Buscar

Café 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
CAFÉ
O café é uma bebida produzida a partir dos grãos torrados do fruto do cafeeiro. É servido tradicionalmente quente, mas também pode ser consumido gelado. O café é um estimulante, por possuir cafeína – geralmente 80 a 140 miligramas para cada 207 ml dependendo do método de preparação. 
*
*
HISTÓRIA
Considera-se que o cafeeiro seja originário da Etiópia onde ainda hoje ocorre in natura. Foi levado à Arábia entre os séculos XIII e XIV e em 1690 os holandeses levaram-no para Ceilão e, logo depois, para Java. Em 1706 algumas mudas foram levadas ao Novo Mundo pelos holandeses que a introduziram inicialmente no Suriname. Em 1645 foi aberta a primeira casa para comercialização da bebida em Veneza. Em 1652 abriram-se algumas em Londres.
*
*
ORIGEM
Originário das terras altas da Etiópia (possivelmente com culturas no Sudão e Quênia) e difundido para o mundo através do Egito e da Europa. Acredita-se que a palavra café seja derivada da palavra Kaffa, região da Etiópia.
Uma lenda conta que um pastor chamado Kaldi observou que suas cabras ficavam mais espertas ao comer as folhas e frutos do cafeeiro. Ele experimentou os frutos e sentiu maior vivacidade. Um monge da região, informado sobre o fato, começou a utilizar uma infusão de frutos para resistir ao sono enquanto orava.
*
*
CAFEEIRO
Arbusto da família Rubiaceae e do gênero Coffea, da qual se colhem sementes para o preparação de uma bebida estimulante, também conhecida como café. É largamente cultivado em países tropicais, tanto para consumo próprio como para exportação para países de clima temperado. O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de café, seguido pelo Vietnam e a Colômbia.
Nos trópicos o cafeeiro é um vigoroso arbusto ou árvore pequena que chegam facilmente a uma altura de 3-3,5 m. O caule principal é ereto, e os ramos secundários partem do principal num ângulo aproximado de 90°. As folhas, opostas onduladas nos bordos e de coloração verde-acinzentada quando jovens, encontram-se nestes ramos. As flores brancas e perfumadas surgem em grande profusão, o que a torna também uma planta ornamental.
Os frutos são ovóides, nascendo verdes e passando a vermelho e depois preto, de acordo com as fases de maturação. Casca lisa e brilhante, contendo geralmente duas sementes de coloração acinzentada, branco-amarelada ou amarelo-esverdeada, envoltas por polpa branca, adocicada.
*
*
CAFÉ ARÁBICA
A espécie Coffea arabica, conhecida por café arábico, arbusto de folhas persistentes, em que as folhas são opostas, elípticas, acuminadas inteiras por vezes onduladas, glabras e com estípulas pequenas persistentes. As flores são bracteadas dispostas em fascículos auxiliares de quatro. A corola é tubulosa-assalveada, branca ou ligeiramente rosada. Os estames são em número de cinco. O ovário é ínfero, o fruto é uma pseudo-drupa com cerca de um centímetro e meio de comprimento, de cor vermelha ou amarela, tornando-se com a maturação castanho-anegrado, em geral com duas sementes. No café moca o fruto só tem uma semente com uma fenda longitudinal profunda.
*
*
CAFÉ CONILON
A espécie Coffea canephora, conhecida como café robusta ou conilon, difere da espécie anterior por ser um arbusto ou pequena árvore, geralmente multicaule, com folhas marcadamente elípticas, onduladas mais ou menos atenuadas nas extremidades. As flores agrupam-se em fascículos de seis, desenvolvendo-se em geral duas ou quatro. O limbo da corola apresenta-se com cinco a sete lobos. Os estames são isómeros. O fruto mede cerca de doze milímetros de comprimento e é vermelho. Esta espécie é espontânea desde a África Ocidental até ao Uganda.
*
*
CAFÉ LIBÉRICA
A espécie Coffea liberica, conhecida por café libérica, é um arbusto ou pequena árvore, de folhas coriáceas, grandes, elíptico-oblongadas ou elíptico-ovadas. As flores agrupam-se em fascículos de uma a quatro flores. O limbo da corola tem seis a nove lobos. Os estames são isómeros. O fruto tem um comprimento compreendido entre os dois e três centímetros. A espécie é originária da África tropical.
*
*
CAFÉ RACEMOSA
A espécie Coffea racemosa, conhecida por café racemosa ou café de inhambane, distingue-se por ser um arbusto ou pequena árvore muito ramosa. As folhas são ovado-lanceoladas, caducas ou marceronsas. As flores axilares são solitárias. O limbo da corola possui seis ou nove segmentos. Os estames são isómeros. O fruto subglaboso é vermelho. As sementes são mais pequenas e muito desiguais. É originária da África oriental.
*
*
A BEBIDA
O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo, sendo servidas cerca de 400 bilhões de xícaras por ano. O tipo de café mais comum é o arábica, ocupando cerca de três quartos da produção mundial, seguido do robusta, que tem o dobro da cafeína contida no primeiro.
*
*
A BEBIDA
O invento da cafeteira, já em finais do século XVIII, por parte do conde de Rumford, deu um grande impulso à proliferação da bebida, ajudada ainda por outra cafeteira de 1802, esta da autoria do francês Descroisilles, onde dois recipientes eram separados por um filtro.
Em 1822 outra invenção surge na França, a máquina de café espresso, embora ainda não passasse de um protótipo. Em 1855 é apresentada em uma exposição, em Paris, uma máquina mais desenvolvida, mas foi na Itália que a aperfeiçoaram.
Assim, coube aos italianos, apenas em 1905, comercializar a primeira máquina espresso, precisamente no mesmo ano em que foi inventado um processo que permitia descafeinar o café. Em 1945, logo após o final da Segunda Guerra Mundial, a Itália continua tendo a primazia sobre os espressos e Giovanni Gaggia apresenta uma máquina onde a água passa pelo café depois de pressionada por uma bomba de pistão. O sucesso foi notório.
*
*
O CAFÉ E A SAÚDE
O café contém vitamina B, lipídios, aminoácidos, açúcares e uma grande variedade de minerais, como potássio e cálcio, além da cafeína. 
O café tem propriedades antioxidantes, combatendo os radicais livres e melhorando o desempenho na prática de esportes. 
*
*
CAFÉ ESPRESSO
Espresso (grafado incorretamente como expresso ou café expresso no Brasil) é uma bebida de café preparada através da passagem de água muito quente (não fervente) sob alta pressão (daí o nome espresso) por café moído. Se desenvolveu na Itália desde o início do século XX, mas até a década de 1940 era preparada sob pressão de vapor. O espresso tradicional em máquina profissional é feito sob a pressão de 9 a 10 bars (ou atmosferas).
*
*
ESPRESSO
Uma definição mais qualitativa do espresso inclui uma maior consistência que o café coado e uma quantidade maior de sólidos dissolvidos por volume. O espresso é quimicamente complexo e volátil e muitos de seus componentes químicos se perdem por meio da oxidação ou perda de temperatura.
Um espresso bem tirado possui três partes principais: coração, corpo e crema – sua característica mais marcante – uma espuma de cor semelhante ao caramelo-escuro que permanece sobre a superfície do espresso. É composta por óleos vegetais, proteínas e açúcares.
Como resultado do processo de extração sob alta pressão, todos os sabores e substâncias em uma xícara de espresso estão concentrados. Algumas pessoas preferem um shot (ou dose) de café ao invés de uma xícara maior em que estes elementos estão mais diluídos. Também devido a sua concentração de ingredientes o espresso é muito utilizado como ingrediente em outras bebidas à base de café.
*
*
BARISTA
Pela primeira leitura, interpretamos o nome barista como o responsável pelo bar ou uma espécie de barman. E de fato há uma razão para isto: na Itália, não é somente um especialista no serviço do café como também prepara bebidas, sanduíches e sorvetes. Só que no Brasil, o barista seguiu a escola norte-americana, em que somente opera as máquinas de espresso e prepara bebidas com café.
O bom barista: não significa ser somente um bom tirador de espresso. Segundo Isabela Raposeiras, campeã da 1ª edição do Concurso de Baristas,
o profissional precisa saber se relacionar com o público e usar a bebida como meio de comunicação. Segundo Raposeiras, “todos os sentidos são usados na preparação da bebida”. Além disso, informações de cultivo, torrefação e todo o processamento que sofre a frutinha precisam estar na ponta da língua.
*
*
BARISTA
Equipamentos indispensáveis: Assim como em toda profissão, há ferramentas necessárias para a execução do trabalho de um barista. Veja quais são: 
- Polvilhador
- Leiteira (PITCHER)
- Tamper (compactador de café manual)
- Uniforme (avental e prendedor de cabelo)
- Pincéis para a limpeza da área de trabalho e do porta-filtro
*
*
PREPARAÇÃO DA BEBIDA
O preparo correto é fundamental pois é nesta etapa que todo esforço de produzir um café de qualidade culmina. O preparo, que consiste na extração do sabor e aroma do café torrado e moído através de água quente, possui variantes culturais que determinam diferentes processos de preparo, mas deve seguir algumas regras básicas para a obtenção de um bom café.
*
*
TIPOS DE 
PREPARO
A adição de água quente ao café torrado e moído é um processo chamado de infusão, e pode ocorrer por filtragem, percolação, prensagem ou pressão, sendo que cada um destes produz tipos de bebidas distintas.
Filtragem: O pó é acondicionado em um filtro, de papel ou de pano, com adição de água quente não fervente por cima. Este método é muito utilizado na cultura brasileira de preparo, através de coadores caseiros e cafeteiras elétricas, dando origem ao tradicional cafezinho.
Percolação: Método onde se coloca o pó de café no centro de um equipamento moka, que posicionado em um fogão faz a água entrar em ebulição e pressionar café líquido para um recipiente. É a forma mais utilizada para consumo de café na Europa. 
Prensagem: Em um recipiente de vidro se coloca o pó de café misturado com água quente não fervente e em seguida introduz-se um filtro que é pressionado por um êmbolo que separa o pó do café já pronto para consumo. O método, que virou moda entre os norte-americanos, é conhecido como Prensa Francesa.
Pressão: Conhecido como café espresso, neste preparo o café é moído na hora e acondicionado em um filtro que sofre uma pressão de água a 90⁰C e 9Kg de pressão durante 30 segundos em média, gerando uma bebida cremosa e aromática. Criado pelos franceses, o café espresso é considerado o método mais apropriado para apreciação de todas as nuances desta bebida.
*
*
REGRAS P/ UMA BOA PREPARAÇÃO
Quanto melhor o café, maior é a extração e melhor o sabor da bebida.
Veja a data de fabricação do café. Café recém torrado tem mais sabor.
O café moído se deteriora facilmente em função do ar, da umidade, do calor, do tempo e do contato com odores estranhos. Por isso ele deve ficar acondicionado sempre distante desses riscos. Guarde o café não utilizado em um recipiente com boa vedação, na geladeira.
A água utilizada deve ser pura e limpa. Utilize sempre água filtrada ou mineral na preparação do café.
Prepare somente a quantidade de bebida que vai ser consumida imediatamente ou, no máximo, durante a hora  seguinte.
A água utilizada deve ser apenas aquecida - não pode ferver, pois a perda de oxigênio altera a acidez do café. A  temperatura ideal de preparo é próxima dos 90⁰C.
Pelo pó de café deve passar somente água quente, jamais a bebida. A recirculação torna a bebida muito amarga,  áspera e desagradável.
Beba o café em xícaras de porcelana. O sabor fica destacado e a temperatura constante.
*
*
REFERÊNCIAS
http://www.abic.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=39
http://basilico.uol.com.br/beber/especial_cafe_005.shtml
http://pt.wikipedia.org

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais