Buscar

aula - Sake

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Sake
http://prazeresdamesa.uol.com.br/
Sake, “vinho” de arroz, é a principal 
bebida alcoólica do Japão. A palavra sake é abreviação de sakae, ou seja, prosperidade. Na verdade, sake se assemelha mais à cerveja sem gás do que ao vinho.
Várias ocasiões rituais requerem a presença de sake. Deve ser servido em pequenos copos de porcelana e bebido morno, a cerca de 50 °C. A temperatura reduz seu teor alcoólico, que é de 14 a 18%.
*
*
Sake
Num jantar japonês, os convivas não se servem de sake. Servem-se uns aos outros, jamais a si mesmos. Ao ser servida, uma pessoa não deve deixar seu copo sobre a mesa e, sim, levantá-lo em direção à garrafa.
Com esse gesto, demonstra ter percebido a deferência de que foi objeto, antes de agradecê-la. Beber sake não é, portanto, ato trivial. 
*
*
Sake
Longe de ser algo corriqueiro, ele nos remete à noção de tradição, etiqueta e ritualização.
Inicialmente uma bebida para ser oferecida às divindades, o saque pouco a pouco se seculariza, perdendo definitivamente o seu componente mágico-religioso. Contudo, ainda que distante de suas origens, em diversas ocasiões ele guarda uma função comunal, reforçando a convivialidade e a comunhão entre as pessoas.
Segundo os cânones da cozinha kaiseki, não se toma sake quando sopa ou chá são servidos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes