Buscar

Bebidas Nao Alcoolicas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
BEBIDAS NÃO ALCOÓLICAS
Bebida não alcoólica: é a bebida com graduação alcoólica até 0,5% em volume, a vinte graus Celsius. Na bebida contendo gás carbônico, a medida da pressão gasosa será expressa em atmosfera, à temperatura de vinte graus Celsius. São bebidas não alcoólicas: água; água-de-coco; água tônica; café; chá; néctar; refresco; refrigerante; soda; suco ou sumo; xarope.
*
*
ÁGUA
Água mineral – águas minerais são águas de origem profunda não sujeitas à influência de águas superficiais, provenientes de fontes naturais ou de fontes artificialmente captadas, possuidoras de composição química ou propriedades físicas ou físico-químicas distintas das águas comuns. Poderão ser também consideradas como águas minerais as águas de origem profunda com comprovada propriedade favorável à saúde, mesmo sem atingirem os limites estabelecidos.
*
*
ÁGUA
Água mineral natural – água obtida diretamente de fontes naturais ou artificialmente captadas, de origem subterrânea, caracterizada pelo conteúdo definido e constante de sais minerais (composição iônica) e pela presença de oligoelementos e outros constituintes (Resolução RDC nº 54, de 15. jun. 2000, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA); 
Água natural – água obtida diretamente de fontes naturais ou artificialmente captadas, de origem subterrânea, caracterizada pelo conteúdo definido e constante de sais minerais (composição iônica) e pela presença de oligoelementos e outros constituintes, mas em níveis inferiores aos mínimos estabelecidos para água mineral natural (Resolução RDC nº 54, de 15. jun. 2000, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA).
*
*
ÁGUA
Água natural de fonte – a água de origem profunda de fonte natural ou artificialmente captada com atendimento às condições de potabilidade, embora não satisfazendo as características de composição e a classificação fixadas para as águas minerais (Resolução nº 25/76 da Comissão Nacional de Normas e Padrões para Alimentos). 
Água potável – aquela com qualidade adequada ao consumo humano (Portaria nº 36, de 19. jan. 1990, do Ministério da Saúde). 
Água purificada adicionada de sais – águas preparadas artificialmente a partir de qualquer captação, tratamento e adicionada de sais de uso permitido, podendo ser gaseificada com dióxido de carbono de padrão alimentício; no caso de água gaseificada, a pressão de dióxido de carbono não será inferior a 0,5 atm (meia atmosfera a 20°C) (Resolução nº 309, de 16. jul. 1999, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA). 
*
*
ÁGUA-DE-COCO – Água-de-coco é a parte líquida do fruto do coqueiro (“Cocus nucífera”), excluído o endosperma, não diluído, não fermentado, não concentrado e obtido por processo tecnológico adequado. 
ÁGUA TÔNICA - Água tônica de quinino é o refrigerante que contiver obrigatoriamente de três a cinco miligramas de quinino ou seus sais, expresso em quinino anidro, por cem mililitros de bebida. 
*
*
CHÁ
CHÁ - Chá pronto para consumo é a bebida obtida pela maceração, infusão ou percolação de folhas e brotos de várias espécies de chá do gênero “thea” (“Thea sinensis” e outras), ou de folhas, hastes, pecíolos e pedúnculos de erva-mate da espécie “Ilex paraguariensis”, ou de outros vegetais previstos nos padrões de identidade e qualidade, podendo ser adicionado de outras substâncias de origem vegetal e de açúcares.
O produto obtido de folhas, hastes, pecíolos e pedúnculos de erva-mate da espécie “llex paraguariensis” poderá ser denominado de mate ou chá-mate. 
*
*
CHÁ OU INFUSÃO?
Chá → Camellia sinensis (branco, vermelho, verde ou preto)
Infusão ou Tisana → imersão de uma substância aromática em água quente ou a ferver
Etimologia: o caractere chinês para chá é 茶, mas tem duas formas completamente distintas de se pronunciar. Uma é 'te' que vem da palavra malaia para a bebida, usada pelo Dialeto Min. Outra é usada em cantonês e mandarim, que soa como cha e significa 'apanhar, colher'.
Esta duplicidade fez com que o nome do chá nas línguas não chinesas as dividisse em dois grupos:
Línguas que usam derivados da palavra Te: alemão,inglês, francês, espanhol, hebraico, Italiano, dentre outras.
Línguas que usam derivados da palavra Cha: português, árabe, persa, hindi, grego, romeno, coreano, japonês, russo e outras.
*
*
Alguns Benefícios das Infusões
Estímulo do apetite: alecrim, agrião, camomila, melissa, dente-de-leão, sálvia, manjerona, alfavaca.
Calmantes ou sedativos: capim-cidreira, maracujá, valeriana, hortelã, folha de laranja, melissa, alface e angélica.
Digestivos: hortelã, camomila, boldo, raiz de genciana, sálvia, carqueja, anis estrelado.
*
*
SODA - Soda é a água potável gaseificada com dióxido de carbono, com uma pressão superior a duas atmosferas, a vinte graus Celsius, podendo ser adicionada de sais. Soda aromatizada é a água potável gaseificada com dióxido de carbono, com pressão superior a duas atmosferas, a vinte graus Celsius, devendo ser adicionada de aromatizantes naturais e podendo ser adicionada de sais. Deu origem aos refrigerantes.
*
*
SUCO OU SUMO
 Suco ou sumo é a bebida não fermentada, não concentrada e não diluída, destinada ao consumo, obtida da fruta madura e sã, ou parte do vegetal de origem, por processamento tecnológico adequado, submetida a tratamento garantidor de sua apresentação e conservação até o momento do consumo, observadas as seguintes regras: I - o suco não poderá conter substâncias estranhas à fruta ou parte do vegetal de sua origem, excetuadas as previstas na legislação específica; II - o suco parcialmente desidratado deverá ser denominado de “suco concentrado”; III - ao suco poderá ser adicionado açúcar na quantidade máxima fixada para cada tipo de suco, através de ato administrativo, observado o percentual máximo de 10%, calculado em gramas de açúcar por cem gramas de suco; VI - é proibida a adição, em sucos, de aromas e corantes artificiais; V - os sucos concentrado e desidratado adoçados, quando reconstituídos, deverão conservar os teores de sólidos solúveis originais do suco integral, ou o teor de sólidos solúveis mínimo estabelecido nos respectivos padrões de identidade e qualidade para cada tipo de suco, excetuado o percentual de açúcares adicionados, observado o disposto no inciso III.
*
*
SUCO OU SUMO
Suco desidratado é o suco sob o estado sólido, obtido pela desidratação do suco integral, devendo conter a expressão “suco desidratado”. 
A designação "integral" será privativa do suco sem adição de açúcar e na sua concentração natural, sendo vedado o uso de tal designação para o suco reconstituído. 
Suco misto é o suco obtido pela mistura de duas ou mais frutas e das partes comestíveis de dois ou mais vegetais, ou dos seus respectivos sucos, sendo a denominação constituída da palavra suco, seguida da relação de frutas e vegetais utilizados, em ordem decrescente das quantidades presentes na mistura. 
Suco reconstituído é o suco obtido pela diluição de suco concentrado ou desidratado, até a concentração original do suco integral ou ao teor de sólidos solúveis mínimo estabelecido nos respectivos padrões de identidade e qualidade para cada tipo de suco integral, sendo obrigatório constar de sua rotulagem a origem do suco utilizado para sua elaboração, se concentrado ou desidratado, sendo opcional o uso da expressão "reconstituído". 
Não será permitida a associação de açúcares e edulcorantes hipocalóricos e não calóricos na fabricação de suco.
*
*
SUCOS: FRUTAS/ BENEFÍCIOS
Laranja/Fortalece as defesas naturais do corpo por ser rica em vitamina C. Seu sumo é de fácil digestão, ajuda a combater resfriados, gripes, febres e possui efeito anti-hemorrágico.
Maçã/Auxilia na tonificação do organismo. Contém substâncias que protegem o fígado e ajudam a digestão.
Abacaxi/Indicado por ser digestivo, além de diurético e antitérmico. Também acalma a garganta e cura laringites.
Mamão/Estimula e tonifica o organismo. É particularmente bom para
a digestão e contém substâncias antibactericidas, capazes de evitar infecções intestinais causadas por parasitas, além de proteger as mucosas dos intestinos.
Manga/Tem grande teor de betacaroteno, o que lhe confere propriedades antioxidantes. É um ótimo regenerador do sangue.
Morango/ Indicado em casos de diarréia, ajuda na digestão, baixa a febre e estimula todas as funções do metabolismo. Tem propriedades adstringentes e diuréticas.
Maracujá/ Tem propriedades anti-sépticas e reforça o sistema imunológico, estimula a digestão e ainda é utilizado como calmante.
Acerola/ Combate a debilidade e fadiga do organismo, a perda do apetite, e também as gripes e afecções pulmonares.
Açaí/ Considerado um antioxidante natural, facilita a eliminação de radicais livres, devido ao seu alto teor de vitaminas E e C.
Melão e melancia/ Têm propriedades diuréticas, auxiliando no funcionamento dos rins. 
*
*
Referências
http://www.newton.freitas.nom.br/)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cha
http://www.mixologynews.com.br/2013/cha-ou-infusao/
www.einstein.br/einstein-saude/nutricao/.../os-beneficios-do-cha.aspx
http://guiadobebe.uol.com.br/bb4a5/
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais