu ponto de vista (intencionalidade da mensagem). Como esse processo não é isolado, muitas vezes, o enviar e receber mensagens acontece ao mesmo tempo. Quando isso ocorre, a comunicação passa a ser dialógica, evidenciando a troca de mensagens entre interlocutores. (Embora essa troca não descarte a possibilidade do exercício de influência sobre o outro).
Segundo Beltrán (1981, p. 32), entre as múltiplas finalidades da comunicação encontra-se o direito de receber (acesso) mensagens; o direito de enviar mensagens (participação); e, a possibilidade de diálogo, vista como o exercício efetivo do direito de receber e ao mesmo tempo emitir mensagens. 
Pensada desse modo, a comunicação é vista com múltiplos propósitos sendo que o exercício de influência sobre o comportamento dos outros não é considerado o principal. Beltrán ressalta, ainda, que o exercício de influência sobre o comportamento não deve ser considerado um propósito ilícito, desde que não seja usado unilateralmente, sob condições autoritárias e manipuladoras. Assim, este autor propõe a compreensão do processo comunicativo como:
Um processo de integração social democrática baseada no intercâmbio de símbolos mediante os quais os seres humanos compartilham voluntariamente suas experiências sob condições de acesso livre e igualitário, diálogo e participação. Todos têm direito à comunicação por meio de utilização dos recursos de comunicação (BELTRÁN, 1981, p. 31).
Nesse sentido, mais do acesso à informação e envio de mensagens, falar de comunicação é falar de interação, vínculos e relações sociais.
Referências:
BELTRÁN, Luis R. "Adeus a Aristóteles: Comunicação Horizontal". Comunicação & Sociedade. São Bernardo do Campo: IMS, ano II, nº 6 (set/1981). 
BORDENAVE, Juan E. Diaz. Além dos Meios e das Mensagens. Petrópolis: Vozes, 1986.
___. O que é comunicação. 8ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1986.GOMES, P. G. Tópicos de Teoria da Comunicação. São Leopoldo: Ed. Unisinos, 1997.
HOHLFELDT, A.; MARTINO, L; FRANÇA, V. Teorias da Comunicação – conceitos, escolas e tendências. Petrópolis: Vozes, 2001.
SIMMEL, Georg. Questões fundamentais da sociologia: indivíduo e sociedade. Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar, 2006. 119 p.
Como pode-se pensar esses três aspectos (acesso, participação e interação) na atualidade?
Veja no quadro abaixo os propósitos da comunicação e as respectivas dicas para sua adequada utilização:
	Propósitos da Comunicação:
	Receber mensagens (ACESSO A informação) - 
	Envolve:
- Ser um bom ouvinte.
- Escutar o outro. 
	- Estar concentrado. Prestar atenção. 
	- Mostrar-se atento e demonstrar interesse. 
	- Observar os detalhes.
	- Permitir que o outro fale.
	- Não interromper. 
	- Evitar deduzir o que a pessoa quer.
	- Ter paciência.
	Enviar mensagens (PARTICIPAÇÃO) 
	Envolve:
- Expor pontos de vista.
	- Concentrar-se no assunto.
	- Dominar os fatos sobre os quais se está falando.
	- Apresentar a mensagem de modo claro, simples e preciso.
	- Usar um vocabulário adequado ao público a quem se está falando.
	- Certificar-se de que o outro compreendeu a mensagem.
	- Buscar ser compreendido.
	- Considerar as preocupações da pessoa com quem se está falando.
	- Ser sincero.
	- Diálogo (Enviar e receber mensagens - troca) - INTERAÇÃO:
	Envolve:
	- Ter um comportamento aberto.
	- Adotar uma postura de respeito.
	- Demonstrar empatia: colocar-se no lugar do outro.
	- Ter sensibilidade para compreender cada pessoa individualmente.
	- Se a pessoa não concordar com você, procurar entender o porquê.
	- Cuidar de não ser arrogante. 
	- Evitar avaliar, julgar, tirar pré-conclusões das intenções do outro.
	- Permitir espaço para que o outro também possa se expressar.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes